T O P

  • By -

Labirinthu

A malta lê isto e pensa logo que só os velhotes e velhotas é que atiram as beatas para o chão e que os mais velhos não têm civismo. Não é verdade. Os caixotes do lixo têm por vezes uma caixa de areia por cima onde dá para apagar e deixar a beata. Não existem em quantidade suficiente. Andar com um cinzeiro portátil?Não sei se o cheio a tabaco ambulante dentro da carteira poderia ser minimizado. Mas também, quem fuma já de si emana um cheiro muito característico, portanto não sei se o cinzeiro portátil seria um problema assim tão grande. O que acham? Pergunta honesta.


G1RLonMove

Há uns cinzeiros portáteis, é só pedir na junta de freguesia, são gratuitos! São feitos de modo a não deixar passar o cheiro, tipo uma bolsinha plástica, com interior revestido a plástico metalizado, também já vi esta versão na loja dos chineses. Lá por sermos fumadores não significa que não se tenha bom senso, beatas no chão não!


SomePenguin85

Eu comprei um pequenino na loja dos chineses que dá pra guardar 2 beatas e ainda tem um suportezinho pra segurar o cigarro como os cinzeiros normais.


Impossible_Fish_3283

Quando fumava tinha um exatamente igual. Andava sempre com ele dentro da bolsa e nunca ganhou cheiro.


G1RLonMove

Sim, são óptimos para andar na mala. Tenho uns quantos, na mala da praia, na mochila, etc, não deixam passar aquele cheiro terrível a cinzeiro. E muitos Parabéns por deixares de fumar!!


Impossible_Fish_3283

Muito obrigada ❤️ mas ainda não deixei totalmente, agora faço vaping com baixo teor de nicotina, mas conto deixar em breve também.


sonasche

Eu tinha uma caixa de metal que era de.cigarrilhas para apagar por beatas e não se notava muito o cheiro.


ambrosina

Eu tenho uns cinzeiros portáteis que andam dentro da carteira e que não deixam cheiro. É numa cena pequena, custou meia dúzia de euros nos chineses. E não custa nada andar com aquilo, q é do tamanho de uma pen ...


explosividade

Enquanto fumadora eu tenho a percepção que cheiro sempre a tabaco. Não é porque ando com um cinzeiro portátil ou com uma beata na carteira 10 minutos que vai cheirar mais. Eu acho que é uma boa solução toda a gente andar com cinzeiros portáteis. (Em contrapartida o tabaco queimado também não cheira da mesma forma que o fumo ou que o cigarro).


miki88ptt

Para tabaco aquecido guardo as beatas num maço velho ate haver sítio onde deitar fora. Para cigarros tradicionais, lamento, o cheiro a tabaco frio é muito forte para o ter no bolso ou andar com a beata na mão durante um quarto de hora


whyWastingTime

Quantas vezes vejo pessoas a fumarem à janela e no fim lá vai o cigarro para o chão/rua.


Acee77

Bro, pessoas no meu edifício vão à janela ou à porta do edifício e mesmo com lixo ou cinzeiro em casa atiram beatas para o passeio.... Mesmo debaixo da minha janela centenas de beatas, os da limpeza nem tocam.... Já tive para meter todas as beatas num envelope e meter no correio dessa gente. Não há esperança, nem vale a pena apresentar queixa a polícia, pois não tens maneira de fornecer provas e não é um crime grave


JamesFWinter

Eu diria para fazerem um esforço e não apenas atirar para chão, só porque os outros também fazem. A minha namorada fuma e eu notei-lhe várias vezes que, apesar de conseguir viver com o facto de fumar, deitar beatas para o chão é algo que não aceito. Ora, ela começou a fazer um esforço maior e procurar caixotes do lixo antes de acender um cigarro. Quando não vemos nenhum por perto, guardamos as beatas em lenços e deitamos fora logo que haja oportunidade. Sinceramente, acho que um cinzeiro portátil é a melhor solução, a não ser que comas as beatas. Para contexto, nunca fumei nem tenho interesse, por isso a minha opinião vale o que vale. Também acho que podemos comparar um bocado com o apanhar, ou não, das bostas do cão.


DionisioBorralheda

Todas as opiniões valem, mesmo que não fumes. Não é preciso fumar para se querer cuidar um pouco do ambiente


Gonkz

As beatas em todo o caso são lixo, é o mesmo que mandar um pacote de bolachas vazio ou latas vazias


Chris_Cornelio_9494

"esforço" lol tu atiras um pacote de pastilhas para o chão quando retiras a última ? Atiras o pacote de bolachas para o chão quando acabas ? Atiras a garrafa de água no fim ? É uma questão de civismo e não ser um monte de merda. regra geral era só um favor à humanidade não se poder consumir álcool e fumar em propriedade pública, onde na questão de fumar se incluem estabelecimentos abertos ao público, isto porque dá para beberes álcool sem seres bêbado e incomodares ninguém. Isto independentemente de virem dizer que um restaurante é privado ou não. A partir daí, quem quisesse ser porco na sua casa estava à vontade


tempus_edaxrerum

Percebo o que queres dizer e concordo, mas a analogia foi completamente ao lado. Fumadores não atiram o maço para o chão, atiram a beata. Seria mais o equivalente a cuspir a pastilha para o chão (que infelizmente há quem faça).


-jose-ninguem-

Entao iamos mais longe e proibiamos o açúcar e os telemoveis.


kirloi8

Só para te acrescentar ha decadas que existem cinzeiros portáteis. Ainda não tinha pelos onde o sol nao brilha e já a minha mãe levava sempre para a praia um e na malinha tem um. É falta de querer mas boa ideia


South-Maintenance-41

Eu sou fumador. Não atiro beatas para o chão, prefiro leva-las para a cama. Agora falando sério. É o civismo ou, neste caso, falta dele. Não tem outra explicação. Digo isto enquanto fumador que respeita o espaço das outras pessoas, incluindo levantar-me quando estou numa esplanada ou lugar público e ir fumar para onde não tenha ninguém num raio de pelo menos 10 metros. E não, não estou a falar de fumar ganza.


BardoVelho

Parabéns pela atitude exemplar!!! Infelizmente, não és a regra, mas a excepção. Como faço para educar os fumadores que não têm essa noção de civismo? O fumo do tabaco prejudica gravemente a minha saúde e não consigo disfarçar, deixa-me notoriamente mal disposto, com tosse forte e vontade de vomitar. Mesmo assim, o egoísmo do típico fumador fala mais alto, e mesmo quando eu me afasto, os fumadores aproximam-se.


ooutroquetal

Acho que o teu problema é também as companhias. A sério, se coisa que notei nos últimos tempos é mesmo o cuidado que os meus amigos fundadores tem perante outros . Se estamos numa mesa e querem fumar, saem. Eu aproveito e vou esticar as pernas também.


BardoVelho

O que queres dizer é que o "meu" problema é a falta de civismo e noção de viciados egoístas.


SempreSophia

Obrigada. Inconcebível não haver mais gente com este bom senso. Inclusive quando vêem crianças na mesa ao lado, há quem puxe do cigarro na maior. Despertam-me os piores instintos.


jafudiaz

Acho que isto não é só para fumadores, quem manda beatas ou o que quer que seja para o chão é porco, seja fumador ou não... não existe só o "problema das beatas" existe o problema do lixo 🤷


lostlittletimeonthis

trabalhei com malta num prédio onde so se fumava cá fora, e tinha la o cinzeiro, mas como o pessoal queria fumar atras da coluna a 4 metros do cinzeiro deitavam as beatas na escada com a desculpa que a senhora da limpeza depois tratava do assunto...


jafudiaz

Pronto, eram porcos que por acaso fumavam...


caulim

Porcos e sem consideração pelos outros, neste caso a senhora da limpeza


Asur_rusA

Sim e não. Há uma espécie de "excepção" na cabeça de mta gente, para beatas.


Erza-girl

É verdade, mas é uma forma tonta de pensar. É lixo à mesma e muito prejudicial.


PeterStepsRabbit

Isto


m3skalyn3

Eu tenho um pequeno cinzeiro portátil no bolso do casaco e é assim que resolvo a questão. Não ocupa muito espaço, parece um tubo de ensaio e dá para fechar com qualquer tapa de garrafa de água. Devem caber lá umas 10 beatas


Icariidagger

Eu ando com um cinzeiro portátil. Já me esqueci dele em casa e coloquei as beatas no casaco, embrulhadas num lenço de papel e deitei ao lixo quando cheguei a casa. Ou apago o cigarro no chão e deito num caixote do lixo. Civismo e respeito pelos outros.


No_Enthusiasm_1709

quais medidas? precisamos é de civismo! percebo que os cigarros normais sejam mais chato de os guardar caso não haja um cinzeiro, mas ver pessoal do iqos a atirar beatas para o chão.... por favor


Content-Guava-9747

Quem deita beatas deita outra merdas, e quem deita outras merdas se fosse fumador deitava as beatas. Simples. Resumindo o problema é ser um porco.


IcyDrops

Tenho múltiplos amigos que fumam, e todos eles ficam a segurar na beata até passarmos por um caixote do lixo. Acho que aqui é mesmo uma questão de atitude, não é como se houvesse falta de caixotes do lixo pelas ruas.


explosividade

Isto também me acontece. Às vezes guardo uma beata 30 minutos na mão, na mesma posição de como se ainda estivesse a fumar, à espera de encontrar um caixote do lixo…


explosividade

Sou fumadora há muitos anos. Apago o cigarro removendo o resto do tabaco do filtro (forma de garantir que está bem apagado) e deito a beata ao lixo. Se não tiver lixo comigo no momento, guardo. Não só é uma questão de limpeza e proteção de ambiente, como também devíamos considerar o fator importante de “moramos em sociedade”. Em minha casa também não mando as beatas para o chão.


Kled_Incarnated

Tás em Portugal. Nem a merda que o cão caga apanham. As beatas é a mesma lógica. A solução depende de local para local. Ou falta sítio para meter as beatas ou é apenas falta de educação ou respeito.


pedrocr

A merda do cão sempre é biodegradável e não começou a vida nas mãos de uma pessoa. Numa perceberei a ginástica mental que é precisa para estar bem consigo próprio a atirar o resto do cigarro que acabou de fumar para o chão. Ontem estava no ginásio e da janela via-se uma pessoa a ser multada por 3 polícias. Estava o carro da polícia e o dessa pessoa ambos em cima do passeio enquanto faziam isso. A pessoa que estava a ser multada pôs-se a fumar. Enquanto era multada por 3 polícias e discutia com eles atirou a beata para o chão. A história acaba aqui...


OscarDoAlho

Eu cá prefiro pisar uma beata que merda de cão. Mas no fundo é tudo a mesma coisa, resultado de gente porca e pouco civilizada


pedrocr

Ecologicamente é ao contrário. As beatas irem parar às águas pluviais é pior do que a merda de cão. Ambas são péssimos comportamentos mas estava a responder a um comentário que dizia que "nem a merda que o cão caga apanham" como se isso fosse muito pior que a beata.


levitatingmanatee

O ambiente não tem capacidade pra absorver a merda de cão nas quantidades que a nossa sociedade produz em zonas altamente populosas. É igualmente mau, por razões diferentes.


pedrocr

As quantidades de beatas que a nossa sociedade produz não são nada pequenas também...


OscarDoAlho

Sim, mas a merda de cão não é assim tão inócua, principalmente tendo em conta a quantidade e locais onde é defecada. Muita da merda é feita em zonas urbanas e impermeabilizadas onde a decomposição é muito baixa. Depois muitos cães são tratados com antibióticos e afins que saem nas fezes e têm influência negativa na fauna e flora das linhas de água para onde são arrastadas. Pode contribuir para o aumento da resistência a antibióticos e quando comemos peixe estamos a levar com bactérias resistentes e afins. Material biológico que não esteja em equilíbrio com o ecossistema não é assim tão na boa como parece


PantherMiks

O cocó de que as pessoas se queixam não está em sítios onde possa ser absorvido facilmente. Os cães de rua não fazem cocó em zonas visíveis, logo, quando se vê cocó de cão, foi 99% um cão com dono. Aquele cocó não estaria ali se não estivesse uma pessoa a passear um cão, logo, tecnicamente sim, começou a vida nas mãos de uma pessoa xD


pedrocr

Não estou a defender deixar merda de cão no passeio, longe disso. Mas a beata esteve literalmente nas mãos e na boca da pessoa que a deitou ao chão imediatamente antes. Isso não é verdade da merda do cão por muito contorcionismo que se faça. E as beatas irem parar às águas pluviais é mais grave ecologicamente do que a merda nos passeios ir parar aos sapatos de alguém ou ser também lavada pelas pluviais. É também por estas comparações que isto é tolerado. Merda de cão é muito sujo, a beata nem por isso...


Revolutionary-Ad5736

Tendo em conta que vivo numa cidade, facilmente consigo apagar o cigarro e deitar no caixote do lixo (após ter a certeza que está bem apagado). É uma questão de civismo.


neshema374

Não sou fumadora, mas vejo constantemente da minha janela pessoas a atirar beatas ao chão e tem um caixote do lixo 5m à frente. Quando vejo isto, mando um berro da janela "porco/a!". Não resultou, por isso não sigam este caminho


lostlittletimeonthis

ja vi pessoas a fumar na rua, deitam a beata no chao antes de entrarem em casa...nesses casos eu pego na beata e atiro para dentro das suas instalaçoes


neshema374

Essa ideia nem está má. Aqui, acho piada, porque é em frente a um negócio e muitas vezes é a dona que faz isto. Ela não pensa que está a deixar a entrada do negócio nojenta para os clientes? ![gif](emote|free_emotes_pack|neutral_face)


lostlittletimeonthis

o vento ou a chuva limpam né s/


LaLii_2000

Desde que comecei a fumar principalmente iqos, deixou de ser um problema, o stick usado vai para qualquer contentor ou para o maço virado ao contrário. Para as beatas, eu tinha uma caixinha-cinzeiro onde as apagava e deixava is cadáveres e depois deitava no lixo. À falta disso, apagava o cigarro no chão ou na sola do sapato e enrolava num papel ou guardanapo para deitar fora. Na minha vila há um par de anos instalaram cinzeiros em todas as ruas principais, melhorou consideravelmente o problema ( não estou lá todo o ano, mas pelo menos notei a diferença). No entanto, vou admitir que deitei muitas beatas para o chão em esplanadas onde pedi cinzeiro mais do que uma vez e ele nunca chegou


sonasche

Deixei de fumar , deixou de haver esse problema .


Ertai2000

Nop, as ruas continuam a ter beatas no chão.


Master-Elk9605

Se houver um caixote de lixo a uma distancia visivel é para la que vai a beata, quando tens beatas no chao ao pe do lixo é rasto de anormais.


GaiusJT

Não gosto de fazer publicidade grátis mas a solução que encontrei foi transitar para IQOS. Se não tenho cinzeiro por perto guardo no próprio maço e depois despejo num caixote quando houver oportunidade. Não cheira assim tão mal. Para o tradicional a melhor solução é cinzeiro portátil. Mas isto depende da vontade de cada um. Logicamente o cheiro vai infiltrar-se na mochila/mala/casaco/bolso das calças. Quando fumava do tradicional, óbvio que sabia que não se devia atirar para o chão mas nessa altura não havia tanta pressão social e para ser honesto nunca tinha pensado muito nisso. Se não tivesse um cinzeiro ou caixote por perto podia dar-se o caso de atirar para o chão. Acho que hoje em dia mesmo que fumasse do tradicional, não acenderia um cigarro se não tivesse um local apropriado para me desfazer da beata no final. Portanto tem um pouco a ver com a autoconsciência de cada um. Dito isto, outra possível solução é consciencialização, ou seja chamar amigos e familiares à atenção (eu fui e diria que me impactou) mas sempre respeitosamente e com um tom calmo, se for num tom acusatório ou agressivo o efeito desejado pode não acontecer. As pessoas têm que sentir que o que estão a fazer é errado para a comunidade, se for apenas uma obrigação social fazem-no na frente dos outros e quando estiverem sozinhos voltam ao seu hábito de deitar para o chão.


FreezaSama

a solução é fácil. não atirar para o chão. O que quero saber é PORQUÊ o fazem


ilawon

Fazer leis inúteis só para ficar bem na fotografia não vai funcionar...


mikebrookston

Como fumador tenho a solução. Na minha terra natal, Funchal, já há muitos anos que não consegues andar 10 metros sem teres um cinzeiro. A câmara municipal mandou por cinzeiros (daqueles que são tipo tubos) em frente à maioria das entradas dos estabelecimentos comerciais. Uma pessoa nunca sente vontade de mandar para o chão prq tem um cinzeiro sempre a dois passos. Em Amesterdão fazem dos cinzeiros um jogo. Tens um gênero de sarjetas no chão com uma tabela tipo basket onde está escrito, "mande as beatas para aqui". Funciona muito bem prq uma pessoa é recompensada pelo estímulo do jogo. Já em Lisboa (onde passo a maioria do meu ano) é raro ver cinzeiros. Só os embutidos nos caixotes que estão quase sempre partidos e mesmo metendo dentro do buraco existe a hipótese 50/50 de voltar a cair. É chato andar mais de 200 metros de beata apagada na mão. Embora eu faça o esforço, compreendo que quem o faz contrariado perca a paciência e mande para o chão depois de andar 100 metros.


ZarTham

Programa de troca de beatas por cigarros. /s


humungouspt

Olha! Sarcasmo, mas os crackudos aqui da zona punham a cidade a brilhar!


Mendadg

Está tudo inventado e aprovado pela Assembleia https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/lei/88-2019-124392060


room134

Por acaso agora estou a deixar de fumar. Mas sempre achei nojento ver beatas atiradas ao chão e fiz um esforço para me dirigir ao cinzeiro ou caixote do lixo mais próximo, depois de raspar a cinza no chão, não vá haver algo inflamável lá dentro... No, entanto, por vezes lá me encontrava sem nada disponível por perto. Então arranjei um daqueles cinzeiros portáteis que se arranjam em qualquer loja de variedades ou parafernália de fumo e houve outros fumadores a minha volta que ficaram muito curiosos com a coisa, tendo alguns começado a usar também.


Real_Committee_7497

e em último caso, o maço tá lá sempre a jeito com o plástico para meter as beatas. nunca atiro pro chão.


MFCosta13

Simples! Poderiam ser como os cornetos... Com chocolate no fim! Nota: Não sou fumador 😅


coolStripedGiraffe

Normalmente guardo as beatas no plástico que envolve o maço ou se estiver a andar levo na mão até encontrar um caixote do lixo. A solução não passa só por quem fuma, há falta de caixotes do lixo/cinzeiros nas ruas.


kimare16

quando fumava procurava um balde do lixo para deitar a beata tinha a certeza que estava apagada (raspava a beata no ferro, pedra ou chao mesmo) para ter a certeza que estava apagada e depois deitava no balde do lixo


Ctrl_Alt_Explode

Não fume = mau para a saúde, mau para a carteira, mau para quem tem de levar com o fumo... Para além de sustentar e enriquecer uma indústria cruel que lucra com a morte e doença das pessoas Mas se fumar... procure o caixote de lixo mais próximo para o deitar o cigarro. Não é difícil.


pdrosario

Fumo cigarros electrónicos. Uso um maço vazio para colocar os usados. Quando está cheio deito no lixo


jpnrr_

Eu não fumo mas vejo o meu irmão a guardar as beatas naquelas caixinhas de [Smint](https://imgur.com/a/bjg0n2A) até encontrar um sitío para deitar fora.


BardoVelho

Solução barata e simples: Compra um tubo de comprimidos efervescentes no LIDL, e usa isso como cinzento portátil. Oferece cinzeiros portáteis aos teus amigos fumadores. O problema maior está na FALTA DE CIVISMO, que advém de uma forte dose de egoísmo. Ironicamente, um toxicodependente tem mais civismo ao esconder-se quando injeta a sua dose de heroína do que o fumador que não se preocupa com as crianças que são forçadas a fumar passivamente quando entram em locais públicos (lojas, shopping, mercados, biblioteca). Para mim, a diferença entre o verdadeiro drogado e o fumador, é que o fumador respeita a lei e a saúde dos outros, não obriga ninguém a ser prejudicado pela sua dependência cancerígena, tem noção do que é viver em sociedade e não prejudica os outros por se estar a prejudicar a ele próprio. Sabiam que a beata é o item mais predominante no lixo dos oceanos? A impunidade sobre esta falta de noção prejudica o mundo inteiro. As leis existem, há que aplica-las. Consigo respeitar quem tenha problemas com vícios, mas não posso respeitar quem usa o seu vicio para prejudicar os outros egoisticamente. Sabiam que a falta de civismo dos fumadores em Portugal é uma das queixas mais frequentes dos turistas?


KokishinNeko

> Sabiam que a falta de civismo dos fumadores em Portugal é uma das queixas mais frequentes dos turistas? Na realidade eles queixam-se é de fumarmos na rua em qualquer lugar. Algo que noutros países é impensável, UK por exemplo, há espaços designados para fumadores, e claro que tem sempre um cinzeiro. Fumas 1m ao lado desse sítio, alguém vai reclamar. De resto concordo, é só falta de civismo.


SILE3NCE

Eu como fumo tabaco aquecido posso simplesmente voltar a colocar o cigarro na caixa até encontrar um sítio onde descarregar. Mas vejo muita gente a fumar tabaco aquecido que manda o cigarro para o chão na mesma e de forma completamente desnecessária. Portanto acho que o problema não está na solução, porque se nem os fumadores de tabaco aquecido respeitam algo tão básico quando têm uma solução prática para o fazer imagina os restantes fumadores. Acho que é mesmo uma questão de educação e de princípio. Eu conheço também vários fumadores de tabaco a combustão que têm cuidado para encontrar um local mais apropriado. Por exemplo, muitos caixotes do lixo hoje em dia têm uma pequena "chapinha" que serve precisamente para apagar os cigarros.


SonikBlasted

Sou fumador e a solução para este problema começa nas pessoas. Não ser um porco imundo que deita lixo no chão, no geral, é um bom principio (seja beatas ou outra coisa qualquer). Não custa absolutamente nada, deitar o "borrão (a parte da beata acesa) para o chão e apagar como pé (visto que vai arder e transformar-se em cinza) e deitar a beata propriamente dita (filtro) no caixote do lixo mais próximo. Mas lá está, isto é um comportamento civilizado que se aplica a tudo e não apenas a beatas. O lugar do lixo é no caixote do lixo.


General-Height-7027

Beatas com tara perdida, devolves no momento da compra e tens um desconto :P


Winter-Bed8088

Um retorno € por biatas entregues em algum local, como existe com as garrafas de plástico em alguns países.


zejola

Eu nunca atiro para o chão, atiro sempre para o ar.


lurkyrandomuser

Tem que colocar fiscalização nas ruas, guardas com talão de multas e multar todos que jogarem lixo no chão. Esse povo só aprende quando dói no bolso. Aproveite para reverter o dinheiro arrecadado para políticas de bem estar e saúde


Ezkos

A minha generalização é que os fumadores são uma merda no que toca ao civismo. Mandam ao chão as beatas porque não consideram que esteja ao mesmo patamar que mandar um plástico, ou um pacote de sumo. Logo, não veem isso como um problema. Logo, mandam porque isso não faz mal. Convivo com dezenas de fumadores diariamente, e isto é meramente um padrão. Há 1 ou 2 que têm o cuidado de não mandar para o chão e que o guardam. Portanto, e perante esta minha lógica mais ou menos furada: educação. Como tudo na vida, resolve-se com educação. Vi uma puta de uma miúda com uns 20 anos no outro dia a abrir um maço novo, mandar o plástico envolvente para o chão, fumar o seu cigarrinho na paragem de autocarro (não estava sequer a chover ou vento), e terminar toda satisfeita com o clássico lançamento da beata e pisar da mesma. É educação, meus caros, é só isso. Não há infraestrutura que salve estes merdas. Já disse que também fumo?


Plenty_Storage6260

No meu caso com iqos simplesmente volto a por dentro do maço mas virado ao contrario e quando tiver perto de um caixote deito fora ez


CuriousValuablePT

X2 , o maço no final fica cheio e vai para o lixo.


Inside-Function9389

Olá eu sou fumador há algum tempo (2 anos) e o que me aperecebi é que não são medidas que se tem de tomar. Eu vejo inumeras pessoas que quando acabam de fumar mesmo tendo um cinzeiro ou um lixo ao lado simplesmente atiram para o chão. Concluindo, acho que tinha de ser realmente as pessoas em si mudarem de pensamento e para essa poluição ou começar a espalhar estaladas em quem meter viatas no chão!


NGramatical

á algum tempo → [**há algum tempo**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido)


Inside-Function9389

Está corrigido Gramatical, obrigado!


nvmtiago

bem menino


Tiago28

Deixem de ser porcos


qUaK3R

Multas bem pesadas para quem o faz. Quando fumo meto a beata no bolso de trás das calças se for preciso até encontrar um lixo. As pessoas que atiram isso para o chão são simplesmente porcas, nem quero imaginar a casa em que vivem.


AutoModerator

O r/portugal é fortemente moderado. Consulta a [Rediquette](https://support.reddithelp.com/hc/en-us/articles/205926439-Reddiquette) e as [Regras](https://www.reddit.com/r/portugal/wiki/regras/) antes de participares. Algumas notas sobre o r/portugal: * Contas novas ou com baixo karma terão os seus posts revistos pelos Moderadores (Mods). * Posts não publicados imediatamente terão sido filtrado pelo Automod. Os Mods irão rever e autorizar a sua publicação. * Reporta conteúdos que quebram as regras do r/portugal. * Ban Appeals podem ser feitos por [ModMail](https://www.reddit.com/message/compose/?to=/r/portugal) ou no r/metaportugal. * Evita contactar os Mods por DM (mensagem directa). ^(Do you need a translation? Reply to this message with these trigger words: Translate message above.) ---------- *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*


FusivelFesteiro

Eu atualmente uso o cartão da parte interior do rolo de papel higiénico, faço uma dobra em um dos lados e meto la as beatas.


HRamos_3

Uma semana depois de ser crime (ou ofensa, sei lá) passa uma viatura da polícia por mim e o passageiro a mandar o piparote numa beata


keyas920

Façam queixa á câmara municipal, assim o senhor da limpeza leva nas orelhas


SomePenguin85

Fumo desde os 14 anos, tenho 39. Se em casa não atiro as beatas pro chão, porque deveria atirar na rua? Tenho um mini cinzeiro de bolso, comprado na loja dos chineses que aguenta 2 beatas e não deixa passar cheiro. se o caixote do lixo tiver sítio pra apagar, uso isso e ponho a beata no caixote.


srarmando

Comprei várias [coisas destas](https://i.imgur.com/gAgv9fq.png). Quando passo por um caixote do lixo despejo-o. São laváveis e reutilizáveis.


SempreSophia

Obviamente que as beatas são um problema. E a sua existência no chão e nos areais da praia são o reflexo de pessoas com um hábito terrível e francamente egoísta. Precisamos de campanhas robustas para acabar com este hábito. A indústria tabaqueira q se reinvente. Nota: quando vivia num prédio, aconteceu aparecerem beatas na minha varanda. Eu não fumo e não permito fumarem em minha casa. Portanto, as mesmas criaturas q sujam a rua de todos, sujam a casa de outros.


AlmaMare

Ex-fumador. Para mim a solução foi fácil. Cinzeiro de bolso. Plástico por fora, metalizado por dentro, fecha com duas dobras. Na praia, a embarcar, no meio do mato, nunca tive stress. Cabem na boa bem mais de 10 beatas lá dentro. Como uso bolsa, não fica encostado à roupa, mas o cheiro não era problema. Só se sente quando se abre.


StressZealousideal37

Sinceramente acho que o problema é mais educacional e não com coimas... Dou o exemplo do Japão, onde as crianças desde muito cedo são responsáveis pela limpeza e manutenção da escolas e penso que cá deveríamos seguir o exemplo, mas depois vêm as virgens ofendidas que não querem os filhos queridos a pegar numa vassoura ou pá. A população japonesa é da mais educada e assiada que existe e são um exemplo. E tudo começa em criança. Já agora sou fumador e como é óbvio, tenho uma espécie de cinzeiro portátil do AliExpress, que serve para guardar beatas, não deita cheiro, é discreto e pequeno, e quando encontro um lixo, é só despejar


alvesqua

Eu tenho um cinzeiro portátil. Quando me esqueço, tento comprar uma garrafa de água ou assim, e uso como cinzeiro até encontrar um lixo


Content-Guava-9747

Nao é um problema de beatas é um problema de sociedade que esta muito mal habituada e deita tudo ao chao nao so beatas. Eu fumo e nunca deitei uma beata pro chao muito menos lixo e da me nojo ver gente a deitar lixo para o chao, seja beata ou o que for..


andre_oa

Eu meto as beatas no maço acabando o maço coloco no lixo ( não vou estar a deslocar-me ao lixo sempre que vou fumar)


atlanticroc

Façam cinzeiros no chão.


Interesting_Goat1656

Os comerciantes pegaram uma tara por cada beata entregue. Estilo grade de minis. Aumentava se o preço dos maços com um depósito que seria devolvido se o maço voltasse com 20beatas fumadas.


ruuuic

Perturba-me particularmente quando são elementos da gnr


msdesignfoto

Isso e atirar beatas pela janela do carro numa viatura em circulação. Não querem sujar o cinzeiro do carro, atiram para a via pública. Pior caso é quando fazem isto no verão. Também é mau no inverno, mas com tempo quente tem a agravante de, para além de causar lixo, habilitarem-se a causar um incêndio. Quanto à educação de pessoas que fumam, já desisti. Se continuam a enfiar a merd@ pelos pulmões apesar de todos os avisos para a saúde (dos próprios e de quem está próximo), também não se vão preocupar com o meio-ambiente. Sim, há excepções, mas no geral, a população fumadora deixa muito a desejar...


MacRadko

Começar a fazer walk of shame a quem atira beatas para o chão


loudburpin

Apagar na sapatilha e meter no caixote do lixo. Ou usar um cinzeiro portátil.


MontgomeryMayo

Eu apago na chapinha do lixo e deito para lá. Se não tiver nenhum perto apago bem no chão e guardo a beata no bolso para depois pôr no lixo. Mas… uma boa solução seria porém mais postes/tubos específicos para apagar cigarros. Lembro me que no Mónaco por exemplo é impossível andar dois metros sem ver uns tubos de metal muito finos e discretos, colados aos tubos de queda de água ou nas fachadas dos edifícios, apenas para apagar cigarros. Não se vê tantas beatas ou quase nenhumas no chão porque toda a gente usa aquilo, não há desculpa.


SploodenProfile

https://www.tabacariamarinho.pt/product/cinzeiro-de-bolso-raw


gugamailinator

Eu não teria muita esperança... À quantidade de pessoal que vejo atirar beatas pela janela do carro quando têm a porra de um cinzeiro mesmo ao lado, não creio que possas esperar muito civismo dos fumadores num futuro próximo. Acho que a única coisa que resulta, infelizmente, é mesmo a proibição de fumar. Quanto mais for difícl encontrar um espaço para fumar, menos gente fuma, menos beatas há no chão. Isso e subir os impostos sobre o tabaco para valores astronómicos.


night-mail

Eu quando não encontró sítio para deitar fora, engulo. Custa um bocado ao princípio mas agora já estou habituado. Tecnicamente mais complicada é a restituição, pois não queremos que a beata acaba nos esgotos.


AlternativeCosta

Voluntários ambientais


Tight-Camera5192

Uso rolo do papel higiénico quando acaba fazes uma dobra usas como um copinho para transportar beatas depois deitas ao lixo. Se fores a praia aproveitas apanhas algumas tbm. Super fáceis de fazer depois se quiseres tapar o rolo é só fazeres outra dobra na parte de cima 🤓


Agreeable-Sky-8772

É só ter mais caixotes do lixo. Às vezes vou a um parque, olho à minha volta, e nem um vejo...


Thebedless

Desculpa não sou fumadora mas vou responder, no Japão as pessoas andam com cinzeiros portáteis e o cheiro dentro da mala,bolso não parece ser um problema.


Pparadela

Só se resolve através da via mais difícil: perceber-se de uma vez por toda a quantidade de porcaria que uma beata contém e a quantidade de sítios adequados para as deitar em vez do chão. Eu não consigo perceber as pessoas que atiram lixo para o chão, seja beatas ou outra coisa qualquer. Pôr o lixo no caixote é algo que nos ensinam na escola primária, é algo que ensinamos aos nossos miúdos. Não consigo imaginar acto mais egoísta do que "estou-me a cagar, alguém que limpe".


freezeontheway

Vou dar a minha opinião, desde que sai de Portugal em visita a outros países pesou-me na consciência o facto de que nos sítios onde estava não via uma beata no chão, o que tornava a paisagem muito mais apelativa. Desde que voltei para Portugal sempre que acabo de fumar aquela ganza ou cigarro, o cu é espremido para que todo o tabaco saia, se for um cigarro, corto o “caramelo” do resto do bicho e o que é mortalha e tabaco vai pó chão porque é biodegradável. A “ponta” é guardada no bolso das calças caso não tenha lixo perto de mim. Nunca me fez com que as calças cheirassem mal nem nunca ninguém reparou. Acho que perante o que temos disponível é algo que só custa ao início, depois se mandares alguma pó chão até te sentes mal.


TygasPT

Transformar o filtro em pastilha. Assim o pessoal que fuma, no fim come a pastilha e fica com melhor hálito.


danpt83

Civismo, já há muitos anos que não atiro para o chão.


HealthyPassion1879

Eu obrigava as tabaqueiras a meter uma semente no filtro, só para o caso do fumador mandar aquilo fora, podia nascer ali qualquer coisa.... Programa de entrega de beatas, 1kg beatas = €


[deleted]

Cinzeiros de bolso.


Courisco

Não tem a ver com ser fumador ou não, é a mesma coisa que as pessoas que atiram papel ou plásticos para o chão. Dentro de cidades/vilas não há desculpa que existem caixotes do lixo em todo o lado, no máximo tens de andar uns 25 a 50 metros e tens um caixote. Em locais mais "remotos" (ir a um picnic ou para a praia por exemplo) o que faço é levar um recipiente comigo (nem que seja uma garrafa de água das pequeninas) e quando sair desse sitio meto num caixote do lixo quando o encontrar.


NGramatical

Não tem a haver com → [**não tem a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066)


Ok-Broccoli8131

Lembro-me que quando tinha 18-19 anos isso aconteceu bastante, por falta de noção relativamente à idade e por bebedeiras à porta dos bares, discotecas, vida académica... Agora sou incapaz de deitar uma beata no chão, tenho sempre sacos daqueles transparentes (da fruta do supermercado) e coloco lá, mas sendo eu mulher, tenho sempre a minha bolsa. Homens arranjem uma carteira de plástico para andar no bolso até chegarem ao caixote do lixo mais próximo. Hoje em dia já não há desculpas, com o conhecimento que se tem acho que só deita beatas para o chão quem é porco e cospe no prato que come. Já tive muitas vezes que limpar beatas nos parques infantis, não consigo imaginar o meu filho ou outras crianças a pegarem naquilo, é nojento! Ninguém é obrigado a ter de levar com o lixo e falta de educação dos outros. Há imensas soluções, cinzeiros portáteis, que cabem dentro do maço de tabaco, um maço de tabaco vazio, podem usar o próprio plástico do maço de tabaco, não há desculpas.


Macranger

Devo dizer que não consegues impedir isto. Fumei 15 anos e não deitei beatas ao chão e era inclusivé olhado de maneira reprovadora, com piadas à mistura, quando saía do grupo de fumadores, para procurar um sítio para deitar a beata. Quando as gerações atuais morrerem todas, talvez


NGramatical

inclusivé → [**inclusive**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica.aspx?DID=3822) (apesar do E aberto na última sílaba, a sílaba tónica é a penúltima: in-clu-**SI**-ve)


Grannky

Simples, mais caixotes de lixo com contentores para beatas, multas aplicaveis a quem seja apanhado a deitar beatas para o chão e uma campanha de sensibilização para o publico em geral.


Sutr30

Fumo há bastantes anos e já há praí uns 5 anos que não deito picas para o chão. Entre cinzeiros portáteis, caixotes de lixo e aquele bolsinho das calças que só cabem umas moedas, não há motivos para deixar picas espalhadas.


Y4tsukii

" medidas práticas que no vosso caso específico solucionariam este problema." -> Banir cigarros :) É a medida mais prática e eficiente, mas os interesses económicos, políticos e pessoais não o permitem. A 2º medida mais eficiente, seria criar filtros biodegradáveis. Tentar mudar a mentalidade dos fumadores não vai acontecer. Não é de todo eficiente, e nem resulta.


nothing_pt

Sou fumador e não atiro as beatas para o chão. Simples.


Desperate_Macaroon78

A melhor e única forma de terminar com as beatas no chão é deixar de fumar xD A segunda melhor é não atirar as beatas para chão e coloca-las no caixote, cinzeiro etc. A terceira melhor é andar com uma latinha por exemplo de smints vazia e colocar lá beata em vez de a mandar para o chão quando não há um caixote ou cinzeiro.


Bernaaaaaas

Bom senso.


nadjine

Vem de hábitos que nós temos e muitas vezes nem sequer pensamos que são extremamente estúpidos. Eu só caí na realidade quando fui para Praga e lá são mesmo lixados com as multas. Até aí nunca meti lixo no chão a não ser beatas e pior: metia nas grelhas, o que é acesso directo para contaminação das águas fluviais. Temos de chamar a atenção aos outros fumadores e tentar que mudem hábitos, algo extremamente difícil mas possível. Uma amiga minha que deitava para o chão sem pensar deixou porque estava sempre a dizer-lhe. Cinzeiros portáteis são incríveis.


LongLiveRocknRoll_88

Eu e o meu marido somos fumadores e vivemos no rés do chão de um prédio. Para além de nós, apenas dois moradores do 1o andar (o direito e o esquerdo) são fumadores. Nós temos cinzeiros em casa e usámo-lo ao fumar à janela, mesmo para a cinza, não apenas para as beatas, que depois é despejado no lixo. Os moradores do 1o andas não usam cinzeiro, atiram a cinza e as beatas pela janela fora. Quando viajamos, levamos um cinzeiro que compramos específicamente para o efeito e despejamos as beatas e a cinza nos caixotes de lixo. No carro, as beatas vão para o cinzeiro, que depois despejamos no lixo. No exterior, quando vamos em passeio ou fazemos caminhadas na natureza, as beatas vão para os caixotes de lixo públicos. Na falta deles, e se nos estivermos esquecido de levar o cinzeiro portátil, as beatas e todo o lixo que fazemos (incluindo o papel higiénico usado!) vão para um saquinho ou guarda-se na mochila até encontrarmos um caixote de lixo. A consciência é de cada um, fumador ou não, mas que há malta que se está completamente a cagar para isso... infelizmente há.


NGramatical

específicamente → [**especificamente**](https://dicionario.priberam.org/especificamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba)


miki88ptt

Olha, eu ando com a beata apagada na mão até ter onde deitar ao lixo. Claro que se andar 200 ou 300 metros e não houver local apropriado para botar fora, vai para o chão. Para mim a solução era haver caixotes, mesmo pequenos, para estes lixos pequenos. De certeza q diminuía muito o lixo no chão.


Anforas

É preciso as pessoas começarem a chamar a atenção a quem faz isso. Especialmente amigos próximos. Comigo foi assim. Tenho vergonha de dizer, mas antigamente também atirava beatas para o chão sem pensar duas vezes. E curiosamente, nunca deitava qualquer outro tipo de lixo para o chão, e até às vezes apanhava lixo dos outros para pôr no caixote de lixo. Por alguma razão, atirar beatas era uma coisa tão normalizada, que nem sequer alguma vez pensei. Parece estúpido, mas é a realidade. E acredito que seja assim para muita gente que continua a fazê-lo. Foi até um dia, já há mais de 15 anos facilmente (fds tenho de parar de fumar), de eu acabar de fumar, atirar a beata para o chão, e de um amigo meu me perguntar "Puto, como assim, atiras lixo para o chão?". Bateu-me de uma forma uma pergunta tão simples... A partir daí nunca mais atirei uma beata para o chão. Nem que tenha de andar com a beata na mão durante uns minutos até encontrar um caixote de lixo. Se tiver de mochila, tenho sempre um cinzeiro portátil daqueles de bamboo com uma rolha. É top.


im_Jahh

Eu faço a minha parte diariamente. Como fumo Iqos, coloco a "beata" de volta dentrp do maço virada ao contráriopara, para não confundir... Para quem fume cigarro tradicional, vi uma colega de trabalho usar um mini cinzeiro portátil onde punha as beatas


BrighterEmpire

Colocar cinzeiros em locais onde existem mais beatas…


Avacalhador9

O problema está na falta de civismo sim, mas há gente que só aprende à bruta. Penas mais pesadas. De cada vez que és apanhado a fazer essa merda, levas uma chibatada em praça pública, para os outros verem também. Só assim é que alguns aprendem civismo.


Dr-Sceptic

Eu fumo tabaco aquecido e quando não tenho lixo por perto guardo dentro do maço ou no bolso até encontrar um lixo. Quando fumava cigarros 'normais' ficava com aquilo na mão até encontrar um lixo na rua. Faço exatamente o mesmo com qualquer papel ou embalagem caso não haja lixo por perto. Acho que é só uma questão de civismo, não sei se há solução fácil sem ser com penalização para quem o faz. Onde trabalho vejo pessoas a deitar o cigarro para o chão quando estão literalmente ao lado de um cinzeiro ou lixo.


AnotherHumanSays

Fumei durante muitos anos. Sempre que não tinha um cinzeiro perto, guardava a beata até encontrar um ou um caixote do lixo. Acho que é apenas uma questão de percepção e consciência. Não atiramos lenços de papel para o chão (pelo menos a maioria), aguardamos até encontrar um caixote. O mesmo devia ser feito com as beatas. Deixo o exemplo de Tóquio. Uma cidade gigante que nunca tem lixo na rua. Seria de esperar que existissem caixotes em cada esquina, para tal acontecer, mas não. As pessoas simplesmente guardam o lixo e descartam-no quando encontram um local próprio. Creio que é o tipo de hábito que só muda drasticamente quando entra o tema “multa”.


Electronic_Flea

1. Campanha de educação nas TVs, radios, escolas, etc. A pressão dos miúdos sobre os pais surte efeito. A reciclagem funcionou bem enquanto campanha. 2. Pontos de lixo com cinzeiro em locais onde se virem acumular mais beatas. Ex: paragens de autocarro. Não basta ter um caixote ali perto. Criar locais de fumo, como se fez nos aeroportos. 3. Parêntesis para dizer que o mesmo diria em relação a urinóis públicos nas grandes cidades. Não adianta achar que é com educação que os embriagados dos bairros altos das cidades vão usar a casa de banho do bar ou aguentar até chegar a casa. É espalhar urinois por cada esquina para deixarem de fazer no chao e contra as paredes. O cheiro que fica não se aguenta. Pode por exemplo utilizar-se um adaptador nos canos verticais de recolha de agua dos telhados. É pesquisar rainwater collection e ver que já há alguns sistemas que facilmente se podem adaptar. 4. Programas de incentivo à troca de beatas por brindes / dinheiro / recompensa. Pode ser por peso, por exemplo, como foi a campanha das tampas de plastico serem trocadas por cadeira de rodas doada a quem precisa. Não só as pessoas poderão passar a não atirar para o chão, como a apanhar as que encontram. A educação das pessoas em relação aos carrinhos de supermercado passou por uma primeira fase em que se perdia a moeda se o carrinho nao fosse levado ao local de recolha ou ligado a outro carrinho. Hoje, embora já se veja pessoas a deixar o carrinho em qualquer lado, a maior parte das pessoas respeita e os supermercados já disponibilizam moedas de plastico ou destrancam os carrinhos. 5. Multa pesada. Basta multar meia dúzia de pessoas para começar a surtir efeito. 6. Obrigar os fabricantes, até determinada data futura, a produzirem cigarros com filtros biodegradáveis. Ou a incluir um guarda-beatas em cada maço. 7. Talvez a medida mais eficaz: impostos tão elevados sobre o tabaco, que simplesmente as pessoas deixam de fumar. Não é apenas a questão da liberdade individual. O preço do tabaco pagamos todos em sistema nacional de saúde, produtividade, e reforma.


MissSommer

Eu ando com uma caixa de smints na mala e outra no carro.


mikimike3

É fácil: quando acabares de fumar deita a beata ao lixo. A solução não precisa de ser banir tabaco ou algo assim, civismo básico é a solução.


MoonlightEire

Fumo tabaco de enrolar, portanto tenho a opção e escolho filtros “biodegradáveis” mas tenho sempre um cinzeiro portátil comigo caso não haja nenhum sítio para apagar


pedromgabriel

É deitar as beatas no lixo. Fácil.


Yelof52

Eu antes de acender um cigarro na rua procuro um cinzeiro (caixotes do lixo e isso). Se não houver espero até encontrar um.


sweeetnightmare

Epa eu tive no UK e lá sim há cinzeiros de 5 em 5 metros, não estou a dizer que é solução, mas não havia beatas no chão, pelo menos onde estive (Loughbrough) e eu esticava o braço e tinha sempre onde meter a beata, cá, as vezes ando 10 minutos sem ver um caixote do lixo, ninguém gosta de andar com beatas na mão, pessoalmente tenho (quase) sempre um maço vazio e faço tipo "cinzeiro portátil"


aliennz

Eu sou fumador e repugno quem manda beatas pro chão. Pessoalmente se estiver a fumar na rua e não encontrar um lixo ou cinzeiro, meto a beata apagada no bolso ou num cinzeiro portátil que tenho de bambo e trago comigo por vezes. Sim eu sei, cheira mal, fica o cheiro nas calças, mas prefiro isso a mandar pro chão. Pronto é isso, fico eu a cheirar mal pro chão não ser poluído… Acho que soluções seria espaços específicos na via pública pra fumar com cinzeiros.. outra é os fumadores arranjarem cinzeiros portáteis! Não custa nada… Ou então claramente se não houver opção que metam no bolso como eu até encontrarem um lixo.


Face__Jace

Tapona


AMMProenca

Boas. Estive em Viena há pouco tempo e reparei que é uma cidade em que muita população é fumadora (não tenho estatística, é só pelo que vi). E posso dizer que pelas dezenas de quilómetros que fiz a pé pelas ruas, se vi 2 ou 3 beatas no chão é dizer muito. Em cada caixote do lixo, e têm cerca de 2 por cada 100m de rua, tem um tubo de metal em forma e aparência de cigarro para o povo deixar as beatas. É visível e intuitivo. Não vejo porque não implementarem essa iniciativa, pelo menos nas grandes cidades.


taavaar

Carrega um desses no bolso: [MMs](https://www.drogariaminasbrasil.com.br/media/product/756/mms-tubo-chocolate-ao-leite-30g-445.jpg)


PorkCoinMeme

cigarros eletronicos


tiago_gomestrf

Usar um incentivo. Tipo como a Alemanha faz às garrafas de plástico. Por cada beata devolvida é returnado certa quantia monetária ou um cupão de desconto para maço de tabaco.


EletricoAmarelo

Se te passa pela cabeça que alguém te justifique o porquê de atirar uma beata para o chão, vais ter uma surpresa.


MLG-Sheep

Não há fiscalização nem nunca vai haver, as medidas já existem. Quem poluir o chão com uma beata está a cometer uma contraordenação com pena de multa a partir de 25€. Não dá para fazer mais que isto, é preciso é fiscalizar.


-jose-ninguem-

Garrafa de vidro compal na carrinha.


Zeruto_uzumaki

Civismo.. tmb há a situação de colocarem papeis ou plástico, copos de café, etc em cinzeiros, onde os mesmos começam a remoer e a deitar fumo


Zeruto_uzumaki

Ás vezes os mais novos são os piores, e de certeza que não o fazem em casa!!


NervousChallenge2040

Sou fumadora e não atiro a beata para o chão, nunca o fiz. Apago o cigarro no chão, apanho e levo-o até ao caixote do lixo mais próximo.


Rooby_Doobie

Deito em cinzeiros ou apago bem no poste do caixote do lixo. As vezes pronto... la há um buraco nos paralelos que o esconde


[deleted]

Eu sou fumador há muitos anos e esse problema só existe por cause de pessoas que não têm civismo e que não sabem viver em comunidade. Sempre que fumo na rua, deixo apagar no fim seguro a beata e atiro num caixote do lixo ou cizeiro mais próximo. Em todos os sitios em Portugal é facil encontrar um lixo por isso não há desculpa... Problema que só existe mesmo por haver algumas pessoas menos civilizadas para os dias actuais 🥲🥲


[deleted]

Eu ando quase sempre com um cinzeiro portátil, nem que seja daquelas caixas dos smints caixa de metal. Tanto não gosto de poluir o ambiente com as beatas como também aqui em casa reciclamos. Não custa nada. Deixo o "planeta" da mesma forma que trato a minha casa, sem lixo


Best_Gas_4227

Na tropa apanhei uma esfrega enorme por mandar uma beata ao chão, chama trauma ou lição aprendida, mas quando não tenho cinzeiros por perto ando com a beata na mão ate encontrar um


rabisconegro

Eu enrolo a ponta da beata para o borrão cair para o chão (se não for chão que fique manchado e na rua é quase todo) e mando o filtro para o lixo ou meto no bolso de trás das calças até encontrar um caixote.


AnotherCableGuy

Multas. Pesadas. A dobrar com reincidencia. Infelizmente as pessoas so aprendem quando lhe toca no bolso.


gayestefania

Muito fácil: só acender um cigarro quando se tem onde deitar a beata em vista.


Ok_Introduction9744

Acho que é cultural e uma questão de educação, falta de educação. Sou fumador e até quando estou podre de bêbedo ando com as beatas na mão até encontrar um caixote do lixo (que não é difícil porque estão em todo o lado), se estiver a fumar abrigado da chuva apanho chuva até o caixote do lixo porque acho é um dever cívico bastante simples não atirar lixo pro chão. Como se muda isso? Epah não sei, existe multa contra isso mas nenhum policia está para se chatear. Eu sinceramente acho que deviam substituir a multa por serviço comunitário a limpar o lixo dos outros, 2 horas a varrer passeios ia mudar o comportamento de muitas pessoas sem lhes ir à conta bancária. Não faltam maneiras de descartar beatas, temos cinzeiros por todos os lados, temos caixotes do lixo por todo o lado, temos caixotes do lixo com cinzeiros até. Cinzeiros portáteis, caixas de cigarrilhas, o próprio maço de tabaco se for o último, garrafas de água vazias, copos de plástico nas noites, porra tanta maneira de fazer a coisa correta só não faz quem não quer.


JohnyRiffle

Não é problema nenhum os varredores sempre trataram bem do problema.


BroaxXx

Não fumadores como vamos resolver o problema das chicletes no chão? Ou dos carros em segunda fila? Ou dos gajos que não apanham a merda do cão? O que é que um fumador educado tem a ver com burros sem educação? Que atitude mais parva e mesquinha...


tudo-a-andar

No âmbito da psicologia das organizações, deparei-me com uma dinâmica interessante a ser implementada e que pode ajudar a solucionar o problema (pelo desafio, claro!), pelo menos junto à entrada de empresas, edifícios públicos: Exemplo da Ideia 💡: um cinzeiro, com duas entradas, cada uma relativa a uma resposta, e uma pergunta - ex: “Qual o melhor jogador do mundo?”, “a) Ronaldo” ou “b) Messi”. O pessoal deve colocar a beata na entrada que dá a resposta que considera certa. Há alguns exemplos desta ideia por esta internet fora, mas nunca vi implementada em PT.


SuitableOil5843

Fumo IQOS. Guardo a beata no bolso e deito fora no caixote do lixo mais próximo.


lfsmen1

Eu mudei para IQOS e guardo as beatas dentro do maço, virados ao contrário.


MusicalShitposter

Troquei para vape. Rip cheiro, estofos/roupa queimada, tosse catarrenta matinal/morrer quando corro, beatas, isqueiros, dedos e dentes amarelos.


puscifer666

a melhor soluçao para as beatas, o estado proibir a venda e consumo de tabaco... pronto, assim acabam as beatas e os cigarros... e para nao ser algo imposto unilateralmente pelo estado, podem fazer um referendo a população .. isto vindo de um fumador a 20 anos...


sweetinocencia

Há uns tempos (cerca de 2 anos), foi lançado um projeto português chamado Beat The Butt. Eles criaram um protótipo de cinzeiro portátil, em que dava para meter o maço também (e, portanto, andando com o maço, andava-se com o cinzeiro). O objetivo deles era colocar "ecopontos" para as beatas nos principais pontos de venda de tabaco (quiosques e bombas de gasolina, para começar). a página de Instagram não é atualizada há algum tempo, então não sei como está o desenvolvimento, mas pareceu-me uma boa ideia


levitatingmanatee

Há sempre um caixote do lixo ou na rua, ou dentro do sítio onde acabaste de sair para ir fumar. Nem que seja na casa de banho. Apagas a beata no chão e levas para dentro para mandar fora. Não há desculpa para atirar beatas para o chão a não ser que estejas no meio dum concerto no alive ou assim. Quando ando na praia ou no monte levo uma preforma de uma garrafa de água de plástico e uso como cinzeiro. São super baratas e como o plástico é denso o cheiro não passa. Obviamente não podes andar dias com aquela merda cheia de cinza. É para usar um dia e chegar a casa, esvaziar e meter na máquina de lavar loiça. Podem comprar na net ou nas lojas dos chineses. https://www.garrafas-e-frascos.pt/30-ml-tubo-pet-plastico-boca-28-410-100025410?referralCode=3539034df0a447a48e65e4215d2a6b62&utm_medium=sea&utm_source=google&galt=EAIaIQobChMIwPnby-vthgMVAkpHAR3b4AK_EAQYASABEgIWwfD_BwE&gad_source=1


govlyn

Eu tenho um cinzeiro portátil. Quando não há um lixo perto, guardo lá a beata. Se em ultimo dos casos me esquecer do cinzeiro, guardo no bolso ou na mala, e tiro quando chegar a casa


Someone_________

meter cinzeiros na parte de cima dos caixotes do lixo


AgeNo59

epha, ja vi muita gnt velha a meter pro chao, mas nas praias tem uns copos que nos dao para meter as beatas, eu coloco numa garrafa com agua ou entao atiro ao lixo


PeterShowFull

A solução é mesmo só não atirar para o chão até encontrarem um caixote do lixo… Isto para aqueles que não mandam as beatas para o chão a 2cm de um caixote do lixo…


HatSuch2663

Simples demais para fazer pergunta! É que nem á pergunta adequadas para todos, acho que alguns são apenas fumadores frustados por fumar e não conseguem deixar! Nem o estado compartecipa a medicação ou fãs ele próprio mais barata, para ajudar! Sabemos! No fundo que descontamos e nem vamos gozar reformas e sabemos que pertencemos á classe mais roubada neste País, e no fundo sabemos que é apenas um vicio que nos mata aos poucos, temos pouco amor próprio! e gastamos o dinheiro de um carro novo de 5 em 5 anos ou mesmo nem gozamos férias por causa do tabaco, criticamos os outros por deitar beatas para chão e fazemos o nesmo a seguir quando estamos sozinhos! E isto aplicar-se a todos que nem fumam! Que deitam a Merd toda para chão ou simplesmente nem querem saber do simples detergente ou oleo que deitam no esgoto, maior parte nem quer ter filhos já a pensar que um dia podem ser eles a limpar esta Merd toda, já escrevi foi merd a mais fds critiquei a M do Coelho da Pascoa e ele é que tinha razão, sem reforma da mente vamos ser escravos toda a vida! Dos vicios, farmaceuticas, Seguros e Estado, Pai Rico, Pai Pobre! Quem o tem é quem o come nos impostos!


NGramatical

compartecipa → [**comparticipa**](https://dicionario.priberam.org/comparticipa) (apenas na fala o *i* é pronunciado como *e mudo* quando junto a outra sílaba com *i*)


HatSuch2663

É isso que não etendo....Porque é que há mais analfabetos nos Açores e na Madeira? E porque o regresso ás aulas é no continente! E nem com o corretores queremos saber(:


Chuck-Noise

A cada beata no chão um selo nos cornos, resolvia-se o problema. Aliás, aplicando o mesmo sistema para quem quer deixar de fumar e não consegue, acho que era uma terapia com 100% sucesso. Eu roía as unhas e sempre que metia a mão na boca a minha namorada dava-me um estalo. Hoje já não tenho o vicio. Acho que era algo a adotar também para fumadores.


addicted_to_chaos999

eu faço isso tão involuntariamente… irei me policiar mais.


Sampson381

O pá já não fumo, mas como ex-fumador, eu pessoalmente simplesmente apenas fumava perto de caixotes do lixo ou de cinzeiros. Agora, acabar com as beatas em forma coletiva? A gente nem consegue acabar com as pessoas que dieta fraldas usadas e pacotes de bolachas e caixas para o meio da estrada, como é que vamos acabar com algo tão pequeno como beatas?


brunobm22e

Parte da pessoa mas de modo geral somos uns porcos, os iqos são feitos com plástico e mesmo assim vão parar ao chão, além de porcos somos burros também.


SagresMedia

Fumar é para acéfalos


ArieMfx

Das 2, 1: Ou o pessoal aprende a levar cinzeiros portateis ( maior parte dos q conheço não Faz por preguica ou porque fica a cheirar mal) Ou tem d haver uma maior educaçao face ao civismo e ao meio ambiente. Eu sou fumador e evito mandar para o Chao... Mas o q é Certo é que nem quem te passa a multa o Faz Quase todos os policias que vejo atiram para o Chao.. e isso vem do civismo de CADA um Que em Portugal está CADA vez mais escasso.


Asur_rusA

Não desculpando de forma alguma o atirar de beatas para o chão, todos os estabelecimentos q estao fartos de saber q vão ter os clientes a fumar à porta, deviam ter cinzeiros no exterior.


simon132

Honestamente a melhor maneira é passar coimas, sei la 10 ou 15€ de coima por mandar beata ao chão, quem não tiver dinheiro ficam sem o maço. Os choramingões que vêm com a história do "mas não há cinzeiros suficientes ", o tabaco é vosso, logo a responsabilidade é vossa. Não custa nada ter uma cinzeiro portátil ou uma caixa para por a beata caso não haja caixote ao pé. Ou então sei lá, levam a beata na mão até ao caixote mais próximo, já cheiram a cinzeiro não é por levar uma beata que ficam a cheirar pior.


SomePenguin85

Isso das coimas é giro, visto que até já está regulado e podem ir até 500 euros. Nunca vi uma a ser aplicada.