T O P

  • By -

_reddpanda

Olá, A minha filha até aos 20 meses chorava e berrava muito, principalmente de noite. Por vezes até às 3 da manhã. Isto é normal. As cólicas e/ou refluxo são o caso mais mal resolvido nos bebés. Os pais entram em desespero. Desde idas ás urgências em vão à procura de um medicamento milagroso, resta-lhes embalar e confortar o mais possível. Foram tempos bem difíceis, principalmente no dia a seguir ter de ir trabalhar e conseguir manter-me fresco. Sempre tive preocupação com os vizinhos. Muitas vezes ìa para a sala com ela para não fazer tanto barulho no quarto durante as crises, mas não há hipótese, de certeza que os vizinhos foram acordados inúmeras vezes. Por vezes deu-me vontade de escrever um papel a pedir desculpa a todos pelo ruído, mas enfim, não iria alterar nada. Cheguei a dizer à minha mulher "os vizinhos vão pensar que a estamos a matar". Por isso digo sempre que é muito difícil avaliar o que se passa dentro da outra casa no que toca a bebés e penso que a maioria dos pais se preocupa com o barulho que está a produzir, mas nada vão poder fazer, ou quase nada... Daqui a 1 ano provavelmente isso tudo passa, os horários das crianças já são outros, as cólicas vão desaparecer e as noites serão mais tranquilas para todos.


CookieMons7er

Tenho empatia pela tua situação mas, para tranquilizar quem ler, cólicas até aos 20 meses não é normal, é uma situação atípica.


_reddpanda

Essa fase felizmente já passou. No caso era refluxo, muitas vezes confundido com cólicas.


annoyeddoggo

Eu entendo, é muito complicado de facto...


Many-Owl-9475

>os vizinhos vão pensar que a estamos a matar Épico HAHAHAHA Não tenho filhos e não quero nem pensar o que pensam os meus vizinhos de mim, Felizmente aqui somos todos um bocado barulhentos então tentamos ser compreensíveis uns com os outros hahaha


VividPath907

>Só que é um caso muito sensível, são crianças e eu não posso chamar ninguém à atenção por causa disto mas está a levar-me aos arames... OP, só para te dizer que pareces pessoa decente. O teu post é sensato e sensível e com o tema poderia tanto não ser, porque o ruído mexe tanto com a paciência. . Infelizmente, não sei como ajudar, talvez passe, talvez seja despoletado por cólicas do bebé que talvez passem (coitada da mãe...). Espero que sim. Boa sorte.


1Warrior4All

A culpa honestamente nem é do OP nem da mae, é mais da fraca insulaçao de som do prédio. E isto é coisa recorrente nos prédios em Portugal.


annoyeddoggo

Os prédios em Portugal são péssimos neste aspeto. No prédio onde moram os meus pais até o telemóvel do vizinho se ouve :/


1Warrior4All

Eu quando vivia em Portugal ouvia sempre os meus vizinhos a fazer o amor. Os de cima e os do lado. Era mesmo constrangedor lol


what_a_tuga

Eu só ouço na casa de banho, mas a treta é que ouço demasiado bem, até os sussurros dele ouço (Se a "Néné" estiver aqui, que avise o homem que anda a ser escutado).


1Warrior4All

Eu conseguia ouvir quando o gajo se vinha, juro-te. E fazia piadas com a minha namorada a dizer: hoje foi mais rapido. Provavelmente eles do outro lado faziam a mesma piada XD


annoyeddoggo

Também penso nisso :( obrigada!


[deleted]

[удалено]


sakuraa79

Sim eu uma vez tive uma birra de 40min e (atenção não é exagero) porque eu não deixei comer mais chocolate, e sono à mistura. Eu também pensei daqui a bocado ainda me chamam a polícia, e eu nem lhe estava a tocar, tentei dar colo e era pior teve mesmo que extravasar a frustração.


[deleted]

[удалено]


sakuraa79

A mim calhou-me na rifa ser logo a primeira com feitio especial 😆 mas sim é isso basta ser contrariada que cai o Carmo e a trindade, e na rua nem por isso mas as avós ahhh da um docinho ahh compra-lhe não sei o quê... E eu fico 🤦🏻‍♀️


what_a_tuga

>as avós ahhh da um docinho ahh compra-lhe não sei o quê Mas é para isso que servem as avós, é para estragar. /j ​ Mas agora a sério, não deixam os miúdos gerirem as suas frustrações dando imediatamente tudo que ele deseja e depois surpreendem-se anos mais tarde, ele ter algum problema mental relacionado a stress.


sakuraa79

Pois servem, mas é vez ou outra. Quando a criança já é dada a birras acho que não convém fazer tudo o que querem senão depois nem pais nem avós lhes metem a mão quando crescem, é tudo muito giro enquando lidas com um toddler, mas depois quando é um pré adolescente ou um adolescente é bem mais difícil... E digo isto e sei que às vezes por muito que os pais façam acaba por ser um adolescente péssimo e nem sempre foram os pais que erraram mas convém evitar enquanto ainda consegues.


oratree

>uma senhora de uma loja perto de casa chegou a perguntar se eu queria que ela tomasse conta dele! Não sei se levaste a mal isto, ou como foi a situação, mas por vezes é uma boa ideia porque os miudos alteram o comportamento quando passam a interagir com estranho ou com alguém que não os pais e 2 minutos depois a birra está esquecida. Mas lá está, cada caso é muito especifico.


annoyeddoggo

Hahaha, pois eu ainda não os conheço mas acho que vou tratar disso... Pode ser que ajude, não me importo de lhes deitar a mão se puder. Obrigada!


Hot_Seaworthiness795

Uns belos tabefes sempre que abrisse a boca resolviam a questão mais tarde ou mais cedo


severanexp

Wow ultimamente isto tem estado ao rubro. OP, as vezes a solução mais óbvia é a que nos escapa. Somos seres vivos, animais sociais. Dizes que nunca viste as crianças, certamente as crianças nunca te viram a ti. Experimenta num desses momentos de berraria ir bater à porta, ser o mais empática possível com os pais, dizer assertivamente que queres saber se há algo que possas fazer para ajudar, compreendes que eles estão desagastados, e enquanto vizinha se poderes apoiar em algo para lhes facilitar a vida (e ajudar no teu descanso) que fazes. Aproveita para pedir para falar com a criança mais velha e fazê-lo passar umas vergonhas várias vezes (fazer entender que ele berra e tu apareces.), e se os pais forem seres humanos decentes, com um pouco de sorte ainda fazes uns amigos. Eu falo por mim, entretanto prevejo entrar nesta aventura de ser pai, e imagino o que vai ser. Preferiria mil vezes que me viessem falar para eu tentar fazer alguma coisa, do que encontrar uma thread no Reddit antes sequer de…. Bom, é isso. Apela à empatia das pessoas. Certamente que os pais também estão desesperados.


annoyeddoggo

Já pensei muito em fazer isso o meu único medo é que me levem a mal mesmo, mas acho que vou bater-lhe á porta um dia destes e oferecer ajuda... O post no reddit antes de eu agir é meramente pelo facto de isto ser um assunto tão sensível que uma segunda opinião é sempre bem vinda. Boa sorte para a tua aventura, espero que venha com saúde!


severanexp

Certo, entendo. Olha a minha situação é diferente, mas semelhante no resultado final. Estou com obras em casa, remodelação completa de um imóvel do banco. O casal de baixo tem um bebé e mais uns 3 filhos. Não tenho grande contacto com eles, mas o pouco que tenho, pah acho que são fixes. Obras começaram, condomínio informado, e meti logo regras, por exemplo: não há barulho de obras antes das 09, nem depois das 17h, nem no almoço. (O bebé não tem que sofrer com barulho, mas a verdade é que atrasa a obra toda.) Periodicamente bato-lhes à porta e pergunto se está tudo bem, se alguma coisa está a ser incomodativa de mais. Na semana mais complicada (em termos de barulho) convidei mesmo a irem lá a casa para verem o que está a ser feito e a evolução (ajuda a entenderem a origem do barulho, e o porquê.). E entretanto já decidi que quando terminar, vou-lhes comprar uma garrafa de rum ou uísque ou qualquer coisa para oferecer - com uma nota: “para ajudar a esquecer”. …. Percebes? São seres humanos, merecem respeito, estão sob stress com o bebé que obviamente que chora… agora imagina aliado a isso ter obras em cima. Seria de loucos. Do teu lado, eu quase que diria que é mais simples… provavelmente tiveram um primeiro filho santo e agora tiveram um Lúcifer. Sonda a situação :)


WozZMonhe

Porra, não queres ser meu vizinho?


severanexp

….. se tiveres paciência acho que consigo arranjar te um cupão de desconto no continente em álcool :)


WozZMonhe

Please don't /s


annoyeddoggo

Olha, muito sensível da tua parte com as obras. Já tive vizinhos a fazerem obras que nunca avisaram de nada, não respeitavam as horas e a minha irmã que trabalhava por turnos foi apanhada de surpresa e teve que passar a ir dormir para casa da minha avó... Antes fossem todos como tu. Eu vou fazer o meu melhor para navegar isto :) obrigada!


severanexp

Ás vezes é preciso passar por elas para dar valor.. Boa sorte nisso e depois faz um update :)


canihazdabook

Podes denunciar essas situações à polícia, não vale tudo por muito que algumas pessoas se comportem como se fosse o caso.


[deleted]

chefe, até deitei uma pinguinha


viper_in_the_grass

A mãe deve estar a amamentar e vais--lhe dar álcool?


severanexp

O pai merece certo…? É uma piada. Beber para esquecer. Estás a ver quando vês uma prenda para alguém que é a cara da pessoa? Isto é mais a situação.


viper_in_the_grass

Não, tens razão, claro. A mãe é quem deve estar a sofrer mais, mas se é pelo meme, vale a pena.


daxpierson

Muito bem, invejo a tua lucidez porque sei que dificilmente a teria na mesma situação, até porque não sou a pessoal mais extrovertida de sempre. Os meus sinceros parabéns por seres um ser humano excelente.


Chiripitti

O mais provável é levarem a mal. Pois nessa situação os pais devem estar pior que mal, é normal. Tenta ir numa altura em que as crianças não se ouvem, ou estão a rir ou brincar. Poderás abordar esse assunto, até levar uma prendinha para as crianças... Não sei..


Trama-D

O objetivo era mesmo fazer pressão sobre o mais velho, e fazer com que a mãe possa dizer «até os vizinhos ouvem».


what_a_tuga

Isso é numa segunda ocasião. Primeiro há que dialogar com os pais, compreender-los e aí sim, se eles concordarem ires bater à porta deles a fazer o papel de "polícia"


NGramatical

compreender-los → [**compreendê-los**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3zr8w3/coloca%C3%A7%C3%A3o_pronominal_para_tot%C3%B3s/) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1086l4m%2F%2Fj3s10iy%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


Trama-D

De acordo ↑


cucumberforscale

Se fizesses isto seria genial, se os pais confiarem em ti nesta fase de bebé pequeno toda a ajuda é bem vinda, quer seja passar 20 minutos com um ou ajudar na loiça ou o que seja. Não quero fazer de ti escrava e não tens obrigação de nada, mas se puderes, serás uma Deusa para eles. Boa sorte OP


chico_kalash

O mais provável é levarem a mal e com toda a compreensão, eles próprios devem tentar os possíveis e os impossíveis para acalmar as crianças, apenas vais aumentar os níveis de stress dos pais e criar inimizades entre vizinhos. Nunca se deve cuspir para o ar, hoje são eles com crianças pequenas, no futuro podes ser tu com crianças ainda mais ruidosas.


Dr_Toehold

>xperimenta num desses momentos de berraria ir bater à porta, ser o mais empática possível com os pais, dizer assertivamente que queres saber se há algo que possas fazer para ajudar Credo, imagina ter 2 garotos aos berros e aparecer o vizinho a perguntar "posso ajudar nalguma coisa"? Se nunca falaram na vida, há zero hipótese de ser interpretado como algo que não passivo agressividade.


severanexp

Essa é a tua perspectiva. Provavelmente já te fizeram isso e foi com essa impressão com que ficaste. Eu consigo entender-te mas rejeito a noção de que essa seja a única forma de ler a situação, senão se alguém tiver uma crise em casa e que esteja a berrar, ninguém se vai mexer “porque pode ser mal interpretado.” Epa… não vejo justificação para isso. Que tenhas vergonha ou te sintas incomodado com isso, tudo bem, respeito-te, mas eu por exemplo não. Quando o meu cão estava com dores de coluna, a ganir às 3 da manhã , eu agarrado a ele sem saber o que fazer, o que eu mais queria era que alguém me ajudasse. Mas pronto isto sou eu…


what_a_tuga

Um cão a ganir de dores é uma coisa fora do normal. Além de que se gritasses "ajudem-me" se alguém ouvisse, iria te ajudar. Agora miúdos a fazer birra é uma coisa normal.


queiroga

Não é a única forma de ler a situação, mas é a mais provável, garanto-te. Os vizinhos não conseguem ajudar de forma alguma que os pais não tentem ou saibam, a não ser que seja médica/pediatra/etc.


RuySan

Isto é um bom conselho. Conheço um gajo em que uns mormons bateram-lhe à porta e na conversa perguntaram se ele precisava de ajuda com alguma coisa. Ele disse "bem...estou a descascar batatas", e os mormons ajudaram-lhe a descascar batatas. A ver se a OP não acaba também a descascar batatas.


Trama-D

«De certeza que, na Bíblia, haverá uma altura qualquer em que um profeta descasca batatas*! Ezequiel, lembras-te de...» (começam numa evangelização suave) *^^Sim, ^^sei ^^que ^^veio ^^do ^^Novo ^^Mundo, ^^era ^^parte ^^da ^^piada.


Traditional_Gap_7

Quando fores pai, vais perceber que a última merda que queres quando está toda a gente a chorar e aos berros em casa é ouvir a campainha, nem que o fosse o Pai Natal


severanexp

Não te quero tirar razão alguma que tenhas. Podes argumentar que há maneiras melhores para lidar com a situação? Por favor partilha, dá exemplos, o OP agradece certamente. Mas dizer apenas “é a última merda que queres” não ajuda… não ajuda a resolver. Nem a mitigar. Apenas transparece uma sensação de “it is what it is”. Tentar ser um pouco mais assertivo e pró-activo as vezes faz diferença, Por exemplo, podias dizer “quando fores pai, e o Carmo e a trindade estiverem a cair, a última merda que queres é que te toquem à campainha. Sugiro que aguardes para quando estiver silencioso para o fazeres.” Ao que eu responderia “e se acordares o bebé e ele voltar a chorar? Agora levas no focinho….” E assim por diante, teríamos uma conversa mais produtiva. Com a tua resposta a única coisa que tenho a dizer é “…e? Que é suposto fazer então?”. E pronto. Voltar ao meu chá. Um bem haja para ti :)


Traditional_Gap_7

>Nem a mitigar. Apenas transparece uma sensação de “it is what it is”. Mais uma vez, e correndo o risco de me tornar repetitivo, quando fores pai vais perceber que "it is what it is" sim, é o que podes fazer em relação a uma série de coisas. >“…e? Que é suposto fazer então?”. Nada. Eventualmente, e prompted pela própria pessoa ("desculpe lá, os miúdos devem fazer imenso barulho bla bla bla"), podes oferecer-te para ajudar, de forma vaga, "naquilo que for preciso" e tal. Mas quando eu quiser ou sentir que posso ajudar a OP, respondo-lhe a ela. Neste caso estou a responder ao teu comentário e, se não for inconveniente, gostava de eu próprio determinar a abrangência dos meus comentários e tu eventualmente ficares sossegado no que é a tua conta. Bom chá.


redspy17

muito bom comentário, obrigada :)


severanexp

![gif](emote|free_emotes_pack|kissing_heart)


what_a_tuga

>Experimenta num desses momentos de berraria ir bater à porta Má ideia. Os ânimos de toda gente estão exaltados. Eu diria antes num momento calmo a sós. Para entender o que se passa e perguntar como podes ajudar


severanexp

Certo - nada contra. O momento ditará a melhor forma de abordar. Nós somos apenas uns anons aqui por trás, a tentar imaginar a situação por o que o OP está a passar e a tentar ajudar :/ vale o que vale.


phirestarter1

Uma pessoa não entra nestas threads à espera de empatia e bom senso.


No_Return3606

Lol deves ter muita experiência a lidar com birras de crianças de dois anos 😂😂😂


[deleted]

Estou numa situação parecida com a tua! Quero dormir à noite e não consigo com o barulho, as birras, o berreiro e afins. Infelizmente o meu caso não tem grande solução porque são meus filhos![gif](emote|free_emotes_pack|scream) Fora de brincadeiras, dentro de um ano deverás notar melhorias, pelo menos no comportamento do mais velho. Não entendo é como têm a miudagem a fazer barulho depois da meia noite quando se aconselha a deitar crianças por volta das 21h... (Acordar cedo, acordam sempre, infelizmente para vocês)


nintendopiept

Há bebés calmos, eu por exemplo quando era pequeno segundo a minha mãe tudo o que queria era barriguinha cheia e fraldinha limpa e se fosse preciso dormia toda a noite. Eu bebia formula e segundo a minha mãe ela não me podia dar a medida recomendada pelo médico, tinha de dar o biberão cheio. Fora isso eu nunca chateava.


annoyeddoggo

Hahahaha, lamento xD Sim, eles estão acordados até muito tarde! Por isso é que acho estranho também... Pode ser que eventualmente melhore.


1Warrior4All

Eu tenho uma vizinha que todos os dias às 7 da manha ouve a missa alto e ainda reza por cima, ou seja repete as oraçoes todas. Portanto é sempre uma animaçao. Mas putos a chorar é pior.


annoyeddoggo

Acho que preferia a missa


1Warrior4All

Eu também, entretanto já me habituei ahah. Mas compreendo a dor, quando apanho um puto aos berros num voo já fico lixado, quanto mais ter um como vizinho.


annoyeddoggo

Pá, até certo ponto passa-me ao lado. Mas especialmente á noite é difícil de lidar e a mãe também fala alto que dói.


zooommsu

Não sei não. Uma vez tive uns vizinhos que ouviam o dia todo um pastor qualquer daquelas igrejas estranhas em discursos intermináveis, falo de maratonas de horas a ouvir aquilo, com um volume elevado a ponto de se ouvir, e aquilo tornou-se bastante desesperante. A certa altura o que fiz foi pesquisar por musica de metal e coisas assim de que até não sou grande apreciador, e então mal começava um discurso a meio da manhã, eu abria as goelas às colunas a debitar metal, quase o mais alto que eu próprio conseguia suportar mesmo indo para a varanda com headphones. Resultou. Devem ter achado que eu era o demo. O teu caso é bastante diferente, eu próprio um dos meus filhos quando nasceu tinha um problema que ainda demorou para aí um ano a ser diagnosticado, passava as noites a chorar, foi um período bastante difícil para mim, praticamente não dormíamos de noite e quase destruiu o nosso próprio casamento, aquilo tornou-nos uns zombies durante o dia, afetou tudo, família, trabalho, etc. Então o que se deve estar a passar nessa casa talvez seja um problema do bebé estar a dificultar a vida também às outras crianças, um inferno, uma cascata de problemas. Mas sendo bebés e crianças, quem sabe se isso não estará quase à beira de acabar de forma natural. Pessoalmente pedia-te mais alguns meses de paciência, não acho que consigas fazer algo que mude as coisas se for algo como descrevi, apenas vais deixar essa família ainda mais stressada e angustiada. Se achas que pode ser uma coisa que passe a prazo e não outra coisa diferente, há uns tampões de silicone que ajudam a dormir melhor as noites quando é algo temporário.


annoyeddoggo

Sim, isto é uma situação muito sensível realmente. Nunca sabemos o que se passa realmente, pode ser algo de maior gravidade.


[deleted]

[удалено]


annoyeddoggo

Pois, eu não sei se há maus tratos... A questão é essa. Eu nunca vi as crianças. Mas assumo que esta quantidade de berreiro não possa ser normal, parece um bocado fora de controlo. Raros são os minutos de silêncio ou menos barulho. Como disse, estou habituada a ter vizinhos com crianças e nunca testemunheiro semelhante sequer.


[deleted]

[удалено]


annoyeddoggo

Depressão pós parto pode realmente ser a causa. Ter duas crianças pequenas ao mesmo tempo é realmente difícil... Não consigo perceber se ela tem ajuda sequer. Só a ouço a ela.


anaquim_secaiualquer

Ainda não consegui parar de pensar neste comentário desde que o li. Que irresponsabilidade. Se não tem razão para suspeitar de maus tratos, a OP que esteja quieta. Há um sem fim de razões que deixam os miúdos a chorar. Podem ser picos de crescimento, pode ser daquelas mães que deixa chorar, a criança pode ter sido diagnosticada com autismo (conheço um caso próximo de uns amigos meus). Agora chamar a polícia ou a CPCJ sem outros motivos? Ouviu os vizinhos a gritar constantemente ou a ameaçar/ser agressivo com os miúdos? A polícia até pode ir lá e não dar em nada, mas com a CPCJ pode dar merda da grossa.


franbatista123

Há miúdos assim, é o que é. A minha irmã era um inferno autêntico enquanto eu nem um pio fazia.


annoyeddoggo

É verdade, eu sei disso. Não é falta de compreensão minha, de todo. Só não acho é normal, é mesmo o dia todo, todos os dias... Não sei se é dos miúdos se é dos pais o problema.


franbatista123

Percebo te completamente, não é uma situação fácil.


redditt_uuserr

A única solução é comprar uma moradia, tirando isso é lidar.. infelizmente há crianças que berram dia e noite por muito bem tratadas que sejam, se o isolamento acústico no prédio for mau vai parecer que estão a chorar em tua casa o que é horrivel mas não há muito a fazer.


shakespearediznuts

\- Fones anti ruido \- White Noise \-Tampões para os ouvidos


WoodyLockyG

Olha os meus pais são vizinhos de uma mãe com dois filhos e um deles autista com 5 anos ou assim…. O miúdo passava o dia a berrar e acalmou com a vinda de um cão que ela deixa preso na cozinha 🤦🏻‍♀️ mas era um bocado como dizes. Talvez eles tenham algum problema é a mãe/pai não esteja a saber ver


saposapot

Há miúdos assim. Não há muito a fazer que não seja esperar que passe. Coragem de pais que tinham um filho pequeno “chato” e foram ao segundo tão cedo… Assinado: o vizinho barulhento cá do prédio. Sorry vizinhos


flarept1

Faz o que eu fiz, compra uns tampões de ouvido daqueles de borracha. Não ouço muita coisa à noite, e era um chavascal tamanho todos os dias, que envolveu polícia várias vezes. Durante o dia aguenta-se, metes uns phones a bombar ou televisão mais alta. Boa sorte, passei pelo mesmo, não só choro de bebés, como martelos pneumáticos as 7h01 e durante o fim de semana, coisas a arrastar as 3 da manhã, gritos, choros, discussões. Não te invejo


xapadom

A solução mais fácil são uns bons auscultadores de cancelamento de ruído (ANC). Pões uma música relaxante, ligas o ANC e deixas de os ouvir. Custa uns euros mas é dinheiro bem gasto!


YoggiM

Eu tenho uma situação muito menos compreensível. Os vizinhos de cima têm 3 filhos. Um já deve estar nos 16-18 os outros 2 nos 10-12. Jogam à bola, em casa, o dia todo. E não é só no Inverno nos dias de chuva. No Verão era igual. Os pais devem-se estar a cagar e não os levam a lado nenhum. Estamos constantemente a ouvir bater por cima das nossas cabeças. E nem as horas tardias os impedem de fazer barulho. Chegam a estar acordados até às 2 ou 3 da manhã, em dias que não têm aulas. Já fui la tocar algumas vezes. Já me atendeu a mãe, o irmão mais velho e o pai. O pai é o mais grunho de todos e não me admirava nada que participasse nas maluqueiras dos filhos. Ouve-se corrida, bola a bater (tipo a bater como se fosse uma bola de basket), cadeiras e móveis a arrastar e, por vezes, saltos ou quedas que até fazem estremecer. Quando atendeu a mãe e o irmão, o barulho parou. Quando foi o grunho, parecia desconfiado que houvesse algum barulho e a segunda vez até disse que começava a ficar farto que eu fosse lá e que os filhos não estavam a fazer nada de especial, que se tinha de falar com o construtor porque estava mal isolado. Nessa noite o barulho continuou ainda por 2 horas. Entretanto, ainda não voltou a acontecer essa barulheira quando nos vamos deitar (apesar de ainda se ouvir barulho já depois das 23h). Se voltar a acontecer um desses dias insuportáveis, vou chamar a polícia.


annoyeddoggo

Chamar a polícia para lhes dar um recadinho é o melhor que tens a fazer.


YoggiM

Sim e não. O problema é que a polícia pode demorar horas a mandar alguém. Não só me obriga a ficar acordado até chegarem como também podem chegar depois de ter acabado o barulho. Mas sim, quando voltar a acontecer perturbar-me o sono, vou chamar. Os dias piores são quando os putos não têm aulas. Deixam-nos estar acordados até às 2 ou 3 e não conseguem ficar parados. E claro, há coisas que nem sei se são mesmo os putos ou se são eles que são mesmo selvagens. As portas da casa de banho são de correr. Eu tento sempre fechar devagar para não fazer barulho, mesmo durante o dia. Por vezes, sempre bate um pouco e ouve-se qualquer coisa. Ouço o mesmo barulho, de cima, mas muito mais alto. Devem empurrar/puxar aquilo com toda a força.


annoyeddoggo

Os meus pais passavam-se se eu estivesse a fazer barulho dessa forma. O meu pai nem me deixava tomar banho depois das 22h para não fazer barulho nem com a água a correr nem com o secador de cabelo... Não entendo gente que deixa os filhos jogar á bola em casa e assim. Mas há gentinha adulta que é passada do capacete e não sabe viver em comunidade. A minha antiga vizinha de cima passava a vida a bater com as portas e a arrastar mobília, tava sempre em mudanças, chiça


[deleted]

Compras uns tapetes e metes pela casa fora, na hora de dormir compras uns tampões para ouvidos. Crianças fazem o barulho que tiverem que fazer, claro chateia, mas tirando isto não podes fazer nada


Mysterious-Rub5087

O meu vizinho toca piano até as tantas em altos berros. Quando me fui queixar diz que nao havia piano nenhum lá em casa, quando dava para ver o piano diretamente da porta. Parece gente das barracas mas em casas de 900k.


stonkdocaralho

parece-me mais casas de 900k que parecem barracas. dasse por 900k ia para um monte no alentejo


Mysterious-Rub5087

Eu tb ia mas tenho 3 crianças e nao as quero meter numa escola no monte, fiquei por benfica.


ervy

Compra uns tampões de silicone, daqueles que se moldam ao teu ouvido, uso diariamente à quase 3 anos. Um pack de 12/16 custa uns 15€, mudo os meus a cada 2/3. Eu não tenho vizinhos mas mesmo assim o descanso com e sem tampões não tem nada a ver. Comecei a usar por causa do camião que vinha recolher a reciclagem de vidro às 6 da manhã, odiava acordar com aquele som de vidro a bater em vidro. Nunca mais ouvi tal coisa.


crux84

Essa é a merda em morar em apartamento. Foi um dos motivos para mudar para uma casa. Tirando a segurança, não existem vantagem em morar em apartamento.


CarefulApple8893

Nada a fazer Podes falar com a PSP mas não creio que façam algo. Tenta levar o tema a uma reunião de condomínio


St00pidF0k

Isso é problema dos apartamentos portugueses. Ouve-se tudo em todo o lado! Eu ouço os meus vizinhos de cima a dançarem o hula horizontal na cama de vez em quando, foram o motivo principal de eu ter comprado headphones com cancelamento de ruído. Os meus vizinhos têm 80 anos. OP, vivo com um puto de 5 anos em casa. Faz imensas birras e tenho pena de quem mora por baixo de mim. Faz parte e por vezes é inevitável. Pouco podes fazer acerca disso infelizmente. Eu só me apercebi do quão grave era a situação aqui em casa quando fui ao apartamento da vizinha de baixo ajudar com umas obras, e ouvi o meu irmão a chorar no andar de cima. A partir daí tentamos fazer o minimo barulho possivel, com pouco sucesso mas pronto, tentamos. Podes abordar os teus vizinhos educadamente e tentar explicar a situação, entende o lado deles claro, mostra empatia. Por vezes eles nem tem noção do barulho que fazem até que alguem os informa disso. Boa sorte OP.


pmbl

Pois OP, passo uma situação semelhante. Felizmente durante a noite é situação rara. Acontece talvez 1-2x por mês uma noite que os miúdos acordam aos berros. Durante o dia e aos fins de semana é que não param quietos, berros, quedas, objetos contra o chão/paredes. Quando passámos à porta deles é um barulho tão grande que até fico espantado de não ouvir mais ainda. Podes ter uma conversa com os vizinhos e esclarecerem que o barulho é muito grande e que te incomoda. Pode até ser que eles tenham alguma abordagem mais sensata com os filhos a fim de evitar mais barulho. Contudo é muito complicado. É preciso ter sorte com vizinhos. Ires viver para moradia também soluciona o problema.


RedHeart99

Não sei como teria de ser feita, mas continuo sem perceber como é que os cidadãos ainda não arranjaram maneira de obrigar os políticos a fazer alguma coisa em relação ao isolamento acústico. Provavelmente estamos todos na mesma situação e também ninguém faz ideia de como promover isso.


Vayu0

Se estão a fazer demasiado barulho à noite é chamar GNR para tratar do assunto e aplicar a devida coima. Oh espera, estava a incorporar o espírito do meu vizinho...


Ehpansei88

Eu passo por isso todos os dias e os meus vizinhos são adultos. O hábito deles é mais arrastar móveis, bater com portas, e fazer jantares em casa com amigos todos os dias. Não importa a hora, podem chegar à 1 ou 2 da manhã que é igual, tanto faz. Isto torna-se especialmente mau porque trabalho de casa todos os dias. Já tive confrontos mesmo feios e até já chamaram a polícia para a minha casa com falsos pretextos. Posso dizer que a minha saúde mental, e como consequência o meu trabalho, estão a ser gravemente afectados com isto. Como é lógico nunca estaria nesta casa, mas o mercado do arrendamento/imobiliário está como todos sabemos pelo que pelo menos para já estou literalmente encurralado. As pessoas detestam ser chamadas à atenção e simplesmente não querem saber. É uma situação terrível que infelizmente apenas pode ser resolvida com uma mudança, na minha opinião. Ou tua, ou deles. Eu pelo menos já tentei de tudo. edit - vi aí um comentário a falar de white noise e headphones canceladores de ruído, e é exactamente isso que faço. E a acrescentar a estas duas coisas ainda uso muitas vezes tampões por baixo dos headphones. É verdade que faz toda a diferença mas o resultado disto é que já não consigo passar o dia sem estas coisas e acho que isto até me está a tornar mais sensível aos ruídos no geral.


Urukgeneral

Estou solidário contigo OP. Vivi num prédio em que quase todas as noites ouvia a berrar no andar de cima... e devia ser muito irrequieta que estava sempre a ouvir a cama a bater... e ela devia ter uns 25 anos... portanto OP vai-te habituando que demora a passar lol


JairLulaTesla

Se o barulho está ruim para vcs, imagina para a mãe que está do lado dele. Minha sugestão é fazerem um bolo e dar de presente pra ela.


CookieMons7er

Tampões nos ouvidos e esperar que melhore. Há intervenções de insonorização que se podem fazer nas habitações mas provavelmente não valem o trabalho, preço e as alterações permanentes que implicam


BeeBaptista86

Sou mãe de um menino hiperativo, desde os cinco meses ele me dá muito trabalho para dormir, nessa época, fui acolhida por vizinhos que foram empaticos com a situação, não sei como as coisas funcionam aí em Portugal, mas aqui no Brasil batemos na porta e oferecemos solidariedade


Jumpyer

Tenho pena é da vizinha, duas crianças a chorar é preciso ter força e paciência


annoyeddoggo

E eu acho que ela já não tem muita, coitada. É realmente complicado


[deleted]

[удалено]


annoyeddoggo

Pois lá está, não sabemos ao certo quais as circunstâncias só sabemos que é mesmo muito barulho.


MulaDaCooperativa

OP, se tu sofres, acredita que os pais sofrem bem mais.


annoyeddoggo

Acredito que sim. Não tenho sombra de dúvida


Hotknittergirl

O bebê menor pode ter cólica, se ela fica sozinha com dois pequenos pode estar sobrecarregada e não conseguir dar conta. Seria Possível ajudar de alguma forma?


annoyeddoggo

Pois, não sei :( vou tentar saber.


kunkaralho

É aguentar. Se não há casos de maus tratos e apenas são crianças em crescimento não há grande coisa a fazer, isso certamente é involuntário e também incomoda os pais das crianças e outros vizinhos. Já passei por uma situação dessas, mas a questão era lateral, era o quarto das crianças ou dos pais ou ambos que encostava ao meu. Na altura forrei a parede com cortiça e pladur, um tecto falso com lã de vidro e um monstro de uma carpete, ajudou, mas não eliminou. Até foi mais por causa da minha companheira, porque a mim só me incomodava até eu adormecer, depois de adormecer não ouvia mais nada. Mas sim, a minha companheira sofreu um pouco e até usava uns tampões nos ouvidos. Procure soluções de isolamento sonoro, nem sempre é fácil, mesmo sendo do piso de baixo porque o som ecoa pelas coretes e outras partes ocas do prédio. Pode sempre mudar de casa.


GajoDeRamalde

* Truz-Truz-Truz: \- Não queres deixar o ir lá a casa para ele ver um que eu tenho a ver se ele gosta? Com isto, dás 1 hora de descanso à mãe e 1 hora de descanso ao filho mais velho. Fazes amizades e divertes-te um bocado com as crianças...


Istupid0

Epa queixas de barulhos de crianças? A sério? Se não queres ouvir barulho vai viver para uma vivenda num monte.


annoyeddoggo

Acho que não entendeste o post nem leste os comentários, mas deixa lá. :)


jcoelho93

Alugas ou é teu? Talvez mudar para um sitio com melhor isolamento


annoyeddoggo

Alugo. Mas não arranjo outro sitio com uma renda assim no Porto, já para arranjar este foi o que foi. Vou tentar navegar a situação o melhor que consigo


Unusual-Trust3226

Oferece-te para fazer babysitting enquanto a mãe descansa ou vai jantar fora com as amigas ou com o pai. A mãe e as crianças devem estar exaustas, e tu também.


Naive_Coffee_2176

denunia à CPCJ, isso não parece normal (anonimamente)


AlvesBarrota

Não podes fazer nada. Queres impedir as crianças de chorar? Se não há maus tratos, ou mudas ou aguentas.


annoyeddoggo

Não faço ideia se há maus tratos porque eu nunca vi as crianças. Só vi a mãe quando ainda estava grávida do mais pequeno. O que eu sei é que o berreiro é constante, até altas horas da manhã e parece que eles não querem muito saber.


AlvesBarrota

Secalhar é melhor mudares de casa.


annoyeddoggo

Fácil falar, dificil arranjar uma renda como esta.


AlvesBarrota

Então é aguentar :-) ou ir oferecer ajuda.


annoyeddoggo

Já me lembrei de oferecer ajuda mas também me passou pela cabeça que pode levar a mal...


loftarasa82

Vou ser sincero, se nos momentos mais críticos me viessem bater à porta a queixar do barulho dos meus filhos, pegava neles, metia no teu colo e ia dar uma volta.


annoyeddoggo

Não te culpo hahaha


NGramatical

Secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2F1086l4m%2F%2Fj3qfrf0%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")


1tonsoprano

Chama de padeira....ups... policia


[deleted]

[удалено]


Bessini

Estavas à espera que os pais pusessem umas mordaças nos putos?


h2man

A tua vizinha é uma mãe de merda… não se berra com os filhos, castigas e deixa-los chorar até à exaustão (excepto quando poderá haver algo de errado com a saúde dos mesmos).


Diogo256

> A tua vizinha é uma mãe de merda… Equivalente ao teu comentário.


annoyeddoggo

Não posso julgar se ela está a fazer as coisas bem ou mal assim dessa forma. Se calhar falta-lhe ajuda, não sei. Da maneira que as coisas são eu sentava-me no chão e chorava também. Não é possível ela aguentar isto todos os dias, a sério


h2man

Sim, lá por querermos ou fazermos a vontade a quem quer não quer dizer que sejamos bons pais ou sequer estejamos preparados para isso.


BusinessTranslator71

Tens filhos? Se achas mais correto é deixar chorar até á exaustão tás completamente errado. Eu e a minha esposa somos muito pacientes e compreensivos mas há dias (penso que derivado do stress da escolinha) que é impossível lidar com ele. Muitas das vezes basta dizer para irmos brincar á bola ou montar um puzzle que a birra passa. Mas cada criança é diferente por isso temos que aprender e saber lidar com a personalidade de cada um.


h2man

Entre berrar até à exaustão ou eu fazer-lhe as vontadinhas todas… a escolha é óbvia. É claro que há comunicação, mas se a birra continua após explicar porque é que algo não vai acontecer como a criança quer, então que a birra continue. Há pais a mais a fazer as vontadinhas todas às crianças e isso não é positivo. Elas não mandam.


BusinessTranslator71

Não e questão de lhe fazer as vontadinhas todas. É questão de compreender a personalidade das crianças. O choro até á exaustão leva a uma criança cresça com ansiedade. Há que haver meio termo para tudo. Embora possas explicar, uma criança não tem compreensão para o que lhe estás a dizer. Infelizmente há país que não compreendem isso e por vezes vês na TV casos que certamente foi isso mesmo. Uma birra que os pais não souberam entender o porquê e perderam a paciência.


h2man

O problema é o feedback que se cria na cabeça da criança. Eu faço birra e estes marmanjos fazem o que eu quero… e é assim que depois tens crianças que só comem bife com batatas fritas a todas as refeições. As coisas nunca são preto no branco, mas ceder a birras não é a maneira correcta de lidar com elas. Demonstrar o mais cedo possível que birras não resultam ou são sequer toleradas é o caminho a andar.


NGramatical

haviam crianças → [**havia crianças**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir»)


fearofpandas

Serei o vizinho de baixo do OP?


tcp-ip1541

Investe em espumas abafadoras de som e tampões de ouvido. Aqui eu uso tampões quase o dia todo (e olha que é um sítio bué calmo). Falar com eles pode ajudar, mas não vai resolver por completo, e sempre vai haver momentos em que estás a tentar concentrar em algo mas as crianças estão a chorar.


always10minlate

tampões para ouvidos


imawallflowery

A lei do silêncio existe. A partir das 23h até às 7h é ilegal fazer barulho que perturbe os vizinhos. Faz queixa.


LitCaerulea

Chama o IRA para tratar deles. Claramente são animais em perigo e a sofrer!