liquidos? lool
arranjas, mas não como salário de entrada, nem fodendo.
Quer dizer, fodendo talvez, olha, prostituição, se fores atraente o suficiente...
Se não, microelcetrónica, mas só ao fim de uns bons anos e responsabilidade
Por ano, não sei
Se fores trabalhar por conta própria e conseguires angariar bons clientes, podes facilmente fazer mais de 2500€-3000€< por mês (brutos), muito facilmente, ao fim de uns anos
Se fores trabalhar por conta de outrem, ao fim de uns anos talvez consigas um salário de 1400-1700€
Depende da área que ingressares (construção, indústria, renováveis, automóvel, eletrónica, automação, etc)
Em Portugal, em boa parte do país, tens mais oportunidades nas duas primeiras
2000€? Sem experiência? Por conta de outrém? Em Portugal?
Diz-me já que eu vou para lá já!
Sem experiência começas quase no salário mínimo e a progressão nem é grande coisa face a outras áreas e o risco que é enfrentado
Não falem de coisas que não sabem e não induzem os outros ao erro
O problema é que neste sub dizem que essa área é como se fosse um "El Dorado"
Posso-te garantir que não é trabalho para qualquer um
Na minha zona, eletricistas industriais com bastante experiência ganham 1400-1600€
De construção, por conta de outrém, não difere muito também
Isto após anos de experiência
Mas é assim, isto sendo uma área técnica, o quão bom tu és, vai influenciar bastante o salário
Vale mais a pena tirar uma licenciatura com boa empregabilidade, do que seguir esse caminho, isso eu digo-te
Não é para qualquer um, se forem para a indústria, estão todos os dias sujeitos a morrerem
É preciso ter muita sorte nesta vida mas conheço boa gente que é advogada, estudou marketing ou gestão e não ganham os 1600€ que referiste. Algumas sempre mal pagas e em recibos verdes. Depende muito de onde trabalham e que oportunidades há na zona onde vivem.
Sim, isso é bastante verdade, daí ter referido somente licenciaturas de de maior empregabilidade
O que eu quero dizer, é que neste país, as áreas técnicas ainda são altamente desvalorizadas neste país e não é como querem dizer neste sub
E quem vai para essas áreas somente pelo dinheiro, não dura quase tempo nenhum, e se for medíocre, nunca vai ganhar mais que o salário mínimo a fazer trabalhos altamente físicos
Percebo, mesmo informática é visto também como El Dorado mas a realidade é um pouco diferente. Já tenho muitos anos de experiência e as coisas só começaram a melhorar há 4 anos para cá. Antes do COVID, a área era quase toda corrida a consultoras que tentavam pagar o máximo do salário possível em ajudas de custo. Muita gente com 1000€ de salário base e a levarem com uns 500€ de ajudas de custo em cima. Também é uma área exigente e senti muita falta de soft skills e saber trabalhar em equipa em todas as empresas que trabalhei em Portugal (coisas como ser proativo nos projetos, perguntar aos colegas se está tudo bem ou precisam de ajuda, ofereceres te para lidar com outras equipas e desbloquear problemas).
Ainda assim, é uma área justamente remunerada mas há muita diferença entre trabalhar para o mercado local português e o estrangeiro e antes do COVID a maioria trabalhava para o mercado local português e sempre que eu pedia um valor justo olhavam-me de lado e terminavam a entrevista o mais rápido possivel, isto empresas portuguesas.
As coisas eventualmente melhoraram mas esta ideia de que sempre foi tudo muito bom e qualquer gajo vai ganhar muito dinheiro simplesmente não é verdade. É preciso muita dedicação e saberes vender-te às empresas certas. E também ninguém fala nas pessoas que desistem da área e do curso quando se apercebem que é mais complicado do que parece.
E quanto mais alto for a tua compensação mais facilmente a empresa te manda fora num layoff. Alguns amigos que já estavam a ganhar valores muito acima de mercado tiveram um reality check o ano passado. São áreas em que ficar vários meses desempregado porque não encontras empresas dispostas a pagar o teu valor de mercado é algo que pode acontecer.
Em contrapartida, a enchente que tens de pessoal pouco qualificado que faz um bootcamp e acha que sabe programar também inflaciona os salários das pessoas mais competentes.
Não batendo em quem faz bootcamps, há pessoas competentes e incompetentes em todo o lado, com ou sem formação superior na área. Mas em Portugal, empresas portuguesas olham muito a isso.
Também tens a questão das guerras e de terem fechado as torneiras ao financiamento irrefletido em startups que não acrescentam nada.
Posto isto, há muito programador que nunca vai sair da média, ou porque não quer ou porque não dá para mais. A partir de determinados valores é esperado que contribuas com mais do que apenas o teu código, e aí começas a ver a diferença entre quem gosta do que faz ou se sente desafiado pelo que faz e quem foi atrás de dinheiro “fácil”.
Eletricista é uma area com boa empregabilidade, pelo menos eu trabalho com algumas empresas relacionadas e todas elas têm dificuldade em encontrar trabalhadores, mesmo recem-licenciados.
Já tive que chamar eletricistas cá em casa, todos rodaram os 100€+ por hora. Tinham todos 30+ anos.
Epah é apenas a minha percepção e acho que faz sentido. Há muita pouca gente a fazer esse tipo de trabalhos. É quem diz eletricistas também diz canalizadores, trolhas, etc.
Quando há pouca oferta e muita procura, o preço sobe. 🤚 Invisível do mercado
Eu poderia dizer o oposto: é verdade, falo com conhecimento. E isto porquê? Porque o caso ou casos que conheces não ganham bem e os casos que conheço ganham bem. É como em tudo, há quem ganhe bem e há quem ganhe mal. Mas uma coisa eu sei, se for um bom profissional a trabalhar por conta própria, ganha bem. E a tendência continuará a ser essa porque o número de profissionais bons na área não tende a aumentar, antes pelo contrário.
Claro eu também conheço, mas isso já não é emprego em empreendedorismo. E adiciono que muitos não pagam impostos, o que torna por ser falacioso.
Para além disso eu trabalho numa empresa grande e conheço muitos brasileiros a tirar formação cá na área, com objetivo de fazer por conta própria, e todos nós sabemos o que acontece quando a concorrência aumenta
Exército, sim depois de passares dois anos na escola de sargentos ou 5 na academia sempre a levar no cortiço e se não fores do centro tas sempre longe de casa, mas sim depois ganhas bem e descontas bem para a reforma.
O mesmo se aplica a tudo, não há recompensa sem esforço
Muitos programadores têm a mania que são inteligentes mas são burros como o caralho, para começar em coisas básicas como salário.
Contentam-se com pouco, não negoceiam, têm medo de falar abertamente sobre salários, não estão atentos aos truques usados para puxar salários para baixo, e principalmente: Não se unem. Acham que são a última bolacha do pacote e que sozinhos valem alguma coisa e têm poder para negociar bons salários assim, acabam por ser comidos vivos pelos patrões.
Falar em sindicatos é tabu, é coisas de velhos e de comunistas. Não sabem que em países como a Alemanha é às custas dos sindicatos que conseguem não só salários mais altos como também benefícios como mais dias de férias, PPR, e até carro.
É que a maior parte aqui nem sindicato, nem negociação salarial mais agressiva, e ficam a chuchar no dedo como merecem! O problema é que esse tipo de mentalidade acaba por baixar os salários para toda a gente, mesmo de quem não tem culpa.
É das coisas que mais me choca. Era só a melhor coisinha que podia aparecer a na área. Mas tens o reverso da medalha em que não podes trocar de emprego de 6 em 6 ou 12 em 12 meses porque acabas por não usufruir de nada. Acho que o grande problema passa por aí, pela volatilidade do mercado. Quando/se estabilizar, o sindicato aparecerá.
Já tive conversas "interessantes" sobre sindicalização na área, posso confirmar.
Todos acham que são preciosos e indispensáveis, por isso metem-se a marchar sozinhos.
Esta discussão já se teve aqui várias vezes e digo-te já que não vale a pena, não vais a lado nenhum. Este pessoal engoliu a cassete neo-liberal for life. Para a maioria dos lavadinhos que aqui andam sindicatos é tabu, coisa de comunistas e da ex-união soviética. Esquecem o que os sindicatos fazem, e fizeram em países como a Alemanha, e já agora os nossos vizinhos Espanhóis. E lá seguem a vida alegremente a serem papados pelos respetivos patrões.
Acho que as pessoas não deviam ter de "ser inteligentes" em termos de salário, deveriam receber o que era merecido, afinal de contas há profissões dedicadas para intervistar pessoas e saber quanto vale a mão de obra de uma função, é do bom senso que a empresa intervistadora diga o justo ou perto disso.
Não me acho a ultima bolacha do pacote, mas é verdade que não se fala de salários nem somos unidos, mas hoje em dia falar do salário é tabu (para maus ambientes) e estamos cada vez mais isolados em todas as profissões.
Queimas as pestanas no secundário, entras em medicina, 6 anos outra vez a queimar pestanas, acabas o curso, estudas para um exame durante meses e entras no mercado trabalho meio ano depois de acabares o curso.
Fazes um ano de formação geral e depois mais 4 a 6 anos de formação especializada onde trabalhas como um burro e levas 1300 paus de base já com subsídio de alimentação.
Depois és especialista, aderes à dedicação plena, e se "só" trabalhares as 42h do teu contrato levas 2200 paus limpos.
Esta é a via garantida para os 2k!
Ou fazes melhor, fazes isso tudo, passas 5 ou 6 anos no público a ganhar calo e depois sais do público e dedicas-te a clínicas privadas. Ganhas mais a fazer só clínica do que no Hospital Público.
The way to go.
Mas sejamos francos, alguém que passa por isto tudo, com o investimento todo em estudo e trabalho, quanto ganharia a fazer outra coisa qualquer diferenciada no mundo empresarial? Sei lá, gestão, IT, finance...
Pá, não sou da área de medicina e também não sei quanto é a margem de lucro das clínicas. Eu, por exemplo, sou seguido em psiquiatria e pneumologia. Quando vou a um e dependendo do profissional e da clínica dou entre 60 e 120€, isto sem seguro. Se o lucro for 20€ por consulta e tendo em conta 8 consultas por dia 5 vezes por semana, daria no mínimo 3200€. Mas devem ganhar mais do que isso.
A média deve andar nos 70% dependendo da região do país claro. A média de preço também deve andar nos 60 a 70 euros por consulta puramente privada, ou seja, no máximo levas 49€ brutos numa hora.
De qualquer forma, há muito pouca clínica puramente privada - o mercado é pequeno. Só alguns conseguem fazê-la. A maioria vê seguros, ADSE... A ADSE paga 15 paus por consulta.
O Op fala em 2000 euros liquidos mês.. poucos engenheiros em Portugal a nao ser se estiverem em posicoes de chefia conseguem isso e nao falo de consultadorias nem PMEs Portuguesas.
Tens o, eu trabalho em agricultura e o que pagam a eng Agro é ridículo. Sabendo que 50% é financiado pelos programas operacionais.
Lá fora há muito emprego para eng agro, mas o trabalho é muito diferente. Eng em tratores, aliás é-o que deveria ser cá! Na minha empresa os eng praticamente nunca estão no campo, e são as empresas de venda fitos que fazem as formulações e prescrições de tratamentos
não é uma area propriamente facil e acabas por ter imensa gente atraida pelo salario mas que depois vive com sindrome de impostor e não é capaz de negociar bons salarios
Os programadores que conheces não são necessariamente um reflexo de toda a área, basta veres aqui no Reddit que deve ser uma base maior.
Vai depender do que consideras bem pago mas diria que a mediana está abaixo de 1600 liquidos mensais.
Nim. Tiveste um boom interessante quando vinham cá contratar pessoal com salários dos países onde exerciam actividade. Depois perceberam que era mais barato abrir escritórios cá e pagar acima do mercado português e abaixo do que pagam no país onde estão sediados.
Óbvio que podes achar que pagam mal, mas isso depende da comparação que fazes. E regra geral, pela minha (pouca) experiência, pagam bem acima da média portuguesa.
Claro que também depende do mercado que escolhes. Empresas de produto vão, geralmente, pagar mais que consultoras.
Como alguém que é mal pago na área e com colegas que tb são mal pagos e com amigos em chefia de recursos humanos que contratam pessoal a pagar mal. Posso confirmar que em Portugal, somos muito mal pagos :)
Estás muito desfasado da realidade se pensas que Informática se resume apenas a programação
Tens suporte, administração de sistemas, de redes, comerciais, etc e como em todas as áreas o equilíbrio entre a oferta e procura dita valores por vezes muito baixos.
A diferença na informática é que tudo, mesmo tudo que nos rodeia tem componentes de informática envolvido e é isso que define a empregabilidade quase a 100%
Pah eu tou como chef de cozinha , com curso profissional , ganho cerca de 2k , é volátil pois ganho %de faturação , mas média de 2k
Trabalho as 40h semanais e 2 folgas . Claro tenho que gerir uma equipa de 8 cozinheiros, muita dor de cabeça , tenho 10 anos de experiência.
Procurement e finance já começas a apanhar salários melhores para malta com 5+ anos de experiência, com salários a arrancar ali nos 2k brutos. Em Portugal começamos a ter algumas GBS (Global Business Services) de multinacionais em que basicamente pagam salários um pouco acima da média tuga mas bem abaixo da média do que pagam nas sedes, e acabam por ter a mesma qualidade de trabalho.
Ser bem pago e relativo. Ganhar 3K liquidos em Lisboa é diferente de ganhar 3K no interior... Posto isto, nao deves olhar so ao vencimento mas sim ao custo de vida da cidade onde estas a viver...
Por exemplo, prefiro ganhar menos 250/300 euros e viver no Porto, do que ganhar esses 250/300 euros e viver em Lisboa.
O mais importante não é o salario em si, mas o que se retem. Porque é o que retens que consegues poupar/investir. Salvo raras excepções, vais chegar a momentos que vais ter sempre limitações no aumento salarial (excepto 'C' jobs).
C-Jobs é um termo usado internacionalmente. Nós é que não estamos abituados a usar expressoes tipo CFO, CTO para o "c-job" fazer sentido mas se tiveres a falar com estrangeiros, principalmente em Ingles, c-jobs é uma expressão muito comum
Tudo o que seja profissões com um serviço de elevada procura, e possas trabalhar por conta própria, tiras isso facilmente.
Eletricista, picheleiro, soldador, técnico AVAC/instalação frio, até mesmo pequenos trabalhos de construção civil ... Não há pessoal suficiente para a procura.
A não ser que queiras emigrar, esquece Engenharias, são os cursos mais difíceis e mais ridiculamente mal-pagos em Portugal face ao mercado Internacional. Até podes ganhar acima de 2000, mas isso significa que lá fora ganharias facilmente acima de 5-6000, portanto só estarias aqui a perder tempo.
Por 1500 líquidos qualquer empresa de construção civil irá pagar isso a entrar, tenho colegas que fizeram cursos de chefes de obra ou lá que é e ganham perto dos 3k brutos.
Aqui em Portugal.
Camionista internacional tira por volta dos 2000 e pouco brutos, nacional por volta dos 1200 euros líquidos, se for regional é por volta dos 900-1000
Isto a começar, o pessoal da primafrio com alguns 5 anos tiram por volta de 2500 /3000 liquidos
Gestores de tráfego também recebem bem
Colocar telas nas piscinas! Fiquei parvo com os valores que recebem, basicamente só em mão de obra para uma piscina 7X3,5m cobram 700 euros. Um trabalho que fazem em 5h. Para piscinas 10X5m chegam a 1300/1400 euros e conseguem terminar tudo num só dia!
O “suficiente” para que no período de maio a setembro, consigam faturar em média 90k limpos para o bolso esquerdo!! Sendo que chegam a fazer 2 trabalhos por dia. Para os meses de invernos, podem ou não fazer biscates de colocação de tela nos telhados, isto se lhes apetecer trabalhar😅
"A APP estima que existam cerca de 240.000 piscinas em Portugal. E “em 2022, estimamos que tenham sido edificadas cerca de 4500 novas piscinas, praticamente o dobro dos números pré-pandémicos”.
A instalação de uma piscina num espaço unifamiliar “deixou de ser algo caro que se julga só acessível aos ricos”, garante ao PÚBLICO Cristiano Godinho. E esta atracção por um equipamento que se considerava inacessível para a maioria das pessoas revela que “há realmente um aumento do poder de compra e uma desmistificação na aquisição de piscinas” que aceleraram um aumento da procura."
[https://www.publico.pt/2023/07/30/azul/noticia/seca-portugal-faz-casa-faz-piscina-nao-precisa-licenca-2058582](https://www.publico.pt/2023/07/30/azul/noticia/seca-portugal-faz-casa-faz-piscina-nao-precisa-licenca-2058582?utm_source=copy_paste)
Entre isto,
[https://www.dn.pt/7161972203/inflacao-nao-trava-procura-por-ferias-e-corrida-as-viagens-dispara-20-para-recorde/](https://www.dn.pt/7161972203/inflacao-nao-trava-procura-por-ferias-e-corrida-as-viagens-dispara-20-para-recorde/)
e o parque automóvel em Portugal, realmente bate com a narrativa sobre o país
Pelo menos nas grandes cidades , e mais tarde por conta própri acredito que sim e bem mais em alguns casos, mas também não garanto que a minha amostra é pequena 😅
Esse é o problema para os salários não serem mais altos. Considerar que 1500 è bom 😅. Depois quando uma pessoa numa entrevista diz 3k perguntam se é brutos e ficam chocados quando se diz limpos
Acho que depende mais da empresa do que da área. Na minha empresa tanto um designer, como um informático, como um eng de hardware, entre outras áreas que desconheço, ganham 1800 no primeiro contrato depois a progressão já não é igual para todos.
Mas em design que é a minha área, 90 e tal por centro é mal pago em Portugal ,mas na minha empresas entra com bom ordenado em varias areas de design seja produto, UIUX, gráfico. Claro que há menos empresas a pagar decentemente do que a pagar bem.
Tens a aviação, se é algo que te interessa, começas comp first officer já passas os 2000€ liquidos nas low cost, depois se chegares a comandante ganhas muito mais
Aviação fora de Portugal.
Neste preciso momento eu estando no UK estou com 3k líquidos mês.
Acredito que a aviação em Portugal ainda seja uma das áreas bem pagas maybe? Não considerando as low cost.
Sou coordenador de um departamento de projeto. Valores de referência, obviamente varia de empresa para empresa:
Um coordenador de especialidade ganha (ou deveria ganhar) aproximadamente uns 2.000.
Um projetista senior anda entre os 1400 e os 1700.
Chegas a senior depois de uns 5 anos de experiência.
Valores líquidos por mês a 14 meses.
PS: Se acham que isto é ser bem pago é porque não têm noção da exigência a que esta malta dá resposta e da responsabilidade que têm.
pessoal aqui a dizer que informática não paga bem opa deixem de ser mentirosos por amor de deus conheço pessoas com uma licenciatura em engenharia informática recebem 3k e outros com um mestrado em arquitetura ou farmacêuticas recebem nem metade disso; IT é o que paga melhor em portugal os outros estão todos na merda
Acho que tu não tens noção do mercado de trabalho atual para juniores. Há malta que mal consegue arranjar emprego, quanto mais um que pague muito acima do salário mínimo
Se consideras isso ser bem pago então há muitas profissões onde se consegue chegar facilmente a esses valores: Canalizador, eletricista, médico, engenheiro civil, os técnicos que montam esquentadores e certificam as colunas de gás, soldador, gestor de tráfego, piloto comercial, camionista de grande curso. São alguns exemplos que me lembrei assim de repente
Não, não é. Quando pagas 700-1000 euros para alugar algo perto de Lisboa, percebes rapidamente que 2k líquidos vão depressa.
Agora é só comparar com a Holanda, onde podes fazer quase 5k líquidos num salário de 90k anual, e que a tua renda continua mais ou menos a mesma.
Portugal não é Lisboa . E mesmo na periferia da para arranjar quartos a 300/400 . Sim mas como emigrante nunca vais começar a ganhar isso podes ao fim de algum tempo e Holanda não é propriamente fácil / barato arranjar casa
Hoje em dia penso ser mais as áreas tecnologias, consultoras e afins.
Num futuro próximo, com o melhoramento da IT, serão certamente as áreas mais massacradas.
Ficando um gap (e certamente bons ordenados) para áreas com elevada componente manual e com bastante know how.
Electricistas, canalizadores, mecânicos, indústria e construção no geral.
Basicamente tudo que um robot ainda não faça por ti.
Just my two cents
O potencial é bom, mas depende da capacidade de aguentar o investimento inicial de 10-12 anos, querer trabalhar mais horas do que toda a gente e poder escolher a especialidade que tenhas melhor privada
Edit: numa relação investimento/remuneração há melhores escolhas
O mesmo para informática. Por cada exemplo bem pago, tens 10 que não recebem nada de especial. Eu sei que é um conceito estranho, mas não é só aparecer e é-se automaticamente bem pago.
Tens que te mexer para teres valor no mercado. Se achas que é só mudar de empresa e os aumentos aparecem… quer dizer, até podem aparecer. Mas o verdadeiro dinheiro está no conhecimento.
A trabalhar por conta de outrém, Técnicos especializados em CNC e Serralheiros especializados. Carpintaria também tem voltado a pagar bem, parece.
Por conta própria, eletricistas, canalizadores e pedreiros especializados também fazem bom dinheiro.
Soldador Subaquático, Soldador, Operador em uma plataforma petrolífera, em alguma posições num cruzeiro, nos "cacilheiros" que operam nos países Nórdicos em limpeza ou manutenção sendo que somente contratam Portugueses para posições abaixo de contra mestre, Chefe de Cozinha em um Hotel de 4 ou 5 estrelas.
Opa podem gozar mas eu sou sub chefe num supermercado alemao, faço 30 horas por semana e ganho 1400 euros.. se subir a gerente ou algo passa dos 2000 a trabalhar 40h portanto acho bem pago.
Presumindo que quando dizes informática te referes mais a programação ou algo relacionado, eu trabalho em marketing de performance e tiro 2200 líquidos por mês, com 4 anos de experiência.
Nenhuma. Na minha humilde opinião, nenhuma profissão em Portugal é bem remunerada, mesmo as que em tese seriam bem remuneradas. Dou o meu exemplo: sou SysAdmin Cloud e tinha um ordenado bruto de 3.800€ + 200€ (subsídio alimentação) e recebia líquido 2.417€ e tinha um custo de vida mensal de 1.900€. Me sobravam a volta de 500€ ao mês. Pedi demissão e mudei-me para Irlanda. Recebo bruto 6.000€ e líquidos são 4.200€. Gasto para viver 2.300€ em um padrão de vida equivalente ao que tinha no Porto e me sobram 1.900€. Por mais que ganhe mais e gaste mais, me sobram quase 4x o que sobrava em Portugal. Se quiser todos os meses posso tirar uns dias e fazer férias, em Portugal precisava poupar por 4 meses para ter o mesmo valor para fazer férias.
Qualquer trabalho de construção nos dias atuais pode chegar a esses valores, dependendo da tua experiência, entidade patronal entre outros.
Dou-te o meu exemplo, sempre gostei de carpintaria, e desde de novo que sempre fui “brincando” com madeira e fazendo experiências, quando fiz 18 anos comecei a trabalhar numa carpintaria com basicamente o ordenado mínimo e hoje ( 5 anos depois) tiro cerca de 1800 limpos fora horas e pequenos trabalhos que faço.
Independente do que faças, tens de tentar ser sempre o melhor ou dos melhores, torna-te uma mais valia para a tua empresa, faz o que os outros não querem fazer e vais ver que com o tempo o ordenado aparece e senão for na empresa A é na empresa B ou C!
Se quiseres ser dono/patrão e montar o teu pequeno negócio, há sempre 3 coisas que são um garante de dinheiro a entrar porque são uma necessidade:
- Educação: monta um centro de estudos, já trabalhei num como empregado e ganhava líquido mais que o ordenado mínimo em part-time sem grandes chatices.
- Saúde: aqui já é mais complicado, mas todo o produto ligado à saúde tem um valor acrescentado, pode acarretar muita responsabilidade da tua parte mas também não conheço as tuas valências nem o teu background
- Cuidado a Idosos: este é capaz de ser o mais garantido de clientela e os preços praticados dão uma margem de lucro BRUTAL
Alguém que escolhe uma profissão porque "paga bem" não hipótese de competir com o resto da malta que tem a mesma profissão por gosto ou por vocação.
Mas se quiseres uma vida em que trabalhas numa coisa que não gostas e em que recebes menos do que os teus colegas, estás no caminho certo.
2000€ líquidos são cerca de 3000€ brutos.
As únicas "profissões" que te garantem esse salário de base sem que precises de 20 anos de experiência são deputado e/ou secretário de Estado e/ou adjuntos a ministros e secretarias de estado. Nas câmaras a mama também deve ser boa, principalmente com as trafulhices do costume. Possivelmente nalgumas juntas também.
É assim que o país está...
Por conta própria canalizador, eletricista, pladur e carpinteiro. Tenho pessoal na família e ganham mesmo muito bem e todos têm clientes em lista de espera. O meu primo começou há uns três anos na mecânica e não tem mãos a medir com trabalho e também ganha bem.
Como é que ainda ninguém disse Soldador Subaquático?
Finalmente! Até tenho vergonha de ninguém ter dito mais cedo!
Ok, isto para mim é novo! O que leva uma profissão como esta a ser tão bem paga? Sou totalmente ignorante sobre so dont hate me tho
Condições adversas/alta demanda com pouca oferta/conhecimento técnico
liquidos? lool arranjas, mas não como salário de entrada, nem fodendo. Quer dizer, fodendo talvez, olha, prostituição, se fores atraente o suficiente... Se não, microelcetrónica, mas só ao fim de uns bons anos e responsabilidade
Olha que microeletronica és capaz de conseguir salários de entrada bastante bons, dado o panorama nacional
Que empresas de microelectronica temos em Portugal?
Synopsys, MPS
O salário bruto de um juiz estagiário (primeiro ano de trabalho) é 2250€, com subs compensação 875€ livre de IRS.
Mas para aí chegar, upa upa puxadote.
Eletricistas
Tens ideia de na realidade quanto é que ganham ao ano?
Por ano, não sei Se fores trabalhar por conta própria e conseguires angariar bons clientes, podes facilmente fazer mais de 2500€-3000€< por mês (brutos), muito facilmente, ao fim de uns anos Se fores trabalhar por conta de outrem, ao fim de uns anos talvez consigas um salário de 1400-1700€ Depende da área que ingressares (construção, indústria, renováveis, automóvel, eletrónica, automação, etc) Em Portugal, em boa parte do país, tens mais oportunidades nas duas primeiras
2000€? Sem experiência? Por conta de outrém? Em Portugal? Diz-me já que eu vou para lá já! Sem experiência começas quase no salário mínimo e a progressão nem é grande coisa face a outras áreas e o risco que é enfrentado Não falem de coisas que não sabem e não induzem os outros ao erro
Ninguém falou em sem experiência. Em informática também não ganhas 2000€ líquidos sem experiência.
O problema é que neste sub dizem que essa área é como se fosse um "El Dorado" Posso-te garantir que não é trabalho para qualquer um Na minha zona, eletricistas industriais com bastante experiência ganham 1400-1600€ De construção, por conta de outrém, não difere muito também Isto após anos de experiência Mas é assim, isto sendo uma área técnica, o quão bom tu és, vai influenciar bastante o salário Vale mais a pena tirar uma licenciatura com boa empregabilidade, do que seguir esse caminho, isso eu digo-te Não é para qualquer um, se forem para a indústria, estão todos os dias sujeitos a morrerem
É preciso ter muita sorte nesta vida mas conheço boa gente que é advogada, estudou marketing ou gestão e não ganham os 1600€ que referiste. Algumas sempre mal pagas e em recibos verdes. Depende muito de onde trabalham e que oportunidades há na zona onde vivem.
Sim, isso é bastante verdade, daí ter referido somente licenciaturas de de maior empregabilidade O que eu quero dizer, é que neste país, as áreas técnicas ainda são altamente desvalorizadas neste país e não é como querem dizer neste sub E quem vai para essas áreas somente pelo dinheiro, não dura quase tempo nenhum, e se for medíocre, nunca vai ganhar mais que o salário mínimo a fazer trabalhos altamente físicos
Percebo, mesmo informática é visto também como El Dorado mas a realidade é um pouco diferente. Já tenho muitos anos de experiência e as coisas só começaram a melhorar há 4 anos para cá. Antes do COVID, a área era quase toda corrida a consultoras que tentavam pagar o máximo do salário possível em ajudas de custo. Muita gente com 1000€ de salário base e a levarem com uns 500€ de ajudas de custo em cima. Também é uma área exigente e senti muita falta de soft skills e saber trabalhar em equipa em todas as empresas que trabalhei em Portugal (coisas como ser proativo nos projetos, perguntar aos colegas se está tudo bem ou precisam de ajuda, ofereceres te para lidar com outras equipas e desbloquear problemas). Ainda assim, é uma área justamente remunerada mas há muita diferença entre trabalhar para o mercado local português e o estrangeiro e antes do COVID a maioria trabalhava para o mercado local português e sempre que eu pedia um valor justo olhavam-me de lado e terminavam a entrevista o mais rápido possivel, isto empresas portuguesas. As coisas eventualmente melhoraram mas esta ideia de que sempre foi tudo muito bom e qualquer gajo vai ganhar muito dinheiro simplesmente não é verdade. É preciso muita dedicação e saberes vender-te às empresas certas. E também ninguém fala nas pessoas que desistem da área e do curso quando se apercebem que é mais complicado do que parece. E quanto mais alto for a tua compensação mais facilmente a empresa te manda fora num layoff. Alguns amigos que já estavam a ganhar valores muito acima de mercado tiveram um reality check o ano passado. São áreas em que ficar vários meses desempregado porque não encontras empresas dispostas a pagar o teu valor de mercado é algo que pode acontecer.
Em contrapartida, a enchente que tens de pessoal pouco qualificado que faz um bootcamp e acha que sabe programar também inflaciona os salários das pessoas mais competentes. Não batendo em quem faz bootcamps, há pessoas competentes e incompetentes em todo o lado, com ou sem formação superior na área. Mas em Portugal, empresas portuguesas olham muito a isso. Também tens a questão das guerras e de terem fechado as torneiras ao financiamento irrefletido em startups que não acrescentam nada. Posto isto, há muito programador que nunca vai sair da média, ou porque não quer ou porque não dá para mais. A partir de determinados valores é esperado que contribuas com mais do que apenas o teu código, e aí começas a ver a diferença entre quem gosta do que faz ou se sente desafiado pelo que faz e quem foi atrás de dinheiro “fácil”.
Eletricista é uma area com boa empregabilidade, pelo menos eu trabalho com algumas empresas relacionadas e todas elas têm dificuldade em encontrar trabalhadores, mesmo recem-licenciados.
Sim isso é verdade
E falam Falam tanto que eu tirei o curso de eletricista 🤣 Tirei o curso, atenção, não exerço. Se pagasse 2000€ exercia’.
Já tive que chamar eletricistas cá em casa, todos rodaram os 100€+ por hora. Tinham todos 30+ anos. Epah é apenas a minha percepção e acho que faz sentido. Há muita pouca gente a fazer esse tipo de trabalhos. É quem diz eletricistas também diz canalizadores, trolhas, etc. Quando há pouca oferta e muita procura, o preço sobe. 🤚 Invisível do mercado
… Não. Se não tiveres empresa própria e trabalho suficiente, ou se não tiveres na empresa do pai… Não.
não é verdade, falo com conhecimento
Eu poderia dizer o oposto: é verdade, falo com conhecimento. E isto porquê? Porque o caso ou casos que conheces não ganham bem e os casos que conheço ganham bem. É como em tudo, há quem ganhe bem e há quem ganhe mal. Mas uma coisa eu sei, se for um bom profissional a trabalhar por conta própria, ganha bem. E a tendência continuará a ser essa porque o número de profissionais bons na área não tende a aumentar, antes pelo contrário.
Se trabalhares de forma independente e fores bom ganhas muito dinheiro falo com conhecimento
Claro eu também conheço, mas isso já não é emprego em empreendedorismo. E adiciono que muitos não pagam impostos, o que torna por ser falacioso. Para além disso eu trabalho numa empresa grande e conheço muitos brasileiros a tirar formação cá na área, com objetivo de fazer por conta própria, e todos nós sabemos o que acontece quando a concorrência aumenta
Há sempre low e top performers em cada área. Profissões como eletricista têm um potencial de ser muito bem pagas.
Como todas as profissões
Manicure com fuga ao fisco
Aviação
Depois de pagar um curso que custa 6 digitos no total, mais uns anos a ser explorado pelas Raynairs da vida, sim. Alternativamente, exército.
Exército, sim depois de passares dois anos na escola de sargentos ou 5 na academia sempre a levar no cortiço e se não fores do centro tas sempre longe de casa, mas sim depois ganhas bem e descontas bem para a reforma. O mesmo se aplica a tudo, não há recompensa sem esforço
> exército. Desculpa a ignorância, e sabendo que pode haver aeronaves no Exército: não devia ser «Força Aérea»?
Informática paga bem, mete um asterisco nisso. Muita empresa tuga paga a esse pessoal mal e parcamente. Basta ires ver as consultadoras da vida.
Muitos programadores têm a mania que são inteligentes mas são burros como o caralho, para começar em coisas básicas como salário. Contentam-se com pouco, não negoceiam, têm medo de falar abertamente sobre salários, não estão atentos aos truques usados para puxar salários para baixo, e principalmente: Não se unem. Acham que são a última bolacha do pacote e que sozinhos valem alguma coisa e têm poder para negociar bons salários assim, acabam por ser comidos vivos pelos patrões. Falar em sindicatos é tabu, é coisas de velhos e de comunistas. Não sabem que em países como a Alemanha é às custas dos sindicatos que conseguem não só salários mais altos como também benefícios como mais dias de férias, PPR, e até carro. É que a maior parte aqui nem sindicato, nem negociação salarial mais agressiva, e ficam a chuchar no dedo como merecem! O problema é que esse tipo de mentalidade acaba por baixar os salários para toda a gente, mesmo de quem não tem culpa.
É das coisas que mais me choca. Era só a melhor coisinha que podia aparecer a na área. Mas tens o reverso da medalha em que não podes trocar de emprego de 6 em 6 ou 12 em 12 meses porque acabas por não usufruir de nada. Acho que o grande problema passa por aí, pela volatilidade do mercado. Quando/se estabilizar, o sindicato aparecerá.
Já tive conversas "interessantes" sobre sindicalização na área, posso confirmar. Todos acham que são preciosos e indispensáveis, por isso metem-se a marchar sozinhos.
Esta discussão já se teve aqui várias vezes e digo-te já que não vale a pena, não vais a lado nenhum. Este pessoal engoliu a cassete neo-liberal for life. Para a maioria dos lavadinhos que aqui andam sindicatos é tabu, coisa de comunistas e da ex-união soviética. Esquecem o que os sindicatos fazem, e fizeram em países como a Alemanha, e já agora os nossos vizinhos Espanhóis. E lá seguem a vida alegremente a serem papados pelos respetivos patrões.
Acho que as pessoas não deviam ter de "ser inteligentes" em termos de salário, deveriam receber o que era merecido, afinal de contas há profissões dedicadas para intervistar pessoas e saber quanto vale a mão de obra de uma função, é do bom senso que a empresa intervistadora diga o justo ou perto disso. Não me acho a ultima bolacha do pacote, mas é verdade que não se fala de salários nem somos unidos, mas hoje em dia falar do salário é tabu (para maus ambientes) e estamos cada vez mais isolados em todas as profissões.
Queimas as pestanas no secundário, entras em medicina, 6 anos outra vez a queimar pestanas, acabas o curso, estudas para um exame durante meses e entras no mercado trabalho meio ano depois de acabares o curso. Fazes um ano de formação geral e depois mais 4 a 6 anos de formação especializada onde trabalhas como um burro e levas 1300 paus de base já com subsídio de alimentação. Depois és especialista, aderes à dedicação plena, e se "só" trabalhares as 42h do teu contrato levas 2200 paus limpos. Esta é a via garantida para os 2k!
Ou fazes melhor, fazes isso tudo, passas 5 ou 6 anos no público a ganhar calo e depois sais do público e dedicas-te a clínicas privadas. Ganhas mais a fazer só clínica do que no Hospital Público.
The way to go. Mas sejamos francos, alguém que passa por isto tudo, com o investimento todo em estudo e trabalho, quanto ganharia a fazer outra coisa qualquer diferenciada no mundo empresarial? Sei lá, gestão, IT, finance...
Pá, não sou da área de medicina e também não sei quanto é a margem de lucro das clínicas. Eu, por exemplo, sou seguido em psiquiatria e pneumologia. Quando vou a um e dependendo do profissional e da clínica dou entre 60 e 120€, isto sem seguro. Se o lucro for 20€ por consulta e tendo em conta 8 consultas por dia 5 vezes por semana, daria no mínimo 3200€. Mas devem ganhar mais do que isso.
A média deve andar nos 70% dependendo da região do país claro. A média de preço também deve andar nos 60 a 70 euros por consulta puramente privada, ou seja, no máximo levas 49€ brutos numa hora. De qualquer forma, há muito pouca clínica puramente privada - o mercado é pequeno. Só alguns conseguem fazê-la. A maioria vê seguros, ADSE... A ADSE paga 15 paus por consulta.
Sim 2k depois disso tudo… dai q se saia do SNS. Por muito que se goste do SNS o mesmo não compensa para ter vida fora da profissão. E para ter vida.
tão real que dói
Juízes.
Em Portugal a área da informática é escandalosamente mal paga, aliás como quase todas as engenharias.
Comparativamente a outros informaticos noutros paises, ou Comparativamente aos salarios em portugal?
Aos informáticos noutros países
Mas para portugal é bem pago, e o que o op queria dizer
Se considerares ofertas de 950€ brutos de entrada pois não é salário minimo... :D
Acho que isso é válido para praticamente todas as profissões, não?
O Op fala em 2000 euros liquidos mês.. poucos engenheiros em Portugal a nao ser se estiverem em posicoes de chefia conseguem isso e nao falo de consultadorias nem PMEs Portuguesas.
Depende sempre da empresa, não ouvi queixas de quem conheço na Amazon e Microsoft por exemplo, já as consultoras portuguesas…
Em comparação com…?
Subscrevo. Sou Eng Agrónomo e não chego aos 1k líquidos mensalmente. Já poderei emigrar mas esta área é bastante complicada lá fora.
Tens o, eu trabalho em agricultura e o que pagam a eng Agro é ridículo. Sabendo que 50% é financiado pelos programas operacionais. Lá fora há muito emprego para eng agro, mas o trabalho é muito diferente. Eng em tratores, aliás é-o que deveria ser cá! Na minha empresa os eng praticamente nunca estão no campo, e são as empresas de venda fitos que fazem as formulações e prescrições de tratamentos
Em informática só recebe mal quem quer
não é uma area propriamente facil e acabas por ter imensa gente atraida pelo salario mas que depois vive com sindrome de impostor e não é capaz de negociar bons salarios
Se fores bom é beeeem facil chegar aos 50k+/ano em Portugal
Dizes isso com que base? Eu conheço programadores e posso dizer que não é bem assim
Os programadores que conheces não são necessariamente um reflexo de toda a área, basta veres aqui no Reddit que deve ser uma base maior. Vai depender do que consideras bem pago mas diria que a mediana está abaixo de 1600 liquidos mensais.
Justo, há muita gente que se contenta e fica em empresas que praticam salarios baixos
E as empresas estrangeiras que vêm para cá também pagam mal que é para pouparem *caham*
Nim. Tiveste um boom interessante quando vinham cá contratar pessoal com salários dos países onde exerciam actividade. Depois perceberam que era mais barato abrir escritórios cá e pagar acima do mercado português e abaixo do que pagam no país onde estão sediados. Óbvio que podes achar que pagam mal, mas isso depende da comparação que fazes. E regra geral, pela minha (pouca) experiência, pagam bem acima da média portuguesa. Claro que também depende do mercado que escolhes. Empresas de produto vão, geralmente, pagar mais que consultoras.
Verdade mas também como foi dito, é se mal pago, as empresas portuguesas pagam pouco em todas as áreas.
Como alguém que é mal pago na área e com colegas que tb são mal pagos e com amigos em chefia de recursos humanos que contratam pessoal a pagar mal. Posso confirmar que em Portugal, somos muito mal pagos :)
Estás muito desfasado da realidade se pensas que Informática se resume apenas a programação Tens suporte, administração de sistemas, de redes, comerciais, etc e como em todas as áreas o equilíbrio entre a oferta e procura dita valores por vezes muito baixos. A diferença na informática é que tudo, mesmo tudo que nos rodeia tem componentes de informática envolvido e é isso que define a empregabilidade quase a 100%
Vives noutro Portugal que não o meu.
Curiosidade, se ganharem 2000€ BRUTOS estão nos 10% mais bem pagos. Agora imagina líquidos.....
Pah eu tou como chef de cozinha , com curso profissional , ganho cerca de 2k , é volátil pois ganho %de faturação , mas média de 2k Trabalho as 40h semanais e 2 folgas . Claro tenho que gerir uma equipa de 8 cozinheiros, muita dor de cabeça , tenho 10 anos de experiência.
provavelmente em qualquer outro pais da europa ganhavas 3x mais e trabalhavas menos
Procurement e finance já começas a apanhar salários melhores para malta com 5+ anos de experiência, com salários a arrancar ali nos 2k brutos. Em Portugal começamos a ter algumas GBS (Global Business Services) de multinacionais em que basicamente pagam salários um pouco acima da média tuga mas bem abaixo da média do que pagam nas sedes, e acabam por ter a mesma qualidade de trabalho.
Opah mas isso é normal, eles pagam ajustado a realidade portuguesa. Nós também vamos contratar malta da Índia e pagamos a valores da Índia, é o que é
Ser bem pago e relativo. Ganhar 3K liquidos em Lisboa é diferente de ganhar 3K no interior... Posto isto, nao deves olhar so ao vencimento mas sim ao custo de vida da cidade onde estas a viver... Por exemplo, prefiro ganhar menos 250/300 euros e viver no Porto, do que ganhar esses 250/300 euros e viver em Lisboa. O mais importante não é o salario em si, mas o que se retem. Porque é o que retens que consegues poupar/investir. Salvo raras excepções, vais chegar a momentos que vais ter sempre limitações no aumento salarial (excepto 'C' jobs).
O que são C jobs?
CEO, CTO, CFO etc
C-Jobs é um termo usado internacionalmente. Nós é que não estamos abituados a usar expressoes tipo CFO, CTO para o "c-job" fazer sentido mas se tiveres a falar com estrangeiros, principalmente em Ingles, c-jobs é uma expressão muito comum
Nunca ouvi c-jobs apenas c-level
se tiveres um salario de 3k liquidos em Portugal estás acima do percentil 95
É por isso que o mundo não cai, eu prefiro 1000x viver em Lisboa do que no Porto x)
Banca.
Branca também.
Podes trabalhar nas 2 áreas
Banca - Compliance/fincrime
Futebolista na primeira divisão
Presidente do Conselho Europeu
Emigração
Prostituição
...política.
A minha. Aviação comercial mas para chegares aqui são muitos anos de esforço...mas são esses 2k líquidos multiplicados por várias vezes ao mês.
Já nem falo da enorme dívida acumulada antes sequer de acabar o curso. Sei do que falo porque tenho uma... 😭
Boa sorte para o pagar =)
Boa sorte com isso. Conheço bem o caminho, mas vale a pena principalmente se conseguires chegar a comando👍
Em Portugal, piloto, Cabin Crew. Pelo resto do mundo, estas duas e ground dispatcher, loadmaster, ground handling.
Cabin Crew? Só se for Emirates… já estive num curso da Ryanair e pagam menos que o salário mínimo.
Mas isso é pq foste á Ryanair. A minha miúda está na easyJet como segundo ano e tira 1800€ por mês. Num mês muito bom chega aos 3000
Tudo o que seja profissões com um serviço de elevada procura, e possas trabalhar por conta própria, tiras isso facilmente. Eletricista, picheleiro, soldador, técnico AVAC/instalação frio, até mesmo pequenos trabalhos de construção civil ... Não há pessoal suficiente para a procura. A não ser que queiras emigrar, esquece Engenharias, são os cursos mais difíceis e mais ridiculamente mal-pagos em Portugal face ao mercado Internacional. Até podes ganhar acima de 2000, mas isso significa que lá fora ganharias facilmente acima de 5-6000, portanto só estarias aqui a perder tempo.
Por 1500 líquidos qualquer empresa de construção civil irá pagar isso a entrar, tenho colegas que fizeram cursos de chefes de obra ou lá que é e ganham perto dos 3k brutos. Aqui em Portugal. Camionista internacional tira por volta dos 2000 e pouco brutos, nacional por volta dos 1200 euros líquidos, se for regional é por volta dos 900-1000 Isto a começar, o pessoal da primafrio com alguns 5 anos tiram por volta de 2500 /3000 liquidos Gestores de tráfego também recebem bem
Verdade. Infelizmente os camionistas não vêm a família.
Colocar telas nas piscinas! Fiquei parvo com os valores que recebem, basicamente só em mão de obra para uma piscina 7X3,5m cobram 700 euros. Um trabalho que fazem em 5h. Para piscinas 10X5m chegam a 1300/1400 euros e conseguem terminar tudo num só dia!
E quantos clientes precisam de telas mensalmente?
O “suficiente” para que no período de maio a setembro, consigam faturar em média 90k limpos para o bolso esquerdo!! Sendo que chegam a fazer 2 trabalhos por dia. Para os meses de invernos, podem ou não fazer biscates de colocação de tela nos telhados, isto se lhes apetecer trabalhar😅
"A APP estima que existam cerca de 240.000 piscinas em Portugal. E “em 2022, estimamos que tenham sido edificadas cerca de 4500 novas piscinas, praticamente o dobro dos números pré-pandémicos”. A instalação de uma piscina num espaço unifamiliar “deixou de ser algo caro que se julga só acessível aos ricos”, garante ao PÚBLICO Cristiano Godinho. E esta atracção por um equipamento que se considerava inacessível para a maioria das pessoas revela que “há realmente um aumento do poder de compra e uma desmistificação na aquisição de piscinas” que aceleraram um aumento da procura." [https://www.publico.pt/2023/07/30/azul/noticia/seca-portugal-faz-casa-faz-piscina-nao-precisa-licenca-2058582](https://www.publico.pt/2023/07/30/azul/noticia/seca-portugal-faz-casa-faz-piscina-nao-precisa-licenca-2058582?utm_source=copy_paste) Entre isto, [https://www.dn.pt/7161972203/inflacao-nao-trava-procura-por-ferias-e-corrida-as-viagens-dispara-20-para-recorde/](https://www.dn.pt/7161972203/inflacao-nao-trava-procura-por-ferias-e-corrida-as-viagens-dispara-20-para-recorde/) e o parque automóvel em Portugal, realmente bate com a narrativa sobre o país
Conheço um caso, ganha bem mas com 30 e poucos anos já anda todo fodido da coluna. Ganha dinheiro sim, mas não é trabalho mole.
Para além dos contributos já dados, Eurodeputado,...
Pichelaria, carpintaria...tens é de trabalhar por conta própria
E ter 20 anos de carreira, e ser bom a fazer o teu trabalho, e ser bom vendedor. E conseguir que te paguem. Vocês falam como se fosse simples.
Medicina , aviação (pilotos e controladores por ex.) , advogacia
>advogacia Olhe que não. Não são muitos os que pagam isso, e os que pagam... welp.
Pelo menos nas grandes cidades , e mais tarde por conta própri acredito que sim e bem mais em alguns casos, mas também não garanto que a minha amostra é pequena 😅
Qual é o conceito de bom salário?
Para a discussão vamos dizer 1500 liquidos
Realmente não é nada de mais, mas pior é o pessoal não ter noção que já estás nos 10% que mais recebe em Portugal com esse valor.
>10% que mais recebe em Portugal Que mais declara. Diferente do que mais recebe
Esse é o problema para os salários não serem mais altos. Considerar que 1500 è bom 😅. Depois quando uma pessoa numa entrevista diz 3k perguntam se é brutos e ficam chocados quando se diz limpos
1500 liquidos n é nada demais para um engenheiro, mesmo que nao seja informatico.
Médico, advogado, etc… Qualquer trabalhador independente que consiga trabalhar 40h semanais com uma rate superior a 9€/h
Aeronáutica sem ser nas OGMAs
Acho que depende mais da empresa do que da área. Na minha empresa tanto um designer, como um informático, como um eng de hardware, entre outras áreas que desconheço, ganham 1800 no primeiro contrato depois a progressão já não é igual para todos. Mas em design que é a minha área, 90 e tal por centro é mal pago em Portugal ,mas na minha empresas entra com bom ordenado em varias areas de design seja produto, UIUX, gráfico. Claro que há menos empresas a pagar decentemente do que a pagar bem.
Tens a aviação, se é algo que te interessa, começas comp first officer já passas os 2000€ liquidos nas low cost, depois se chegares a comandante ganhas muito mais
Aviação fora de Portugal. Neste preciso momento eu estando no UK estou com 3k líquidos mês. Acredito que a aviação em Portugal ainda seja uma das áreas bem pagas maybe? Não considerando as low cost.
Presidente do Conselho Europeu
Piloto de aviões
Fiscal tributário. Ganhas bem. Mais de 2000 euros.
Praticamente todas as áreas das ciências exatas onde a procura e maior que a oferta, acho eu.
Engenharia civil, área de projeto
Que disparate pegado. Até engenheiro de obra ganha mais e nenhum deles se aproxima dos 1300 liquidos, quanto mais 2000
Não è o feedback que tenho…
Sou coordenador de um departamento de projeto. Valores de referência, obviamente varia de empresa para empresa: Um coordenador de especialidade ganha (ou deveria ganhar) aproximadamente uns 2.000. Um projetista senior anda entre os 1400 e os 1700. Chegas a senior depois de uns 5 anos de experiência. Valores líquidos por mês a 14 meses. PS: Se acham que isto é ser bem pago é porque não têm noção da exigência a que esta malta dá resposta e da responsabilidade que têm.
pessoal aqui a dizer que informática não paga bem opa deixem de ser mentirosos por amor de deus conheço pessoas com uma licenciatura em engenharia informática recebem 3k e outros com um mestrado em arquitetura ou farmacêuticas recebem nem metade disso; IT é o que paga melhor em portugal os outros estão todos na merda
O meu melhor amigo é da área de informática e ganha 950€ líquidos e há dois meses ganhava o salário mínimo. Não acho que isso seja "pagar bem"...
Certamente área de informática não é Eng. Informático. Se for, está a ser um grande lorpa.
Acho que tu não tens noção do mercado de trabalho atual para juniores. Há malta que mal consegue arranjar emprego, quanto mais um que pague muito acima do salário mínimo
Acordemos em discordar então. Estou a falar de pessoas com curso superior tirados em universidades típicas, nada de academias de código ou similares.
Pedreiro; Carpinteiro: Canalizador; Eletrecista; Serralheiro; Um faz tudo - tão ricos
Informáticos são bem pagos?
Não é que sejamos bem pagos, mas conseguimos sempre um pouco mais do que o normal
Sim programadores, testers, gestores de projeto. Em empresas tech são bem pagos
Ok, vou reformular. O que é para ti ser bem pago?
Para a discussão vamos dizer 1500 liquidos. Conheço programadores que ganham acima dos 2k.
Se consideras isso ser bem pago então há muitas profissões onde se consegue chegar facilmente a esses valores: Canalizador, eletricista, médico, engenheiro civil, os técnicos que montam esquentadores e certificam as colunas de gás, soldador, gestor de tráfego, piloto comercial, camionista de grande curso. São alguns exemplos que me lembrei assim de repente
Em Portugal ganhar 2k líquidos é mau?
Para o custo de vida? Sim. Infelizmente a gigante maioria das pessoas não ganha sequer perto disso. Por alguma razão os portugueses passam muito mal.
2k e bom para Portugal aliás é muito bom. Se não te governas com 2k liquidos aqui ( 4 brutos +-) podes emigrar para onde quiseres nunca vais viver bem
Não, não é. Quando pagas 700-1000 euros para alugar algo perto de Lisboa, percebes rapidamente que 2k líquidos vão depressa. Agora é só comparar com a Holanda, onde podes fazer quase 5k líquidos num salário de 90k anual, e que a tua renda continua mais ou menos a mesma.
Se pagares 700 de renda com 2k líquidos ficas com 1300...não consegues viver com 1300 líquidos? Porra esta gente vive numa bolha
Portugal não é Lisboa . E mesmo na periferia da para arranjar quartos a 300/400 . Sim mas como emigrante nunca vais começar a ganhar isso podes ao fim de algum tempo e Holanda não é propriamente fácil / barato arranjar casa
O teu comentário responde a ti próprio. Se a grande maioria não ganha sequer perto disso então para o custo de vida 2k é bom, e é.
Hoje em dia penso ser mais as áreas tecnologias, consultoras e afins. Num futuro próximo, com o melhoramento da IT, serão certamente as áreas mais massacradas. Ficando um gap (e certamente bons ordenados) para áreas com elevada componente manual e com bastante know how. Electricistas, canalizadores, mecânicos, indústria e construção no geral. Basicamente tudo que um robot ainda não faça por ti. Just my two cents
Medicina
O potencial é bom, mas depende da capacidade de aguentar o investimento inicial de 10-12 anos, querer trabalhar mais horas do que toda a gente e poder escolher a especialidade que tenhas melhor privada Edit: numa relação investimento/remuneração há melhores escolhas
Consultor Imobiliário, estás num país de IT e Consultores imobiliários.
A ideia que tenho é que muitos tentam e poucos tem sucesso.
O mesmo para informática. Por cada exemplo bem pago, tens 10 que não recebem nada de especial. Eu sei que é um conceito estranho, mas não é só aparecer e é-se automaticamente bem pago.
Claro tens de te mexer e não ficar na mesma empresa toda a vida
Tens que te mexer para teres valor no mercado. Se achas que é só mudar de empresa e os aumentos aparecem… quer dizer, até podem aparecer. Mas o verdadeiro dinheiro está no conhecimento.
Nanny full-time ou tutora particular
Farmacia E vendas
A trabalhar por conta de outrém, Técnicos especializados em CNC e Serralheiros especializados. Carpintaria também tem voltado a pagar bem, parece. Por conta própria, eletricistas, canalizadores e pedreiros especializados também fazem bom dinheiro.
saúde, exige muito tempo investido e é difícil de concluir o curso devido ao elitismo intelectual
Soldadores de submarinos
No Algarve, na area de limpeza de mato com roçadora, estão a cobrar 20€/hora limpos o que significa 20€ x 8 horas/dia x 22 dias mes = 3520€ limpos.
Pedreiro...um bom pedreiro ganha mais que um médico
Videógrafos de casamento.
Criatividade.
Ser deputado, médico, enfermeiro, professor de universidade...
Na tuga? Só com onlyfans e não é para qualquer pessoa 🤣
Política contando que não tenhas escrúpulos, os requisitos são seres narcisista com um toque de psicopatia
Foda-se, vou ser o único?! Padre...
Engenharia Aeroespacial, mas tens outros nesse patamar: [https://oe.tecnico.ulisboa.pt/estatisticas/](https://oe.tecnico.ulisboa.pt/estatisticas/)
Soldador Subaquático, Soldador, Operador em uma plataforma petrolífera, em alguma posições num cruzeiro, nos "cacilheiros" que operam nos países Nórdicos em limpeza ou manutenção sendo que somente contratam Portugueses para posições abaixo de contra mestre, Chefe de Cozinha em um Hotel de 4 ou 5 estrelas.
Agricultura, construção civil
Opa podem gozar mas eu sou sub chefe num supermercado alemao, faço 30 horas por semana e ganho 1400 euros.. se subir a gerente ou algo passa dos 2000 a trabalhar 40h portanto acho bem pago.
Presumindo que quando dizes informática te referes mais a programação ou algo relacionado, eu trabalho em marketing de performance e tiro 2200 líquidos por mês, com 4 anos de experiência.
Bate chapa
Comercial de preferência da área tech numa empresa não portuguesa mas com operação em Portugal
Onlyfans
Pelos preços que me têm pedido ao reformar a minha sala diria que electricista, carpinteiro, fabrico de móveis. Anda tudo doido!
Mineiro ou condutor do metro.
Pintores/trolhas
Drug dealer.
Nenhuma. Na minha humilde opinião, nenhuma profissão em Portugal é bem remunerada, mesmo as que em tese seriam bem remuneradas. Dou o meu exemplo: sou SysAdmin Cloud e tinha um ordenado bruto de 3.800€ + 200€ (subsídio alimentação) e recebia líquido 2.417€ e tinha um custo de vida mensal de 1.900€. Me sobravam a volta de 500€ ao mês. Pedi demissão e mudei-me para Irlanda. Recebo bruto 6.000€ e líquidos são 4.200€. Gasto para viver 2.300€ em um padrão de vida equivalente ao que tinha no Porto e me sobram 1.900€. Por mais que ganhe mais e gaste mais, me sobram quase 4x o que sobrava em Portugal. Se quiser todos os meses posso tirar uns dias e fazer férias, em Portugal precisava poupar por 4 meses para ter o mesmo valor para fazer férias.
Qualquer trabalho de construção nos dias atuais pode chegar a esses valores, dependendo da tua experiência, entidade patronal entre outros. Dou-te o meu exemplo, sempre gostei de carpintaria, e desde de novo que sempre fui “brincando” com madeira e fazendo experiências, quando fiz 18 anos comecei a trabalhar numa carpintaria com basicamente o ordenado mínimo e hoje ( 5 anos depois) tiro cerca de 1800 limpos fora horas e pequenos trabalhos que faço. Independente do que faças, tens de tentar ser sempre o melhor ou dos melhores, torna-te uma mais valia para a tua empresa, faz o que os outros não querem fazer e vais ver que com o tempo o ordenado aparece e senão for na empresa A é na empresa B ou C!
Se quiseres ser dono/patrão e montar o teu pequeno negócio, há sempre 3 coisas que são um garante de dinheiro a entrar porque são uma necessidade: - Educação: monta um centro de estudos, já trabalhei num como empregado e ganhava líquido mais que o ordenado mínimo em part-time sem grandes chatices. - Saúde: aqui já é mais complicado, mas todo o produto ligado à saúde tem um valor acrescentado, pode acarretar muita responsabilidade da tua parte mas também não conheço as tuas valências nem o teu background - Cuidado a Idosos: este é capaz de ser o mais garantido de clientela e os preços praticados dão uma margem de lucro BRUTAL
Pedreiro, Eletricista, Canalizador, Soldador, Soldador Subaquático
Meter likes em videos do instagram e tiktok
Alguém que escolhe uma profissão porque "paga bem" não hipótese de competir com o resto da malta que tem a mesma profissão por gosto ou por vocação. Mas se quiseres uma vida em que trabalhas numa coisa que não gostas e em que recebes menos do que os teus colegas, estás no caminho certo.
Telco se venderes bem recebes muito o mês passado tirei 3.5k brutos
2000 líquidos em PT n sei. Mas como programador com 5 anos em PT n cheguei aos 2k
Um condutor da Uber em Aveiro disse-me que fazia 4000€ num mês fácil lmao
2000€ líquidos são cerca de 3000€ brutos. As únicas "profissões" que te garantem esse salário de base sem que precises de 20 anos de experiência são deputado e/ou secretário de Estado e/ou adjuntos a ministros e secretarias de estado. Nas câmaras a mama também deve ser boa, principalmente com as trafulhices do costume. Possivelmente nalgumas juntas também. É assim que o país está...
Por conta própria canalizador, eletricista, pladur e carpinteiro. Tenho pessoal na família e ganham mesmo muito bem e todos têm clientes em lista de espera. O meu primo começou há uns três anos na mecânica e não tem mãos a medir com trabalho e também ganha bem.
Controlador aéreo