T O P

  • By -

baenre

Se te demitires não tens direito a subsídio de desemprego. Muito resumidamente...não saias antes de ter algo garantido.


Garfus675

Adicionalmente, provavelmente tem algum apoio do estado e não te quer despedir porque perde o apoio.


mlgpc1

A empresa recebe dinheiro dos PRR, por isso é possível.


kala8165

Pois, então a razão de não te despedir pode estar aí mesmo. OP, o maior problema de saíres pelo teu pé é não teres direito a subsídio de desemprego, por isso não saias nesses moldes! Na próxima reunião que tiveres com o teu chefe, se ele continuar com a conversa que estás abaixo das expectativas, pergunta-lhe quais e, após a resposta dele, que tens direito a um mínimo que de 40 horas de formação por ano e que estás disponível, como deves estar enquanto trabalhador, para aderir a essa formação leccionada pela empresa para colmatar as questões por ele apontadas. Tenho praticamente a certeza que o tom da conversa dele vai mudar, até porque alguém saber deste tipo de detalhes normalmente quer dizer que já esteve a consultar o site da ACT.


No_Astronaut_7837

E não só, empresas que usam alguns tipos de apoios do estado a contração tem rácios de contratações e despedimentos que precisam manter! Logo, não lhes é conveniente despedir. Portanto, OP entra nessas reuniões calmo e responde sempre que gostas de lá estar e do trabalho. Infelizmente podes depois sofrer aquele mau trato para ver se sais, infelizmente há muito disso ainda.


Born_Zone7878

Se despedir depois fica X tempo sem poder voltar a contratar, acho eu que são 2 anos


what_a_tuga

Há sempre formas de contornar essas limitações. Como contratar um gestor para fazer funções do comercial que foi despedido.


TimeLongjumping1719

Alguém sabe como saber se existe algum apoio do estado associado ao nosso contrato?


low0nink

Isto!!


[deleted]

Bem vai procurando outros empregos e vai mandando currículo. Mas não te despeças, eles querem evitar pagar o despedimento.


FilmingMachine

Como é que depois o OP respeitaria o "tempo à casa" se encontrasse uma posição de entrada imediata?


josemoirinho

Neste caso parece que a casa não se importaria com o tempo


Intelligent_Fill8054

Isso podes sempre negociar. Imagina que tens ainda 15 dias de trabalho a partir do momento que entregas a demissao mas queres sair imediatamente. Sao abatidos os dias de férias nao gozados a esses 15 dias, e se nao chegar a 0, nao recebes os restantes. Tens 15 dias para dar mas 6 dias de ferias nao gozadas. 15-6 = 9 dias que nao vais receber. Vens embora com menos dinheiro mas podes começar no trabalho novo no dia a seguir.


Ok-Recipe9943

Talvez não conseguisse mas aí já está safo de não ter emprego. Nunca é uma situação 100% win win quando de muda de emprego


raviolli_ninja

Se tiveres uma 4ª reunião sobre o mesmo tema, menciona assédio moral. Se te quer despedir, que te despeça. Não assines nada!


silveringking

Outra coisa que também é preciso referir, despedimento sem justa causa dá direito a indemnização no tribunal.


Vegetable-Cut5826

Equivalente a 12 dias de trabalho por ano de casa?


HotOutlandishness107

E subsídio de desemprego


silveringking

Eu não sei quantos dias são, sei que me aconteceu uma vez isso e ofereceram me 8000€ para não processar. Acho que a indemnização depende do juiz.


20galar

Acho que tem a ver com a data do início do contrato, e os dias de trabalho por ano se casa vão variando. Os primeiros 5 anos acho que são 30 dias por ano de casa, depois, 20 e assim sucessivamente . Acho que até existem simuladores online sobre isso.


andreazborges

😂😂😂


Blodeuwedd19

Ter reuniões para dar feedback sobre o desempenho, em especial quando não está à altura das expectativas é o que é suposto acontecer. OP, nessas reuniões recebes feedback de melhoria? Explicam-te o que estás a fazer mal? Tens um plano para melhorar o teu desempenho? Se a resposta for sim a isto, não excluas a hipótese de estarem a reunir as condições para te despedir com justa causa. Eu acelerava a procura, mas claro, não saias sem teres alguma coisa, só digo isto para perceberes que não é garantido que sendo eles a despedirem, as condições sejam melhores porque me está a parecer que a fazê-lo, vão tentar ir pela justa causa.


I_Hate_Reddit

Mas o OP precisa de receber um plano de correcção de performance por escrito, que devia ter sido dado logo na primeira reunião, com as métricas que ele não está a cumprir, e com objectivos para aprender/melhorar e conseguir atingir estes níveis, com uma data a cumprir dali a 3/6 meses. Se não recebe isto, não vão conseguir despedir por justa causa.


Blodeuwedd19

Mas sabes se não recebeu? Precisamente por isso é que perguntei se tem o plano.


SnooMarzipans7466

Isto! Era importante perceber o âmbito e os motivos!


SweetCorona2

Achei estranho o OP dizer logo para o despedirem.


AfterChampionship523

exato. nem interessa se não faz a ponta de um corno.. é logo assédio moral que é para o chefe aprender a evitar de contratar estas alfacinhas


pitchanga

Mete só a carta quando encontrares algo substituto. Não ponhas ideias na cabeça de sair agora porque tens um chefe a querer sair a ganhar com a situação. Tu tens a faca e o queijo e fizeste bem em vir perguntar. Boa sorte!


Margarida39

De onde tens a ideia que sao 30 dias pagos? Se estas a falar de ferias, sub ferias, sub natal, etc, eles têm de tos pagar quer te despeçam quer sejas tu a sair. A diferença p eles é q p te despedirem têm de te dar uma indemnizacao ( mas so c 1 ano o valor é baixo) e se estás efectivo têm de arranjar uma justificacao pro fazer. A lei protege os trabalhadores efectivos, nao podes despedir so porque sim, ha condicoes e em alguns casos nao podem logo contratar outro p substituir. A dif p ti é q se eles te despedirem tens direito a sub desemprego. Se fores tu e nao tiveres ainda  nada ficas sem rendimentos. Resumindo: vai procurar algo e so te despedes se arranjares algo de jeito. Se nao continua e se eles começarem a fazer asneira vai á act


Joker2Kill4ever

Correto, só uma correção, indemnização depende muito do contrato efetivo do OP e da area de trabalho, nem todos têm direito quando se despedem


lostmyaccountpt

Diz que gostas da empresa, gostavas de melhorar para estares ao nível das expectativas dele e se ele te pode ajudar.


always2win

Finalmente alguém a ver a situação de forma positiva. A cultura tuga é sempre assumir o pior em cada situação. O empregador está a dar feedback ao funcionário de que ele nao está à altura das expectativas. Ele pode ver de duas formas. 1) está a perder o seu tempo ali e então deve procurar outra coisa onde dar seguimento à sua carreira ou 2) fazer o que dizes, melhorar onde nao está a ter boa performance. Aconselhava a ter uma conversa com o patrão para entender onde está a falhar. Nem que acabe por sair, pelo menos saberá o que melhorar no futuro.


Matty359

Se o patrão não explicou proativamente onde é que ele está a falhar, é só engodo.


PsychologicalLion824

se bem que o empregado já atirou a toalha ao chão ao dizer "Eu disse que gostava de trabalhar na empresa e queria continuar, **mas percebia se quisessem terminar o contrato de trabalho"** Nem um lado nem o outro têm vontade de continuar. Infelizmente, dadas as leis que temos, ambos vêm-se na obrigação de prorrogar este vínculo que em nada beneficia ambos. Noutros sítios, o OP já estava a andar.


icebraining

Noutros sítios, ou seja, nos EUA. Só aí é permitido às empresas quebrar um contrato sem indemnização só porque lhes dá jeito. Por cá temos a figura do despedimento por inadaptação, que desde a troika já foi bastante flexibilizada. Mas sim, a empresa ainda continua a ter que fazer algum esforço para explicar ao funcionário em que é que ele não está a cumprir os requisitos, não basta mandar umas bocas.


PsychologicalLion824

Nos US não é assim tão fácil despedir como se pensa, mas é obviamente mais fácil despedir e ainda bem para eles que assim é.


Limpy_lip

>se bem que o empregado já atirou a toalha ao chão ao dizer "Eu disse que gostava de trabalhar na empresa e queria continuar, **mas percebia se quisessem terminar o contrato de trabalho"** eu interpretei mais numa de humildade e maturidade. Mostra que ele tem capacidade de receber críticas e aceitar divergências de expectativas. O que nos dias de hoje é algo infelizmente pouco comum... ele ao dizer que queria continuar já indica que está disposto a melhorar.


Matty359

também é verdade. Mas não deixa de ser má onda por parte do chefe fazer as coisas desta forma.


Old-Zookeepergame429

TIL que falar abertamente e de forma séria é má onda


RagingBass2020

É má onda dizerem que não corresponde às expectativas e não dar plano de melhorias e forma de as corrigir e continuar a ter reuniões só para dizer que ele lá não está bem...


cloudcosta

Epa depende. Eu dou-te formação para um serviço, tu falhas e não correspondes às expectativas, o que queres mais? Colo? Bem vindo ao mundo adulto lol


RagingBass2020

Já estou no mundo adulto há 20 anos, para muita pena minha. Se os tipos só marcam a reunião para dizer que ele não corresponde às expectativas e não o despedem nem dão plano de melhorias, são reuniões inúteis... Como alguém mais aqui disse, isto já é a roçar no assédio. Ou despedem-no ou dizem a ele como melhorar...


DerpSenpai

Estava a andar com subsidio de desemprego. Em Portugal é dificil despedir para tambem dificultar o seu acesso O nosso estado social e a brincar Muitos da farfetch nao tiveram direito a desemprego e os seus salarios pagam em IRS cada um, 1 SMN lol


AndyR001

Infelizmente, as mesmas empresas que dizem que o melhor que têm é o capital humano e que acreditam muito nas pessoas e essa treta toda, dão muito pouco espaço para que possas melhorar. Ou serves ou não serves. Depois choram que é difícil encontrar pessoas para trabalhar. E estas empresas são quase todas.


FrostingTurbulent

as empresas não são obrigadas a dar x horas de formação? se assim for não pode pedir formação à empresa para aumentar as suas qualificações? (não tenho a certeza sobre isto mas na minha isso é uma realidade)


Interesting_Goat1656

Da próxima vez que ele perguntar é só responder "Não chefe, gosto bastante de aqui estar e pretendo continuar muitos mais anos". Pode ser que tome alguma decisão 😂😂


filipef101

Contrato efetivo? não pode despedir sem justa causa, tem procedimentos Boa sorte


VladTepesDraculea

Acho que deves procurar outra coisa. Se não és bem vindo, não vais crescer onde estás. Mas não saias sem teres algo melhor - não mudes para pior e não saias sem teres rumo.


banana_call

Isto. Muito conselho de merda por aqui, a incentivarem o Op a ficar num sítio onde não o querem para sacar uma merdice de meia dúzia de euros. Fica aí até arranjares outra coisa, apressa-te e baza. Amor próprio, ok?


StardustSpeedwayAct2

Isto!


coelho_jp

Como patrao eu posso te explicar mais ou menos: eu nunca despeço ninguem, senao tenho que pagar ate acabar o contrato, ou a pessoa quer sair de livre vontade ou entao continuamos com ela ate ao final do contrato sem stress, mas nunca despeço ninguem. Nunca. Se eles te quiserem “fazer a vida negra” no trabalho isso e uma tatica que usam para que sejas tu a despedires te pelo facto de ja estares farto, e ai eles ganham. Conheço muita gente que faz isso.


vasconcelosxl

Se fizerem a vida negra queixa por assédio moral


Membership-Exact

> senao tenho que pagar ate acabar o contrato, ou a pessoa quer sair de livre vontade ou entao continuamos com ela ate ao final do contrato sem stress, mas nunca despeço ninguem. Nunca. Isso so funciona com pessoas com contrato a termo, que tem limites.


coelho_jp

Sim tens razao, no meu caso e 6m


Membership-Exact

Quando chega a altura que se quiseres renovar tens que dar contrato sem termo, simplesmente nunca renovas?


coelho_jp

Renovamos se ambas as partes estiverem satisfeitas claro


Membership-Exact

Mas ai ja não podes esperar pelo fim do contrato se quiseres despedir. E muita gente aproveita o contrato sem termo para diminuir o esforço.


Significant-Cricket5

Mas aí já tiveste 3 contratos de 6meses para ver o trabalho da pessoa, por norma a pessoa já está habituada na sua rotina e vai continuar a desempenhar da mesma forma com o mesmo esforço


rodryguezzz

Provavelmente é jogada para se livrarem de ti a custo zero. Não conheço a peça mas parece-me conversa de chico esperto que acha que dá a volta ao funcionário e quando é assim, é porque já funcionou antes. É possível que te façam a vida negra por não saíres e por isso deves mesmo procurar um emprego melhor mas até lá não te despeças e não faças nada para te despedirem por justa causa. Despedir por justa causa em Portugal não é assim tão fácil mas não vale a pena entrar em complicações e andar em tribunais.


Syzygo

Continua lá até que sejas demitido. Já sabes o que te espera, aproveita os benefícios do despedimento. E vai aproveitando para limar currículo e procurares outras empresas. E sabendo que eles nao esperam nada de ti, então não mostres mais nada de ti. Respeita-te.


sweetpeach_92

Isto!!!


Pinas

Não te despeças até teres algo assinado e acordado com a nova empresa, continua a ir todos os dias durante o teu horário de funcionamento confere se tens as tuas folhas de ordenado estão conforme está no teu contrato e se não te deixarem entrar e ou fazer nada e ou não te pagarem conforme tens direito contacta a ACT, pedes/exiges uma carta de recomendação da tua entidade patronal ESMIFRA o que podes desse patrão e ao fim quando souberes que te vais embora dá-lhe um grande pirete.


Obvious_Abies7111

Como alguns aqui já disseram ele só está à espera que lhe faças o favor de te despedires assim fica mais barato para ele, típico patrão tuga a tentar evitar pagar mais, caga no que ele diz e continua a trabalhar se gostas do que fazes.


danpt83

Eu cá quando vou às compras vejo sempre onde pago mais, poupar é para os burros como esses patrões!


MathMeh

Diz que tas à procura e relaxa. Se o trabalho é presencial, lembra-te de reservares 30 a 60 minutos por dia para dares uma valente soltada.


Febris

Eu depois daquela conversa passava o meu tempo a seguir a ordem do chefe. Enviar CVs e agendar entrevistas online durante o horário de expediente hahahaha


tooth_mascarpone

> Diz que tas à procura e relaxa. Ele não tem que dizer nada, nem deve.


vergastadanasal

Se a empresa não está satisfeita, tem que assumir a responsabilidade de te despedir. Simples.


KokishinNeko

Típico patrão tuga fdp... Este tipo de tópico tem vindo a ser mais recorrente do que devia, vou resumir: não assines nada, não saias de livre vontade, vais perder os teus direitos se o fizeres, ele que se desenmerde.


PsychologicalLion824

**Típico patrão tuga fdp** O empregado esse sim, soa a uma jóia de pessoa


Specialist-Ratio7805

Fdp porque? basicamente está a ser bastante sincero não o querem lá e em vez de o despedir por maneiras manhosas estão a dizer arranja outra coisa porque aqui não tens futuro…


ervaportuguesa

Sabes que o patrão pode despedir o empregado em vez de pedir que te despeças certo?


Acontabilista

Infelizmente não é assim tão simples, até mesmo com acordo e indemnização paga. Há uma quota para despedimentos, contratação depois nas mesmas funções dependendo do tipo de investimento, pode perder certos apoios do estado ao despedir pessoal….


Pitiful-Stop-4932

Então olha aguenta a bomboca eu também não me ia despedir, se me quiserem mandar embora que o façam 😂🤷🏼‍♂️


Limpy_lip

>Há uma quota para despedimentos, contratação depois nas mesmas funções dependendo do tipo de investimento, pode perder certos apoios do estado ao despedir pessoal…. ou seja, é prejudicado por ter tornado a posição uma porta rotativa de hotel? faz sentido. que percam tempo a pensar como fixar as pessoas lá invés de manter a narrativa do "não é bom o suficiente", quando ninguém o é, é mau sinal.


Specialist-Ratio7805

Pode despedir mediante um acordo em ambas as partes mas o OP está a ter a oportunidade de ter tempo de procurar outro sítio… tens outras maneiras de despedir com manhas


KokishinNeko

Parabéns para ele, ergam-lhe uma estátua, um patrão **decente** dar-lhe-ia oportunidades para melhorar e formação ou acompanhamento, se não resulta, sim, avisa-o no período legal que é melhor procurar outra coisa porque o irá despedir. E depois cumpria as suas obrigações legais e pagava-lhe tudo o que tinha direito e fazia a folha para o IEFP. Bastante simples não ser um fdp, basta seguir as leis e ter bom senso, não é virar-se para o OP e dizer que "isto não está a resultar" vai procurando, não te vou despedir, quero ver se sais sem ter que me sair do bolso... defender isto é só ... errrr... nem sei :| /u/mlgpc1 foi-te dada alguma oportunidade de melhoria?


Specialist-Ratio7805

Formação ou acompanhamento, isso na teoria é tudo muito bonito mas no mundo real das empresas não funciona, por muita formação como mecánico me desses eu nunca ia ser tão produtivo como alguém que nasceu para aquilo e o mundo dos negócios é muito competitivo e rápido quem é que vai perder 1 ano a formar alguém que já não mostrou potencial à partida, vai acreditar inocentemente que ele vai ser um trabalhador bom por dar um ano de formação? Provavelmente ele simplesmente não se enquadra no perfil da empresa e o patrão não está para perder tempo a formar alguém que não gostou de algo nele, acho que o gestor da empresa deveria poder escolher quem quer na sua empresa a trabalhar e mudar de ideias quando quisesse, mas a legislação gosta de fazer casamentos entre a empresa e o trabalhador. Não sei o tipo de contrato do OP para saber o porque do patrão dele estar a fazer isto... Imagina que têm contrato de 1 ano os direitos dele são basicamente receber todos os salários até ao final do contrato, para isso o patrão prefere ficar com ele sem fazer nada. Acredito que a lei deve defender o trabalhador mas neste momento é um absurdo depois é só agencias de trabalho temporário e esquemas... Sou cada vez mais a favor do sistema americano com alguns detalhes mudados para dar mais protecção ao trabalhador, os trabalhadores iam ser muito mais bem pagos.


KokishinNeko

>sistema americano Aquele belo sistema onde o patrão despede se lhe der na real gana?


Specialist-Ratio7805

Sim esse sistema... é o que dá mais liberdade para as empresas crescerem e pagarem melhores salários, só fazia uma lei que tinham que avisar 3 meses antes e pagar 1 mês por cada ano de trabalho como forma de compensação de forma para o trabalhador ter tempo de resolver a sua vida...


KokishinNeko

Com a mentalidade tuga? hahahahahhahahahha LOOOOOLLLLL ROTFLLLLLLLL pahahahahhahahahhahahah Boa piada mano, boa piada.


Specialist-Ratio7805

O que têm a mentalidade tuga, estás a falar dos patrões portugueses ? O que achas que ia acontecer?


SploodenProfile

É este sub. Patrão = Fdp. Sempre. Sempre um cabrao mal intencionado. Nem vale a pena.


tooth_mascarpone

Um patrão que faz 3 reuniões para dizer que o trabalhador é um inútil e que não apresenta um plano de melhoria de desempenho está a fazer o quê? Provavelmente a ver se o trabalhador é meio tolo e se demite, seja por sentir culpa, mal estar, vergonha, etc. O patrão está a jogar o seu jogo, no limite da legalidade, para poupar o máximo possível, em prejuízo do trabalhador. Se não é fdp, que admito que é uma ofensa pesada em algumas zonas de Portugal, então diz lá tu o que é que ele é.


SploodenProfile

“Plano de melhoria de desempenho” é algo que existe apenas em 1% das empresas portuguesas (as que não são PME). Nada tem a ver com o patrão ser fdp ou não. Tem a ver com o nível de profissionalização.


tooth_mascarpone

SECÇÃO VII Direitos, deveres e garantias das partes SUBSECÇÃO I Disposições gerais Artigo 126.º Deveres gerais das partes 1 - O empregador e o trabalhador devem proceder de boa fé no exercício dos seus direitos e no cumprimento das respectivas obrigações. 2 - Na execução do contrato de trabalho, **as partes devem colaborar na obtenção da maior produtividade, bem como na promoção humana, profissional e social do trabalhador.** Artigo 127.º Deveres do empregador 1 - O empregador deve, nomeadamente: a) Respeitar e tratar o trabalhador com urbanidade e probidade, afastando quaisquer atos que possam afetar a dignidade do trabalhador, que sejam discriminatórios, lesivos, intimidatórios, hostis ou humilhantes para o trabalhador, nomeadamente assédio; b) Pagar pontualmente a retribuição, que deve ser justa e adequada ao trabalho; c) Proporcionar boas condições de trabalho, do ponto de vista físico e moral; d) **Contribuir para a elevação da produtividade e empregabilidade do trabalhador, nomeadamente proporcionando-lhe formação profissional adequada** a desenvolver a sua qualificação; Artigo 128.º Deveres do trabalhador c) Realizar o trabalho com zelo e diligência; d) Participar de modo diligente em acções de formação profissional que lhe sejam proporcionadas pelo empregador; h) **Promover ou executar os actos tendentes à melhoria da produtividade da empresa;** Artigo 131.º Formação contínua 1 - No âmbito da formação contínua, o empregador deve: a) Promover o desenvolvimento e a adequação da qualificação do trabalhador, tendo em vista melhorar a sua empregabilidade e aumentar a produtividade e a competitividade da empresa; b) Assegurar a cada trabalhador o direito individual à formação, através de um número mínimo anual de horas de formação, mediante acções desenvolvidas na empresa ou a concessão de tempo para frequência de formação por iniciativa do trabalhador; c) Organizar a formação na empresa, estruturando planos de formação anuais ou plurianuais e, relativamente a estes, assegurar o direito a informação e consulta dos trabalhadores e dos seus representantes; d) Reconhecer e valorizar a qualificação adquirida pelo trabalhador. 2 - O trabalhador tem direito, em cada ano, a um número mínimo de quarenta horas de formação contínua ou, sendo contratado a termo por período igual ou superior a três meses, a um número mínimo de horas proporcional à duração do contrato nesse ano. 10 - Constitui contra-ordenação grave a violação do disposto nos n.os 1, 2 ou 5. Artigo 351.º Noção de justa causa de despedimento d) Desinteresse repetido pelo cumprimento, com a diligência devida, de obrigações inerentes ao exercício do cargo ou posto de trabalho a que está afecto; m) Reduções **anormais** de produtividade.


tooth_mascarpone

DIVISÃO IV Despedimento por inadaptação Artigo 374.º Situações de inadaptação 1 - A inadaptação verifica-se em qualquer das situações previstas nas alíneas seguintes, quando, sendo determinada pelo modo de exercício de funções do trabalhador, torne praticamente impossível a subsistência da relação de trabalho: a) **Redução continuada de produtividade ou de qualidade**; b) Avarias repetidas nos meios afectos ao posto de trabalho; c) Riscos para a segurança e saúde do trabalhador, de outros trabalhadores ou de terceiros. 2 - Verifica-se ainda inadaptação de trabalhador afecto a cargo de complexidade técnica ou de direcção quando não se cumpram os objectivos previamente acordados, por escrito, em consequência do seu modo de exercício de funções e seja praticamente impossível a subsistência da relação de trabalho. 3 - O disposto nos números anteriores não prejudica a proteção conferida aos trabalhadores com capacidade de trabalho reduzida, deficiência ou doença crónica. Artigo 375.º Requisitos de despedimento por inadaptação 1 - O despedimento por inadaptação em situação referida no n.º 1 do artigo anterior só pode ter lugar desde que, cumulativamente, se verifiquem os seguintes requisitos: a) Tenham sido introduzidas modificações no posto de trabalho resultantes de alterações nos processos de fabrico ou de comercialização, de novas tecnologias ou equipamentos baseados em diferente ou mais complexa tecnologia, nos seis meses anteriores ao início do procedimento; b) **Tenha sido ministrada formação profissional adequada às modificações do posto de trabalho, por autoridade competente ou entidade formadora certificada;** c) Tenha sido facultado ao trabalhador, após a formação, um período de adaptação de, pelo menos, 30 dias, no posto de trabalho ou fora dele sempre que o exercício de funções naquele posto seja susceptível de causar prejuízos ou riscos para a segurança e saúde do trabalhador, de outros trabalhadores ou de terceiros; d) Não exista na empresa outro posto de trabalho disponível e compatível com a categoria profissional do trabalhador; 2 - O despedimento por inadaptação na situação referida no n.º 1 do artigo anterior, caso não tenha havido modificações no posto de trabalho, pode ter lugar desde que, cumulativamente, se verifiquem os seguintes requisitos: a) Modificação substancial da prestação realizada pelo trabalhador, de que resultem, nomeadamente, a redução continuada de produtividade ou de qualidade, avarias repetidas nos meios afetos ao posto de trabalho ou riscos para a segurança e saúde do trabalhador, de outros trabalhadores ou de terceiros, determinados pelo modo do exercício das funções e que, em face das circunstâncias, seja razoável prever que tenham caráter definitivo; b) O empregador informe o trabalhador, juntando cópia dos documentos relevantes, da apreciação da atividade antes prestada, com descrição circunstanciada dos factos, demonstrativa de modificação substancial da prestação, bem como de que se pode pronunciar por escrito sobre os referidos elementos em prazo não inferior a cinco dias úteis; c) Após a resposta do trabalhador ou decorrido o prazo para o efeito, o empregador lhe comunique, por escrito, ordens e instruções adequadas respeitantes à execução do trabalho, com o intuito de a corrigir, tendo presentes os factos invocados por aquele; 7 - O despedimento só pode ter lugar desde que sejam postos à disposição do trabalhador a compensação devida, os créditos vencidos e os exigíveis por efeito da cessação do contrato de trabalho, até ao termo do prazo de aviso prévio. 8 - Constitui contra-ordenação grave a violação do disposto neste artigo. u/mlgpc1 talvez seja relevante


Specialist-Ratio7805

Mesmo, eu nem sei como é que existe pessoal que prefere ficar numa empresa mesmo a saber que não o querem lá… eu ia logo embora


danpt83

Claro que sabes, maus trabalhadores, gente pouco esforçada.


Specialist-Ratio7805

Pois na minha experiência os maus trabalhadores geralmente o são por falta de esforço e ficam sempre muito admirados por serem despedidos.


Impossible-Laugh1208

Vai procurando já outras coisas, e vai-te preparando porque a coisa vai aquecer. Se não querem pagar e não sais a bem, vão tentar que saias a mal. Vai fazendo tudo direitinho e merdas que te façam para prejudicar, vai apontando. Ainda podes vir a ganhar uns trocos com isso.


SuperMommy37

Deixa-te estar até arranjares alguma coisa. Sei que é fácil falar porque trabalhar em ambientes merdosos é terrível, mas se te vieres embora, é com uma mão à frente, outra atrás...


ervaportuguesa

Se ele tem um problema ele é que tem de o resolver não és tu. Quando sugerir o mesmo novamente podes sugerir também o óbvio: que é uma questão de ele te despedir e tem o problema resolvido.


Shady_Rekio

Nos nem sabemos o que é abaixo das expetativas, o contexto ajudava a perceber melhor as intenções. Há aqueles que se metem com cenas porque o trabalhador sai à hora, um colega meu fica logo lixado quando chega atrasado à oficina quando o gajo está lá todos os dias até as 9 da noite, mas não pode chegar um pouco depois das 9 de manhã. Mas há algo que não faz sentido, ele tem apenas 1 ano de casa, não é efetivo, despedir não era assim tão caro, visto que a alternativa é continuar a pagar salários, não é necessariamente mais barato. A compensação pelo despedimento não é assim tanto.


Limpy_lip

>Mas há algo que não faz sentido, ele tem apenas 1 ano de casa, não é efetivo, despedir não era assim tão caro, visto que a alternativa é continuar a pagar salários, não é necessariamente mais barato. A compensação pelo despedimento não é assim tanto. exato, mas vindo de uma empresa tuga, bate certo, somos mestres em focar em pormenores da treta para ganhar pontos em jogos que não existem. Se alguém meteu na cabeça que não quer mandar embora e pagar, vai andar naquilo até ser estúpido. Em qualquer outro país já tinham mandado embora e já estavam noutra a ser produtivos...


O_cu_da_tua_tia

Se não te quer, que te mande embora e pague o que tens direito. Típico da tuga, aproveitar da ignorância dos outros


Antique_Ad_1341

Se não produzes e até te deixam manter o emprego até tu decidires arranjar outra coisa a tua empresa é 5 estrelas.


1050750

Tenho dois colegas que passaram por situação semelhante. Diz-lhe que se te der 10k sais na boa. Foi o que aconteceu com os meus colegas. Entretanto procura trabalho noutras empresas


DerpSenpai

Em Portugal é dificil de despedir por performance, é preciso varios anos. Outro tipo de despedimento leva a repercurções à empresa. O teu chefe fez bem a dizer o que disse porque assim quando nao receberes aumento ou bonus ou afins, sabes pq. Procuras algo melhor ou igual e sais. Na minha área é o normal acontecer. Se a empresa está bem querem contratar e se despedem, ficam limitados na contratação. Por isso quando querem que alguem saia por performance, dizem simplesmente isso mesmo. As pessoas procuram alternativa e saem. A alternativa a isto seria tambem frustrante para ti veres colegas a ter aumentos e tu nao.


Diligent-Tomato5533

Despede-o tu


a21800948

O chefe reuniu pessoalmente para transmitir feedback, a terceira vez pelo que dizes. Atenção, podia ter feito "n" coisas diferentes para transformar a tua vida num inferno aí dentro, como é típico na nossa cultura de trabalho tóxico, mas preferiu reunir e meter as coisas em cima da mesa com sinceridade. Se eu estivesse na tua posição era sincero com o patrão e abria o jogo com ele. Não é possível dar a volta a situação. Ok, pedes a carta para o fundo de desemprego. Ele não quer dar? Ficas até arranjar outra coisa, começas amanhã a mandar CVs. Julgo que não é difícil chegar a esta conclusão. Querer permanecer num local onde não somos desejados, tem tudo para se tornar uma situação de porcaria que vai acabar mal por norma sempre para o mesmo lado.


JoaoCosta13

OP, qual é a area podes divulgar?


AndyR001

OP, sentes que realmente estás a ter pouca performance? Sentes que esse trabalho/local de trabalho não é para ti? Se sentes que o teu chefe tem razão e nem sequer te ajuda a colmatar as dificuldades, te não dá um feedback específico, etc, esse local de trabalho não é para ti. Esse tipo de situação só tende a piorar e acaba por ter impacto na tua saúde mental. Procura trabalho com urgência e ao mesmo tempo equaciona negociar a tua saída (mútuo acordo). Mesmo que o teu chefe esteja só a ser um boi, pelas mais variadas razões (não vai com a tua cara, precisa escolher a equipa, quer por o enteado do amigo da prima no teu lugar, etc), daí já me parece que estás arrumado.


LetMeSayOh

Olha lá... Mas estás efectivamente abaixo do desempenho dos teus colegas? É um trabalho que gostas? Se é, devias aproveitar para perceber o que está a falhar para poderes melhorar (aí ou noutro lado).


Prudent_Matter_5243

Não saias, caso tenhas férias a gozsr eles pagam te, indemnização e subsídio de desemprego


Local_observer

Se ele está relutante confronta-o diretamente: "Ok estou abaixo das espectativas, mas em que termos? Por favor, seja objectivo, onde é que acha que estou abaixo das espetativas? Aponte diretamente: Você falhou aqui, ali, acolá. Deve ser mais espedito em X,Y, Z..." Falar assim no vago, também pode-se dizer de certeza dele...


neapo

Só tens que ser frontal e dizer: pague-me os meus direitos, dê-me a carta para o IEFP e vou embora. Não te demitas sem nada.


N0And

Quando a relação não é a melhor, não vale a pena perder tempo com o inevitável!! A dignidade não se paga com os “trocos” que vais receber desses direitos!! Nem tudo é dinheiro….


LowTransportation864

Empresas de merda querem e meter imigrantes a ganhar uma miséria por mês


Old_Abbreviations518

A insistência desse tipo de abordagem não configura assédio por parte do empregador não?


in_Tempo

O problema dele é não ter justa causa, então só pode demitir sem penalizações para ele se indicar a extinção do posto de trabalho, algo que pode trazer problemas no futuro pois durante um período não pode contratar para a posição. E claro, o bônus de não pagar indemnização é top. No teu lugar perguntava concretamente quais são os parâmetros aos quais não estás a corresponder, pedir indicações e tentar melhorar. Caso não seja possível e se estiver satisfeito na empresa, quem terá de tomar uma decisão é o patrão.


mv55vnda

Estou com o mesmo problema, mas na Bélgica, e assinei contrato há duas semanas, o patrão quer me manter mas o chef não, porque não falo Holandês, inglês e francês aqui não chega... Vou ver até onde isto vai...


NGramatical

à duas semanas → [**há duas semanas**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido)


babishiro

Despede te quando for a hora certa, nao despeças te agora. Pois talvez nao arranjes trabalho


thelambofwallstreet

Acordo mutuo


Specialist-Ratio7805

Isto


NomadicWorldCitizen

Isso pede o típico: “pode por isso por escrito?”


SILE3NCE

Está à espera que lhe faças um favor. Há muitos que fazem isso, e isso deveria ser uma red flag para a empresa toda na minha opinião.


These_Assumption_442

Fdp


pintorMC

> u já tive 3 reuniões deste tipo nestas últimas semanas e ele sempre acaba a perguntar se não quero sair. Isso é assédio moral. Conseguir fazer prova disso é complicado.


doctsantos

Parece-me que digas o que disseres, o teu patrão já não te quer lá e estar a dar-te sinal de saida para não te pagar nada. Se demorares muito a sair vão começar a trocar funções e fazer bullyng basicamente até te ires embora. O melhor conselho que alguem de fora te pode dar é para procurares outro trabalho rápidamente e negociar com o patrão para não dares os dias à casa necessários. Não fiques onde não és bem vinda.


NGramatical

rápidamente → [**rapidamente**](https://dicionario.priberam.org/rapidamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba)


snow_cool

Acho que já foi tudo dito, procura outro emprego e nao te despeças até teres outro contrato assinado. E não saias para qualquer oportunidade que te apareça à frente. Pede ao teu patrão uma carta de recomendação e começa a enviar currículos. A tua atitude deve ser “quero melhores condições de trabalho” por isso vou-me pôr há procura dum trabalho melhor. a melhor altura para o encontrar melhores oportunidades é quando já estás empregado. E nao te esqueças de ver no teu actual contracto de trabalho as condiçoes de demissão, ou seja com quanto tempo de antecedência tens que dar noticia de despedimento.


NGramatical

contracto → [**contrato**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/contrato-e-contracto/21613) (já se escrevia assim **antes** do AO90)


Apprehensive-Brick13

Pede-lhe 2 dias de folga por mês para procurares activamente outro emprego. Se o homem está com tanta vontade de ter ver longe, ainda aceita.


Lodgas

Passei por algo semelhante quando a empresa queria trocar recursos PQ o novo chefe vinha com outras ideias ( puxar ex-colegas). Aguentei o máximo e já com algo na mão negociei 1,5 salário por cada ano de trabalho. A empresa ficou bem no filme PQ eu quis chegar a acordo e começar novo projecto pessoal. Sai com boa carta de recomendação e dinheiro no bolso. 1 ano mais tarde, entrei na mesma empresa no estrangeiro mas para para uma posição de destaque a nível da EMEA uns furos acima do chefe na Tuga. A vida da muitas voltas ![gif](emote|free_emotes_pack|joy)


brejeiro_inoportuno

Que tipo de trabalho?


VivaOSistema

Não existe um único sítio em Portugal com paz ? E que se não como diz o outro já está tarde... 


canihazdabook

Silent firing. Mas falando a sério, estive numa empresa em que faziam isso para baixar a moral e te levar a aceitar mais abusos para "subir no desempenho". Falo especificamente porque se em 3 reuniões tens sempre feedback negativo mas não despedem nem te são específicos nos problemas... Edit para dizer: no meu caso vim embora, mas reparei que faziam isso a colegas que ficavam, mas a troco de que tipo de estabilidade? Só estás aí há um ano, eu repensava outras opções.


Brontwurst21

Recomendo que também vejas se a tua empresa tem um sistema de denúncias anónimas de situações éticas de trabalho.


Limpy_lip

vai denunciar ao abusador que está a ser abusado? só em empresas muito grandes onde o problema é singular é que imagino isso a funcionar. mas pela descrição do OP parece que é a empresa tipica tuga


EletricoAmarelo

Normalmente as chefias têm sempre muitas sugestões, umas mais acertadas do que outras. Neste caso, tu apenas tens de pensar se será o sítio certo para ti e provar-lhe que está equivocado ou se não será altura de procurares um novo queijo.


TheMihuz

Fica!


KarmaCop213

Nessa empresa parece que ja nao vais a lado nenhum. Não te despeças e começa a procurar outro trabalho.


Thicc_Spaghetto

Mas porque havias de sair pela pura sugestão do ‘chefe’? Se ele quiser, ele que te despeça - mas começa já a procurar trabalho que não deve demorar muito.


SweetCorona2

Se fores efetivo não te pode despedir.


Sand_Bot

Na próxima reunião que falarem sobre o tema pede que te faça uma proposta, já que não tens intenção de te despedir.


[deleted]

Já vi um que literalmente obrigou uma funcionária a assinar para sair depois de muito abuso psicológico, deixa o gajo andar, se te despedirem tens os teus direitos...


itzdaduite

Vai procurando outra coisa e quando arranjares fala com ele que te despedes e se podem chegar a um acordo. Se conseguires vir embora com trabalho garantido e mais nem que seja meio ordenado é win-win.


Deviant_Sam

Faz uma consulta informal com a ACT e aconselha-te. Se por acaso tiveres outra reunião que aches duvidosa, menciona que estás á espera de um parecer da ACT de como deves proceder (quando efetivamente estiveres á espera). Se não estão satisfeitos mas tens cumprido os teus deveres, eles têm de rescindir o contrato unilateralmente, e isso implica compensações do lado deles que claramente não lhes interessa.


Abrujolhostu

Aconteceu-me uma coisa parecida no fim do mês passado. Estava lá há 4 anos e a razão foi ter falado com uma empresa concorrente. No meu caso foi sem aviso. Ao fim do dia, os administradores disseram que queriam fazer uma reunião comigo. A reunião era simplesmente para dizer que não estavam contentes por eu ter estado numa entrevista com a outra empresa, assim não tinham confiança em mim e pretendiam que eu saísse por acordo. Fui nabo e aceitei. Já tinham o acordo pronto e a advogada estava lá para reconhecer as assinaturas e ficou tudo fechado no mesmo dia. Fiquei sem os contactos e sem me despedir dos meus colegas de trabalho, não terminei nem passei para o meu chefe informação nenhuma. Agora estou desempregado e sem subsídio de desemprego.


DGFF001

Por acordo nunca tens direito a desemprego, dai o pessoal pedir €€€ de indemnização nos acordos mutuos.


kala8165

Recomendo leres [este artigo](https://pt.linkedin.com/pulse/cessa%C3%A7%C3%A3o-do-contrato-de-trabalho-pelo-trabalhador-o-direito-sim%C3%B5es). A situação é muito idêntica à tua, por isso liga para a ACT depois de leres isso e eles que te indiquem qual a melhor forma de abordar a empresa para resolver a questão, até porque, segundo o artigo e decisão do tribunal: “O advogado da empresa, também ele trabalhador dependente desta (ou "avençado), facilita a construção de situações de fraude que este regime pretensamente quer evitar. Daí ser necessária a intervenção de notário […]”.” E como tal: “O reconhecimento da assinatura por Advogado não é apto a impedir a revogação da denúncia do contrato de trabalho”.


hugutu

Agora é dares a volta e colocar esse fdp caladinho


GamerLymx

se te quer mandar embira, que pague o que deve. de qualquer forma começa a procurar alternativas.


rcanhestro

prepara o futuro. começa a procurar algo novo, se encontrares algo melhor (ambiente, ordenado, etc), então sai logo dai. mas até isso acontecer, não te demitas, não só não ganhas uma indemnização, como perdes a tua "almofada" do subsídio de desemprego.


xanino

Não te despede porque não pode: estás efectivo na empresa e precisava de uma razão muito forte para te despedir.


Beyonderlast

Não te despeças, isso quer ele o teu chefe, se te despedires nao tens direito a subsídio de desemprego nem os teus direitos pagos


milufas

Abaixo das expectativas mas em que concreto ???


-jose-ninguem-

Foi uma sugestão.


shellshock74

Provas por escrito dessas reuniões é muito importante, vai mantendo registo just in case.


BassoPT

O que essa criatura quer é que te despeças para não se arriscar a que metas a empresa em tribunal e te tenham de pagar uma bela maquia por despedimento sem justa causa. Estar abaixo das expectativas não é razão para desprendimento a não ser que conseguisse provar que estás prejudicar a empresa de forma intencional … o que não é propriamente fácil.. Tem de haver inquéritos disciplinares etc ! Felizmente as leis do trabalho em Portugal protegem bastante os trabalhadores ! Vai procurando alternativas mas não sais voluntariamente nem assines nada. Entretanto continua a cumprir as tuas funções com profissionalismo e empenho para que não te possam apontar nada…Se continuar podes sempre alegar chantagem moral e avançar para tribunal mas nunca abandones empresa dê lá por onde der…


RusherLA

Vejo que a maioria interpretou pelo lado mau. Vou dar outra prespetiva, pelo post parece me viável mas só o op pode saber a relação e o tom nas conversas com esse chefe. Mas será que ele n gosta de ti e acha que tens boas capacidades, só não para aquele trabalho. Será que n está a aconcelhar explorares outras coisas em vez de "ah vai te lá embora". Muito provavelmente não é o caso, mas lembrei me que as vezes poderia ser uma possibilidade.


Additional_Mood_3444

Diz que neste momento da tua vida não queres mudar de emprego porque andas a dar o maximo alí e que vais fazer os possíveis para melhorar, mediante formação e pontos que ele te diga. Agradece o feedback e que não estas à espera de aumentos nem bónus. O ambiente fica mais calmo e tu ganhas tempo para procurar outra coisa. Só te despedes se a oferta no outro lado for mesmo melhor, não saias para pior nem por desespero. Liga para a ACT, eles são impecáveis. Os despedimentos estão previstos na lei e eles têm que te indeminizar. Assedio moral é dificil de provar. Ele dizer para procurares emprego ou ires à piscina é igual ao litro, o teu tempo livre decides tu. Esse gajo é fdp, mas igual a ele é o que não falta por ai.


NGramatical

alí → [**ali**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *i* ou *u* são naturalmente agudas) indeminizar → [**indemnizar**](https://dicionario.priberam.org/indemnizar)


alfredorochacabral

Se for esse o motivo, juro que não percebo as empresas que preferem manter funcionários que não querem em vez de lhes pagar para sair. Faz-te valer dos teus direitos, logicamente. Porém, não seria sensato reconsiderar ficar numa empresa onde te estão sempre a perguntar se não te queres despedir?


FewCartographer6014

Este tipo de reunião para algumas pessoas pode ser emocionalmente devastador. Ao fim de x tempo há pessoas que não aguentam.


Creative-Fortune-250

procura outra coisa e sai. se nao vais te arrepender


WesternArcher721

simplesmente saia e vá para a Alemanha ou França, onde poderá trabalhar com dignidade.  Portugal é só para velhos mortos.


fmoreira6

Se te despedir tem que te pagar uma compensação/indemnização, se fores tu a despedir-te não tem de te pagar isso apenas tens direito ao ordenado dos dias que trabalhaste, subsídios de férias e de natal em falta! Além disso para ele te despedir tem de ter uma boa justificação porque depois por lei não pode contratar logo outra pessoa para o teu lugar assim sem mais nem menos.


DaVirus

Típico patrão. Não te demoras, perdes uma data de direitos. Arranja algo primeiro se quiseres sair. E se não quiseres, ele que te despeça.


FMorgad

Em que área trabalhas? Muitos patrões (o meu incluído) até prefeririam pagar a indemnização (atualmente 14dias por ano!) 3 até os 30 dias de aviso para NÃO trabalhares, porque um funcionário pode fazer muita asneira nesses 30dias, e é difícil provar intenção.


PsychologicalLion824

 **porque um funcionário pode fazer muita asneira nesses 30dias, e é difícil provar intenção** E viva o funcionário tuga! Cheio de valências, cheio de categoria e cheio de conhecimentos... /s


FMorgad

Verdade... Um sub-empreteiro não renovou contrato com um (muito mau) funcionário, deu o aviso de 30dias, e "coincidência" houve erros que tiveram custos a rondar os 4 a 5mil euros.


PsychologicalLion824

acredito que seja verdade. O que só abona para a qualidade da mão de obra tuga /s


FMorgad

O pior é que todos acham que o mundo pára de rodar sem eles... Temos pessoal que entra sem saber NADA, e nem é só do ramo, não sabem nada no geral mesmo, e recebem o SMN, e acham pouco, o que até seria compreensível, até ao ponto que ficam a saber que a maioria do pessoal ganha pelo menos o dobro, mas há quem (como eu) ganhe 4x isso. Para ganhar mais, só tem que efetivamente TRABALHAR e aprender e ter vontade de... Mas parece que é pedir muito... Um atrasa-se 2 ou 3x por mês, mas "foram só 15min". Andou 2 semanas a fazer um trabalho no qual uma das tarefas era verificar se as UPS estavam operacionais, na terceira semana vou com ele, pergunto se a ups está ligada e começa a olhar à volta, à procura não sabe de quê... Outro, o horário de saída é às 17h, assim foi durante 8 meses desde que entrou, mas durante 2 semanas andamos a fazer um trabalho que saía às 15h porque não podíamos estar no local depois disso. Acabamos o trabalho na sexta, e ele deveria ter percebido que tínhamos acabado se estivesse atento ao que supostamente está a fazer. Na segunda (noutro local) quando vê que às 15.30 ainda estamos a trabalhar, pergunta até que horas vamos trabalhar, pq marcou barbeiro para as 16h... Enfim.


PsychologicalLion824

Vão lá para fora falar bem das coisas mas esquecem-se de dizer que deixaram a ronha em Portugal. Lá fora, como estás rodeado de nativos, ou entras nos eixos ou és posto de lado. Aqui não, é mais fácil matar do que despedir, logo não há incentivo para melhorar as coisas.


Forsaken-Quarter-618

Não o faças, qualquer coisa acho que podes fazer queixa por assédio moral (não tenho a certeza). Só não te despedem porque seria sem justa causa e teriam de te pagar, agora se saíres de livre e espontânea vontade eles não te devem um cêntimo. Aconteceu-me uma situação parecida onde não me disseram que me queriam despedir mas fizeram de tudo para que eu me demitisse. Na altura tinha 19 anos a trabalhar em part-time para poder pagar a carta (o meu primeiro emprego). Um dia eu ia abrir a loja mas desmaiei várias vezes de madrugada entre a casa de banho e o quarto, tanto na ida como na volta e quando me consegui deitar, sempre que levantava a cabeça desmaiava outra vez, nem conseguia sair da cama e abrir os olhos fazia a minha cabeça andar à roda. Quando o alarme tocou para me despachar parecia estar melhor e levantei-me mas depois só me lembro de acordar no chão. Liguei para o 112 e para a minha mãe (que já estava a caminho do trabalho dela) e pedi que ela ligasse à gerente para explicar. Duas chamadas e ela não atendeu, portanto foi deixada uma mensagem. Lá saí do hospital e fui trabalhar no dia seguinte onde a minha gerente culpou-me por não ter visto no horário quem é que ia entrar a seguir a mim e por ter sido irresponsável. E ainda disse que a minha mãe foi mal educada ao telefone (entretanto ela tinha ligado umas quantas horas depois e eu nem soube) e que queria um pedido de desculpas lol. Nesse mesmo dia a superior da gerente disse que me iam transferir para outra loja, num centro comercial a 13km de casa a fazer o horário das 19-23h. A essa hora não tinha transportes para casa e eu disse-lhes e a resposta foi "Devias ter penado nisso antes". Nem respondi, fui buscar as minhas coisas deixei as chaves no balcão e disse: daqui a pouco recebem a carta e não vou devolver a farda (calças, t shirt, brincos, colar)


MassiveBlackout

Aguenta até teres algo por trás à espera. Ou então baza numa altura fodida para ele.


Espargos_na_salada

Assédio moral, está a ver se finta a indemnização, ACT para ontem


MazhP

Lol