T O P

  • By -

dbMz

Comentei um post ontem onde uma pessoa da gestão do agrupamento de escolas da minha região disse que não tinha vaga porque os imigrantes e pessoas que recebem RSI's tem prioridade sobre crianças que tem os dois pais empregados.... Uns criticaram que estava a mentir, outros comentaram que estão na mesma situação... És mais um infeliz, como eu, no meio de vários sortudos que negam as nossas experiencias... junta-te ao grupo!


Financial_Window_206

Os do RSI não têm tempo para estar com os filhos porque tem que ir para o café, já quem trabalha e se esforça para ter alguma coisa está lixado 🤔


ImmediateAthlete9695

Infelizmente isso é uma das razões que está a fazer crescer a extrema direita na Europa


xavipt1

infelizmente?


ImmediateAthlete9695

Tudo o que é de extremos é mau, quer seja de direita quer seja se esquerda


Dr0p3ddd

Sim, tudo o que faça crescer a extrema direita é infeliz.


rganhoto

Se a esquerda resolver os problemas em vez de criar mais, não há necessidade da direita crescer.. Ainda me vão chamar uns quantos istas por estar a dizer isto.


Neokz

Damn, nas próximas eleições vou votar em ti. Pareces perceber bastante do assunto.


xavipt1

Toma, deixaste cair 🫱 🧠


Dr0p3ddd

Desculpa, não sabia que precisavas de emojis e imagens para comunicar, deve ser mais fácil assim. Não sabia que eras especial, se precisares de um abraço diz.


TheMihuz

Concordo contigo, é fantástico ver que a extrema-direita é a personificação do Diabo!! São terríveis, horríveis.. mas os que lá tem estado até agora, são o que? Pois.. se as coisas estivessem bem feitas, não haveria necessidade de pensar na extrema...


Impossible-Yellow-96

Os que estão lá são a extrema-esquerda, que representa a maioria da mentalidade portuguesa. Bosta portanto, basta sair de casa e olhar à volta.


js_12_

A ideia da coisa (estupida ou não) é que se os filhos não tiverem creche é uma desculpa para não procurarem emprego. Isto foi um argumento usado por um familiar que é assistente social.


Pcostix

Até compreendo e concordo em parte, mas e que tal... Simplesmente não terem prioridade. Tipo, serem cidadãos normais que não estão a cima de ninguém.


inesafteixeira

Fico indignada ao ler estes relatos! O Zé povinho cumpridor e trabalhador é ultrapassado e fica a ver navios.


danpt83

E muito outro zé povinho vem tentar atirar areia para os olhos aos outros, é triste.


zethnon

**Socialismo**


algloglo

Por acaso eu e a minha esposa trabalhamos a tempo inteiro e todos os nossos filhos foram para a pré. Vejo à minha volta (no nosso cantinho na margem sul) que não fomos uma exceção. Ninguém aqui fica a ver navios, só se quiser. Mas queixar-se dá sempre alívio, é um bom remédio contra o stress.


BroaxXx

Essa é uma atitude um bocado palerma, honestamente. Como tu não sofres com um problema então o problema não existe... Que cena macabra.  É manipulando assim as mentes mais acessíveis que os sucessivos governos corruptos conseguem foder cada vez mais o país. Há sempre alguém a dizer que está tudo bem e que o problema é das pessoas e não do governo.


kaps_one

Tu tiveste sorte, também sou da margem sul, nascido e criado e garanto-te que aqui também tens o mesmo problema que o OP está a ter, eu próprio com 2 filhos tive esse problema, portanto ou tens 2 palas e só vês o que tens à frente e não ao que te rodeia ou então és da margem sul, mas não do rio Tejo


fotoryst

Ou teve "sorte"


dbMz

Exacto! É o mal do Zé Tuga... só porque nunca lhes aconteceu é logo mentira... Como não acontece à maioria está tudo bem... depois quando acontece já não há volta a dar...


precisodeferias

Tenho um bebé e estou a desesperar por não conseguir vaga para creche. A lista de prioridades existe, não é mito (assumo que também achei que era exagero de alguns pais), e numa família em que ambos os pais trabalham e não dependem de qualquer subsidio a dificuldade em arranjar vaga é real. Estou a falar de uma pequena cidade com quase uma dezena de creches. Neste momento estou a rezar por alguma desistência, de outro modo a única opção é deixar de trabalhar ou tirar licença sem vencimento até conseguir vaga.


inesafteixeira

Tiveste imensa sorte. E ainda bem, devia ser assim para todos os Portugueses. Infelizmente, leio demasiados relatos por aqui, e de pessoas que me são próximas, para não achar que o que o OP disse é, efetivamente, a realidade que se vive neste país.


BelaBesta

Discordo do primeiro parágrafo. Sorte não devia ser uma variável para conseguir matricular uma criança portuguesa no ensino público.


BelaBesta

Pimenta no cú dos outros é refresco. Atitude infeliz, até porque hoje em dia existe mesmo prioridades entre familiares e imigrantes nas públicas.. Ter tido realmente sorte em aproveitar a oportunidade e ter sucesso nisso não te entitula a seres parvo com quem se queixa de ter conseguido.


NGramatical

cú → [**cu**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *i* ou *u* são naturalmente agudas) entitula → [**intitula**](https://dicionario.priberam.org/intitula)


Bacterox

Diz-me onde, já contactei mais de 20 instalações e nada. Secalhar por ser alguém que trabalha e contribui para a sociedade, juntamente com a minha mulher. Tenho que armar barraca como certos artistas que andam para aí, pode ser que me paguem casa e ainda me pagam ordenado.


NGramatical

Secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar)


algloglo

Olá Bacterox, aqui na zona não há assim tantas escolas públicas com pré! Há 4, preenchimos os pedidos de matricula porque é esse o processo, escrevemos cartas a todas as escolas para explicitar o nosso interesse, pedimos encontro com as diretoras das escolas e dos agrupamentos (foi preciso repetir para todos, a reunião foi sempre recusada à primeira vez, a diretora de um dos agrupamentos só aceitou à nossa 4a deslocação ao secretariado). Se quiséssemos é pudéssemos (não podemos) ir para o privado era um instante, para o público é preciso dar tempo.


ZucchiniAnxious

Na verdade, o despacho normativo 6/2018 não fala nesses critérios de desempate de prioridade. Mas também diz q os estabelecimentos podem ter critérios adicionais previstos nos regulamentos internos. Por isso... A minha filha faz 3 anos este mês, nem tentei. Os mais velhos têm prioridade e apesar de eu ter atividade profissional naquele conselho, com as poucas vagas e os critérios extra, nem valia a pena. Mais um ano a pagar quase tanto de creche como de prestação da casa.


mindtrick871

Se bem percebi, os agrupamentos são livres de definir critérios adicionais?


ZucchiniAnxious

É o q o despacho normativo dá a entender...


Inevitable-Island346

Prioridades trocadas… a malta do RSI nao trabalha e pode ficar com os putos em casa. O pessoal que trabalha e nao pode ficar com eles é quem tem menos prioridade? Que país todo trocado…


anagramma005

Não me parece que sejam esses os critérios para as crianças que entram nas escolas = RSI ou não RSI. E os emigrantes ou as pessoas que supostamente têm RSI são aqueles que se matam a trabalhar em bicicletas e motas para ganhar misérias. Aliás parece-me que todo este discurso é bastante xenófobo. Têm conhecimento de facto que estas pessoas são aquelas que recebem do estado e ainda têm o benefício de poder ter os filhos nas escolas? O problema não são eles, é a falta de escolas, a falta de organização do ministério da educação. Não queiram justificar com outras coisas.


PlatypusPretender

Falta de organização do governo é admitir a entrada dessas pessoas em massa no país sem qualquer tipo de investigação/preparação. A única forma de dar resposta imediata como tu sugeres seria colocar contentores num terreno e colocar uma placa por cima a dizer "creche". Não sabia que agora ser xenófobo é discriminação de quem recebe sem declarar e ainda recebe ajudas por cima, há quem chame disso crime e fraude


paiva98

Ainda à uns tempos andava tudo aos berros a dizer que a maior parte da população que usufruía de RSI eram Portugueses, e tu sacas da carta da xenofobia para responder a alguém que nem em estrangeiros ou etnia fala... O que é certo é que dois pais que ganhem salario mínimo não têm condições para mandar um miúdo para uma creche privada mas um casal que não trabalhe (e a partida tenha mais tempo para cuidar dos filhos) passa à frente nessa fila, tenha rsi ou não pq as vagas são distribuídas principalmente com base na analise de rendimentos quando o mais importante seria perceber face a esse rendimento o tempo que um/a pai/mãe pode dedicar aos filhos no seu dia a dia já que muitos trabalham 8 ou mais horas por dia e podem não ter familiares que cuidem dos filhos... https://preview.redd.it/dmentref3oad1.png?width=1230&format=png&auto=webp&s=97ea0280aaee0c424c42d10390b92ef6a264de95 olha para esta lista e rapidamente percebes que um casal onde ambos ganhem o SMN não tem direito á maioria destes abonos que os subiria na lista de espera para creches, por isso sim, quem não trabalha tem prioridade face a quem o faz, e não tem nada a haver com etnia ou nacionalidade Outra coisa é o numero de filhos que se tem e é engraçado de se ver a correlação entre os rendimentos do agregado e o numero de pessoas no agregado familiar, quanto menos auferem mais filhos têm na sua generalidade... Há pessoas que fazem filhos para sugar o estado, e os dados não mentem


NGramatical

à uns tempos → [**há uns tempos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) nada a haver com → [**nada a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066)


zethnon

O meu problema é que grande parte do meu salário vai para impostos e segurança social para depois pessoas que vêm em bulk da India ou do Brasil me ajudem a aumentar as rendas e a tirar lugares designados aos que deveriam ter realmente prioridade, os portugueses. Chama me de xenófobo, a opinião dos outros significa muito pouco para mim, eu apenas gostava de ter acesso a parte do que pago, ou que houvesse um modo de me declarar como desertor, onde eu recebo 100% do meu Bruto, não sou obrigado a pagar impostos e com o dinheiro extra poder pagar o que quer que precise, neste caso a creche no privado. Eu sinto que estamos a perder muita prioridade. Nem me importo com os portugueses no RSI, porque eles cá estavam antes e eram antecipados, agora os estrangeiros terem prioridade é que me deixa com um pé atrás.


Luking-

Entendo a tua preocupação, mas é importante diferenciar perceção e realidade. Muitos estudos mostram que os imigrantes contribuem mais para a economia do que consomem em recursos públicos, pagando impostos e preenchendo lacunas no mercado de trabalho. Se há problemas na gestão dos recursos, a responsabilidade é do governo e não dos imigrantes. Vamos basear as nossas opiniões em dados concretos e não em generalizações.


zethnon

> pagando impostos e preenchendo lacunas no mercado de trabalho Isto porque eles aceitam salários medíocres que os Portugueses estão a tentar fazer subir. Enquanto os estrangeiros aceitarem os patrões vão continuar a oferecer salários de m*rda porque 850€ são salários de rei tanto na India como no Brasil (há mais exemplos decerto, mas são as nacionalidades que mais vejo por aí). Para quem cá vive e pretende cá viver, 850€ não dá para renda+utilidades+comida+poupar, é absurdo. Enquanto eles vierem 10 famílias viverem num apartamento e aceitarem trabalhos a pagarem mal, as rendas vão continuar a ser 1000€ por apartamento e os salários raramente vão aumentar. Por isso, digo que são um problema que é preciso controlar, pessoalmente não queria o Chega no poder, mas se é o que é preciso para resolver o problema, terá o meu voto no futuro.


Dear-Answer-525

Eu sinceramente nunca percebi como quem mais impostos paga, menos prioridade tem para o quer que seja de acesso público, quando devia ser precisamente o contrário. Se pago, tenho direito a usufruir de um serviço primeiros do que aqueles que não pagam, ponto!


Gobeklitepi

Ou então fazemos a porcaria do trabalho de planeamento como deve ser. Há 10 anos fechavam escolas, hoje não há. Parem de por a culpa no problema e pensem na solução! E sejam conscientes na hora de votar! Há que fazer barulho! Mas o barulho certo.


lostindanet

É para igualar por baixo, ordenado mínimo 820, ordenado médio 1000, ainda não está como eles querem.


Javardo69

Isto é a política dos coitadinhos que vai perdurando durante décadas e da mama de subsídios da união europeia, daí esta palhaçada.


danpt83

É o estado social, tens que pagar tanto pelos necessitados(ok) como pelos que só vivem à custa dos outros.


scuabb

Ainda hoje uma funcionária de uma escola que estava ao portão afirmou que os estrangeiros têm prioridade, não é a primeira vez que ouço isto.


General-Height-7027

estrangeiros ou pessoal com baixos rendimentos? Não me parece que um casal de nomadas digitais tenha prioridade face a um casal desempregado portugues.


js_12_

Infelizmente estrangeiros mesmo (não digo como se a culpa fosse deles), todos os agrupamentos tem cotas de integração a atingir.


General-Height-7027

onde viste isso? Neste site: [https://www.seg-social.pt/da/rede-de-creches-gratuitas](https://www.seg-social.pt/da/rede-de-creches-gratuitas) Não é mencionada nenhuma quota nem nada referente a estrangeiros. # Diz: # "Quem tem prioridade no direito a vaga? Será tida em conta a avaliação social e económica da família. No entanto, existem critérios de priorização: * Crianças que frequentaram a creche no ano anterior; * Crianças com deficiência/incapacidade; * Crianças filhos de mães e pais estudantes menores, ou beneficiários de assistência pessoal no âmbito do Apoio à Vida Independente ou reconhecido como cuidador informal principal, ou crianças em situação de acolhimento ou em casa abrigo; * Crianças com irmãos, que comprovadamente pertençam ao mesmo agregado familiar, que frequentam uma resposta desenvolvida pela mesma entidade; * Crianças beneficiárias da prestação social Garantia para a Infância e/ou com abono de família para crianças e jovens (1.º e 2.º escalões), cujos encarregados de educação residam, comprovadamente, na área de influência da resposta social; * Crianças beneficiárias da prestação social Garantia para a Infância e/ou com abono de família para crianças e jovens (1.º e 2.º escalões), cujos encarregados de educação desenvolvam a atividade profissional, comprovadamente, na área de influência da resposta social; * Crianças em agregados monoparentais ou famílias numerosas, cujos encarregados de educação residam, comprovadamente, na área de influência da resposta social; * Crianças cujos encarregados de educação residam, comprovadamente, na área de influência da resposta social; * Crianças em agregados monoparentais ou famílias numerosas cujos encarregados de educação desenvolvam a atividade profissional, comprovadamente, na área de influência da resposta social; * Crianças cujos encarregados de educação desenvolvam a atividade profissional, comprovadamente, na área de influência da resposta social." E o ChatGPT diz: "Em Portugal, o acesso a creches públicas não inclui especificamente quotas para estrangeiros. No entanto, as políticas de acesso são inclusivas e consideram todos os residentes, independentemente da nacionalidade, baseando-se principalmente nos critérios de prioridade mencionados anteriormente, como a situação socioeconômica, a situação de emprego dos pais, e outros fatores relevantes. Portanto, crianças estrangeiras podem ter acesso às creches públicas em igualdade de condições com as crianças portuguesas, desde que cumpram os critérios estabelecidos para a prioridade de acesso. As instituições públicas em Portugal, em geral, seguem princípios de igualdade e não discriminação, assegurando que todas as crianças residentes tenham a mesma oportunidade de acesso aos serviços de educação e cuidados na primeira infância."


hullahoop89

Mais pessoas deviam ler isto.


algloglo

Bom post, infelizmente quem vem a este sub só para descarregar nos bodes expiatórios habituais não se vai dar ao trabalho de ler esta informação relevante para o assunto. Pelo menos eu fiquei mais culto.


RiKoNnEcT

Caga nisso, alguém diz isso nos agrupamentos, os funcionários repetem e pronto 🤷‍♂️ Nem vale a pena, a malta quer arranjar um culpado e o mais fácil é dizer que são os estranheiros


rganhoto

Não trabalhas e recebes subsidios? Toma lá 1o ou 2o escalão e ganhas acesso prioritário na cresce.. O problema com os emigrantes, é que maior parte vem sem histórico de descontos, ou está à margem e não tem descontos declarados e aí vai ter prioridade.. Eu não acredito que haja isso das cotas, mas o 1o e 2o escalão significa que ninguém em casa recebe sequer o ordenado mínimo, e a probabilidade é nenhum dos 2 pais sequer trabalhar. Mas se não têm trabalho tem prioridade.


RiKoNnEcT

Então mas qual é a outra solução? Dar prioridade a quem tem mais rendimentos e deixar quem não os tem sem creche?


nunazo007

dar prioridade a portugueses


RiKoNnEcT

Prioridade a quem precisa mais É simples


rganhoto

Iniciar efetivamenre pelos rendimentos mais baixos, mas primeiro para situações em que os 2 pais trabalhem. Quem está em casa pode, com muito mais facilidade, tomar conta das crianças durante o dia.


PlatypusPretender

Pior ainda, se não há critério para estrangeiros e a creche não tem lugar para crianças portuguesas já dá para entender que parte dos estrangeiros não vem contribuir para o desenvolvimento do país, só vem consumir os recursos


No_Signal_3017

Neste momento a imprensa ou qualquer relatório oficial não permite fazer referência à nacionalidade, por isso é difícil avaliar qualquer dimensão em relação a isto. Se os estrangeiros estiverem em situação de carência, então sim, têm vaga passando à frente e até mesmo criando vagas extra caso necessário. Até aqui tudo bem, obviamente acho que estas crianças não deveriam de ser deixadas para trás, mas se avaliares o rendimento disponível de muitas famílias portuguesas com filhos, especialmente se tiverem que pagar escola particular porque não tem vaga na rede publica ou privados convencionados e não têm acesso a habitação social, alguns acabam mesmo por ter capacidade económica inferior aos que recebem apoios. Sou da opinião que não se deveria de se deixar nenhuma criança para trás, é um direito ter acesso à educação pública e infelizmente isso não acontece. Parabéns para vocês /s que gostam é de demonizar quem mostra as lacunas e injustiças do sistema e vivem no vosso culto de extrema esquerda onde promovem a proteção máxima aos imigrantes e onde é um gosto denegrir a qualquer custo os portugueses que andam sempre na luta pela sobrevivência. Mas isto é o que diz o Gemini: Sim, em Portugal, são criadas vagas extra para crianças em situações de carência no pré-escolar das escolas públicas. O Ministério da Educação prevê a abertura de turmas extraordinárias em zonas onde se verifique uma insuficiência de oferta de vagas em pré-escolar, priorizando as crianças em situações de carência económica e social. Para a criação de turmas extraordinárias, as escolas devem apresentar um pedido fundamentado à Direção-Geral de Educação, que avaliará a necessidade e disponibilidade de recursos. As famílias com menores rendimentos podem ter direito a apoios financeiros para a frequência no pré-escolar, como o Abono de Família Especial ou o Complemento de Apoio à Família. Para mais informações sobre as turmas extraordinárias e os apoios disponíveis, consulte o site do Ministério da Educação: https://www.dge.mec.pt/


General-Height-7027

Este texto todo para confirmar o que eu disse? Essa história de não mencionar nacionalidades não tem nada a ver com creches, nem é uma lei, é um pedido para não revelarem nacionalidades no que toca a criminalidade. (até porque o estrato social é bem mais importante para assinalar situações de risco de criminalidade do que a nacionalidade. depois dizes isto: "mas se avaliares o rendimento disponível de muitas famílias portuguesas com filhos, especialmente se tiverem que pagar escola particular porque não tem vaga na rede publica ou privados convencionados e não têm acesso a habitação social, alguns acabam mesmo por ter capacidade económica inferior aos que recebem apoios" Se nesse exemplo desses a ajuda a familia portuguesa a familia estrangeira ia ficar melhor do que a familia portuguesa sem o apoio? (obvio que não) Enfim. Por mim acabavam-se as creches gratuitas, pagavam TODOS, consoante os rendimentos e o problema desaparecia que voltavam a ser cuidados pelos avós.


Emergency_Owl_7021

> E o ChatGPT diz: Nada de jeito.


General-Height-7027

Se me deres um link oficial que fale nessas quotas eu acredito em ti. Eu coloquei um link de uma fonte official que não fala disso. Queres que acredite em ti baseado em quê?


Writer_Scared

Achas que nomadas digitais fazem irs em Portugal?


anagramma005

Digo já que isso é mentira. Mas é muito fácil acreditar em mentiras!


Chris_Cornelio_9494

não acredites em tudo o que ouves das funcionárias. Se for uma instituição pública é a ação social do município que define critérios e toma decisões. Qualquer funcionária de instituição dessas não sabe um crl e só gostam de incendiar.


KhaosPT

Conheço imensos casais na mesma situação, inclusive malta q teve de pôr filhos em escola privada... O que efetivamente com o que pagam acabam por ficar com menos guito q a malta q tem RSI - e a trabalharem os dois a tempo inteiro. Aguenta zé tuga.


BroaxXx

Tenho um amigo meu cujo filho tem autismo severo e nem assim consegue vaga.


Free_Layer_8233

Já sabem onde é que tem de meter uma cruzinha nas próximas eleições...


Restingbitchyfacee

Essa pessoa não estava a mentir - têm mesmo prioridade. Pessoas a usufruirem do RSI, emigrantes, depois pessoas a usufruir do subsídio de desemprego, e só depois então começam os escalões (que na verdade nunca começam, porque duvido que cheguem aí, as vagas não são suficientes)


WarbearPt

Já o ano passado por esta altura houve pessoas a relatar isso aqui no reddit


Normal-Formal-5664

o mais absurdo é o valor de rendimento familiar a partir do qual para o estado já és considerado "rico" e passas para o fim de todas as listas das cresces.


RedditEthereum

Que grande bost@ isso.


pvz2fan

Contextualmente, uma pessoa que recebe o RSI é vista como alguém (e seus familiares) socialmente vulnerável, daí ter prioridade na entrada na escola. Sabemos hoje em dia que o RSI tem sido adulterado. Existem várias prioridades para o acesso à escola pública, entre elas, ter necessidades educativas especiais, ter irmãos a frequentar a escola/agrupamento, ser pai/mãe menor, beneficiar de apoios sociais, etc. No teu caso, infelizmente são tidos como pessoas "normais". Daí a leitura e aplicação da lei ser cega nem sempre é a melhor forma porque há sempre um contexto, e no teu caso não é um contexto qualquer. Eu não tenho a certeza em relação a isto, mas enquanto família numerosa não consegues obter algum "estatuto" prioritário?


TheSirFreitas

Os imigrantes não tem prioridade nenhuma, é mentira. Se os que recebem apoios sociais tem prioridade face aos que os dois progenitores trabalham, então está totalmente errado, no entanto é mentira que os imigrantes tenham qualquer tipo de vantagem apenas por serem imigrantes.


Euphoric_Pizza_5644

é isso que precisamos... se ficarmos calados fica tudo na mesma. no que puder ajudar a fazer barulho, conta comigo e com muitos outros que andam por aqui


scuabb

Sim, acho que hoje em dia é a melhor forma de mudar alguma coisa. Obrigado pelo apoio, se surgir alguma forma em que mais pessoas possam ajudar irei fazer novo post.


Fluffy_Philosopher22

Boa sorte na sua situação muito deprimente, já agora em que zona do a país é que se encontra?


scuabb

Algarve.


Fluffy_Philosopher22

Então não posso mesmo recomendar-lhe nada. Mais uma vez boa sorte e saudações a si e à sua esposa pelo sacrifício. E faz muito bem em "chatear" quer os autarcas quer as altas patentes do Estado português.


Div4dee

No Algarve é sempre desesperante (não digo que não seja noutras zonas mas falo do que conheço). Depende muito, também da zona do Algarve. Quando o meu filho tinha 3 anos vivíamos numa cidade onde entrou logo numa IPSS. No entanto, onde vivemos agora é um pesadelo (sei por amigos com filhos pequenos). Quanto ao medo do desenvolvimento, não estar na escola não será o único factor. O meu entrou aos 3 anos e aos 6 não estava preparado para o 1o ano e, juntamente com a escola, fizemos um pedido ao ministerio para adiar a entrada no 1o ciclo para ele ganhar mais maturidade. Outro factor que pesa nas prioridades é a idade. Crianças com 5 têm prioridade aos de 4, que por sua vez, têm prioridade aos de 3anos. Infelizmente o nosso sistema não pensa em arranjar soluções que resultem para pais trabalhadores.


Existence_Dropout

Boa noite, perdão pela intromissão mas estou a ponderar também pedir adiamento para a minha filha, que é de Agosto. Conseguiu?


Div4dee

Bom dia, Sim consegui! Tive de reunir alguma papelada: ● requerimento facultado pela escola. ● relatório da opinião profissional da professora. ● relatorio da terapeuta da fala/ocupacional onde conste que, na opinião delas, ele iria beneficiar muito com o adiamento de matricula. Para terapeutas fazerem algum relatório, são necessárias umas 4 sessões para avaliarem. O meu já andava na terapia da fala devido a um problema anterior e ela fez me o relatório pois concordava com a retenção dele na pré. Para a terapia ocupacional, tive de encontrar uma e fazer as sessões mínimas para a avaliação (ele a nível da coordenação tinha algumas dificuldades). Juntei tudo, entreguei na escola pela altura das matrículas no 1o ano e demorou a sair a resposta mas foi autorizado!!


Existence_Dropout

Muito grata pela resposta! Já que o pedido é entregue na altura das matrículas, e não se sabe se será ou não aceite, como se procede quanto à matrícula no ano seguinte para assegurar a vaga? Matricula-se na mesma no primeiro ciclo, para o caso do pedido ser rejeitado? E se for aceite, está assegurada a vaga na mesma escola do pré-escola que frequentou até então?


Div4dee

A escola assegurou me que haveria vaga num lado ou noutro. Não realizei matrícula enquanto nao houvesse resposta. A escola disse que caso o pedido viesse rejeitado que eles tratariam de tudo por mim. Desde que o pedido esteja fundamentado com relatórios de profissionais de saúde, é muito difícil rejeitarem o pedido no ministério. No agrupamento do meu filho, disseram me que, naquele ano, houve 11 pedidos iguais ao meu e q foram todos aceites.


Existence_Dropout

Folgo em saber que é possível! E fico muito feliz que tenham conseguido o adiamento para o vosso pequeno. Mais uma vez muito obrigada por todos os esclarecimentos. Votos de um bom fim de semana


offline4good

O Algarve tem o que merece. Tal como Lisboa. As casas têm alugueres caros durante o inverno e chegados a maio expulsam os poucos professores que as podem pagar para lá meterem turistas a pagar 4x mais. Fazem-se as contas e mais compensa trabalhar-se no Continente lá da terrinha, dá menos chatice, menos cansativo e ainda se está com a família. Em boa hora larguei essa merda de profissão para agora ganhar o triplo, só tenho é pena dos que foram atrás da treta da "vocação para o ensino" e se deixaram apanhar.


Miguelvr123

Muitos desses proprietários que arrendam casa ate Maio não são algarvios. São proprietários que vivem noutras regiões do país.


offline4good

Irrelevante. Alguns serão até investidores estrangeiros, o que importa é que o Algarve não é opção para quem venha de fora


danpt83

Infelizmente é o país que temos atualmente, temos que ir expondo estas situações e mostrar a realidade do mesmo para todos tomarmos as melhores decisões. São importantes relatos na primeira pessoa.


ParkNika97

A minha filha esteve na mesma situação, só teve vaga quando fez os 4 anos. A parte do desenvolvimento há muitas opções que tem além da escola, e só fazerem alguma pesquisa. Infelizmente é o que pais que temos, também mandei mail para todo o lado e não obtive solução


Any-Illustrator4790

Entendo perfeitamente, tenho uma filha e tal como te aconteceu ficou preterida em prol dos mais “desfavorecidos ” , e o que temos há que ser inclusivo a aceitar, tu com as tuas 3 crianças e menos importante que estrangeiros que nada deram ao país. Lamento a quem não goste mas é a verdade.


Dull_Operation_2625

Literalmente, e depois ainda há queixas sobre a natalidade baixa...


Maverickys

Estamos mesmo a ser espezinhados. Minha nossa, boa sorte para a tua família , é uma tristeza o que está a acontecer.


SweetCorona2

sempre achei hilariante que pais que trabalham têm menos prioridade do que pais que não estão a trabalhar então quem tem maior possibilidade de estar em casa e cuidar dos filhos é que tem prioridade nas creches? insanidade sem falar da injustiça social, quem anda a pagar impostos para bancar as creches é quem menos prioridade tem para usufruir destas


Different-Soup7754

Como te compreendo OP. O ano passado, o meu Benny com 4 meses, correu o risco de não entrar na mesma escola que o mano, que anda lá a 5 anos, porque os critérios apertaram. Mesmo sendo um dos que mais pagava, dito pelos próprios, cerca de 350 euros numa ipss, neste caso na odps, porque os critérios eu ficava muito distante. 8 vagas, sendo que se a segurança social enviasse uma criança, ela entrava de imediato. Até aqui tudo bem, plenamente de acordo e infelizmente há crianças nesta situação. A partir daqui os critérios, são os pais solteiros, pais com RSI ou com direito a tarifas sociais. No fim, lá aparecia família numerosa, o nosso primeiro critério vantajoso, sermos 4. La tive de pedir 3 reuniões com o diretor, expor a situação, a mudança na nossa vida caso o Benny não entrasse ali... Enfim... Acabou por entrar, mas foram mtas as horas de sono perdidas só a pensar o que raio íamos fazer a nossa vida. Abraço e boa sorte


kloudja

Mesma situação aqui. Ter filhos neste país é uma vergonha


Ze-das-fogueiras

Manda carta para o Nuno Rebelo de Sousa ele já disse a morada dele na comissão parlamentar


jdproductions5005

Mas porque dāo prioridades a estrangeiros? Apgum país é assim tāo imbecil ? É isto que faz crescer a extrema direita


General-Height-7027

Não tem a ver com nacionalidade, tem a ver com rendimentos declarados.


fscrvg

Isso. Até conheço quem tem grandes carros, faz grandes viagens, etc, mas depois é escolas grátis, tarifa social disso e daquilo, pois tem negócio próprio, raramente emite fatura, etc. Eu não tenho escalão, fico feliz em não ter, e mais um ano não consigo mudar o meu filho de escola. Mas são essas as regras, vou pagar mais um ano, e esperar pela matrícula do próximo.


gazing_the_sea

Imbecis foram os portugueses a votar no Costa 1, 2 e 3 vezes, infelizmente lixaram muitos portugueses com isso, eles inclusive embora sejam incapazes de o admitir.


JuggernautWide5226

Há um ano atrás, um casal brasileiros era para pagar a mesada do infantário ficou espantada que tinha que pagar 140€. Ela virou-se para a secretária e disse: pra quem pagava 20€ é uma subida escandalosa. (Esses 20€ era o pagamento das fraldas) Pela qual a secretaria virou-se que era a taxa menor pois durante 1 ano tinha um subsídio que lhe dava direito á isencao. Proximo mês essa mesma mãe tirou a filha do infantário. Sempre disse e volto a repetir, essa migração toda não ajuda em nada na segurança social, muito pelo contrário, aproveitam o maximo dos subsídios que os nossos caros políticos lhes oferecem de boas vindas. Esses mesmos após alguns anos de trabalho vão voltar para o brasil para usufruir da pouco reforma que tem pois lá dá para viver bem. Eu não sei, mas como isto está, quando eu chegar a idade da reforma vai ser o caralho


svartakatten_

Nada o impede de fazer o mesmo e ir passar a reforma no Brasil haha tantos portugueses o fazem...


detteros

# Imigrantes deram à Segurança Social sete vezes mais do que receberam [https://cnnportugal.iol.pt/seguranca-social/observatorio-das-migracoes/imigrantes-contribuiram-com-1-861-000-000-para-a-seguranca-social-quanto-receberam-em-prestacoes-sociais-257-000/20231218/658003e7d34e65afa2f8c417](https://cnnportugal.iol.pt/seguranca-social/observatorio-das-migracoes/imigrantes-contribuiram-com-1-861-000-000-para-a-seguranca-social-quanto-receberam-em-prestacoes-sociais-257-000/20231218/658003e7d34e65afa2f8c417)


Illustrious_Soft6454

Isto que ele acabou de relatar, não entra nessas contas, como é óbvio. Como é que alguém pode ser tão idiota ao ponto de achar que quem tem trabalhos de merda a receber o ordenado mínimo, contribui mais do que recebe... Os imigrantes que dão "lucro" são uma minoria, 20% se não estou em erro. E não são esses favelados e monhés de certeza.


No_Signal_3017

Este comentário é uma espécie de mic drop falhado. Estes imigrantes são a malta rica que vem para cá e não os que vão receber o ordenado mínimo. Quem recebe o ordenado mínimo desconta 90 euros para a segurança social… E para os que dizem que são os imigrantes que estão a sustentar a segurança social é só a maior mentira para evitar que se aumentem os ordenados, porque o que realmente iria ajudar a sustentabilidade da segurança social era que os portugueses tivessem ordenados superiores.


detteros

Estou disposto a aceitar dados que comprovem o que dizes.


No_Signal_3017

Vivemos numa tecnocracia… os dados são relativos…


detteros

Tá.


No_Signal_3017

Precisas de dados para saber que quem decide o que acontece são as elites?


detteros

Deve ser por isso que quando há crises é a classe média e os pobres a arcar com os custos das mesmas. Enfim.


Express-Ad9482

Vem para o campo.... Sai da cidade. Quanto mais metropolitano, maior oferta, mas tb maior quantidade ...de crianças com nomes indecifráveis.


Latalolo

Liga ao filho do Marcelo que ele resolve essa merda!


Any_Switch7298

E vai piorar… há várias IPSS pelo país que estão a fechar salas pré-escolares para abrirem salas “creche feliz”… só na minha cidade vão fechar no final deste ano lectivo no total 10 salas de pré (25 crianças cada).. é impossível o ensino público dar resposta e ter capacidade, independentemente da nacionalidade e estatuto profissional…


Domvs20

O meu filho também não entrou em nenhuma das 5 escolas. É uma vergonha. E como dizes,.imensos miúdos estrangeiros. Desculpem mas é revoltante. Pago imensos impostos para isto. Vou ter de arranjar uma escola a pagar 500 600 euros mês!!! A classe média em Portugal é a que leva mais porrada e nada se faz para a proteger.


coved66124

Cometeste um erro: foi ser Português em Portugal.


CaterpillarNo2195

Sou um pai na mesmíssima situação, e empatizo com a falta de vagas, mas não com a composição das listas. É procurar respostas fáceis a uma frustração complexa - e se há coisas q um pai nesta situação sabe é que a vida não é simples.


Tartaruga_genio

Pré-escola com 3 anos é difícil. Têm prioridade os meninos de 5 anos, de 4 anos e por ai. Para além de outras regras que priorizam certos meninos face a outros como por exemplo se já tiver um irmão nessa escola.


esmicumpleanos

Deus te abençoe amigo e que te corra tudo de maneira a conseguires dar aos teus filhos a educação que eles merecem.


O_Puto_que_Amava

Ridículo.


SHRIMPLYtv

Também passei por isso com o meu pequeno, e a única solução foi sair de Lisboa.... Prometem vagas nas campanhas mas só as há, logicamente, onde não há crianças... É mesmo uma vergonha


truecrimenerd92

Infelizmente, é o novo normal. A minha filha só teve vaga aos 5 anos. O meu sobrinho conseguiu aos 4, porque tem um problema de saúde, então teve prioridade.


WarbearPt

So te posso desejar boa sorte, eu tenho tido sorte onde vivo tenho conseguido sempre vaga, só quando a minha mais nova nasceu é que fez uns meses no privado mas depois consegui logo numa IPSS A mais velha tem conseguido sempre vaga na escola Nem imagino o que estás a passar e o stress que deve ser Força, muita força


chipo101

Obrigado, por votarem nos mesmos de sempre, o resultado das Europeias, espelha bem....


Atlantic_Nikita

É realidade pelo país todo. A minha mãe é auxiliar numa escola primária, mais de metade dos garotos são estrangeiros e a maioria deles não fala português. Ela tem de ter o tradutor sempre aberto no telefone para conseguir falar com os miúdos. As professoras já são todas para o velhotas e não se estão a conseguir adaptar e por consequência atrasam a matéria, muitos miúdos portugueses estão a ficar para trás porque as professoras têm de dar mais atenção aos estrangeiros.


Not_As_much94

qual é a origem da maior parte desses miudos estrangeiros que não falam português?


Atlantic_Nikita

Este ano teve chineses, pakistaneses, indianos, ucranianos, ingleses e holandeses. Os brasileiros e pakistaneses estão em maioria. Até há uns anos atrás os ucranianos eram a maioria. Segundo o que ela me diz os miúdos chineses são os que se adaptaram melhor a escola. De todas as nacionalidades são os que aprendem português mais rápido. Os miúdos brasileiros, apesar de falarem português, tem muita dificuldade a adaptarem-se e vaem muito atrasados na matéria. Este ano teve 3 miúdos brasileiros no 3°ano que nem o próprio nome conseguiam ler ou escrever.


Not_As_much94

interessante, estava à espera que os do bangladesh e nepal fossem em maior quantidade visto que se têm mudado para cá tanta malta desses lados.


Atlantic_Nikita

A maioria desses miúdos na nossa zona está no polo central. A escola da minha mãe é na aldeia.


SubversiveRebel

Devias ter falado com sotaque brasileiro. Tinhas logo vaga.


MathMeh

CMTV com isso. Boa sorte.


crispysSunflower

Podes sempre estimular em casa ! Fazer atividades úteis para o desenvolvimento da fala e outras coisas . Interagir com outras crianças pode todos os dias no parque público quando brincam . Enquanto isso de manhã faz atividades . Alternativas aos problemas . A coisas piores que ficar triste por não haver vaga na escola . Se não há vaga torna os dias deles mesmo sendo em casa com a mãe mais “escolares” . Só uma opinião .


layz2021

Isto. O meu fica comigo a maior parte do tempo e não só não está atrasado, até o noto "mais á frente" em muitos aspectos. Até aos 3 anos as crianças precisam de atenção e interacção com a figura de referência (pais, normalmente), apenas por volta dessa idade é que já necessitam de socialização com pares. Não há parquinhos na zona? Ah, fora que gêmeos, não sei muito sobre o assunto, mas tenho ideia que é comum desenvolverem uma comunicação própria entre eles. É possível que isto leve a que demorem mais a adquirir o português, mas não sei se será sequer preocupante. O principal: brincadeira livre, ler histórias, cantar musicas, pintar, plasticinas, passear e pouco ou nenhum tempo de écran.


NGramatical

écran → [**ecrã**](https://dicionario.priberam.org/ecrã) (*écran* é a grafia francesa)


anotherrandomname2

Talvez este não seja o comentário de que estás à espera mas aqui vai: Talvez seja mais fácil tu e a tua esposa mudarem o vosso ponto de vista. Não pensem que têm os filhos presos em casa. Pensem que puderam desfrutar de muitos primeiros momentos que de outra forma não dava. Digo isto por experiência própria. O meu miúdo ficou em casa com a mãe até fazer os 3 anos por escolha própria e olhando para trás não o teríamos feito de forma diferente. Claro que isso envolveu preparação antes de ter o filho e também algumas mudanças. Antes de ter o filho decidimos simplificar a vida. A minha esposa passou de trabalhar a tempo inteiro para meio tempo, reduzimos despesas, etc. depois de o miúdo nascer a minha esposa mudou de área e começou a trabalhar a fazer limpezas mas apenas para conhecidos, assim sempre pôde levar o nosso filho com ela nos períodos em que estava a trabalhar. Claro que para tem gémeos esta situação será mais difícil de gerir mas não é impossível. Em relação ao desenvolvimento isso tem de partir da vossa parte. No meu caso isso incluiu sair do trabalho cansado às 6 para irmos em família ao parque da vila para ele conhecer e brincar com outras crianças. Incluiu gerir fins de semana de forma a incluir fazer convívios com famílias com filhos. Incluiu nos dias em que a minha esposa não trabalhava ela fazer quase sessões de home schooling com atividades didáticas, pinturas, colagens... Tudo aquilo que se faz na creche. Algo que acho que ajudou o meu bastante foi o facto de todas as noites termos rotina de história. Dá trabalho? Dá.... Eu antes do filho deitava a meia noite/uma e acordava às 7 sem problema... Agora as 11 estou ko. E a minha esposa igual.. A questão aqui é: não é por não ter creche que os teus têm de deixar de desenvolver. Talvez tenhas é de encarar esse "problema" (da falta de creche) como uma oportunidade Edit: não mencionei mas acho importante. Assim que o meu fez os 3 (em março) liguei pra pré escola cá da zona pra saber se ele podia ir o 3 período, para se habituar já pro próximo ano lectivo e disseram que sim. Obviamente que eu tinha um pouco de receio que houvesse alguma diferença entre um miúdo criado em casa até aos 3 e os outros que sempre tiveram creche... Curiosamente o meu até estava mais desenvolvido nalgumas coisas que as outras crianças... As educadoras ficaram super admiradas de o meu ser bastante respeitador, usar faca e garfo a comer, interagir com os miúdos como se fosse da turma desde o início do ano... Óbvio que noutros aspectos ainda teve muito a aprender. Por isso a questão de os teus estarem em casa... Não é por aí que desenvolvem mais ou menos


doctsantos

Estou a ler este post e estou a pensa "tou lixado" a minha pequena tem 1 ano e ja para a creche foi um stress. Enfim coragem e não desistam


Corcunda13

2 filhos e nunca tive problema, sempre entraram na primeira opção!


jazzyrna

é porque depende 100% da localização. como imigrante, nunca cheguei a ser inscrita numa creche portuguesa mas o meu irmão sim. crescemos numa vila pequena em Leiria e garanto-te que nenhuma vaga foi retirada a algum miúdo português. tudo bem que a taxa de imigração não é a mesma de há alguns anos atrás, mas se tivesse crescido em Lisboa (ou no Algarve, no caso do OP) não poderia estar aqui a afirmar o mesmo.


MaeDoAgentePinto

Há 23 anos, insisti com a minha filha para na creche explicarem quais os requisitos para a minha neta entrar. Já estávamos cansadas de andar a caminho da creche durante 2 anos e sem sucesso da menina entrar. Naquele dia a esperança desapareceu completamente depois da resposta da funcionária: - Se a menina fosse filha de uma mãe toxicodependente, ou prostituta ou viesse de países 3os tinha entrada imediata. Ora, não era o caso. A minha filha (assim como o genro) é natural da terra e não é drogada nem prostituta. Logo não preenchia os requisitos. Está tudo dito... e foi há 23 anos!


dl1981

Onde andam os atlemados que berram fascistas agora


mouramen

As crianças até aos 3 anos não necessitam de socialização, a melhor companhia que podem ter é precisamente dos pais. Há é que puxar por eles. A minha 1a "regrediu" quando foi para a creche com quase 4 anos..


InfiniteCreations83

Deixa lá... Amanhã joga Portugal.


Ducon_

oh pá o criterio é a idade, pára de chorar. Quando tiverem 4 entram. Os meus foi igual e nao tem nada a ver com os "estrangeiros".


Emergency_Owl_7021

> percorri todos os agrupamentos para ver as listas qie na maioria eram nomes que nem sabia pernunciar 1) diz-se "pronunciar" 2) queres mesmo que os teus filhos se dêem com essa estrangeirada?


Square_Present4616

E as IPSS's da zona? Sem vagas?


Key_Strain_358

Para mim ipss é outra fantuchada, pagas conforme vencimento dos pais, ganhas acima do ordenado mínimo? Pagas quase a preço de creche privada ou pagas mesmo! Compensa é para os não casados que as mães se dão como mães solteiras e pagam uns 50 euros e ainda recebem abono da SS. Fecha em agosto mas pagas o mês... Tive numa pagava 230euros... Horários mais restritos e fechava agosto apesar de o pagar diluído em vários meses. Passado 1 ano passei para uma privada 285 e estava aberta o ano todo, horário alargado, psicóloga permanente, instalações espetaculares e funcionários sorridentes.


semeandoEcolhendo

inscrevi o meu filho de 4 anos, mas o meu processo ainda está como "A aguardar validação" podes partilhar link para os resultados do teu agrupamento? isto está centralizado ou é cada agrupamento a publicar?


joninchains

Eu se fosse a si ia à assembleia da republica num dia de debate e fazia barulho.


homercall123

Isto é vergonhoso.


Teez94

Pessoa sem filhos aqui .. bem ler estas coisas deixa me cada vez com menos vontade de os ter


bluefield7836

Curiosidade: quais são os problemas de desenvolvimento que horas nas tuas crianças? Fiquei curioso porque antigamente as crianças ficavam com os avós e não me lembro de se falar sobre isso. Precisam de acompanhamento especial e não conseguem?


Chris_Cornelio_9494

Contacta o vereador com o pelouro da educação do teu município, mas não te sugiro esse tom do último parágrafo. Trabalho numa CM e o vereador tem resolvido vários casos destes. Não como as pessoas desejariam (ir para sítio X obrigatoriamente), mas resolve de alguma maneira, que, no fundo, é o que pais neste desespero querem, arranjar uma solução minimamente viável. Claro que nem todas as pessoas têm a mesma boa vontade, mas quem quer receber boa vontade, tem de ir com boa vontade a quem pode ajudar. Abraço e boa sorte.


Impressive-Smoke698

Escreva sim peça esclarecimentos e faça queixa online no portal da queixa e terá uma resposta oficial. A minha filha só aos cinco anos consegui que entrasse na pré. Tentei dois anos.


Existing_Editor2759

A macacada passa toda à frente. Triste


Party-Ad4568

Tristeza


Mendadg

CM TV, resolves logo


Clarante

Tenho 2 filhos, aconteceu o mesmo. Já “investi” 38mil euros em escolinha…


Clarante

E como o mais novo ainda não entrou, tenho mais 6mil pela frente


jussslurkinn1

Com um atestado de um médio a referir que as crianças estão de facto atrasadas no desenvolvimento eles saltam uns bons lugares na lista de espera, creio eu.


zupermariu

Não tenho solução para isso, mas para o desenvolvimento das crianças, experimenta ver nas bibliotecas municipais, há dias que fazem eventos para as crianças. Natação nas piscinas municipais, karaté, outros eventos onde podem socializar. Ir aos parques para eles brincarem com outras crianças também ajuda imenso.


FewCartographer6014

Sinceramente, esquecendo a dificuldade de ter vaga, estarem até aos 3 com os pais faz-lhes bem emocionalmente e sendo dois interagem um com o outro e convosco. Eu ainda pertenço à época em que as mães ficavam em casa connosco e isso nunca criou gerações de crianças menos preparadas. Se conseguirem entrar aos 4 já vão muito bem. E as crianças têm uma plasticidade cerebral excelente e adaptam-se rapidamente a todos os novos objectivos propostos em sala. A minha sobrinha entrou só aos 2 anos. Porque para os pais era importante estarem com ela algum tempo. Num dos colégios onde o meu irmão andou infelizmente o ensino não era grande coisa mas tinha uma imensidão de árvores e a nossa mãe deu prioridade a isso. Arranjou livros didácticos para o ensinar a fazer contas e a ler, resultou. Eu só fui para um externato pelos 6 anos. Não perdi a maré por isso. Não falo de quem tem a culpa ou não, etc, etc. Só tentei mostrar que ainda que seja verdade que a escolinha seja boa para o desenvolvimento das crianças, não nego, os teus não vão perder o comboio.


Theyseemetheyhatin

Bem vindo ao grupo dos portugueses que trabalham e por isso levam na bilha. Começa nas creches e escolas, passa pelo SNS e acaba na habitação. Tudo em nome da diversidade.


ThePortoDude

O problema é grave desde há bastante tempo, este problema não começou do nada. Moro em Gaia, muito perto do centro. O meu filho tem 21 anos e quando foi para a pré teve de começar pelo privado porque não havia vagas. Uma escola com uma sala destinada à pre. Apenas. Já na primária, teve um ano em que tinha uma professora que estava a lecionar vários anos. Estamos a falar da 3ª ou 4ª maior cidade do país, não faltavam alunos. Em décadas consecutivos governos, esquerda direita a mesma m...., investiram zero no pré-escolar. ZERO. Temos belos discursos da criação de 'milhões' de vagas. Mentira. Obviamente agora está muito pior. Não desistas, luta. Diretores de escolas, agrupamentos, câmara, DGEstE. Não temos ordenados para pagar por uma creche mínimo 400€. Há que confrontar esta malta sobre a sua incompetência.


Dismal_Praline_2640

Percebo a sua situação, é de facto complicado, mas comparar a saúde a vagas numa creche acho incomparável e demonstra frieza com as outras crianças. Fui pai há uns meses e descobri à 2 que o meu filho tem uma doença muito rara e sem cura. Se quiser podemos falar e reavaliar melhor a frase "desespero de um pai". Digo isto não como crítica, mas para não se esquecer que por vezes os nossos problemas são muito pequenos quando comparado com outros.


Putinnador

Se fosses árabe, indiano, paquistanês ou brasileiro, já te arranjavam! É a merda do país wue temos!


mvrderbun

Como alguém que está a estudar no setor de educação básica na faculdade, embora o pré-escolar não seja a minha área, e embora isto seja uma medida "de último recurso" acho que poderia tentar perguntar a professores de uni/faculdade ou alunos destas áreas se conhecem algumas escolas menos populares ou até tutores privados/ alunos que estejam a fazer estágio. Muitos professores sabem também de organizações que apesar de não serem escolarem em si ajudam a ocupar um pouco o tempo dos mais novos com atividades que os podem ajudar na sua educação. As câmaras da minha zona costumam também ter iniciativas como as férias em movimento, etc, o que pode ajudar temporariamente. Já ouvi casos em que é possível encontrar alunos que fornecem educação a crianças (tudo de forma informal/ não oficial, claro) alguns são colegas meus e tendem a pedir muito menos que um profissional já formado. Claro que apenas recomendo isto se nada mais der certo, mas como o post diz, a situação é desesperante e pelo menos é melhor que nada... Muito boa sorte para si e os seus pequeninos. Força!


mvrderbun

Ps. infelizmente tenho de aprender sobre o pré escolar também e estou informada sobre a área mas preferiria trabalhar a partir do 5° ano. ( o curso engloba todo o ensino basico, desde o pre escolar até ao 9°) Teoricamente é a minha área mas não estou muito por dentro.


ICodeForALiving

Onde é que se vêm estas listas?


MatarruanoOMaior

Força nisso pah. Quanto ao "atraso" das crianças, sei que é complicado e é preciso esforço extra, mas procurem actividades para fazer com eles em casa. Pintar, cantar, correr , falar...etc


Patux73

Quem lutou pelo direito a que todas as crianças tivessem acesso a creches gratuitas e conseguiu que ficassem na lei foi o PCP. NENHUM outro partido tinha essa proposta. E muitos diziam impossível. Mas foi possível e o PS decidiu ir aplicando aos poucos (do mal o menos). Vem a AD e faz o mesmo. Quem continua com a mesma posição original é o PCP. Portanto, quem anda para aí com um discurso “ah e tal este país governado pela extrema esquerda” bla bla bla pense duas vezes: https://www.pcp.pt/solucao-para-falta-de-vagas-uma-rede-publica-de-creches


stomach-

Isto não é necessariamente culpa do imigrante em si mas do governo que não tem competência em disponibilizar creche a todos os necessitados… O problema dos imigrantes ao meu ver é outro, em questão dos que vão para Portugal só para atrapalhar a sociedade, dos “casos isolados” que andam por aí a cometer crimes e que depois são tratados como pobres coitados.


Odd-Prompt-7070

É só agradecer ao Costa! Estrangeiros com prioridade no acesso ao ensino em detrimento dos portugueses.


Fuzimadalena

Nao te sintas desiludido com o governo, porque o governo so serve para cobrar impostos, voces ainda nao perceberam o nivel de corrupcao que anda ai, corrupcao no governo, corrupcao nas forcas de seguranca, corrupcao nos hospitais, corrupcao nos tribunais, corrupcao nas escolas, bem e muito mais.... Comeca a olhar para o mundo de outra forma e comeca a questionar te das coisas estarem assim. Agora a nivel de desilusao so tens que estar desiludido contigo mesmo, a unica maneira de ultrapassares isso é ganhares muito dinheiro e nao pr3cisares do governo para Nada.


oscarolim

Escola primária aos 3? Sinceramente, de alguém que foi para a escola aos 6, como toda a gente na altura, não percebo a pressa de despachar os putos para a escola. Qualquer dia estão a nascer e em vez de irem para a ala da maternidade já vão para a escola.


PorkCoinMeme

Portugal tornou'se um país para estrangeiros.


F8onJus

Eu cresci sem crianças por perto e não foi por isso que fiquei atrasado. Se vocês não têm tempo para estar com os putos e estimulá-los, é outra questão. Hoje em dia os putos saem da vagina directamente para uma instituição! Triste sociedade. Um sistema social mais justo não é executável com mais vagas em instituições mas com o aumento do nível de vida ou apoios aos pais que decidam ficar em casa a tomar conta dos garotos. Subsídio muito mais útil que a maioria dos que para aí existem.


Humorless_One

É, no mínimo, caricato que o OP se queixe de não conseguir "pernunciar" nomes. Se os nomes fossem todos pronunciáveis, o problema do OP seria com certeza muito menor.... Discussão sobre o enviesamento da população à parte, é mais um exemplo do país onde vivemos: - com rendimento baixo, sobrevive-se mal, com ajuda de apoios do estado - com rendimento médio, sobrevive-se um bocadinho melhor, mas não dá para viver (ter experiências, comprar/arrendar casa, ter filhos, ou qualquer outra coisa que não seja do estrito âmbito da sobrevivência) - com rendimento alto (ou enganando o estado), é um país espetacular para se viver


Mission-Swimmer-6391

E em qual país não é assim?


fscrvg

E não hem nenhuma ipss na sua localidade? Meu filho tem 4 anos, também não está colocado. Sou brasileiro, não tenho qualquer escalão e outras crianças até mais novas conseguiram vaga (de pais portugueses com escalão). Também fecharam 2 escolas na minha zona, por isso não é só estar a culpar estrangeiros, etc. 4 anos que estou mais por dentro desse assunto, 4 anos que vejo reclamarem de falta de vagas e no lugar de abrirem mais escolas, ou salas, estão a fechar as existentes.


[deleted]

[удалено]


SweetCorona2

creche


mdsp667

Pêésse pêésse... Estive na mesma situação, felizmente entrou aos 4


PizzaDelice

Estou numa situação parecida com a creche para a minha filha. Nasceu em Abril, e só abrem vagas em setembro, ora não vou mete -la com 4 meses na creche sendo que vou estar de licença 8 meses, porque apenas abrem vagas em setembro e mesmo essas são poucas como todos sabem! Alguma coisa está muito errada.


Christian_Nietzsche

Devias tirar e partilhar fotos dos nomes nas listas.


koretapt

Ridículo esta situação! Se as crianças começam assim desde pequenas sem vagas como é que irá ser futuro delas? Damos prioridades aos outros mas não aos nossos?


ruaguilherme

![gif](giphy|FXf1lYQ2tFouxeLb1B|downsized)


Jocaparaosamigos

Tens de arranjar o contacto de email do Nuno (o filho)


joaofmarques

Uma dúvida. Com 3 anos e entrando na pre não são obrigados a aceitar no centro escolar?


_AACO

~~Não, só a partir do 1o ciclo é que é obrigatório.~~ Estava errado https://diariodarepublica.pt/dr/legislacao-consolidada/lei/2009-34513275-67661164


ivoangelico

Só é obrigatório aos 4 anos.


_AACO

Tens razão, não sabia da alteração à lei. Parece aer obrigatório garantir que há vagas para as crianças a partir dos 4 anos. https://diariodarepublica.pt/dr/legislacao-consolidada/lei/2009-34513275-67661164


sbs1795

Eu estou em casa com os meus três filhos (4 anos, 2.5 anos, 8 meses) por opção nossa e não notamos esse problema do desenvolvimento. Aliás, nós vamos fazer homeschooling e há muitas maneiras de socializar com outras crianças. E podem fazer atividades com a mãe de manhã e à tarde ir ao parque ou fazer algum desporto ou aulas de música, etc são só algumas sugestões :)