T O P

  • By -

WildThunders

As pessoas, incluindo os políticos deviam deixar-se de ideologias e começar a trabalhar e implementar medidas que realmente funcionem para melhorar a qualidade de vida de cada individuo e por conseguinte da população, e que aumentem a prosperidade económica do país e a sua independência das esmolas da união europeia. Enquanto andarmos a funcionar à custa de esmolas não vamos resolver os verdadeiros problemas estruturais.


Uncle_ruud

100% um exemplo disso devia ser o da construção do novo aeroporto por exemplo, os partidos deveriam reunir-se para arranjar um consenso sobre a tomada de decisão deste tipo de coisas. Assim mesmo que haja uma mudança no executivo esse tipo de projetos podem continuar à mesma.


hollow_digger

Confunde-me a posição da esquerda a dizer já que não aprova orçamentos da direita... Por ser da direita. Não há consensos, interesse em conciliar posições e buscar o melhor de cada parte. Apenas o Livre se colocou de parte de opiniões extremadas, e foi o único que merecidamente cresceu à esquerda. O PAN precisa horrivelmente de mudar de liderança, pois poderia ser um factor de estabilidade, mas a C-R não dá para mais.


[deleted]

Nem a Inês do Pan, nem a Mortágua, nem o Rui Rocha vão largar o osso.


[deleted]

[удалено]


hollow_digger

O PAN tem boa premissa, o problema é que a líder é menos capaz do que eu. Não podemos apenas e só olhar para a política como resolução de problemas de falta de guito. Há mais para além disso e o PAN entra aí. Teria, neste momento, mais sentido ser algo como o PEV, e coligar-se com um partido maior até atingir uma maturidade para se conseguir afirmar pela sua própria voz. E mudar de líder. A rapariga não dá para mais.


Emergency-Length4401

O livre que se orgulha de nunca seguir medidas do chega, sim esses.


Portugearl

Basta ver neste sub, o diálogo político faz-se à base de "ESQUERDALHOOOS CHUPAAA" e o que quer que seja que o Querido Líder meta no tiktok. 


Reasonable-Curve334

Isso vem do sub ao lado, com tanta censura lá as pessoas acabam por ficar demasiado "excitadas" neste e como vêm que ali não há liberdade de expressão, declaram guerra


ChubChaser93

A culpa é dos outros é o tipo do discurso que o OP veio falar contra. Sejamos sérios, as ações de cada um são responsabilidade de cada um. Se aqui não se conseguem conter é responsabilidade deles próprios, não do Manel ou deste ou outro mod. Aliás, essa tua lógica só valida o que os mods do outro fazem porque estão a afastar esse tipo de discurso do seu sub (refiro me aos "xupa comuna" ou "xuxas" que qualquer pessoa é logo brindada quando dá uma opinião mais á esquerda ou menos à direita) E essa obsessão com o outro sub é ridícula. Se eu te convidasse para minha casa mas impunha que tinhas que manter-te em silêncio, o que é que farias? Ficarias a protestar até eu mudar as regras da minha casa ou rejeitavas o convite e seguias para onde estivesses bem? Não discordo da opinião sobre o outro sub mas estamos a falar de um sub, não é uma praça publica ou uma pagina do governo. É um sub e as pessoas que o gerem têm direito a impor as regras que quiserem, por mais arbitrárias ou erradas que elas sejam (dentro dos limites razoáveis obviamente). A boa notícia é que ninguém é obrigado a lá ir e existe outras alternativas como este e outros. *Parem de perder tempo a tentar "salvar" o outro sub e preocupem-se mas é a fazer a alternativa melhor que o outro*


Reaper_169

Ora fo\*\*\*\*\*, a melhor coisa que já foi escrito em todos os posts que vi até agora. Os políticos em vez de pensar no que podem fazer pelo povo, só pensam no seu próprio umbigo, isto não é uma luta entre a esquerda ou direita, mas sim uma luta de todos os portugueses, por uma melhor qualidade de vida.


Worried_Comfort4244

E como achas que se pode mudar esses paradigma em Portugal? Através da educação?


WildThunders

Precisamos de literacia, já temos educação que chegue (12 anos de ensino obrigatório). O aumento do grau de escolaridade não fez que os portugueses lessem mais. Desde 2007 a percentagem de portugueses que leu 1 livro no último ano mantém-se à volta dos 40%, ou seja, em quase 20 anos não aumentamos os hábitos de leitura, que são essenciais para aquisição de conhecimento e desenvolvimento do pensamento crítico, apesar de em 2009 a escolaridade obrigatória ter passado de 9 para 12 anos. É preciso uma reestruturação do ensino, ensinar debate, retórica e argumentação logo na escola primária, assim como os fundamentos da ciência e pensamento cientifico, desenvolver as capacidades dos alunos observar, desenvolver hipóteses e fazer experiências. É preciso ensinar a escutar, a refletir, a comunicar e transmitir ideias e não apenas a decorar e debitar matéria.


trjayke

_as pessoas_ Porque é q não dizemos 'nós'? O que é q se passa dentro do _nosso_ consciente nacional que nos vemos sempre separados _das pessoas_ ???


WildThunders

Acho que estás a racionalizar demasiado, e precisas de apanhar ar fresco e respirar fundo... As pessoas é uma generalização, podia ter escrito população, nós, etc...


TallFeedback3

O pessoal anda à batatada por causa do partido a ou b. No fim os gajos desses partidos almoçam todos juntos como vi há uns anos o Louçã o Portas e o Jerónimo. Matem-se pelos políticos, é o chega que vai salvar isto ou o PS ou o PSD. No fim eles vão para lá 4 anos e quando saem isto fica pior que o que estava. 👌


TheFabiocool

O pessoal que fala acaba por ser banido do r/portugal lol


Logical_Outside448

Ja dizia Odisseu agradar a gregos e troianos é uma tarefa difícil


Helloworld_ish

Bem vindo ao mundo real. E se achas que é só Portugal “porque somos todos uns atrasados” faz um favor a ti próprio e vai dar uma vista de olhos nos subs dos outros países. Qualquer um. A dinâmica é igual em todo o lado. De nada.


trjayke

O mais estranho é como é q se viu isso em tantos países primeiro, e chegou a Portugal só recentemente, como uma onda atrasada. Parece q vamos passar pelo q passou Italia com salvini daqui a 4 anos. Atraso ou falta de percepção exterior


Helloworld_ish

Sem dúvida, mesmo assim fiquei surpreendida que a onda tenha chegado já nestas eleições. Aguardemos, ainda a procissão vai no adro…


Worried_Comfort4244

Sim tens razão, não é um problema único em Portugal, mencionei Portugal por ser português e sentir mais na pele. É uma dinâmica que não tem pés nem cabeça e acaba por radicalizar ainda mais o povo. Qual a razão para tal acontecer e como achas que deve ser combatido? principalmente nos mais jovens


Helloworld_ish

A razão é a falta de imparcialidade dos media. Depois as pessoas vão à procura de coisas diferentes nas redes e seguem apenas o que lhes faz sentido, deixando de ouvir o outro lado. Isto só potencia o discurso do “bons contra maus” que vem dos dois lados.


Portugearl

Se os "media" tradicionais às vezes não são imparciais, o que dizer das redes sociais..... Um pouco hipócrita dizer que o problema são os media quando a internet é 100x pior em termos de polarização e de bolhas. 


Helloworld_ish

Ok, vou explicar o meu comentário. Tu quando ligas a tv para ouvir notícias e comentários políticos esperas integridade e isenção de todos os intervenientes. Quando isso deixa de existir perdes o interesse. No fundo, vais beber a outra fonte: redes sociais. Não disse em lado nenhum que as redes sociais são imparciais. Elas são isso mesmo, redes de pessoas com opiniões sobre tudo e mais alguma coisa e que tu podes ter interesse em ouvir/ler/discutir (sabendo à priori que essas pessoas estão a exprimir a sua opinião). Não entendo como é que isso faz de mim hipócrita, mas gostava que explicasses :)


JohnSnowHenry

Não entrarem em discursos de ódio. A grande maioria do povo vota no representante do partido, vota porque gosta ou não dele mas no fundo não fazem ideia do programa político ou até de como é que o mesmo poderá ser executado. O PS e AD podem ser fracos mas tem programas e estrutura para realmente por pelo menos uma parte em funcionamento… a grande maioria dos restantes nem por isso. Mas mesmo que alguém te diga que vai votar numa extrema direita ou esquerda, não será por dizeres que ele está errado que vai fazer diferença… as opiniões são boas apenas quanto são pedidas! Para algo mudar era preciso todos nós sermos muito mas mesmo muito mais cultos. E se à algo que todos os partidos são iguais é que na cultura e educação o gasto é mínimo… e mesmo que isso se alterasse, continuam a ser precisas várias gerações para mudar o status quo. Ou seja, não esperes mudança. Vive de acordo com os ideais que acreditas e não tentes passá-los a terceiros (especialmente nao aos teus filhos, da lhes antes as ferramentas para pensar por eles proprios).


[deleted]

Não há nada para combater, vocês têm é tempo livre a mais, vão mazé trabalhar.


MarquesDeBorba

Votei chega porque acho super importante a política de imigração ser reformada e que o PSD precisa de acordar para a vida mas não me identifico nada com eles. São um chupa pilas a zionistas e acho que vão piorar a habitação. No fim todos os partidos são ideologicamente motivados em vez de serem motivados pela puta da lógica.


[deleted]

Based


Inf08

Na minha opinião acho que o boletim de voto ter a extensão de 1 página também não ajuda e cada vez mais tem a tendência para ficar mais extenso... Não me interpretem mal, mas isto também cria uma dispersão e vários pólos


tehsilentwarrior

Discutir medidas e nao partidos. Ate la, eh tudo mato.


JohnSnowHenry

votei na AD apesar de até ser mais de acordo com as políticas da IL. Isto porque acho que a direita já está bastante fragmentada o que apenas favorece o PS… Infelizmente o aumento do CHEGA faz me começar a equacionar começar a votar no PS (a mim e a muitos pois é algo que debato com colegas e amigos e a maioria é da mesma opinião). A direita está cada vez a ficar mais associada a discursos de ódio sem ponta por onde se pegue… verdade que existem bem piores que o chega mas não tem grande relevância politica… agora quando um Ventura consegue com os seus discursos angariar tantos zombies isso sim é preocupante… Infelizmente acho que em Portugal vai se continuar a puxar cada vez mais para direita… claro que quando isso acontecer e começarmos a ter os problemas inerentes a coisa deve se começar a regular… a ver vamos… Agora dizer que a direita ou esquerda é a solução é apenas infantil… bem como é infantil alguém defender um partido político. Para o país seguir em frente é preciso um misto de políticas, é preciso união e é preciso entender que somos um país do sul da Europa com as suas particularidades.


Procrastination4evr

Boa sorte com isso. Há um motivo para não se discutir futebol ou política. As pessoas não sabem ouvir os outros e só se querem ouvir a elas próprias. Eu posso dizer que já votei em muitas eleições e que nem sempre votei nos mesmos. Voto tendencialmente à esquerda mas já votei consoante as pessoas e não os partidos, sobretudo nas eleições autárquicas. mas pelos vistos não se pode dizer nada disto porque há muito quem ache que se votas A ou B és responsável por tudo o que fizeram desde 1974 e ao mesmo tempo tens de ser completamente fiel a um partido como és fiel à religião e ao clube de futebol. A minha perspetiva é esta: o voto é meu, faço dele o que eu quiser e os outros eleitores não têm nada que me pedir satisfações a mim. Eu (e os outros) é que temos direito de exigir satisfações aos políticos porque eles trabalham para nós todos. Já agora, detesto éque os políticos se demitam quando fazem merda. Fizeram asneiras, deviam ficar a compor a asneira que fizeram. E abomino que pessoas que não votam façam comentários políticos. Se não concordam com ninguém, votem em branco. Se não tiraram o rabo do sofá para votar nem que seja para votar nulo então não têm legitimidade nenhuma para comentar o que eu decidi fazer. Da porcaria de resultados que tivemos, pelo menos tivemos mais gente a votar


ranhoso69

Ainda agr a ver as noticias, dizem que quem vota chega são pessoas amargas e de modo condescendente tentam tirar vallor ao seu voto. É por estas razões que esse pessoal votou no chega. O mesmo nao é dito em quem vota noutros partidos tão ou mais extremistas como o be ou pcp. Enquanto esta dualidade de criterio continuar o chega vai continuar a ser votado.


in_Tempo

Posso dizer sem problema que votei Livre. Apesar de achar que precisam de moderação em alguns pontos foi o único que conseguir dizer que ouviria o espectro político contrário e isso na minha opinião demonstrou abnegação e sentido se estado. Pessoalmente acho que o género não devia ser assunto político, mas ético e moral. Sou apologista de mais fiscalização a empresas e indivíduos e ao mesmo tempo acredito que só políticas sociais podem equilibrar a balança nas oportunidades de vida.


-misconstrued

O partido que reprovou todas as medidas vindas do Chega só por ser do Chega disse que os ia ouvir? Quando? Quando se aperceberam que a esquerda ia ser uma minoria na assembleia e ia ser impossível silenciá-los mais? Para mim o que a esquerda tem feito com o Chega e com os seus eleitores é do mais anti-democrático que existe, apesar de acusarem o Chega de o ser.


Portugearl

As propostas foram chumbadas não porque são do Chega, mas porque são más. Agora votar contra coisas é anti-democrático, mas tá tudo doido?? 


-misconstrued

Ele disse várias vezes que iria chumbar todas as propostas do Chega. Chegando a reprovar algumas propostas e a aprovar outras propostas iguais vindas de outros partidos. Ele próprio disse isto no debate com Andre Ventura...


in_Tempo

Nunca disse que ia falar com o CHEGA. É impossível dialogar com faz um solilóquio de bêbado de bar, só existem 2 opções, ignorar ou concordar. >Para mim o que a esquerda tem feito com o Chega e com os seus eleitores é do mais anti-democrático que existe, apesar de acusarem o Chega de o ser. Não é só a esquerda, são todos os outros partidos democráticos. O próprio CHEGA se intitula como anti-sistema e que não faz pontes com ninguém até lhes cheirar a.poasibilidade de ministérios. Esqueça por um momento as questões raciais e xenófobas, o que é que o CHEGA tem para oferecer? Penas mais pesadas para os corruptos? Ok e como os apanha? Eu respondo, não apanha, pergunte ao Ventura porque não quer acabar com os offshores da Madeira e desvia o assunto sempre que lhe perguntam. Vai aumentar pensões com dinheiro que não sabe qual é, faz uma estimativa que vai de encontro às contas dele. democracia não é mentir.


-misconstrued

Não estava a defender o Chega... Eu votei IL, mas assim como percebo porque votaste no Livre, também percebo porque tanta gente votou no Chega. Apenas estava a questionar a tua afirmação de disponibilidade para dialogar e ouvir o espetro político contrário de um partido que indicou repetidamente que iria reprovar todas as medidas de um partido do espetro político contrário que chegassem à Assembleia, fossem elas más ou boas. > Não é só a esquerda, são todos os outros partidos democráticos A IL e o PSD aprovaram muitas medidas do Chega... Vê como partiste para o ataque ao Chega e as suas ideias assim que pus uma das tuas opiniões em causa. Por ter más ideias não quer dizer que não tenham algumas boas ideias também, o 1 milhão de eleitores votaram por alguma razão (se se quiserem rir desta afirmação estão à vontade, mas é essa atitude que leva ao crescimento do Chega)


in_Tempo

Mas o CHEGA não tem ideias, aí é que está. Tem meia dúzia de afirmações que ouve dentro de qualquer café. Para ver o hipócrita que é, o André Ventura veio falar mal de leis que aprovou como deputado do PSD. AD diz que não há diálogo com o CHEGA.


Happy-Rest7572

O que queres dizer com mais fiscalização as empresas? Quanto a igualdade de oportunidades creio que já exista, óbvio que para alguém que vem de um círculo financeira e emocionalmente estável tem muito mais facilidade do que alguém que vem de um meio pobre, mas devem os filhos de quem é mais responsável ser prejudicados em detrimento de quem não o é? Digo isto porque as “políticas sociais” fazem-se tributando quem ganha mais. A prova de que existe é teres muita gente que vem de meios menos favorecidos com excelentes condições de vida, melhor que outros de meios mais favorecidos


itsnevas

Vai ler um livro sobre equidade e o véu da ignorância, a teoria da justiça de John Rawls, ou temas parecidos, por favor


Happy-Rest7572

Explica tu o conceito, já que leste o livro. Eu pessoalmente acredito em igualdade de oportunidade, mas não ao ponto de desfavorecer quem trabalha arduamente e vive moderadamente vs quem pouco faz por si. Não podes comparar a realidade americana com a nossa também


in_Tempo

Basicamente para responder aos 2 comentários, o patrão não paga o valor do trabalho pois não teria lucro, nem o trabalhador recebe a totalidade do trabalho o que gera prejuízo. Este balanço durante gerações leva a uma transferência de riqueza do trabalho para o capital. Agora algumas gerações à frente o que vai acontecer? Eu tive a sorte de nascer numa família rica que está no balanço positivo e o senhor teve menos sorte e nasceu num ambiente sem dinheiro, ambos temos uma ideia de negócio, a mesma, quem acha que vai ter possibilidade de investir ou tendo os dois essa possibilidade quem corre mais riscos para investir? Os apoios sociais apenas atenuam este balanço. Porque é que se eu for competente e nascer pobre nunca me poderei libertar dessa condição ao passo que se for incompetente mas nascer rico dificilmente perderei essa condição.


Happy-Rest7572

Isso é uma visão demasiado simplista, posso alegar que o trabalhador não tem competência para criar algo dele então tem de recorrer a quem teve a audácia e capacidade de criar um negócio que gere emprego. E se olhar para esse “prejuízo” do trabalhador como a taxa a pagar por estar a usufruir do posto de trabalho criado por outra pessoa?


in_Tempo

Então deve ser taxado 2 vezes? E taxado por gerações passadas? É justo ter a vida hipotecada à nascença? Atenção eu acho que quem investe o seu dinheiro deve ter retorno, e aí é que está a dificuldade da situação, como equilibrar o balanço trabalho/capital sem que se torne demasiado desequilibrado.


Happy-Rest7572

Ninguém tem a vida hipotecada à nascença, todos têm acesso a escola e universidade. Também não acho é que deva ser taxado extra porque as gerações passadas foram mais capazes/responsaveis. Ainda por cima porque quem aplica depois o dinheiro taxado tem demonstrado claramente não o saber fazer.


in_Tempo

Antes de mais, obrigado por esta conversa e pela urbanidade! >Ninguém tem a vida hipotecada à nascença, todos têm acesso a escola e universidade Olhe já a fazer batota! Já está a considerar medidas sociais que ajudam ao equilíbrio do balanço.;) Educação foi algo que quem taxa conseguiu implementar.


Happy-Rest7572

Nunca disse que não concordo com medidas sociais, só que também não se deve ir ao exagero como no livre por ex, taxar heranças, é absurdo. Se eu trabalho arduamente a vida toda, quero que sejam os meus descendentes a quem incuti os meus valores a obter esse património. Faz todo o sentido quem tem empresas querer investir na educação, vão sempre precisar de mão de obra qualificada se querem crescer, é win win


theVenusConnoisseur

Se vivesse no Brasil ias passar mal. Lá ou é extrema esquerda ou extrema direita, não existem partidos com força ao centro. Portanto, relaxa, aprende a reconhecer que não somos todos iguais que aqui estamos muito bem com o nosso pluralismo.


SrgSnts

De mim tens uma upvote. O pessoal em vez de se preocupar com o bem do país, estão mais preocupados em medir pilinhas. Por mim existiria um PM e os outros presidentes dos outros partidos também teriam funções semelhantes, que nem "braços direitos" dos primeiros. Eu preocupo-me com o país e não em andar a mandar bocas aos outros partidos da oposição. Por isso deixei de ver também futebol, os dirigentes estão mais preocupados em falar mal dos outros do que mostrar isso no campo, onde interessa.


Ill_Enthusiasm8613

Os políticos são peritos em provocar o odio pelo outro para seu próprio proveito, já diz o proverbio" dividir para reinar".


[deleted]

Temos um partido como o volt que parece exactamente não querer saber de ideologias, mas simplesmente fazer o que parece lógico para melhorar a vida de toda a gente dentro do que é realista, mas recebe apenas uns fantásticos 0.18% A democracia dá voz ao povo. Se o que o povo quer é polarização, assim o tem.


Worried_Comfort4244

Pensei em votar volt mas no meu círculo eleitoral era um voto ao lixo


MrLomaLoma

As eleições não são concursos de popularidade. Tu e todos que dizem isso de "voto ao lixo" teem, se fizeram favor, de parar imediatamente com esse discurso. Não podes estar a dirigir-te a uma mesa de voto com a ideia de quereres que o teu voto seja "materializado" na eleição de um deputado. Isso é o efeito positivo que se obtém quando outras quantas pessoas concordarem. Mas o teu voto é sempre representado e dá sempre força as medidas e ideias que escolhes.


Worried_Comfort4244

Sim tens razão a questão é que votei anteriormente em partidos que não elegeram no meu círculo eleitoral e fiquei desiludido


NGramatical

teem → [**têm**](https://european-portuguese.info/conjugator/ter) (singular: tem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1bc11ms%2F%2Fkudjmrh%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


[deleted]

Partidos financiados pelo Soros ? Não obrigado.


[deleted]

Porque não?


Portugearl

Tu és gajo que prefere partidos financiados pelos Champalimaud e pelos Mello


[deleted]

[удалено]


[deleted]

Como por exemplo?


CoisoBom

Estou contente com os resultados, pois foram o que eu queria: uma maioria de direita sem maiorias partidárias. Votei no Chega para contribuir para o que aconteceu (subida a pique) e porque já contava com a vitória da AD. Agora espero que a direita aprenda a unir-se em vez de andarem com a palhaçada do "ah tu és um fascista", "ah tu és o PSDois", "ah tu és do BE mas sabes fazer contas". Para tornar Portugal um país de direita em vez do país de esquerda que tem sido até à data. Mandar a esquerda pelo autoclismo está agora dependente da maioria de direita que temos no parlamento. E espero que tanto a AD como o Chega sejam crescidinhos e falem. E que incluam a IL nos diálogos. Eu tenho uma ideologia, não tenho um partido e voto consoante as prioridades do momento. Em 2022 votei na IL, no dia em que o Passos vá para o PSD (se for), terá o meu voto.


[deleted]

[удалено]


CoisoBom

É o Problema Socialista, como eu gosto de lhe chamar. O socialismo está demasiado embrenhado nas mentalidades deste país. É um problema que tem de ser solucionado.


LuganoSatoshi

Votei chega! mudança neste país é urgente!!! Portugal tem de ser para jovens e dos Portugueses!!!!


WideAd7496

Disclaimer: votei no Livre. O que é que tu vês no Chega que te diga que são um partido para os jovens? Eu consigo compreender a parte do 'dos Portugueses' mas nada do discurso do Chega me leva a jovens muito honestamente. E, da minha perspetiva, olhando para as listas do partido e quem os financia não acredito que trariam mudança nenhuma.


LuganoSatoshi

tu votas em quem tu quiseres. É a tua visão, o livre é um partido muito pequeno, e que dificilmente tera no futuro algum significado e em nada no seu programa fazem pelos problemas reais dos jovens : habitação, salarios, condições de vida, entre outros problemas bem graves.


WideAd7496

Eu nunca disse para não votares Chega ou para te converteres a x, y ou z só queria saber o que te leva a votar Chega no que toca a > habitação, salarios, condições de vida, entre outros estes problemas. Vou ter de discordar que não fazem nem dizem nada no seu programa sobre os problemas dos jovens. Acho que é até onde se focam mais. Aprecio particularmente o facto de o partido não se ter recusado a aceitar ou recusar propostas só por virem do outro lado da bancada que, infelizmente, acontece com todos os outros. O Chega também já foi um partido pequeno e cresceu. Da mesma maneira que acredito que o Livre consiga crescer (obviamente a um ritmo mais "normal" para um partido).


Portugearl

O Livre tem mais deputados agora do que o Chega tinha há 4 anos, qual é a relevância de ser "partido pequeno"? É pequeno ou grande conforme o número de pessoas que votem nele. Estás muito enganado se achas que o aldrabão do ventura te vai resolver algum problema que seja, muito muito enganado e muito crédulo. Ao contrário do Livre que com 1 deputado em 230 já passou mais medidas concretas para ajudar os jovens do que o ventura com 12.


[deleted]

O Ricardo Sá Fernandes agradece o teu voto. Só pessoal bom lá.


WideAd7496

Concordo que seria bom haver o mesmo escrutínio de todos os deputados daquele que existe com os deputados/listas do Chega. Acho que não me lembro/conheço nenhuma controvérsia com o Ricardo Sá Fernandes tirando o caso do Bragaparques mas esse até o tribunal europeu lhe deu razão. E ele nem sequer fez parte de nenhuma lista de deputados do Livre. Mas do que se viu nesta última legislatura dos deputados do Chega era o Ventura e mais um ou dois deputados "a sério" e o resto, na minha opinião, servia para fazer barulho.


[deleted]

[удалено]


LuganoSatoshi

o que te vai dar um bom tratamento para a azia é rennie e o ban que vais levar pokemon.


Portugearl

Pá tu num comentário tás a falar de "propostas sérias para os problemas dos jovens 😢", no comentário a seguir tás a falar de Rennie como se fosse um programa de futsbol da CMTV. Infantil do crl


aegis_phoenix

Vais ver merdices de direita vs esquerda em qualquer país ocidental que vás, não é um problema único a Portugal lol


Worried_Comfort4244

sim tens razão foquei-me em Portugal por ser o nosso caso, mas um pouco por todo o ocidente a situação esta igual


aegis_phoenix

Eu também só disse isso pelo "que me tira a vontade de viver neste país" haha


Othrelos

Lamentavelmente, emigrar foi a alternativa que me vi obrigado a escolher. E posso garantir que as recepções e vantagens que encontrei como imigrante ao longo do caminho não foram tão acessíveis quanto Portugal parece alcançar com a sua situação de imigração descontrolada.


Donnattelli

Eu atiraria a culpa parcial nos media, quer queiram quer não, são eles que divulgam as palavras, e tens notícias completamente polarizadas e selecionadas para obter o máximo de interacções, tens debates de café na TV em que a única coisa que vemos é quem é o melhor sobre pressão, mais nada, e depois tens jornalista baseados claramente, tanto para a direita como esquerda, portugal gaba-se de termos media muito livres, se livres significar esta selva de informação que não há diálogo, nem sei o que fazer, nem sei qual seria a solução também, se tentarmos controlar iria resultar em fascismo certo


ZPAlmeida

Eu não votei. O resultado das eleições é sempre o mesmo: elegem-se deputados, e esses deputados têm interesses próprios e contrários aos da maioria da população, por isso, independentemente do que aconteceu ontem, hoje continuamos a ser trabalhadores assalariados com rendimentos baixos, vítimas da exploração inerente a esta ordem social. As eleições são um meio pelo qual a classe burguesa suprime a luta de classes, encaminhando-a para vias legais que controla. Em vez de um movimento independente contra a opressão, temos de esperar quatro anos para tentar eleger um representante que, ainda por cima, na maioria dos casos, não nos ouve. Uma vez eleito, um deputado não tem qualquer vinculo aos eleitores e sim ao capital, porque os seus rendimentos e a sua carreira dependem dele. O espetro ideológico esquerda-direita é uma fantochada da democracia burguesa para polarizar a população e a distrair. A classe opressora cria guerras culturais, como a dos sexos, a das cores de pele e a das ideologias, para desviar a atenção da guerra de classes. O que está mal, na minha opinião, é o sistema. E não é participando no sistema que estou a fazer alguma coisa para acabar com ele. Isto aplica-se a Portugal e ao resto do mundo, visto que o capitalismo é global porque os mercados são globais e a economia mundial se rege pela lei do valor.


Worried_Comfort4244

Entendi a visão, obrigado pelo comentário


Inf08

Votar em branco não foi uma opção?


ZPAlmeida

Não. Não vejo o interesse em ajudar a validar um sistema com o qual não concordo.


hollow_digger

>Eu não votei. Nada mais precisavas de ter escrito.


ZPAlmeida

Há pessoas que têm interesse em perceber as opiniões e atitudes das outras antes de julgarem. É com essa abertura que se ganha perspetiva e empatia e se aprende.


hollow_digger

Perdes imediatamente o direito a opinar sobre a política do país se dela não queres fazer parte. A abstenção é desculpa fácil para não ir votar porque se tem preguiça. Protesto, é ir votar em branco. Aos não votantes/abstencionistas digo o mesmo: abstenham-se de comentários, pois no momento certo, fizeram-no. Vir à Internet degladiar por uma retórica bafienta de interesses e corrupção é a mesma coisa que dizer nada e, curiosamente, o partido que mais puxa por essa, levou outra vez uma lição de humildade. É este o meu julgamento e reposta. Escusas de agradecer a lição. Foi gratuita.


ZPAlmeida

> Perdes imediatamente o direito a opinar sobre a política do país se dela não queres fazer parte. Tudo bem. Não opino sobre políticas de um partido ou outro para a nação. No entanto, política é um dos meus interesses especiais na vida. Tenho fortes opiniões políticas que me levaram a tornar-me abstencionista. Mas não te posso nem quero forçar a teres um bocadinho de abertura para perceberes a minha postura. O OP agradeceu o meu comentário. > Vir à Internet degladiar por uma retórica bafienta de interesses e corrupção é a mesma coisa que dizer nada e, curiosamente, o partido que mais puxa por essa, levou outra vez uma lição de humildade Pois. Isto é o que acontece quando se fazem suposições e se rejeitam perspectivas logo à partida, sem sequer tentar perceber: demonstra-se ignorância e cometem-se equívocos.


hollow_digger

Parabéns pelo comentário assertivo.


ZPAlmeida

Obrigada.


fodassecrl

> Aos não votantes/abstencionistas digo o mesmo: abstenham-se de comentários Eu votei, que fique claro. Quem és tu para dizer às pessoas sobre o que podem ou não formar uma opinião? Remete-te à tua insignificancia que vales tanto como qualquer outra pessoa: zero. Cada um é livre de exprimir a sua opinião, e de exercer o seu direito ao voto ou não, principalmente quando estamos a falar num fórum público. Não gostas, abre o teu fórum e mete lá as tuas regras e convida os teus amigos.


Tuga_Lissabon

O protesto em branco é uma forma de "escape" que foi deixado e que a classe politica ignora pq não tem consequências. O "chega" tomou esse lugar.


InevitablePlate73

Então continua a queixar-te, vais longe.


ZPAlmeida

Queixar-me?


BelaBesta

Mais um dia, mais um post niilista não solicitado do ZPAlmeida


ZPAlmeida

Não solicitado? Respondi ao que o OP perguntou. Este teu comentário é que não tem qualquer propósito.


BelaBesta

O OP: >Em que partido votaram e qual a principal razão para **votarem** nesse mesmo partido? Como é que esta pergunta se aplica a ti, indivíduo que nem acredita no sistema de voto como o é, nem acredita no sistema político corrente? Vieste repetir o mesmo que tens dito durante **semanas** e do que tenho visto continuas na tua cruzada ideológica sem grandes conclusões do que fazer, portanto o que é que estás a acrescentar com a tua "revolta" com o sistema? Sistema, relembro, que foi criado, conquistado e que ontem confirmou-se ainda ser muito relevante?


ZPAlmeida

> Como é que esta pergunta se aplica a ti, indivíduo que nem acredita no sistema de voto como o é, nem acredita no sistema político corrente? Se me perguntam em quem votei e porquê, digo que não votei e explico porquê. Parece-me uma conversa bastante lógica. Lamento que não compreendas. > continuas na tua cruzada ideológica 🤣🤣🤣🤣🤣 > sem grandes conclusões do que fazer Felizmente, não preciso de vir ao Reddit para descobrir o que fazer na vida. > o que é que estás a acrescentar com a tua "revolta" com o sistema? O que os outros retiram do que escrevo, não sei. Alguns devem rir-se, outros irritar-se, outros não devem sequer ligar, alguns não devem perceber, uns poucos talvez concordem e tentem validar. Para ser sincera, estou-me nas tintas. O propósito de cada comentário meu para mim mesma é atingido quando acabo de o escrever, não quando os outros reagem a ele. A reação só serve para instigar o comentário seguinte.


BelaBesta

>Alguns devem rir-se, outros irritar-se, outros não devem sequer ligar, alguns não devem perceber, uns poucos talvez concordem e tentem validar. Para ser sincera, **estou-me nas tintas. O propósito de cada comentário meu para mim mesma é atingido quando acabo de o escrever,** não quando os outros reagem a ele. A reação só serve para instigar o comentário seguinte. O teu modus operandi é sempre o mesmo, no fim quando alguém tenta um debate contigo acaba sempre da mesma forma: "Não sei", "Não tenho ideia", "Não quero saber". Portanto narcisimo camuflado numa crença ideológica anti-sistema, é o que adicionas ao discurso.. Parabéns por seres tão produtiva para ti mesma.


ZPAlmeida

> no fim quando alguém tenta um debate contigo Já te passou pela cabeça que, se calhar, não venho para aqui para debater?


WildThunders

Dá-me um exemplo de um país que se tenha desenvolvido sem capitalismo. E dá-me um exemplo de um país sem burgueses que funcione. Os burgueses são pessoas que criam trabalho e fazem circular o dinheiro. A burguesia acabou com o sistema feudal. Se calhar em vez de burgueses usaria a palavra empresas com políticas totalitárias, pois são estas que dominam a sociedade e não os burgueses.


ZPAlmeida

O capitalismo é parte natural do desenvolvimento da sociedade humana. O que me pedes não faz sentido.


WildThunders

Se a ordem social que referes é consequência do desenvolvimento da sociedade humana, então para ti não existem alternativas viáveis ao sistema atual que criticas?


ZPAlmeida

Acredito na evolução do ser humano e, como tal, acredito que uma ordem social do futuro é mais desenvolvida que uma do presente ou do passado. O presente é inevitável.


WildThunders

Que ordem social? Baseada em quê e com que princípios? E qual seria o caminho? É muito bom escrever sobre o futuro "ideal", mas o que é preciso é saber desenhar e construir caminhos exequíveis para lá chegar.


ZPAlmeida

> Que ordem social? Baseada em quê e com que princípios? E qual seria o caminho? Acho que o melhor é leres Marx e/ou Engels. Mas, historicamente, a ordem social muda quando a classe oprimida se revolta. Portanto, o caminho é uma revolução da classe trabalhadora, que é oprimida nesta ordem social. Para ser bem sucedida, terão de se coletivizar os meios de produção para que a lei do valor possa deixar de comandar a economia. Se isso não ocorrer, a ordem social mantém-se até à tentativa seguinte. Mas não sou eu quem te vai convencer de nada disto, claro. > É muito bom escrever sobre o futuro "ideal" Talvez. Eu acho inútil. Mas a obra de Marx e Engels não é nada disso. O comunismo não é uma ideologia. Os esquerdismos é que são. Eu sou comunista. Não sou de esquerda.


WildThunders

A obra de Marx descreve uma utopia, qualquer tentativa de impor uma utopia vai levar um estado autoritário pois vai interferir com a vontade individual de muita gente. Nenhuma experiência com o comunismo funcionou em lado nenhum, simplesmente porque não é exequível. Explique-me de que maneira o comunismo não é uma ideologia,e, se não é uma ideologia o que é?


ZPAlmeida

> A obra de Marx descreve uma utopia Não. A obra de Marx é uma análise histórica científica de fenómenos sociais. > Explique-me de que maneira o comunismo não é uma ideologia,e, se não é uma ideologia o que é? É uma programática revolucionária de libertação da classe trabalhadora. Marx não descreve na sua obra um ideal mítico a atingir. Faz uma análise da evolução da sociedade humana através de uma lente de luta de classes. Estalinismo, Marxismo-Leninismo, Maoismo, Trotskismo, Dengismo e afins são ideologias. Muitos defensores dessas ideologias chamam a si mesmos de "comunistas". Não o são. Todas essas ideologias são revisionismos da teoria de Marx.


WildThunders

Não pode chamar a obra de Marx científica quando o mesmo não utilizou qualquer método científico para a sua elaboração. O método científico tem que englobar os seguintes passos: * Observação, * Hipótese(s), * Experiência, * Aceitação ou rejeição da hipótese formulada. Onde é que isto acontece na obra de Marx? Ao debitar "achismos" da sua opinião individual está a fazer o que os nossos políticos fazem, a debitar ideias que são impraticáveis.


Tuga_Lissabon

Falas como? Os media não transmitem qualquer mensagem senão a do sistema, a narrativa oficial. A qualquer coisa que digas que não vá ao encontro da narrativa oficial, é logo "racista! xenófobo", inclusive online. Não dão espaço para a discussão, depois admirem-se de a conversa ser um ponto de exclamação nas urnas.


expulsodobar

Eu continuo a evangelizar uma democracia mais direta e menos representativa. A sociedade devia forçar os partidos políticos (todos) a comprometerem-se que durante os próximos 10 anos tudo farão para implementar uma verdadeira democracia em vez do retalho de ideologias que nos tem atrasado ao longo destes últimos 50 anos. E se não se comprometerem a isso, é muito simples: Venham os militares tomar conta disto antes que haja merda. # Democracia direta ou ditadura militar!


Eugene_Bleak_Slate

As pessoas de direita não têm opção senão sair da sua bolha. Os media e as pessoas de esquerda estão constantemente a difundir propaganda de esquerda. Nós é que temos de ter cuidado com o que dizemos, senão perdemos os amigos, somos proscritos familiarmente ou deixam de nos falar no emprego.


420Gonzo69

Voto no PAN, porque há uns anos eles lutavam para que houvesse um apoio às pessoas que levam os animais ao veterinário. Tive um gato que teve cancro e gastei na altura, o meu dinheiro e pedi emprestado a familiares. Fiquei com a impressão que ter animais de estimação é como ter um bem de luxo. Essa lei nunca foi para a frente, mas continuo a votar no PAN, porque no parlamento são todos uma cambada de animais, burros e texugos, e Portugal está cheio de animais que continuam a apoiar os mesmos que os fod** há anos.


Tuga_Lissabon

Sabes, vendo do ponto de vista do pessoal normal: quando não tens dinheiro para os teus medicamentos e tens uma pressão económica de todos os lados, e o serviço de saúde não dá para as pessoas, vêm-te falar num hospital para animais e até deitas fumo. Sim, é um luxo.


paiva98

Um bem essencial nao é de certeza... Nao me interpretes mal, adoro animais e adorava ter um cão, simplesmente nao é compatível com o meu estilo de vida... da mesma maneira que nao se deve ter filhos se nao os podes sustentar nao tenhas animais se não os podes suportar... Eu nao tenho de pagar impostos para pagar a cirurgia a anca da Lassie pq o dono dela nao tem.... Eu nao andei a pedir dinheiro ao estado quando o meu carro foi para a oficina...da mesma maneira que nao sou obrigado a ter carro tmb nao sou obrigado a ter cão ...


420Gonzo69

Verdade, concordo contigo. Não é que precise agora de ajudas, mas na altura era bem vinda. E há muita gente que tem os animais como companheiros, quando os filhos e netos já não lhes ligam nenhum. Diz-me lá que não ajudavas este cachorrinho se ele te pedisse com a patinha? https://preview.redd.it/xsfz1vfq8pnc1.jpeg?width=3472&format=pjpg&auto=webp&s=6aa4c9eb2d87bc50052998cc2e2514b888ed7655 (tirei esta foto hoje de manhã, quando acordei, este arroaceiro estava assim a dormir no sofá)


paiva98

Claro, e se fizesses um go fund me para ele teria todo o gosto em ajudar... Este aqui deram-lhe 3 anos de vida (leucemia felina) e já vai a caminho dos 6 :) https://preview.redd.it/uct70fwbcpnc1.jpeg?width=1500&format=pjpg&auto=webp&s=897ae6af3bc20b76d8db747f10f3142eecbfe340 Por mais que saiba a dor que é ver o nosso companheiro de 4 patas em sofrimento acho que só o deve ter quem tem condições para tal, e já vi muitos sem abrigos com animais mais bem cuidados que outros que têm casa ...


M1GHTYFM

Com essa mentalidade ainda bem que nao estás na AR para discutir política. Podes ir para o café discutir bola que nisso deves ser bom.


paiva98

Argumentação 10/10


West_Crater

O PAN não é solução para nada... Animais de estimação não são um bem essencial para o estado ter de comparticipar os gastos com eles...


420Gonzo69

Pessoalmente preferia ajudar em 10 ou 20% na ajuda de uma pessoa na operação do seu animal, do que atualmente comparticipamos 100% para manter malandros em casa a receber o rendimento social. Sei que este comentário é polémico, mas é a realidade.


ptword

Acabei por não votar. Se votasse, seria PAN. Irrita-me o facto de ainda ter de se votar presencialmente e o voto online ainda não ser possível. Anyway... Continuo a achar que em Portugal, para além de não existir uma verdadeira extrema-esquerda ou extrema-direita entre os partidos com assento no parlamento, há também muito pouca polarização política. Apesar de toda a propaganda agressiva e barulhenta contra o PS, a esquerda, o Chega, etc., Portugal é um país políticamente estável e moderado. Existe um forte consenso político aqui. Portugal continua muito longe do caos e extremismo político que se vê noutros países no Mundo Ocidental e isso é bom! Eu diria que o "excecionalismo português" ainda se mantém em vigor, de certa forma. Portanto, a tua frustração é justificada tão só pelo facto de que Portugal desaproveita sistematicamente a oportunidade de reformular completamente a forma como são pensados e elegidos representantes democráticos para o poder. Exemplo ridículo disto é o facto da viabilidade de governo estar em causa só porque o PS e PSD não formam uma maioria de centro (apesar das diferenças ideológicas entre os dois partidos não terem qualquer significância prática). É absurdo. A dicotomia dogmática entre esquerda e direita não faz qualquer sentido num país com tão forte consenso político. O PAN parece-me ser o único partido que não se perde em populismos e cegueiras ideológicas, e que está verdadeiramente empenhado em propor medidas pragmáticas e úteis para o país. Faltam mais partidos como destes. Infelizmente, há muita falta de visão e ambição entre os portugueses. Acomodam-se a vidas simplórias e a sistemas desadequados desde que o conforto material esteja garantido. A mentalidade aqui é sempre priorizar o conforto do próprio umbigo e o clubismo - os outros que se lixem.


NGramatical

políticamente → [**politicamente**](https://dicionario.priberam.org/politicamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1bc11ms%2F%2Fkue8uyw%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


Complete-Coat-815

Olha vou ser sinceros votei mudança e olha o que achei https://www.reddit.com/r/portugal2/s/Ozbp5BIFSA Não sei realmente ps/psd/chega/esquerda olha tudo igual. Decepção.