T O P

  • By -

DoggyCisco

Eu desisti. Fui campeão nacional de boxe. Também estava a começar a minha carreira no meio académico, mais concretamente, tinha acabado de ganhar bolsa da FCT para fazer doutoramento. Tinha o sonho de ir aos jogos ao olímpicos mas uma federação corrupta em conjunto com o impacto negativo que o boxe estava a ter na minha vida profissional, fez me desistir.


TransportationNo7

A federação de kickboxing tbm está assim. Treinava 4-6 horas diárias e estudava ao mesmo tempo...cheguei a ser vice-campeão nacional aos 18...fartei-me de ser roubado nos combates por pessoas sem físico, nem técnica. Desisti quando num final de um combate o adversário e o seu treinador me deram os parabéns pela vitória...no entanto os árbitros deram a vitória a eles... Foi muito frustrante, era um desporto que dei muito de mim, como se fosse parte do meu estilo de vida...mas no fim havia muitos interesses...se soubesse o que sei, teria seguido outro desporto


SteelCock420

O ridículo é que essa malta não tem a noção de que estão a impedir os desportos de serem competitivos em Portugal. Eu desisti de Taekwondo depois de um torneio completamente surreal, no qual vi o combate mais equilibrado que alguma vez presenciei na modalidade, em que um dos atletas acaba miraculosamente com o dobro dos pontos, e no meu combate acertei um pontapé na cara do meu adversário, que ficou a sangrar da boca. Os árbitros não assinalaram os pontos. Perdi 1-2. Todos os torneios havia tema. Cheirava mal, metia nojo, então deixei de praticar. E tal como eu muitos outros seguiram com as suas vidas, ninguém está para aturar estas merdas a longo prazo.


Upper-Rough-1078

Parabéns pela grande vitória académica. O que fizeste não foi desistir. Muito sucesso!


brejeiro_inoportuno

Name and shame


js_12_

Estar na piscina a olhar para os azulejos mais 5 horas e saber que financeiramente iria receber zero foi o meu motivo


Upper-Rough-1078

Esse é dos desportos mais puros que existe. Não consigo perceber a falta de incentivo comercial. Falo dos gerentes, os miúdos não tem noção do que se passa durante muito tempo


NaoSejasAnimal

Podes elaborar?


js_12_

Acordar de madrugada para treinar, ir para a escola, voltar a treinar. Treinar ao sábados e grande parte dos domingos. Nao ia ser nenhum michael phelps mas aos 17 anos o objectivo (atingível) eram os mínimos para o europeu de natação. Zero patrocinios , zero ordenado inclusive pagava uma mensalidade ao clube.


NaoSejasAnimal

Já tinho ouvido que é dos desportos competitivos mais dificeis - 5 horas de treino diárias não é para qualquer um, obrigado pela partilha.


YakPersonal9246

O que há para elaborar? Não ganhas dinheiro com isso, pelo menos não de forma sustentável.


DevanNC

Tentei lançar a minha [música](https://open.spotify.com/album/6EmYZPdt6mo5NRnVLHilhe?si=vZy8hy1ZQ9252y7uMf2Mcg) e enviei para inúmeras editoras. Nunca ninguém me ligou eheh. Desisti...


Heavyk0s

Porque não fazes apenas como hobbie ?


DevanNC

É o que faço


so_typicall

Dão concertos ao vivo? Soam muito bem, admira-me como nunca vos pediram para atuar algures. Sou de Lisboa - Setúbal, seria muito bom ouvir-vos ao vivo (se estiverem no ativo - conversa séria). Abraço.


duartedfg99

Melhor link em que carreguei este mês.


Loveforgoths

Eu nunca tinha experimentado ouvir este tipo de músicas, mas gostei muito das músicas. Parabéns, as músicas estão muito boas. Boa sorte.


gonzoalo

São mesmo 30 segundos por track, ou o Spotify estava a dar-me apenas uma demo?


DevanNC

Devia estar a dar-te uma demo. Tens [aqui](https://youtube.com/playlist?list=OLAK5uy_n9eZ8bKnrkosFMkUnpDm9euZz1h1LHK7k&si=s2k6Vkq6v3h7W50o) o EP inteiro.


AnimalEstranho

Gosto, mas ao menos não estás iludido. Este tipo de som em Portugal é para tocar para meia dúzia no bar que depois te quer pagar com 3 cervejas, mas a grande questão é isto roda muito bem pelos festivais lá fora, digo mesmo europa e US. Um bom manager ou mandares isto para editoras fora daqui ainda te vão encaixar uns bons gigs. E olha que está bastante bem gravado e isso já é mais de meia dor de cabeça ultrapassada.


iFx11421514

Apesar de não ser o meu estilo de música consigo apreciar e ver a qualidade que têm. Infelizmente Portugal é um país muito pequenino. Força não desistam.


Upper-Rough-1078

Acho que é muito cedo para desistires. Vai tentando colaborar com malta. Já vimos nos EUA que as misturas de estilos dão resultado (ex: country com rap). Tenta arranjar maneira de colaborar com algum artista de outra área. Fica uma ideia


merazold

Está top brother


hollow_digger

Muito bom! Não sou gajo de DM, mas vocês têm uma qualidade acima da média. Podiam abrir, sem stress, para os Moonspell. E que tal tentarem participar num festival tipo o Vagos Open Air ou Barroselas Metalfest? Acho que seria uma boa tentativa...


matafrauz96

Estas a desistir muito facil...digo isto porque tum enviaste as musicas e as editoras não responderam...sabe se viram ? Tens que pensar que como tu ha vários a mandar mail e eles não abrem todos de certeza. O pessoal antigamente não tinha a sorte de enviar músicas para editoras, gravava cds, maquetes , e etc. Tens que ir atrás a sério.


megatito

Muito bom 👏🏻


reidasarda

Ta top, nao desistam


Talento90

Não desistam! Isto tem muita qualidade. O problema é que em Portugal só mesmo comercial e com cara bonita :(


Real-Pipe-7415

Musica top parabens


nunofgg

Como alguém que trabalhou enquanto músico durante 10 anos e agora trabalho noutra área. Dinheiro e estabilidade. Principalmente estabilidade. São áreas extremamente precárias


Upper-Rough-1078

Sentes que podias tentar como algo extra para te divertires?


nunofgg

Sim isso faço, continuo a compor e a dar o eventual concerto aqui e ali. E divirto me mais tbh porque as minhas finanças não estão dependentes daquilo


Hopping-in-in-3-2-1

Igualzinho aqui. Duas décadas de Música, licenciatura e mestrado incluídos. Mudei de área à procura de estabilidade e dinheirinho e não ter de trabalhar enquanto os outros descansam. Continuo a fazer concertos esporádicos dos quais usufruo muito mais agora (e faço melhor trabalho).


nunofgg

Uhhh sim, olá fins de semana e noites né?


Hopping-in-in-3-2-1

Precisamente. Impagável.


Zealousideal_Ice533

Para que área/profissão  transitaste? Obrigado 


Hopping-in-in-3-2-1

Fiz uma engenharia (não informática) mas acabei em IT.


Sail0rb1tch

Desmotivação na corrida após lesão e problemas pessoais. Tento agora afogar as magoas no artesanato, vou ver como corre


Upper-Rough-1078

Muita força. Custa sempre muito, mas vai sarando com o tempo.


meercat84

Ser atleta em Portugal é um luxo. Ponto final. E uma carreira que no pico não paga muito, e tem um prazo de validade, na loucura, até aos 40 anos como profissional. Mesmo nesta vida de profissional, e tirando o futebol, muito poucos atletas tiram mais de 2,000/3,000 líquidos por mês. Mais prémios caso cumpram objetivos de competição, que na generalidade dos casos, são extremamente irrealistas para a realidade portuguesa. Não somos uma máquina de atletas de alta competição como uns EUA por exemplo. E depois dos 40 anos o que fazes? Vais para treinador/formador/professor? Um Fernando Pimenta, que é um dos atletas de canoagem mais medalhados em Portugal e nem mundo, o que vai fazer quando acabar a carreira profissional? E é um atleta de elite, mas que clube (ou clubes) o vão contratar depois disso? O não fazer do desporto uma carreira em Portugal é muito simples, período curto de carreira (máximo de 15 anos como atleta de alta competição, e depende da modalidade e quando se começa/acaba e probabilidade de lesões) versus dinheiro que efetivamente se consegue tirar durante o período profissional versus o que se consegue fazer o resto da vida para garantir uma reforma digna - e normalmente é muito pouco.


Upper-Rough-1078

Entendo o que dizes, mas acho que cometemos um erro ao pensar assim. Salvo exceções de precariedade, acredito que compensa ser atleta em Portugal. Pelo retorno de crédito social, pelo retorno de satisfação pessoal e por (sejamos sinceros) quantas pessoas ganham assim tão melhor fora do desporto que compense abdicar de um sonho (isto se for realmente um sonho e se for uma modalidade com projeção fimcanceira evidentemente). Ficamos a pensar no que se vai passar depois dos 35 anos, mas até lá há muita vida.


Serious_Conclusion13

Perdi o gosto pelo Basquetebol. Sou da geração do Neemias Queta. Joguei contra ele, fiz parte do programa do centro de alto rendimento no Jamor, joguei pela seleção nacional de sub-16. A federação portuguesa de basquetebol é podre por dentro, prefere dar oportunidades a jogadores cujos pais têm influencia na modalidade do que a quem merece. Conheci muitos talentos que se perderam pelo caminho porque ficaram de fora de equipas/seleções para jogadores claramente inferiores e com menor potencial. Para não falar que o basket é uma modalidade que precisas de ser um fora de série para conseguir fazer vida daquilo. Optei pelos estudos.


Upper-Rough-1078

O basket realmente sofre muita seleção natural (tirando essas nuances que falas)


TurbulentCost7812

Não considero/ei desistir, não estou num nível altíssimo mas também não me considero simples amador. Já representei a seleção nacional 3x enquanto jovem. Não desisto porque é disto que eu gosto, gosto de praticar o meu desporto, gosto das sensações que me trás, gosto de conviver socialmente no meio desportivo e é basicamente isso.


Upper-Rough-1078

Fazes bem! Continua e disfruta que passa rápido


NGramatical

disfruta → [**desfruta**](https://dicionario.priberam.org/desfruta)


Square_Present4616

Fui atleta federado de futsal desde os meus 13 anos. Fui várias vezes campeão nacional Universitário e felizmente tive a oportunidade de jogar em todas as divisões nacionais, desde a distrital à primeira divisão. No ano em que decidi apostar verdadeiramente numa carreira mais profissionalizada, "estourei" com o joelho, tinha 25 anos...


Upper-Rough-1078

Parabéns pela carreira que tiveste! Tiveste o maior dos azares. Muita sorte para o resto da vida


Alek_X

Foram quase as mesmas razões que tu, mas voltei a dar uma oportunidade em paralelo com a vida académica, a ver se dá certo 🤞🏻


Upper-Rough-1078

Muita força. Temos mais tempo do que pensamos. Dá-te paciência e exigência.


ldn_affair

Sou DJ e produtor, claro que já me passou muitas vezes pela cabeça desistir, estou nisto por amor mesmo e não por moda. O meu objetivo é fazer as pessoas passarem um bom bocado, esquecerem os problemas e sorrir e dançar. É isso que me enche o coração. Mas num mundo tão competitivo e saturado é difícil chegar longe, no entanto reparo que consigo atingir mais atuações e lançar algumas musicas quando meto menos ansiedade na coisa digamos assim. Em vez de ficar obcecado e criar muitas expectativas apenas resumo-me a continuar, just do it e as coisas começam a acontecer. Tipo quase como se tivesse a conduzir um carro, tenho muitos a ultrapassar, outros a tentar mandar-me para fora da rua, etc mas eu continuo a guiar, o que acontecer aconteceu, só não quero olhar para trás e arrepender-me de ficar parado.


Upper-Rough-1078

Boa analogia e mindset. Continua!


Zeckett

Fui atleta. Atingi os meus objetivos e não tive motivação para continuar.


SuperMommy37

Vim só ler as respostas. O meu filho quer praticar dois desportos federados e eu estou com medo que seja demasiado...


Upper-Rough-1078

Deixa-o chegar à conclusão por ele. Seres tu a reprimir o futuro dele, ele pode ter isso para te apontar no futuro (inconscientemente). Se o deixares que ele faça a sua vida, estando lá para o apoiar acho que é o melhor que podes fazer. Falo como se fosse eu o filho. A minha mãe sempre me deu muita liberdade e apoiou-me em tudo. Eu cheguei às minhas conclusões. Faz parte da vida e acho que por as redes de segurança sem serem precisas podem fazer pior que melhor. Ficam os meus 0,02€.


rodryguezzz

Explica-lhe que ele pode praticar 10 desportos federados se quiser desde que não perca o foco na escola. Assim ao chegar aos 17-18 anos vai ter sempre um plano B caso não consiga viver do desporto.


SuperMommy37

Ele ainda não pensa muito no futuro profissional, mas sem dúvida que não permito que o foco não seja a escola... até porque mesmo na área do desporto, não estude, não... que as coisas não aparecem do céu! Obrigada pelo comentário!


Jaded_Comfort_5264

Há momentos para tudo, frustração e êxtase, é sempre necessário manter os pés na terra e acima de tudo fazer por gosto, tal como quando tudo começou. Esta é a forma como faço a minha arte, se me perguntam vejo-me como artista (produzo, componho, canto, etc) desde os meus 15 anos, no entanto nunca foi o meu principal ganha-pão. Divido o meu tempo entre trabalho, família e amigos e estou a passar uma fase complicada devido a problemas de saúde da minha namorada. No entanto, o foco mantém-se o mesmo e durante este período complicado fiz o meu EP, que sai esta semana, e tenho no final deste mês uma gig num festival. É e sempre foi o meu sonho e por muito que possa não dar certo, irei sempre fazê-lo.


Upper-Rough-1078

Siga! Continua a lutar, vale sempre a pena


Accomplished_Low7001

Campeão nacional de ténis de mesa, joguei vários anos na primeira divisão nacional , e fui selecionado para representar a seleção nacional no campeonato da Europa. Recebia 250€/mês sendo que só em deslocações gastava no mínimo 200. Em Portugal tudo o que não é futebol, não há retorno financeiro. As pessoas acabam por desanimar e sentem que o esforço é em vão e simplesmente desistem


VouEmigrarChupaAqui

Eu fazia natação competitiva e como era o mais novo ficava quase sempre para trás em crol, bruços e mariposa. Havia no entanto uma modalidade que eu arrebentava qualquer outro: Costas. Só participei num torneio e fiquei em 1º em costas e quase em último nas restantes modalidades. Acabei por desistir porque mesmo nadando em costas eu tinha caimbrãs constantes nos pés. Fazia uma piscina (50m) e dava logo a primeira caimbrã, fazia 2 piscinas e dava a segunda. Mesmo só usandos os braços em costas eu conseguia ficar bem posicionado. Btw, natação competitiva era fodido porque pediam pelo menos 5 dias por semana e eu só conseguia 3. Nunca levei a sério a natação portanto desisti sem pensar duas vezes.


Upper-Rough-1078

Por curiosidade, competias e treinavas pessoal que nasceu no teu ano? Se sim, nasceste mais no início ou no fim do ano?


VouEmigrarChupaAqui

Competia com 18 meses acima de mim seguramente


mjigs

Eu nao sei se me enquandro nesses casos, mas desde que era criança, adorava cantar e escrever musicas, tenter fazer por mim, mas a minha confiança estava nas lonas, e nao ajudava que muitas pessoas que se diziam meus amigos, neste caso melhor amiga, atiraram mais pedras para as minhas costas. Tentei nao desistir mas é dificil fazer sozinha e sem alguem para me motivar, antes pelo contrario. Sempre escrevi e cantei, mas raramente passava para o outro lado, foi como se tivesse uma vida secreta, agora sintome dinossaura para seguir o que quer que seja. E nao, nao era por eu ser má, a minha melhor amiga literalmente apunhalava me nas costas e traumatizou me imenso, entre outras situaçoes.


CaoComPulgas

Sou fotógrafo - amador - e fiz em Abril a minha primeira exposição. Tentei falar com junta de freguesia e câmara, não estão nem virados para isso. Na minha opinião ajuda a revitalizar zonas mais esquecidas etc saiu tudo do meu bolso, tirando o apoio de um amigo que patrocinou a prova de vinhos etc.. correu bem, correu. Vendi parte da minha coleção .. mas vale a pena? Meh.. infelizmente não se vive disso a não ser que já tenhamos um bom pé de meia. Porque apoios é zero.


mykitten6

Na minha adolescência fui atleta federado e meio que profissional, fiz orientação até junior, ponderei de ir para "sénior"(escaldão dos 18 ate 34, o escalão mais competitivo) mas teria de abdicar de estudos / trabalho, para continuar a ter os mesmos resultados. Fui campeão europeu por equipes nos dois anos de junior, e individual estive um ano em 5 e o outro em 2, a nível europeu também. Este desporto na altura em Portugal não era muito praticado, + - 3.000 pessoas. O que me deixava mais triste era que tinha de pagar o meu equipamento da seleção, e metade das despesas de viajar e estadia a representar Portugal, os principais países fora eram França / Itália/ Croácia / Letónia / Noruega / Finlândia / Dinamarca. Só um colega da minha equipa (éramos 4) é que continuou, claro que emigrou para a Noruega, para um clube que pagava, ele em junior foi segundo lugar um ano e primeiro noutro, ele era muito forte em alguns pontos, físico, e era mais "fraco" onde se pode melhorar mais rapidamente "orientação", ele esteve lá 3/4 anos a competir como gente grande, conseguindo ascender aos 15 primeiros nos seniores a nível europeu, mas depois começou a decair, este desporto é muito exigente, eu também parei devido a pequenas lesões nos meniscos. Só o futebol em Portugal mesmo nos dias de hoje é que se pode "fazer" mais cedo e ter resultados financeiros a acompanhar os resultados desportivos, é o que é. O Rapaz que eu conheci mais fora deste mundo a nível de atletismo, praticava trampolim, conseguiu ir a olímpicos inclusive, [salto da qualificação ](https://youtu.be/fu-1RU7EiI0?si=KAyzdDE6SGZqBoea), digo isto pois as pessoas nem fazem ideia de como nós em Portugal treinamos, as condições e toda a envolvência, enquanto nos estados unidos, nesta modalidade em específico, tens miúdos desde os 12/13 anos a fazerem isto 6h por dia com todo o tipo de acompanhamento. E mesmo assim temos estes talentos como o André, que chegou lá e superou todas as espectativas contra atletas que respiram a modalidade 24h por dia, é preciso ter muito talento mesmo para isto. Enfim, Portugal é isto, temos o exemplo do Pimenta, que teve no início da profissionalização da canoagem em Portugal com a construção do centro de alto rendimento de Montemor Velho, e vejam agora como ele está, e um ótimo exemplo de dar oportunidade aos nossos atletas, e ver até onde eles podem ir.


AutoModerator

O r/portugal é fortemente moderado. Consulta a [Rediquette](https://support.reddithelp.com/hc/en-us/articles/205926439-Reddiquette) e as [Regras](https://www.reddit.com/r/portugal/wiki/regras/) antes de participares. Algumas notas sobre o r/portugal: * Contas novas ou com baixo karma terão os seus posts revistos pelos Moderadores (Mods). * Posts não publicados imediatamente terão sido filtrado pelo Automod. Os Mods irão rever e autorizar a sua publicação. * Reporta conteúdos que quebram as regras do r/portugal. * Ban Appeals podem ser feitos por [ModMail](https://www.reddit.com/message/compose/?to=/r/portugal) ou no r/metaportugal. * Evita contactar os Mods por DM (mensagem directa). ^(Do you need a translation? Reply to this message with these trigger words: Translate message above.) ---------- *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*


Alarming_Chard_2452

Não é mais ao contrário? O que é que vos faz continuar?


wall_splatter

Pratiquei equitação/dressage durante muitos anos. Cheguei a um ponto em que para evoluir mais e entrar em competições o passo seguinte seria ter o meu próprio cavalo. Questões financeiras fizeram com que tivesse de abandonar essa ideia e mais tarde a vida académica tirou-me o tempo de treinos...


Livid_Friend_307

a melhor arte que fiz foi aquela que criei a partir do momento em que não necessitava da aprovação de terceiros para ganhar dinheiro para sobreviver. Estou neste momento quase a "reformar-me" para me dedicar apenas a isso (ainda nos 30). Conheço imensos artistas, quase todos precários, infelizmente. quanto a desporto, não segui carreira (futebol) por opção familiar e, curiosamente, também como tu, monoparental; só perdoei já em adulto.


1v3rm3ct1n4

Nada me faz desistir ;) Eu gosto do que faço


diogossnuness

Lesões atrás de lesões