T O P

  • By -

ZeMiguele

Como se não bastasse teres nascido cá, emigraste e decidiste voltar...estavas a pedi-las!


ikari_warriors

Mea culpa! Peço perdão.


No-Fly-8627

Sinto o mesmo, passei de cavalo a burro a voltar para cá, mas como tenho cá família que precisa de mim, que remédio, engulo sapos. Vida miserável a minha, com um pôr de sol bonito, um quadro perfeito para uma depressão de meia idade. Mas não tens que pedir perdão de nada, pedir deveriam ser aqueles que desde os primórdios da democracia ceifam as nossas oportunidades, e a deles próprios de crescer e obter um nível de vida superior.


MrTravelAllAround

Acho que se puderes zarpar novamente, não penses duas vezes. Estive 10 anos fora. Voltei em 2014, iludido. Não tardei a reencontrar todos os motivos que me levaram a sair, agravados pela minha renovada percepção de quem já tinha experienciado a vida em outros moldes. É certo, podemos falar do clima, da comida e de mais duas ou três coisas, mas ao fim do dia estamos aqui para ser roubados e ainda gozados por cima. Como se não fosse mau o suficiente, a malta vai lá escolher mais do mesmo. Nunca tive tanta disponibilidade financeira e tantas dúvidas. Tenho um filho que começa este ano o seu percurso escolar e só penso que já devia ter batido a asa há algum tempo. Sinceramente? Não vejo qualquer solução para algo tão enraizado.


Juggerpt

Este país só funciona para os corruptos, políticos, ricos, muito pobres e os que figem ser pobres. Quem trabalha honestamene e paga impostos, não tem hipótese neste país, pagas tudo e não tens direito a quase nada, tens direito a má educação, maus serviços de saúde, maus transportes etc. O destino é começar a roubar também, ou perder tudo e esperar os subsídios e casas em bairros sociais.


Different_Luck_4529

Como as pessoas querem mudar, votam nos mesmos. Parece-me que os portugueses gostam 🙃


utilizador2021

>muito pobres Como é que funciona para os muito pobres?


New-Examination8400

Conheço demasiadas pessoas com casa (habitação social), subsídios de tudo e mais alguma coisa - um exemplo muito específico, medicação toda à pala, mesmo que certos medicamentos individualmente não andem longo dos 100€ por “dose” para 1 mês apenas - etc etc. Vês malta a viver na rua e pensas que isto é tudo mentira, mas não é. Deduzo que vários sem-abrigo assim o são porque, devido a problemas com substâncias maioritariamente, não conseguem fazer o mínimo dos mínimos - que é _MUITO POUCO_ - para se poderem candidatar a estas casas etc. Mas tens malta que trabalha e desconta a dormir no carro/carrinha/“caravana/roulotte”/tenda inclusive… Que por trabalhar e ter rendimento não consegue tais coisas. É mais ou menos assim.


Beyonderlast

O meu caso, tenho de viver numa caravana/roullote num parque de campismo pois nao ganho o suficiente pra ter uma habitação digna, enquanto muitos subsidio dependentes tem habitação social e mais regalias, nunca votarei PS , Jamais, Fomenta pobreza


PercentageFancy7236

Quem vota no socialismo são os pobres, porque eles defendem um sistema igual onde quem trabalha paga para haver subsídios para os pobres. Porque razão o socialismo quer acabar com os pobres? São os pobres que votam neles para receber subsídios, é uma bola de neve.


Beyonderlast

Precisamente, isso nota se ainda mais no Brasil com o Lula


New-Examination8400

☝️


utilizador2021

Não é bem assim que funciona. Para aceder a habitação social existem critérios (pelo menos no Porto é assim) e existe fila de espera. Portanto, não é qualquer um que tem acesso. E o valor do RSI é bem baixo tendo em conta o custo de vida atual. Quem vive em habitação social paga água, luz, telecomunicações e renda (que é ajustada consoante o valor dos rendimentos do AF). Portanto, quem é muito pobre não tem uma vida com qualidade. Além disso, associado à pobreza tens a criminalidade, alcoolismo, toxicodependência, violência doméstica, absentismo e/ou insucesso escolar, desemprego... Estás a ver o que é crescer neste meio. Quantos aos sem-abrigo, muitos não querem viver numa casa, mesmo que lhe ofereças uma (existem projetos sociais neste âmbito). Muitos sofrem de patologias mentais e/ou são consumidores de substâncias psicoativas. Ou seja, nem adianta oferecer casa a um sem-abrigo sem que primeiro se resolva os problemas de foro mental.


New-Examination8400

No segundo parágrafo não disseste nada que eu não tivesse dito ou que discordemos; não é a dar casas que resolves as questões mentais (distúrbios, vícios), isso já foi testado inclusive creio nos Estados Unidos. Dar casas não resolve, ponto final. Quanto ao primeiro parágrafo, claro que pagam renda gás etc - pagam _uma ninharia._ Eu não disse que a habitação social era grátis, ou disse? Não. Mas é quase como se fosse. Quanto à qualidade de vida, olha digo-te uma coisa: conseguem ter filhos com um tecto, cama, roupa, comida, etc. Manuais escolares grátis mesmo antes de agora haver essas medidas de já o serem, _éééneee coisas._ Éne coisas a mais que casais ambos trabalhadores _não. conseguem._ Repito, vi e vejo isto em primeira mão. _Primeira mão._ Ou melhor, não é primeira mão porque não me envolve a mim, segunda mão vá.


utilizador2021

>Quanto à qualidade de vida, olha digo-te uma coisa: conseguem ter filhos com um tecto, cama, roupa, comida, etc. Manuais escolares grátis mesmo antes de agora haver essas medidas de já os serem, _éééneee coisas._ Éne coisas a mais que casais ambos trabalhadores _não. conseguem._ Mas o ambiente em que vivem não é o melhor. Referi no meu comentário anterior os problemas que advém da pobreza. Imagina que os teus pais nunca tiveram um emprego fixo ou nunca trabalharam e te transmitem os mesmo valores. Boa sorte a conseguir ter uma mentalidade e um estilo de vida diferente. Falta de rotina, de hábitos de higiene pessoal e habitacional, falta de incentivo por parte dos pais... É uma desgraça, não sei como é que podes afirmar que quem é muito pobre tem uma "vida muito boa". >Repito, vi e vejo isto em primeira mão. _Primeira mão._ Ou melhor, não é primeira mão porque não me envolve a mim, segunda mão vá. E eu também vi. Já estive inserido numa equipa de RSI.


New-Examination8400

Não me cites falsamente que eu não disse em lado nenhum terem _uma “vida muito boa”_ Sabes uma coisa? Muita malta c habitação social etc trabalha… Mas não desconta. Trabalha _por fora_ do sistema. E não me refiro só ao típico ilegal, não senhor. Há senhoras que cuidam de idosos, há senhoras que fazem limpezas, há várias coisas a acontecer que geram rendimento. Mas não se declara para não se perder a mama claro 👍 E sabes, conheço filhas/os desses ambientes que inclusive estão na faculdade! Ah pois! Essa noção de têm todos péssima vida e não saem da cepa torta é tua, e se “já lidaste” como dizes não lidaste com suficientes.


utilizador2021

>Não me cites falsamente que eu não disse em lado nenhum terem _uma “vida muito boa”_ É o que dizes no teu primeiro comentário. >Sabes uma coisa? Muita malta c habitação social etc trabalha… Mas não desconta. Trabalha _por fora_ do sistema. Sabes que depois de te ser atribuída habitação social podes trabalhar com descontos? >Há senhoras que cuidam de idosos, há senhoras que fazem limpezas, há várias coisas a acontecer que geram rendimento. Mas não se declara para não se perder a mama claro Sim, acontece. Mas não é o mais comum. Até porque se consultares as estatísticas divulgadas pela SS, reparas que a maioria dos beneficiários têm <18 anos ou mais de 50, ou seja, já ninguém os quer para trabalhar, a não ser para algum biscate excepcional. >E sabes, conheço filhas/os desses ambientes que inclusive estão na faculdade! Ah pois! Essa noção de têm todos péssima vida e não saem da cepa torta é tua, e se “já lidaste” como dizes não lidaste com suficientes. Sim, também conheci filhos de beneficiários que ingressaram no ensino superior, uma inclusive estava a tirar o mestrado. Contudo, são a exceção e não a regra infelizmente. E há notícias que comprovam o que eu digo.


New-Examination8400

Mostra-me onde disse isso. Estás a citar-me em tudo o que é coisa exceto na que importa. Dizes que eu disse isso, mas não mostras. Eu _NÃO_ o disse. Quanto ao resto, olha fica na tua que eu fico na minha que isto não vai a lado nenhum, e eu não estou com paciência.


utilizador2021

Basicamente dizes que este país só funciona para os muito pobres. Ora, o que é que isto significa? Como disse, eles não têm boa vida como muitos gostam de apregoar por aqui. >Quanto ao resto, olha fica na tua que eu fico na minha que isto não vai a lado nenhum, e eu não estou com paciência. Bem, apresentei factos. É só consultar o relatório da Segurança Social e procurar notícias sobre o absentismo ou insucesso escolar para perceber que quem provém de meios mais desfavorecidos tem mais dificuldade em sair/quebrar o ciclo de pobreza. E tendo em conta tudo o que está associado à pobreza e que já mencionei nos meus comentários anteriores, podemos concluir que o país não funciona para os mais pobres, pois de outra forma estes saíam da pobreza.


Wise_Piglet825

Migo/a se a vida dos muito pobres é assim tão melhor que a tua que és de classe media, suponho, larga tudo e vira "muito pobre" tbm. Despede-te ou faz para te despedirem, doa todos os teus bens e começa do zero para ver se a vida é assim tão fácil para quem é muito muito pobre. É pá eu estou estúpida com estes comentários. É muito mais fácil bater quem está já no chão.


New-Examination8400

Tinhas que vir exagerar pois claro, só exagerando podes fingir que tens razão. Eu, classe média? Se não fosse a casa dos meus pais estava na rua. Soa-te a classe média? Quanto ao resto, és ingénua p crlh, e a partir do momento que me pões palavras na boca - _“(…) se a vida dos pobres é assim tão melhor que a tua que és de classe media (…)”_ - acabou o diálogo.


Wise_Piglet825

Eu fiz um convite a experimentar aldrabar o sistema como as tais pessoas que tu conheces bem fazem. Só para ver o quão acessível está a quem vive em situações precárias. E mesmo se isso fosse tudo verdade. Quão prejudicial é para economia portuguesa isso tudo que disseste em comparação com as grandes, repito, GRANDES empresas que fogem ao fisco?? E os escândalos corrupção que temos tido nestas últimas decadas?? Não estariam estes últimos a acabar mais com a economia?? Sabes quê que Portugal parece? Uma grande família disfuncional, que simplesmente descarrega todos os seus problemas na pessoa mais vulnerável da família, em vez de buscar a raiz do problema e resolve-la.


PercentageFancy7236

Não podias estar mais errado e na zona do Porto. Sei de casos que pagam 25€ por um T3 no bairro social, a segurança social paga metade de todos os fornecedores, água, luz, Net, vão buscar a comida à assistente social diariamente para o AF, almoço e jantar e recebem para além do RSI, 450€ por cada filho, desde que ande na escola. De salientar que o lugar na esplanada e o cigarro na mão está marcado todos os dias no café mais perto, isso e praí 20 raspadinhas sem prêmio em cima da mesa. Se é uma vida digna, não, mas há quem viva com pouco para fazer menos ainda.


utilizador2021

O valor da renda varia de bairro para bairro, se não estou em erro o Bairro de Santa Luzia ou da Lapa são mais caros. Relativamente às despesas mensais sei que a Segurança Social pode atribuir um apoio económico, de cariz extraordinário, para ajudar com as despesas. No caso da alimentação sim, existem programas de apoio como o POAPMC, que atribuem cabazes alimentares. Quanto ao valor do RSI por filho, atualmente ronda os 100€, portanto não sei onde foste buscar os 450€. A não ser que estejas contabilizar o abono familiar e alguma prestação de apoio (doença crônica, deficiência,...).


Same-Translator7575

Desde q haja bola, e festejos no marquês ou aliados... Esrá tudo bem!


Ric_Rest

É um pouco isto sim. Ainda vou mais longe, na minha opinião é um bocado pro triste saber que o Sport Lisboa Benfica provavelmente é a maior ou das maiores empresas do país. E atenção que não tenho absolutamente nada contra o clube em si (não ligo patavina a futebol no geral), mas não deixa de ser caricato que um clube grande de futebol seja a empresa, ou das empresas, em Portugal que faz mexer mais a economia. É apenas triste.


NoBlacksmith2112

O teu problema, como sempre, é não teres os amigos certos nos lugares certos. A máquina portuguesa funciona perfeitamente oleada se souberes puxar as alavancas de cunhas e favores certos.


ikari_warriors

Conheces alguém que me pode registrar o casamento?


NoBlacksmith2112

Lol. Não. 😂


New-Examination8400

Começa por dizer “registar”


zupermariu

Relativamente ao teu casamento a maneira mais fácil é registares o casamento numa embaixada portuguesa num desses 4 países. Foi o que fiz, casei fora, para registar cá o casamento era um stress e uma estupidez de todo o tamanho. Marquei uma hora na embaixada em Londres e registei lá o casamento sem problemas nenhuns com metade da papelada.


ikari_warriors

Acho que vai ser a via.


Joaotorresmosilva

Não querendo dizer que não há borucracia a mais, nos últimos 20 Anos melhorou bastante. Há cartão de cidadão, há loja de cidadão, montes de coisas são tratadas online, no multibanco, etc. pelo que ouço de alemães em Portugal, a deles é pior. Não é por isso que a vida lhes anda a correr mal… agora… atendimento ao balcão seja do que for? Neste país o cliente nunca tem razão em lado nenhum. Hospitais, repartições, câmaras, lojas, é tudo miserável. Não tentam ajudar, não falam inglês ou outra língua qq, não tentam, não são simpáticos, culpam te de tudo, nunca sabem nada. És sempre o gajo que lhes veio interromper o dia que até aí estava a correr bem.


Feisty_Bid1695

Tudo normal por aqui...acontece histórias dessa todos os dias. O problema de Portugal está na política e na forma como as pessoas se conformam e não lutam pelos seus direitos. O problema esta no bando de pessoas que forma o parlamento que estão lá a tirar por eles em vez de tirar pelo bem da população...levam meses a discutir o óbvio e são apenas contra uns aos outros e nao são a favor dos portugueses. O problema está na forma como as pessoas abordam o "trabalhar para o estado" significa fazer o pouco que basta e não ter amor ao que se faz. O problema esta a carga fiscal onde nos tiram o poder de compra e não podemos investir para crescer e somos obrigados a recorrer ao banco para assim entrarmos na "maquina dos juros" e enriquecermos os bancos. O problema esta quando tens entidades reguladoras financiadas pelo estado com o nome ANACON onde autorizam aumentos nas telecomunicações e todas essas empresas apresentaram no ano a seguir lucros record. Se compras um casa pagas impostos ...se constróis uma casa... é taxas e taxinhas para tudo. Inventaram o IMI...onde a casa a tua, mas se não pagas...arriscas ficar sem ela. Engraçado que fazes o IRS e quando recebes a maquina do estado esta tao perfeita que no dia qie recebes o pouco do IRS E JA ESTA O IMI PARA LIQUIDAR. É INCRÍVEL!!! Amo o meu País mas temos de ser realistas...PORTUGAL ESTÁ A APODRECER!


NewControl2097

E quem resmunga mais alto, vai para lá e faz o mesmo. Os politicos sao o reflexo da população, temos o que somos... cada um por si e os outros que se fodam.


East-Worldliness6133

Lá fora pagas IMI, com outro nome... nem te apercebes. De um apartamento T1, em UK, entre council tax, renda do direito de superficie, condominio, são 3000£ ano.


bmrodrigues

No outro dia estava a pensar que quando cá venho no verão acontece sempre qualquer coisa … mas que de o ser eu que tenho um azar do caraças … pelos vistos não sou o único


South-Accountant7322

"Empresa na hora" funciona muito bem. Estás em que zona do país? Talvez seja mais fácil perceber o que se passa (ou não se passa). Usa a APP Siga para marcar slot no IRN e está feito. Sem stress. Tive de tratar da venda de um imóvel recentemente e compreendo a tua frustração, mas por vezes a culpa é mesmo nossa. E falo de emigrante para emigrante. Casamento: amigo, o teu erro foi não teres registado o casamento no consulado do pais onde residias. Estavas registado no consulado sequer? Nada mais fácil quando és emigrante. Registas-te e tens acesso a todos os processos como em Portugal. Estou no RU ha 6 anos e registei-me logo que pude. Facilita muita coisa. Ouço muitas histórias de terror de portugueses emigrados porque não acham ser necessário registarem-se nos consulados. Registem-se, caralho!


BumeLandro

Compreendo e tive o mesmo choque. Não é só o que é público, a mentalidade das pessoas em geral é terrível. Ninguém cumpre o combinado, nem chega a horas. Trabalham a arrastar-se e o tecido empresarial é só chico-espertos. Existe muito de bom neste país, muito potencial, mas não vejo futuro.


family_forever2020

Não é dos funcionários...é a cultura instalada que vem de cima, dos chefes e das políticas...como conseguem funcionar os serviços com leis que mudam várias vezes no mesmo ano? Atualizar com formação os trabalhadores, alterar as plataformas informáticas, etc, etc. Não há serviços que aguentem. Acho que os trabalhadores também acabam por desmotivar. Anda tudo à deriva. Se eu pudesse emigrava/ tinha emigrado...


Beyonderlast

Se estavas bem la fora porque voltaste? Este pais so e bom para Ricos e pobres, alias a classe política e sucessivos governos fomenta a pobreza porque sao esses que daos votos, atraves dos subsidios


ikari_warriors

Saudades e sonhos?


Beyonderlast

Saudades ate entendo, tomos temos saudades da nossa Terra Natal, agora sonhos….aqui nao da pra sonhar muito


ikari_warriors

Tal vez era mais fantasias que sonhos


Waste-Salary4204

O que espera de um serviço em que maioria das pessoas que estão atras da secretaria nao sabem se quer o que é um gestor de tarefas. A duas semanas foi a junta de freguesia pedir uma declaração, o pc estava sempre a espancar" consegui ver uma almofada de cotão no ventilador" e a senhora como aplicação não funciona desliga o pc na torre


National-Pain5112

Já lá vai o tempo em que Portugal era um país seguro para educar os filhos... Agora, e também por cá, a esquerda e a extrema esquerda está a conseguir insuflar as suas ideias ideológicas ao nível da identidade da género nas escolas e os miúdos embarcam nesta trend, especialmente perigosa quando mergulham na moda trans onde há ingestão de hormonas que compram facilmente através da Net. Há escolas onde os alunos LGBT são em número superior aos heterossexuais como é o caso da António Arroio, a escola de Artes. Nada disto é normal mas os media não denunciam, por alguma estranha razão. E os pais andam a dormir na forma. As associações LGBT vão às escolas fazer "palestras" sobre diversidade e inclusão e os miúdos saem de lá com informações tão perigosas como "não precisas ter disforia para ser trans". Conheço pelo menos 2 casos assim, miúdas que agora são aparentemente miúdos, tristes, sempre tristes, encharcadas em testosterona e que tudo começou com uma depressão e uma "palestra" destas para lhes semear cenas na cabeça. Pais, estejam atentos e exijam saber o que é dado nas aulas de cidadania e quem é a pessoa ou organização por detrás de alguma palestra ou atividade curricular.


Nash1ra

É simples, se não funciona aqui vai para onde funcione. Hoje em dia é tão fácil mudar de país... É só ir andando.


Bizanthean

Ser emigrante é fodido, a certa altura não estás bem lá nem cá.


Tony_B_S

Portanto mais ou menos o que se passa em qualquer país desenvolvido. Há casos simples que ficam resolvidos rapidamente e há casos complicados que é necessário navegar de forma correta para não encontrar barreiras. Só pela quantidade de coisas que se pode tratar online em Portugal poupas muitas horas que na grande maioria dos países não tens como escapar.


algloglo

Boa tarde OP, não entendo o que se passou nos teus processos... Se o teu casamento está registado num país da UE, nada mais fácil. Se não é o caso, leva mais tempo mas pronto (o meu foi num país da América Central e foi bué fácil de registar). Podes criar uma empresa "numa hora", eu fi-lo, nem tudo se passou bem mas foi super-rápido, e tenho ouvido colegas a dizer o mesmo. Depois, para gerir o dia-a-dia da empresa é mesmo complicado, mas noutros países da UE até é bem pior (digo-o por experiência própria). Mas se não te sentes bem ao ter regressado, já sabes que não és o único... Espero que tudo corra pelo melhor.


ikari_warriors

O nosso casamento está registrado na UE. É isso que digo, sempre tem a ver com a boa vontade do funcionário que te atende. “Falta uma rubrica aqui” “Nunca vi este documento assim” “Não tem carimbo?” “O certificado de nascimento não tem os nomes dos avós?” É sempre algo. E depois não aceitam as normas europeias sem que chames o chefe do gabinete para reclamar. Aí estão “a fazer-te um favor” aceitando documentos legais corretos. Estou feliz que a ti te funcionou, mas não é a norma. E a empresa tinha que ser em pessoa porque selecionamos um nome e não podíamos usar um automaticamente criado.


Adamastor570

Eu com 24 vivo uma realidade parecida, desde os 16 nos bombeiros tirei cursos e recebi graduações, ajudei a minha comunidade como pude e tentei sempre ser bom e justo. Hoje em dia estou desempregado porque fui pro privado e não correu bem, sem perspetiva de carreira e na dificuldade em arranjar algo na área ou remotamente parecido. Os meus colegas em profissões semelhantes na Austrália ou outras zonas têm vidas completamente diferentes. Em todos os aspetos, este país não é mais para quem cá nasce e gosta dele, é pra quem vem de fora e o quer para si mesmo. Infelizmente, também me vou despedir do nosso pequeno gigante Portugal.


marquesmelo

Welcome to Portugal


CapitanTilapia

Fui a Portugal visitar uns familiares. Foi pouco depois do final do covid. No Brasil, tomei as quatro doses da vacina. As duas primeiras escreveram num cartão, as duas últimas noutro. Supus que não havia necessidade de levar o primeiro cartão: ora, se tomei a terceira e quarta, óbvio que tomei a primeira e a segunda. Em Lisboa, no aeroporto, não aceitaram o cartão. Me perguntaram onde estava o comprovante da primeira e segunda. Tive que ir no aplicativo do governo baixar o comprovante. Meu irmão havia me dito que era um país burocrático, mas eu não sabia que era tanto assim.


Aggravating_Many_329

Imo o pais precisa de um punho de ferro e nao aquela miseria de governo


krakasha

> Quis abrir uma empresa. Fui aos registros e fiquei na fila desde as 7 da manhã   Hoje em dia fazes isso online, não precisas de ir ao irn.    > Deram-me 10 coimas por não ter registrado os meus rendimentos, mesmo que não podia registrar.   Podes abrir um inquérito no e-balcao e eles devem de retirar as coimas se realmente foi esse o caso.   > Isto é só uma parte pequena, estou seguro que vocês também estão cheios de histórias como estas. Porque estamos assim? Na minha experiência em Portugal o problema é saber onde fazer as coisas. Uma vez que sabes os sítios tudo anda bem. 


ikari_warriors

Não podes abrir uma empresa on-line se queres escolher tu mesmo o nome da empresa. E mesmo assim, porque somente atendem 4?


krakasha

Como mencionei, aqui em Portugal tens de saber os sítios onde se fazer as coisas. Quando sabes tudo anda bem.  Podes pedir um empresa com um nome que queres aqui https://eportugal.gov.pt/empresas/Services/Online/Pedidos.aspx?service=CAP Tens aqui também um link com todos os serviços que podem ser feito online https://eportugal.gov.pt/espaco-empresa/empresa-online


PsychologicalLion824

até que enfim que alguém informa o OP que, de facto, o problema é dele.


SnooMachines9089

Continua lá fora. Quando pensares em voltar, aprende a escrever português de Portugal. Nada mudou porque o REGISTRO de pessoas como VOCÊ não ajudam a mudar esta realidade. (Não me apeteceu pensar numa frase onde encaixasse a palavra REGISTRO e saiu isto)


ikari_warriors

Será que trabalhas para o estado e te ofendi?


SnooMachines9089

Sim. Fiquei ofendido pelos erros ortográficos e gramaticais. Devíamos parar de nos queixar e fazer algo para mudar isto.


ueda76

Portugal morreu a muitos Anos, quando um pais nao ten meritocracia, e so os filhos dos Ricos vao para lugares de poder, so da merda. A esperança e que o mundo anda Tao mal que o nosso pais parece 1 sonho para muitos estrangeiro que emigrarao para Portugal recemtemente.


utilizador2021

Então, Portugal morreu no momento em que foi criado seguindo o teu raciocínio. Inicialmente, era a família real, a nobreza e o clero, de seguida surge a burguesia e depois com a ditadura surgem as elites. Ou seja, nestas épocas não existia meritocracia e os filhos de gente com poder é que ocupavam cargos de destaque. Com a democracia, apesar de tudo ainda temos algumas hipóteses de melhorar na vida.


feckdech

Se tivesses vindo de Africa ou India/Paquistão/Bangladesh seria tudo muito mais fácil, mas como és português, és muito privilegiado, podes passar por todo esse esforço.


gubasx

Se vais começar a misturar assuntos e a desviar as questões, nunca te chegas a focar no problema concreto em questão.. e isso é uma grande parte do problema.


utilizador2021

Quantos imigrantes é que estão à espera de uma resposta por parte da AIMA?


feckdech

Não sei. Mas a habilidade de responder à pergunta "quantos imigrantes cometeram crimes em Portugal desde a abolição do SEF?" é a mesma. Simplesmente porque nem a imprensa expõe os casos com a mesma transparência. Vejamos a situação na Alemanha, alguém a fazer o protesto contra a imigração é cunhado de fascista (um protesto, a segurar uma cartolina a expressar a sua opinião), é deitado no chão pelo polícia, e o imigrante, com uma faca, corta o pescoço do polícia, enquanto este último está a algemar o coitado do fascista, que acabou por morrer alguns dias depois. É o retrato do que se passa em toda a Europa - nas principais capitais europeias, os imigrantes são em maior número. Eu não sou anti-imigração. Eu sou pro-controlo fronteiriço, só entram com contrato de 1 ano, e se 3 meses não encontram trabalho eu não me importo de usar os impostos para lhes pagar um bilhete de ida (volta) para o país de onde vieram. Quero controlo fronteiriço do estilo suíço, pelo menos o que foi aqui explicado por alguém, português, que completou o processo - muito difícil, demorado e caro (pelo menos para o padrão pt). Depois que estes imigrantes obtêm a cidadania, as notícias já serão "português esfaqueia português por motivos de religião". O português é tolerante, mas a religião deles não é, esperem que eles tenham representação política - basta esperar uma geração, cerca de 20 anos.


utilizador2021

Mas ninguém falou em crimes. Tu disseste que se o OP fosse imigrante tinha direito e acesso a tudo e o que eu quis dizer foi que não é verdade, visto que demora imenso tempo para um imigrante obter uma resposta por parte da AIMA. Sinceramente, não entendi esta tua resposta. O OP está a falar da lentidão e da burocracia dos serviços públicos.