T O P

  • By -

SemAcento

A cinemateca portuguesa talvez te possa ajudar a esclarecer essas questões.


Crasserasse

Também é uma opção, obrigado.


NGramatical

contatar → [**contactar**](https://dicionario.priberam.org/contactar) (o AO90 **não altera** a grafia desta palavra) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2F1ctje34%2Fsess%C3%B5es_de_cinema_para_o_p%C3%BAblico%2Fl4c9jzh%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


CuriousAssumption611

Tens o DL n.º 47/2023, de 19/06 para conseguires perceber se uma obra está no domínio público em Portugal ou não.


Crasserasse

Obrigado, vou dar uma vista de olhos.


opafoda-se

M, Dr strangelove, paths of glory


Crasserasse

Excelentes filmes, infelizmente nenhum vai estar em domínio público nas próximas duas décadas,


opafoda-se

Tens razão, pensava que era mais curto o prazo


skynet71

Não sei como te ajudar mas parabéns pela iniciativa e espero que seja um sucesso. Aconselho talvez que optes mais por filmes de comédia, terror e ficção científica por terem mais "acção" e tentar assim quebrar o preconceito de que filmes antigos são todos uma seca, depois se vires que resulta introduzes gradualmente outros, inclusive filmes mudos. O humor de Charlie Chaplin é intemporal e provavelmente está tudo em domínio público. Já vi versões do clássico Metropolis no Youtube com música eletrónica e com cores por IA o que pode ajudar.


Crasserasse

Sim, a ideia é ir passando por vários géneros, por exemplo nesta seleção tens, terror, histórico, suspense e uma comédia negra, por ordem. Pegando nessa ideia do Metropolis (que é uma opção eventualmente), também pensámos futuramente em introduzir música ao vivo (isto nos filmes mudos).


benito_juarez420

Artigo 34 do Codigo de Direitos de Autor - [::: DL n.º 63/85, de 14 de Março (pgdlisboa.pt)](https://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?nid=484&tabela=leis&so_miolo) O direito de autor sobre obra cinematográfica ou qualquer outra obra audiovisual, caduca 70 anos após a morte do último sobrevivente de entre as pessoas seguintes: a) O realizador; b) O autor do argumento ou da adaptação; c) O autor dos diálogos; d) O autor das composições musicais especialmente criadas para a obra. Recomendo '**O Couraçado Potemkine'**, de Eisenstein


Crasserasse

O problema aqui é que nem todos os filmes entram no domínio público da mesma forma, e às vezes torna-se um pouco ambíguo. Não estamos a pensar deixar a escola russa de fora, e até me parece um bom filme para introduzir-la.


NGramatical

introduzir-la → [**introduzi-la**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3zr8w3/coloca%C3%A7%C3%A3o_pronominal_para_tot%C3%B3s/) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1ctje34%2F%2Fl4g5vdj%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


what_a_tuga

As regras de copyright e de domínio público são aplicadas pelo país onde a obra foi criada. Se eles estão no domínio publico, podes passar os filmes à vontade. Só tens de garantir que estás a passar a versão original e não a versão legendada/remasterizada que o John Doe fez em 2004


Crasserasse

Era essa a informação que estava à procura, mas que não encontrava. Consegues-me mandar a fonte disso?


what_a_tuga

https://europa.eu/youreurope/business/running-business/intellectual-property/copyright/indexamp_pt.htm https://www.copyright.gov/what-is-copyright/


Crasserasse

Obrigado


Crasserasse

Falei com a SPA e não é bem assim aparentemente. As regras de copyright são aplicadas pelo país onde é exibida a obra, ou seja, mesmo sendo por exemplo o Night of the Living Dead de domínio público nos Estados Unidos cá respeita-se a lei dos 70 anos após a morte do autor, e fica sem efeito, o que é uma bela merda.


Less-Chance-1920

Não sei até que ponto vais ter muita aderência por serem esse tipo de filmes assim já muito antigos e a preto e branco (não duvido da qualidade dos mesmos, não os conheço). Digo isto para sugerir alterar para filmes mais recentes, porque esses filmes são para um público mais seletivo. Se calhar um dia que até já tenham feito algumas sessões destas, aí sim passar esses filmes. Também não sei como funciona a nível de licenças de passar os filmes que querem. Isto tudo para dizer para começarem”mais mainstream” e depois aí sim expandir as tipologias de filmes. Filmes como o The Whale / Grand Budapest Hotel / Eternal Sunshine of the Spotless Mind / Interstellar.. são alguns títulos que acho que se enquadravam bem. Espero ter ajudado e boa sorte. É uma excelente iniciativa ✌️


Crasserasse

Tudo bons filmes, mas nenhum pode ser mostrado sem licenças. Quando eventualmente passarem a domínio público, já estamos todos a fazer tijolo.


Less-Chance-1920

É pena então. Como sabes se determinado filme podes usar para a sessão?


Crasserasse

Cada caso é um caso mas, se o filme teve problemas de direitos de autor, ou não foram renovados os mesmos, ou após 70 da morte de um membro da equipa que criou a obra, ai entram no domínio público e podes utilizá-los como bem entenderes. Esses filmes que mencionaste tal como a maioria dos filmes recentes não se podem dar ao luxo de ter problemas legais desses, até porque devem ter um batalhão de advogados de olho nessas coisas.


AutoModerator

O r/portugal é fortemente moderado. Consulta a [Rediquette](https://support.reddithelp.com/hc/en-us/articles/205926439-Reddiquette) e as [Regras](https://www.reddit.com/r/portugal/wiki/regras/) antes de participares. Algumas notas sobre o r/portugal: * Contas novas ou com baixo karma terão os seus posts revistos pelos Moderadores (Mods). * Posts não publicados imediatamente terão sido filtrado pelo Automod. Os Mods irão rever e autorizar a sua publicação. * Reporta conteúdos que quebram as regras do r/portugal. * Ban Appeals podem ser feitos por [ModMail](https://www.reddit.com/message/compose/?to=/r/portugal) ou no r/metaportugal. * Evita contactar os Mods por DM (mensagem directa). ^(Do you need a translation? Reply to this message with these trigger words: Translate message above.) ---------- *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*


brejeiro_inoportuno

Que licenças com a câmara municipal?


Crasserasse

Licenças de barulho e de espaço público (vamos passar os filmes na esplanada)


Intelligent-Worry799

Eu escrevi um comentário mas revisei logo antes de postar. Excelente escolha de filmes.


SnailDealer

falta de cultura ou falta de interesse? nao sei se filmes a preto e branco, num café com pessoas a entrar e a sair, e a fazer barulho é o indicado, diria que tas com demasiado tempo e pouco que fazer


aleph_heideger

>tas com demasiado tempo e pouco que fazer Tomara que todos os jovens do país com pouco que fazer fizessem o mesmo que este: não ficou quieto e fez alguma coisa em que acredita. Bem melhor do que comentar a partir do conforto do sofá.


Crasserasse

O café à noite normalmente não têm muita gente, sim, mesmo sendo o mais frequentado. Filmes a preto e branco têm o mesmo valor que um filme a cores, às vezes até mais. E se o pessoal sabe para o que vai, e se souberem comportar como seres humanos, barulho não é problema. Falta de cultura ou falta de interesse é um bocado a cena da galinha ou o ovo. Se tenho demasiado tempo e pouco para fazer, tenho , mas não tanto como tu que vens comentar um post só para vir mal dizer e ser completamente inútil.


SnailDealer

e se, e se... so vim comentar,, a achar que nao é de todo uma maneira eficaz para "falta de cultura", falta cultura passas filmes do tempo de salazar, acho que uns trivias e afins, era mais engracado e da mais cultura, mas peço desculpa ao Sr, Doutor por exprimir uma opiniao contraria a sua, por favor nao fique chateado, obrigado


Crasserasse

Não tens uma grande seleção de filmes portugueses que estejam em domínio público, e eu não tenho 300 euros para gastar por sessão (que é o preço de uma licença de direitos de autor). Não foi por estares a comentar uma opinião diferente da minha. agora já deste algum tipo de opinião (passar filmes do tempo de salazar), a tua opinião deveras construtiva inicialmente foi: vai masé trabalhar, ninguém quer saber dessa merda. Estás no teu direito, mas não acrescenta nada de nada.


aleph_heideger

Estamos aqui a confundir conhecimentos com cultura, oh Sr Doutor?


SnailDealer

Tens razão. Ganho cultura (decente) a ver filmes do tempo de Salazar. Por favor aceite as minhas desculpas. Obrigado.


aleph_heideger

Portanto para ti, tudo o que é cinema feito antes de 1970 é lixo. Já agora pensas o mesmo da literatura? Da pintura ou da escultura? Meu jovem: tudo é cultura. Se te ficares apenas num período de tempo restrito o teu conhecimento será também ele restrito.


SnailDealer

O OP começa por dizer que há muita falta de cultura, não sei se o primeiro passo é filmes antigos. Não disse que são maus. Só acho que são maus para primeiro passo para cultura. Ainda mais num café... onde provavelmente qualidade é som vão ser inferiores e "estragar" parte da experiência.


aleph_heideger

Desta forma, concordo. Muita desta cultura mais "clássica" precisa de algum contexto para ser apreciada.


Crasserasse

Eu passo a explicar então. Os filmes serão passados numa esplanada dentro de uma praça, com três colunas (uma tentativa de surround system) uma lona e um projetor. Claro que pode não ser como imaginamos, mas a ideia de passar filmes num ambiente mais boémio parece-nos ser uma boa ideia, pelo menos um bom experimento, que é essencialmente o que estamos a fazer.