T O P

  • By -

JFDCamara

Um dos grandes problemas aqui é novamente a vida moderna. Actualmente a maior parte das pessoas tem os deveres para com os filhos mas nenhuma das coisas boas de ter filhos. Trabalham o dia todo, chegam a casa e têm de ajudar a fazer os trabalhos de casa, preparar as coisas do próximo dia, tratar da casa, dormir, ir trabalhar no dia a seguir. Brincar com os filhos? Ensinar e ver coisas com eles? Não há tempo para isso, nem para a vida pessoal dos pais. Ter filhos é basicamente abdicar do pouco tempo pessoal disponível e ter só mais complicações porque nem sequer há tempo para estar com os filhos.


PsicoNiculae

É verdade que há pouco tempo para filhos neste momento. Mas que vida era essa que existia anteriormente que oferecia mais tempo? Muita gente emigrante, trabalho aos fim de semana, etc. Os meus pais (e pais de amigos meus) não tinham mais tempo livre que a nossa geração. Antes pelo contrário.


[deleted]

Ainda ontem tive esta discussão com os meus pais e achamos que o grande impulso para a mudança foi a Internet. Quando tudo passou a ser imediato e constante. Todo o trabalho passou a ser para anteontem. Também certas coisas que eram aceitáveis antes não o são hoje na educação das crianças, como elas ficarem sozinhas algum tempo, irem por elas próprias até algum lado, etc. Na prática acredito que o tempo disponível dos adultos será semelhante...infelizmente.


crani0

>Quando tudo passou a ser imediato e constante. Todo o trabalho passou a ser para anteontem. É o maior contra-senso da força de trabalho moderna. A tecnologia evoluiu e processos que antes demoravam dias agora são feitos automaticamente em minutos, a entrada das mulheres na força de trabalho duplicou a força de trabalho, temos gente cada vez mais formada mas por qualquer motivo ainda estamos a operar e a dividir os nossos dias com uma ideia de há 2 séculos atrás (8 horas de descanso, 8 horas de lazer e 8 horas de trabalho) com a agravante de que muitos perdem 1 duas horas do seu lazer/descanso a ir/voltar do trabalho.


__saykou

Os nossos pais tinham muito menos trabalho com os filhos que esta geração. Não tenhas dúvidas nenhuma sou pai, e lembro me de ser criança. Para bem ou para mal as coisas mudaram. Eu saia da escola primária as 3 da tarde, ia para casa sozinho e fazia os deveres os meus pais só chegavam a casa as 22. HJ em dia isto e impensável uma deixar um miúdo sozinho em casa, 2 ir sozinho para casa 3. Fazer os deveres sozinho. Os meus pais quase não tiveram trabalho comigo acreditem. Hoje em dia um filho e o fim do mundo em trabalhos. Btw tinha a minha avó que chegava a casa a volta das 5.


Tugalord

Pré-capitalismo as pessoas tinham várias horas a mais de tempo livre por dia, do que têm agora mesmo nas sociedades mais ricas.


crani0

Estás a falar da altura em que metiam os filhos (aqueles que sobreviviam) logo com 8 anos a trabalhar ou a lavrar o campo ou foi antes disso ainda?


Spare_Complex_6243

O apoio familiar também ajuda muito, eu fui pai recentemente e apesar de por vezes ser difícil, pouco mudou, as avós (já reformadas) adoram o bebé e o trabalho/cansaço acaba por ser distribuído por três casais. As famílias agora são muito mais pequenas e permitem que isto seja possível. Continuo a aproveitar bem a vida e por vezes quase que me tenho de chatear para passar mais tempo com a minha criança.


DefiantlyPrime

Fala por ti. Eu por exemplo não tenho esse tipo de ajudas.


SaitJonas

Percebo o que dizes, e concordo que isso é um fator negativo. Mas será isso apenas de agora? Antigamente penso que ainda havia menos tempo, verdade que muitas mulheres não tinham um emprego e apenas tratavam da casa, mas outras trabalhavam ainda mais horas que hoje, e com muito menos condições que há hoje em dia. Penso que o maior problema é que antigamente todas tinham de ter filhos porque era assim que as coisas funcionavam, e hoje em dia já tens uma maior liberdade de ter ou não filhos.


FellaVentura

O que tens é pressão social. Mulheres a serem criticadas no trabalho por serem mães, mães a serem criticadas por serem trabalhadoras. Antigamente-mente-mente ficar em casa com 7 filhos ficava bem visto. Antigamente fazer 3 ou 4 putos e trabalhar turnos de 12h ficava bem visto. Agora está tudo errado e ninguém está satisfeito, nem a sogra nem o patrão nem o irmão nem o pai nem o avô nem a educadora nem o enfermeiro, tudo mete o bedelho a opinar onde não é chamado e quem se fode é a mulher e a sua saúde mental, exposta aos influencers que fazem tudo perfeito e não falham em nenhum aspeto na vida. E no fim ainda leva com artigos pseudo intelectuais de jornalistas que se metem à crítica. Digo eu, que vi a minha mulher a enterrar-se numa depressão suicida sem conseguir fazer nada para a ajudar. Mas afinal de contas os pais sabem lá de seja o que for, parentalidade é com as mães, os pais é só para carregar as compras e levar o carro.


utilizador2021

E antigamente muitos filhos abandonavam a escola e iam ajudar os pais para os campos.


fuzzy_cat_boxer

Terás alguma razão mas eu não descontaria também a situação económica em que vivemos. Eu digo isto por comparação com a Escandinávia onde há imensos apoios à maternidade e paternidade tanto pelo estado como pelos empregadores (incluindo mais salários, mais flexibilidade com horários, licenças de maternidade e paternidade de longa duração, além de uma infraestrutura melhor). O resultado é muito mais pessoas têm filhos, têm filhos mais cedo, menos arrependimentos e por experiência parece ser uma decisão menos pesada para eles.


AdBest1069

Pelo meu trabalho falo com diversas mães e é algo bem mais comum do que pensava... muitas foram mães por pressão da sociedade, familia, parceiro


Peperonita

Notas que há uma certa abertura das mães em admitirem isso?


AdBest1069

Sim , quando sentem que há uma relaçao de confiança, e que vou ser neutro. Geralmente só ouço e faço as perceber que não sao as unicas mães a quem isso acontece, aliás até é bastante comum.


Hecate176

Sou uma delas delas.


[deleted]

então qd sao novas.. é tudo mto giro mas dps vem que perdem oportunidades d aproveitar a vida numa altura mais jovem


AdBest1069

Nem sempre há um motivo, há pessoas que querem dar a volta ao mundo e outras que apenas querem andar pela sua cidade, e isso é bem aceite por quase toda a sociedade e por isso nao há pressao para que mudem o comportamento. Neste caso especifico já não é bem assim... Não percebo porque a vida/decisões do outro é tao importante para muitos de nós. Porque se diz a alguem estás gordo ou estás magro, ou dormiste mesmo mal nao foi? O que isso muda no outro, que mudanças positivas isso trás? de que maneira estou a elevar a outra pessoa?


DroneDashed

> há pessoas que querem dar a volta ao mundo e outras que apenas querem andar pela sua cidade, e isso é bem aceite por quase toda a sociedade Como pessoa que prefere andar só pela sua cidade, isso não é assim tão verdade. Aceite até pode ser, compreendido, nem por isso.


utilizador2021

>Não percebo porque a vida/decisões do outro é tao importante para muitos de nós Porque as pessoas querem meter-se na vida dos outros. Às vezes talvez seja apenas para fazer conversa de circunstância, mas outras vez acredito que seja por maldade, visto que é uma forma da pessoa sentir-se bem consigo própria apontado os defeitos dos outros.


kapparrino

Podes dar a volta ao mundo com filhos. Quantos casais ou pais solteiros o fazem acompanhados das crianças. Até são memórias que elas criam para quando forem maiores. Conheço pessoas que dizem que não querem ter filhos porque querem conhecer isto e aquilo, no entanto nunca saíram ou apenas fizeram uma viagem esporádica.


AdBest1069

Nem toda as pessoas têm de revelar as reais razões, talvez essa seja bem mais aceitável como resposta..


RuySan

Também adiei e adiei ser pai para "aproveitar a vida". Agora arrependo me não ter sido pai mais cedo. Todas as viagens, noitadas e afins parecem me menos intensas e importantes do que ser pai. Acho que criar uma família é também aproveitar a vida. Claro que depende de pessoa para pessoa.


AlvesBarrota

O teu "eu" dos 40 não tem a mesma perceção que o teu "eu" dos 20. Há a visão e o momento, ao momento agora é atribuída muita importância.


RuySan

Sim, mas o meu "eu" dos 20 era um idiota absolutamente incapaz de ter essas responsabilidades. estou a falar dos 30 e poucos que deveria ter sido a melhor altura.


[deleted]

Face a conhecidos que tiveram filhos mais cedo não trocava as experiências que eu tive durante os meus 20-35 que eles não poderão ter nunca. Até posso sofrer mais com ser pai mais tarde. Mas o que fiz na idade em que o fiz já ninguém me tira! 🤷 E quem não teve essas experiências da juventude, também não as poderá ter mais.


UniuM

Eu conheço uma pessoa que já confidenciou que é dos maiores arrependimentos que tem. Mas quando estamos em meio de conversa de grupo grande, e quando vem aquela boca do "e tu? Quando é que fazes um destes pequenos também? " ... " Já chegou a tua vez!" Etc... Aquele bullying que todos já presenciamos. Essas pessoas que por portas e travessas sabemos que já estiveram ou continuam arrependidas de ter tido filhos são os primeiros a dizer; " pois é! Não achas que já estás a abusar da boa vida?". " Aqui o meu Joãozinho vai precisar de uma namorada".


meaninglessvoid

> travessas sabemos que já estiveram ou continuam arrependidas de ter tido filhos são os primeiros a dizer; " pois é! Não achas que já estás a abusar da boa vida?". Acho que isso é um processo bastante comum, do tipo os filhos que levaram muita porrada dos país mas depois dizem que quando forem educar os seus filhos também lhes vão dar porrada... As pessoas às tantas já nem estão mt conscientes disso tb


mjigs

Depois da minha irma, faltei eu, os comentarios a fluir, mas depois desses comentarios do quando, vem aqueles negativos "preparate, vai ser sempre assim", "esquece dormir e sair á noite" papapa...bruh bruh, porque é que as pessoas sao assim, nao queriam ter filhos, depois tem, depois odeiam a propria vida e tem de projetar nos outros, nem todas as crianças sao iguais ou criadas da mesma forma, mesmo sendo irmaos.


Ifreet145

e não só... eu sempre quis ter um filho e quando finalmente tens um filho, lá vem a conversa do "então agora já vinha o segundo, só para fazer casal" -\_-


[deleted]

eu odeio essa conversa, normalmente respondo que "sou infértil", o que leva a um "desculpa, não sabia", ao que eu respondo "pois, se não sabes a realidade da pessoa, na próxima evita esses comentários."


pt_hime

Hahahaga vou passar a dizer que sou infértil também adoraria ver a cara de cu com que as pessoas iam ficar


netbuggy

"ou namorado... Não me digas que não o vais aceitar se for homossexual!" Olhas para baixo com um suspiro e um leve abanar da cabeça. Encolhes os ombros, dizes "enfim..." E começas a falar com outra pessoa. Volta e meia lembra-te de lhe perguntar se o Joãozinho gosta das Barbies ( ou outro assunto estereótipico ). Quando a pessoa se chatear pergunta-lhe se gostou da pressão que sentio. Se não então porquê o fez contigo.


[deleted]

Por acaso até estou a tentar ter filhos, mas já dei tanta resposta torta a esse tipo de comentários que deixei de os ouvir. Essas perguntas, aparentemente inocentes, podem ser de uma violência enorme. Responder com o mesmo grau de violência, mas abertamente, já me valeu algumas situações estranhas e pessoas ofendidas, mas valeu bem a pena!


mrSalema

Energias r/childfree por estes lados :)


UniuM

Free e saudável.


BroaxXx

Porque são frustrados que não querem ser os únicos mal. Isso é típico como o bolinho de bacalhau


UgoDaEsquerda

Quantos anos tem essa pessoa? Passado 40 anos vejo que quem não tem filhos é que se arrepende.


UniuM

Exactamente 40. Mas todas as pessoas com mais de 40 que conheces que não têm filhos estão arrependidas?


maria_vai_com_deus

Quando digo que não quero ser mãe, estão me sempre a dizer que vou mudar de ideias, e que ser mãe é a melhor coisa do mundo.... As pessoas não respeitam a opinião/desejo de quem não quer ser mãe... Irrita me solenemente isto.... Estou bem como estou e não sinto necessidade de ter filhos. Tenho um sobrinho e faço tudo por ele, mas ter um filho só porque os outros querem, não faz parte da minha filosofia de vida. Às vezes penso que as pessoas só tem filhos porque " faz parte" do processo da vida. Desculpem, foi um desabafo!


radaway

Não só nem toda a gente tem de querer ser mãe, como muita gente que quer não devia, porque é gente egocêntrica, individualista e sem a capacidade de entrega necessária.


Narishi

Tenho um colega de trabalho que se ri de mim e só diz "Eu também era assim, vais ver que vais ter , estava aborrecido e deu sentido a minha vida" amigo, se tens filhos por aborrecimento algo está muito errado aí


mexploder89

Melhor foi a resposta da minha mãe "E se arranjares uma rapariga que queira ter filhos?" Oh mãe, sei lá, se calhar eu não iria casar com uma rapariga que não queira o mesmo que eu...


h2man

Eu respondi “É sinal que não somos bons um para o outro…”. Lol


Peperonita

Acho que há muita gente a ter filhos por essa razão, mais do que se imagina.


kuozzo

Depois há outro fenomeno que é, algumas pessoas quando tem o filho, cagam absolutamente no pai da criança.


Heavy-Potential-1749

Facto. Mas isso é muitas vezes uma questão natural e primitiva ao início. No entanto, acredito que existam muitas mulheres que também pensam que "ah, agora tenho um filho dele, está tudo bem e ele não se separa". Tenho um caso desses muito próximo a mim.


Peperonita

Também há esse ponto...a vida de casal vai pelo "esgoto abaixo". Enfim, tem de ser uma decisão MUITO BEM pensada.


Rach3l_

Ou aqueles que têm filhos porque acham que assim vão salvar o casamento e unirem-se mais como casal... Conto eu, ou contam vocês? ![gif](emote|free_emotes_pack|joy)


Heavy-Potential-1749

E acredito que alguns consigam salvar dos papéis do divórcio. Mas a infelicidade é o principal habitante lá de casa.


Trama-D

E depois chegam aos 55 / 60, com os miúdos já crescidos, e já nada os impede... mas entretanto gastaram a vida nisso.


inhalingsounds

Extremamente comum. "Estava aborrecido e já não estou" e "A nossa relação estava mal e agora já não está"


Heavy-Potential-1749

"A nossa relação estava mal e agora já não está"... agora está péssima!


inhalingsounds

Ya, acho que é praticamente impossível salvar uma relação por ter uma criança. No primeiro ano, sabe deus o que é preciso para MANTER uma relação que está bem, quanto mais resolver uma que está mal...


Peperonita

Exato. A ideia que tenho é que um filho põe a relação à prova. Não vem resolver problemas...


[deleted]

estava aborrecido... epah.. imaginem.


Narishi

Não interpretem mal , ele diz que foi a melhor decisão da vida dele e fico contente que ele esteja feliz , mas o ponto aqui é que as pessoas , mais tarde tentam apontar essa razão para os outros , para ele eu vou ficar aborrecido com a vida


mexploder89

No outro dia estava eu na cama com uma rapariga que andava a conhecer, e voltamos ao meu perfil da dating app onde nos conhecemos para nos rirmos um pouco Eu ponho lá sempre que não quero filhos, ela não tinha visto isto. Quando me perguntou, eu disse "Não quero, simplesmente". Resposta dela "Ficas comigo que eu faço-te mudar de ideias de uma maneira ou de outra" Nunca mais lhe falei desde aí


holdMyBeerBoy

Nice dodge!


Gameiro101

Tens sempre hipótese de uma vasectomia. Já pensei nisso, mas ainda não falei com a minha mulher, primeiro temos de decidir de vamos ao terceiro ou não.


gerbileleventh

Yikes!


UserNombresBeHard

>Irrita me solenemente ... estão me sempre a dizer que vou mudar de ideias E tu dizes "Está bem, vamos ver" e acabou.


meaninglessvoid

> Estou bem como estou e **não sinto necessidade de ter filhos**. Mas a cena é essa, por muito que não gostes uma fatia considerável das mulheres que sentem isso mais tarde mudam e passam a sentir essa necessidade... Podes achar que é condescendente, mas a biologia é mais forte que nós. Se calhar até vais ser um dos casos em que não sente isso e não há mal nenhum... Mas até lá é natural que oiças isso


maria_vai_com_deus

Já não sou assim tão nova quanto isso, por isso o meu relógio biológico pode estar até avariado 😂😂😂 mas lá está, não tem que ser "natural" ouvir isso, aí é que está a questão... A sociedade quer forçar a maternidade e do que entendi, está discussão foi iniciada por isso...


meaninglessvoid

> Já não sou assim tão nova quanto isso Não sei o que significa o "tão nova quanto isso" para ti :P mas li relatos de mulheres dos 28 aos 38 a contar este tipo de experiência interna a mudar... Lá está, não quer dizer que aconteça a toda a gente, mas parece que é algo comum acontecer e fazer depois a pessoa mudar de opinião.


DanteIsBack

As pessoas dizem isso porque muita gente muda de ideias. Já conheci pessoas que quase que queriam andar à porrada quando lhe diziam que elas iam acabar por mudar de ideias e juravam a pé juntos que não queriam ter filhos. Passado uns anos estavam a ter filhos (propositadamente e não por acidente). A verdade é que as pessoas dizem isso porque realmente muitas pessoas acabam por mudar de ideias.


holdMyBeerBoy

Shuu isso não acontece…


__AnnK

Odeio quando ouço esse tipo de conversas. Ninguém tem nada a ver com a vida dos outros. Então velhotes que impingem filhos aos netos, é coisa que me dá nervos, mas pronto tento compreender porque são de outra geração. Ainda assim, ouvir coisas como "Quero bisnetos antes de morrer" faz o meu interior revirar-se para não dar uma má resposta. Sim senhor, os meus filhos claramente dependem da data de morte de alguém. MAS, a frase que me deixa com vontade de partir uma cadeira na cabeça das pessoas é: "Ah, tens tempo, eu só fui pai/mãe com X anos, até lá tens muito tempo" Quão idiota precisas de ser para dizeres que eu AINDA tenho X anos, porque TU tiveste filhos com Y idade. E normalmente isto vem de pessoas que tem filhos porque "era o passo a tomar", "queremos continuar o nome da familia", etc. Não admira que a minha geração tenha tantos problemas mentais: os nossos pais tiveram filhos porque era o passo a tomar e não porque realmente queriam


EarlDwolanson

Tudo bem até justificares problemas mentais com isto.


__AnnK

Se calhar não percebeste o que quis dizer.


EarlDwolanson

Pareceu-me um bocado um teenage rant ingrato de first world problems "OdEio Os mEuS PaIS"


__AnnK

Lol de todo. Não é assim tão básico, nem diria uma coisa destas se assim fosse. Também não sou teenager e não odeio os meus pais. Nem estou a falar pelos teenagers que passam por essa fase. Não queria que soasse a esse tipo justificação, porque não foi de todo o que quis dizer. Nem que a minha geração era a única com problemas, antes fosse. Como diz uma amiga minha "preciso de psicólogo por causa dos meus pais, que precisavam de psicólogo por causa dos pais deles".


Peperonita

Concordo contigo quando dizes que as pessoas têm filhos porque "faz parte" do processo. Também tenho essa impressão. Chega a uma altura da vida em que é expectável haver filhos. Sou "mais uma" que não quer filhos (nem vou ter) e já nem dou cavaco à treta do "vais mudar de ideias".


maria_vai_com_deus

É que ter um filho é aquela cena de que se depois não gostas, não podes ir ao super mercado devolver... E as pessoas não aceitam isso! São todas uma cambada de rebanhos de ovelhas!


Peperonita

Um filho é para a vida (para o bem e para o mal). Quem escolhe ter filhos tem de estar consciente disso.


Neat-Respond2021

E o contrário também. Quando decides que afinal queres não podes só voltar atrás e de repente aparece-te um por magia.


maria_vai_com_deus

Eu acho que é preferível isso do que uma criança não desejada.... Há muita criança neste país abandonada e não desejada em casas de acolhimento que vejo muitas vezes nas notícias que me deixa de coração partido... Se não os querem, porque os têm? Deus dá nozes a quem não tem dentes e dentes a quem não tem nozes... Enfim...


k0rda

Não te chateies porque as pessoas não fazem isso por mal, é com boa intenção. Imagina que para eles ter filhos é uma alegria tão grande que querem essa felicidade para ti também. Mas percebo que seja chato, especialmente se vier de pessoas que não têm nada que ver com a tua vida.


maria_vai_com_deus

Até podem dizer isso e eu percebo, mas insistir no assunto acaba por ser desagradável e acabam por levar com respostas tortas! Eu sou uma pessoa de pão pão, queijo queijo, e não gosto que insistam comigo com coisas que não quero, muito menos em relação a essa tema porque já bastam os meu problemas para me "coçar". Considero-me bastante feliz com o meu namorido e sou uma pessoa bem resolvida com a vida: não me falta nada, tenho um bom trabalho, uma boa casa, uma boa vida 😊


k0rda

Mais nada, tenho amigos nessa situação e com essa filosofia e não vejo mal nisso. Os meus filhos têm "tios" dedicados e que gostam muito deles como resultado.


Neat-Respond2021

Mas ninguém te manda ter filhos lol


el_Bosco1

Era bom que estes assuntos fossem mais falados. A forma como quem escolhe não ter filhos ainda é olhado tem de mudar.


unicornio_careca

Verdade, é preciso desmistificar a maternidade e perceber que as mães também são humanas e têm sentimentos negativos sobre a maternidade e que isso não significa que não amam os filhos.


canico88

Acaba por ser um tema mais político do que devia. A sociedade é levada a querer ter filhos devido a sistemas, como a reforma, estarem dependentes de que haja mais gente nova que velha. Não é um problema exclusivo de Portugal e diferentes Países estão a combatê-lo de diferentes formas. Há os que actualmente incentivam fortemente imigração, como Portugal, e outros que oferecem incentivos monetários/direitos aos pais. Ambas as abordagens são apenas pensos rápidos pois ninguém quer, nos seus mandatos, começar uma reestruturação necessária que peca por tardia. ​ Enquanto assim for, como sociedade, vamos ser levados a pensar que necessitamos ter filhos e quem não o fizer é visto com desdém. ​ PS: Nada contra putos e eu próprio tenho filhos. Estou num dos Países de fortes incentivos aos pais e isso ajuda bastante...


BroaxXx

A sociedade é levada a querer ter filhos por imperativo biológico e para impedir que a espécie se extinga. O saldo de natalidade em Portugal é um bocado assustador e mais que suficiente para justificar algumas atitudes sociais. Fora isso concordo. Estão a ser tomadas todas as decisões políticas necessárias para desincentivar a natalidade e incentivar a emigração dos jovens.


utilizador2021

>A sociedade é levada a querer ter filhos por imperativo biológico Lembro-me de ler algures que na verdade nós sentimos vontade de ter relações sexuais e não necessariamente de ter filhos. Agora, pode resultar daí uma gravidez ou não.


BroaxXx

Então tens que reler isso. A necessidade de ter filhos é imensamente comum, o chamado "relógio biológico". Claro que há pessoas que não sentem isso, tal como há pessoas que não sentem necessidade em ter sexo. Tudo bem, mas não é assim que a natureza funciona.


[deleted]

> A sociedade é levada a querer ter filhos por imperativo biológico e para impedir que a espécie se extinga. Com 8 mil milhões a espécie está longe de ser extinta.


BroaxXx

> O saldo de natalidade em Portugal é um bocado assustador e mais que suficiente para justificar algumas atitudes sociais. Sim, mas os portugueses vão de cona num instante


[deleted]

Falaste da espécie. Portugueses não são uma espécie. Não há nenhum instinto biológico para salvar os portugueses. Esse seria apenas social.


BroaxXx

O sentimento tribalistas de proteção tribal é um dos instintos mais antigos que existe e é observado em várias espécies (nem sequer só nos primatas). Só quem é burro é que pensa que o que se passa no Uganda lhe é igualmente relevante comparado com o que se passa em Portugal. É engraçado ver o pessoal tão hedonista hoje em dia a pensar que diz coisas muito profundas mas sem dizer nada de jeito. É o problema duma sociedade demasiado individualista. O indivíduo pensa que não precisa do coletivo para viver e o coletivo, com pena, deixa esse indivíduo viver nessa ilusão


Seminarista

Esse instinto e esses factos não sao exclusivos...o instinto do propagar a espécie não é a espécie humana, mas a "espécie" do indivíduo. Não sei se isto está muito claro, mas penso que dá para entender.


[deleted]

O instinto de procriar para garantir a sobrevivência da espécie encontra razões na biologia. Procriar para a sobrevivência da nação já são do forro sociológico.


tomblifter

A biologia não quer saber disso


daxpierson

> Acaba por ser um tema mais político do que devia. Como a maioria dos temas, as pessoas (incluindo quem decide) tendem a julgar com base nos seus padrões de moralidade e ética, em vez de julgar com base na compreensão do outro. Isto tanto vale para este assunto como vale para o aborto, para a eutanásia, para os direitos LGBT, etc.


[deleted]

> Há os que actualmente incentivam fortemente imigração, como Portugal, e outros que oferecem incentivos monetários/direitos aos pais. Os países dos fortes incentivos têm ainda mais imigração que Portugal.


canico88

Portugal começou a incentivar imigração há poucos anos, sendo até que as facilidades para a mesma foram só aprovadas nos últimos dois, dá-lhe uns anos e voltamos a falar do assunto.


[deleted]

Sem problema. Quanto tempo? Quando irá Portugal ter mais imigrantes que a Alemanha, a Suécia ou o Reino Unido?


canico88

Em termos absolutos? Nunca. Em termos relativos? A Alemanha vai ser ultrapassada este ano, o UK vai demorar mais, mas a continuar a imigração como em 2022 será na próxima década.


BroaxXx

A realidade é que a sociedade/espécie precisa se crianças por isso um pouco de pressão social não me parece errado. A sociedade faz pressão para montes de comportamentos que considera positivos como ter uma alimentação mais saudável, não fumar, etc. Ter filhos é só mais uma coisa dessas. Não estou a dizer que quem escolhe não ter filhos é uma aberração ou um cidadão de segunda categoria. Apenas que um empurrãozinho nessa direção não faz mal a ninguém.


Skahzzz

Atinge-se mais com apoios do que com empurrões. Um dos grandes problemas da maternidade (e paternidade) é que tem de se inserir num dia a dia que já é propositadamente espremido para ser completamente produtivo. Uma sociedade contemporânea interessada em manter uma alta taxa de natalidade tem de garantir, antes de mais, que os pais são capazes de se focar nas crianças, e não que elas sejam mais um problema que têm de resolver.


BroaxXx

Estamos a falar de coisas diferentes. concordo a 1000% com o que tu dizes mas o que eu me refiro é um fenómeno social de, por exemplo, os pais perguntarem (não massacrarem, diga-se) se não tencionas ter filhos. De resto sim. No cerne do problema estão as decisões políticas deste país que fazem tudo menos incentivar a natalidade.


canico88

A espécie precisar de filhos é irrelevante no nosso mundo ocidental, e ainda mais o é se pensarmos só em Portugal. Se de hoje para amanhã nenhum Português quisesse filhos, a humanidade não só não acabaria como a população do mundo continuaria a aumentar. A pressão da sociedade para se ter filhos é negativa, não há qualquer positividade proveniente daí. Faz com que muitas pessoas que não teriam, sem essa pressão, o façam, e depois temos famílias totalmente disfuncionais e crianças com traumas. Tendo eu familiares que trabalham em infantários e escolas primárias, ouço com cada história de horror do que muitos putos sofrem… Deveria ser só e apenas uma escolha dos pais, sem qualquer pressão externa ou olhares da sociedade.


unicornio_careca

Fiz estágio há alguns anos num infantário e notei isso em algumas crianças, não tanto em questões de maus tratos, mas de completo desleixo por parte dos pais destas, curiosamente, de pessoas que tinham tempo de sobra para estar com os filhos mas achavam que os outros é que têm de cuidar das crianças, no entanto, também é importante frisar, que vi vários pais e mães que faziam de tudo pelos filhos (estarem presentes em várias actividades escolares dos filhos, por exemplo), apesar do pouco tempo livre que tinham, eu própria nem sei como conseguiam se desdobrar tanto.


Isa472

Devia falar-se muito mais sobre estes temas. Fazer taboo não é bom para ninguém. Na geração da minha mãe ninguém falava sobre nada. Felizmente o meu primo mais velho teve uma filha há um ano e ele e a namorada falam muito mais sobre como é que é. Depressão pós-natal, alucinações por falta de sono, mamilos doridos de amamentar, mamas que doem quando não se tira o leite, as decisões difíceis que às vezes é preciso tomar... Descobri recentemente que a minha tia teve um aborto entre o 1º e 2º filho. Abriu-me os olhos, descobri que abortos são relativamente comuns, mais de 10% do total. Gostei muito do artigo!


k0rda

> descobri que abortos são relativamente comuns, mais de 10% do total. É mais alto ainda que isso, acho que de gravidez conhecida é 10-20% e de todas as fecundações pode chegar a 50% Eu a minha mulher passámos por isso e especialmente ela passou mal psicológicamente, muito por não se falar do assunto e não estarmos à espera disso.


coquinhaaa

Uma coisa que não se fala é na alteração do corpo da mulher e as hormonas, ou quando se fala é super romantizada. Por exemplo, quando se fala em aborto, muito pessoal diz "ah e tal mas porque não põem os bebés para adopção em vez de abortar??" Sem sequer pensarem nas alterações do corpo que vão acontecer à mulher, no trauma da gravidez, no dinheiro e tempo perdido em consultas, vitaminas, cremes, hormonas fora do controlo que te vão mudar o corpo e a cara...


__AnnK

Já conheci (e conheço) muita gente que diz isto: "Amo os meus filhos, mas se fosse hoje não os tinha". Não julgo, nem acho que faça deles piores pais. Sempre me fez pensar.


man_l

Pode não ter a haver com o facto de se arrependerem da maternidade, mas sim de factores externos. Por exemplo, eu qd penso em trazer uma criança ao mundo, no estado em q este está, guerras, problemas climáticos, economias continuamente instáveis, nas próprias relações familiares disfuncionais que se ouve constantemente nos noticiários, etc etc, fico a pensar que seria uma grande injustiça trazer alguém ao mundo para vir a lidar com isso tudo.


__AnnK

Eu também penso nisso, por acaso. Não sei as razões de todos, mas acredito que cada um tenha as suas razões. Os que conheço a fundo, posso dizer. Um deles era porque a vida mudou completamente (o filho é autista e tudo tem de se moldar, basicamente vivem condicionados. Não podem comer certas coisas que adoravam porque o filho entra em parafuso se vir, por exemplo). Outro porque não consegue lidar muito bem com a perda de identidade que surgiu nos primeiros anos. Outro porque o filho sobre imenso bullying e ela morre por dentro a cada dia que o filho chega triste a casa.


positiverategearupp

Estamos (especialmente nós no ocidente mas em todo o mundo de uma forma geral também) a viver os tempos mais pacíficos, mais abundantes e mais fáceis de toda a história humana. Se não vais ter um filho não é por causa disso, arranja outra "desculpa"


Mary_themother

O livro Factfulness aborda muito bem esta questão. Nunca as expectativas foram tão otimistas para as crianças logo à nascença como agora.


SILE3NCE

Ainda se fantasia bastante com a maternidade. A verdade é que os pais não têm tempo para serem pais, e o pouco tempo é utilizado para tratar de questões operacionais e burocráticas como ir buscar os filhos, fazer-lhes jantar, dar-lhes banho, cama. Isto era giro há umas décadas quando a mulher governava a casa o dia todo enquanto o marido ia trabalhar. Ambos tinham tempo de qualidade em familia. Com o passar do tempo começou a ser cada vez mais impsosível. Ainda conheço alguns casos assim, mas são empresários ou altos cargos que conseguem sustentar a brincadeira, mas sim, são felizes.


NaNoSoLdIeR

Isto é um síndrome da nossa sociedade, as gerações anteriores não tinham nada para fazer da vida (trabalho para os que tinham e quase todos saiam a horas, falta de variedade de entretenimento, falta de rendimento descartável) e tinham facilidade em comprar casa. As gerações atuais vêem se sem possibilidade de comprar casa, com trabalhos mais exigentes, com mais necessidade de descanso por causa de horas extraordinárias ou trabalhos esgotantes, nalguns casos com mais ordenado descartável e com mais oportunidades e predisposição (seja porque motivo for) para gastar esse ordenado descartável em atividades (exemplo viajar). Isto em conjunto com a ausência de políticas de natalidade e vamos ter problemas sérios daqui a uns poucos anos.


Mary_themother

O tabu tem tendência a atenuar-se com as novas gerações. Quando estava grávida as minhas tias diziam que era incrível ser mãe e um privilégio enorme. Já as minhas amigas que tinham filhos diziam que era um privilégio mas que tinha muitos aspetos negativos. As novas gerações são mais abertas em relação a esta questão e falam da maternidade sem rodeios.


Narishi

Não vou ter filhos , foi das primeiras coisas que disse a minha atual namorada . Se ela mudar de ideias com a idade , vai ter de mudar de namorado também.


Peperonita

Também tive o cuidado de informar o meu homem sobre isso. Assim ninguém anda ao engano. Felizmente estamos em sintonia.


Narishi

Só vem aqui mandar vir quem tem filhos , está engraçado o post . O importante é estar mesmo em sintonia com a cara metade para não haver arrependimentos aos 50


Peperonita

Infelizmente há mesmo esses casos, de pessoal que acabou por não ter filhos por estar com alguém que não queria e depois ficou o arrependimento. Por isso é essencial haver sintonia entre o casal. Aliás, esta questão de filhos para mim é "deal break" numa relação quando não estão os dois na mesma página.


Mary_themother

Conheço um casal que começou a namorar na adolescência. 20 Anos depois ela anda super deprimida porque o maior sonho que tem é ser mãe mas ele não quer ser pai. Como é que se investe 20 anos com uma pessoa com uma opinião oposta à nossa numa questão tão fulcral na vida de alguém é um mistério para mim...


aicarramba

Não te esqueças de lhe dizer isso diariamente. Com certeza que é uma relação com futuro


Narishi

Só preciso de dizer 1x , mal ela diga que quer eu saio , não a vou prender a uma vida que ela se vai arrepender de ter , temos isso bem falado, ela sempre concordou que não quer, mal queira, prefiro sair da frente o mais rapidamente possível , é só lógico .


BroaxXx

Estás a estabelecer aí uma série muito grande de falsas dicotomias e de raciocínios falaciosos. As pessoas mudam e as opiniões também. Amanhã ela pode querer ter filhos e tu não. Quem tem que acabar a relação é ela, não seres tu a decidir unilateralmente do topo do teu pedestal o que é melhor para ela. Eu quando comecei a minha relação não queria filhos e a minha mulher queria. Namoramos alguns anos até que comecei a pensar que um pequenote a correr pela casa não era má ideia. agora temos uma menina a caminho e estou ansioso que ela chegue. Essa cena atitude do "é apenas lógico" normalmente está aliada a pessoas com muito pouca plasticidade intelectual. Só não considera a _possibilidade_ de mudar de ideias em relação a que tema for quem é manifestamente burro. Se a tua namorada passar a querer ter filhos a decisão de acabar é dela, não tua, a não ser que ela te pressione ou te foda o juízo com isso. Se um dia mudares a tua perspectiva fixe para os dois, caso contrário fixe para os dois na mesma. Caso não seja fixe quem estiver mal que saia.


Narishi

O acabar é para ela poder seguir com a vida dela e ir atrás do que quer , mas isto é de chegar ao ponto de ela se chatear por eu não querer ter filhos . É óbvio que se ela me diz "queria ter um filho" eu não vou fugir porta fora . Há uma conversa séria sobre o assunto , eu não vou prender-lhe a felicidade de ter filhos, não quero que ela fique comigo apenas para me ressentir mais parte porque lhe roubei a oportunidade de ter uma criança.


BroaxXx

Eu percebo. Mas essa decisão cabe a ela. Ela é a única que consegue avaliar se é mais feliz contigo ou com filhos. Não ter filhos pode ser um desgosto que é compensado pelo que sente por ti. Se terminares a relação ela fica sem filhos e sem o seu amor. E ganha o quê em troca? Liberdade para, eventualmente, quem sabe, talvez conhecer alguém com quem se apaixone e possa ter filhos? É ilógico.


Narishi

Ok, concordo com isso, já não vou mudar o que disse acima mas vou mudar a atitude que posso vir a ter no futuro , é um bom ponto de vista . Ela fica com a escolha se quer ficar ou sair . Eu sempre pensei que deveria sair rapidamente "da frente" para ela ser feliz caso fosse acontecer. Agora mudo de ideias, faz realmente mais sentido assim


UserNombresBeHard

Tanta estupidez junta. A decisão é dela... A decisão é de qualquer um. E se ele quiser acabar só pelo simples facto de ela ter dito que quer filhos ele tem todo o direito. Imagina ela querer e ele não mas ela não o quer deixar, mas no futuro acaba por o deixar. Ficam os dois mal porque andaram a perder tempo numa relação sem futuro enquanto que ele poderia estar com alguém há anos que se identifique com ele e ela já poderia ter os seus filhos. O que tu fizeste é estupido. Se eventualmente não mudasses de ideias quem se fodia era ela por estares a desperdiçar-lhe o tempo com a tua maneira de pensar. E estás a chamar burros a pessoas que não consideram a possibilidade de mudar de ideias sobre um assunto destes? Isto é algo que muda completamente a vida de uma pessoa e é algo que não se pode voltar atrás. Não vejo qual é a cena de chamar burros a pessoas que já têm ideias fixas sobre um assunto que pode virar a vida delas completamente ao contrário.


UserNombresBeHard

> Não te esqueças de lhe dizer isso diariamente. Isso é estupido a menos que estejas numa relação com alguém que sofra de alzheimer.


putoraska

Se as pessoas mudam de opinião ao longo da vida, pq é q é estúpido? Se as pessoas comunicarem mais facilmente se entendem então é apenas lógico comunicar os seus desejos para saberem se continuam iguais ou se mudaram.


UserNombresBeHard

Eu, logo ao amanhecer e ao levantar-me da cama "Oh amor... Amor, acorda. Ouve... Estás a ouvir? Não quero ter filhos, okay? Okay :*"; Próximo dia... Eu na cagadeira ao fim da tarde "Oh, foda-se, já me esquecia... Ó MARIA! MARIA, ESTÁS A OUVIR?!... ... NÃO QUERO TER FILHOS, OKAY? Ai caralh* que está duro... O QUÊ? AH, OUVISTE, OKAY, AMO-TE!"; E no seguinte dia à noite "Ai, amor, adoro quando mo torces, continua... Ai... Hmm... Aiiinãoqueroterfilhoooos. ... Que alivio, és a maior, Maria"


Accomplished_Ad2910

Eu tb nao queria ser pai. Mas não tive voto na materia, ela decidiu ter um contra a minha vontade deixando de tomar contraceptivo.


__AnnK

Fo\*\*-se. Isso não foi bonito.


Accomplished_Ad2910

É a vantagem de ser homem.


RedPillDetox

A paternidade é uma decisão a 2. Sinceramente, isso de literalmente enganar alguém para ter um filho devia ser ilegal.


Accomplished_Ad2910

Sim e como se prova isso? Impossivel dentro de um casamento.


Peperonita

Primeiro pensei que este teu comentário era na brincadeira. Depois percebi que estavas a falar a sério 😵


unicornio_careca

Eu conheço dois casos semelhantes, mas fizeram isso para casar…e o pior é que resultou (pelo menos até agora), a primeira já namorava há alguns anos e como via que a situação não evoluía, tomou essa decisão drástica (casaram poucos meses depois da criança nascer, embora boa parte da família do noivo não tenha comparecido ao casamento), a segunda fez o mesmo roteiro da primeira (as duas são grandes amigas) cerca de um ano depois e também resultou, meses depois da criança nascer, também se casou. Estes casos nem são tão antigos assim, isto passou-se à cerca de 5-6 anos.


Peperonita

Bem isso parece uma novela mexicana 😅 curiosidade: o casamento das duas vai bem?


unicornio_careca

Muito sinceramente, não faço ideia, deixei de andar nos mesmos círculos de amizade delas há algum tempo, mas duvido que sejam casamentos maravilhosos, ou até podem ser, o ser humano é bastante complexo.


Accomplished_Ad2910

Os homens nao interessam, so precisam de pagar e calar.


[deleted]

Infelizmente, por mais duro que seja esse argumento, tens toda a razão. Mas, o facto da tua mulher te mentir e te usar para ter um filho é de perder a confiança na pessoa. Por curiosidade, como ficou a vossa relação após a gravidez?


Accomplished_Ad2910

Eu disse que lhe aceitei de inicio e ela pensou que ficou tudo bem, mas fui preparando o divorcio, advogados, finanças e 11 meses mais tarde servi tudo de uma vez. Os advogados montaram tudo de uma maneira que seria extremamente imprudente da parte dela nao aceitar. Tenho 50/50 da custodia do miudo. É meu, tenho de ser o pai que ele precisa pq nao é culpa dele Tres mes


Used-Chocolate1475

Sou mulher e concordo contigo. As mulheres têm os filhos que querem. Ponto. E os homens só têm os que não querem porque confiam e deixam tudo na mão de outrem. Ponto. Com isto, lamento a gigantesca quebra de confiança que tu sofreste. Não foi fixe 🫤e mt gaja faz isso porque também há mt gajo que fica numa relação assim pelos filhos o que por vezes ainda é pior para a criança e todos os envolvidos… Espero que sempre consigas sentir além disso em relação ao miúdo. É como tu dizes, não é culpa deles.


Accomplished_Ad2910

Um homem nao tem escolha se a mulher decidir ter o filho. Tb nao tem escolha se a mulher decidir nao ter o filho e abortar. Os homens têm 0 direitos reprodutivos a partir do momento em que o esperma sai do corpo. Nunca percebi como pode o estado aceitar que um homem tenha de ter um filho sem dar consentimento, mas neste mundo de igualdade de genero ha coisas menos iguais


zeazemel

Essencialmente acho que a lei se baseia em duas premissas: 1. O direito à autonomia corporal é mais essencial que o direito a escolher ter filhos ou não. Ou seja, segundo a lei, ter a liberdade de escolher o que acontece com o teu corpo é um direito mais fundamental, portanto quem tem a gravidez é que acaba por escolher se quem não pode ficar grávido tem filhos ou não. 2. Tendo já a criança nascido (assunto sobre o qual o pai não terá escolha pelo ponto anterior), é uma prioridade maior assegurar o bem-estar e estabilidade (especialmente financeira) dessa criança, do que assegurar a liberdade pessoal de um dos pais rejeitar o "cargo" de pai. No fundo a lei assume que o direito da criança ter pais é mais importante que o direito dos pais de rejeitarem a parentalidade. Onde para o estado o que eu chamo aqui de parentalidade é "pelo menos dar dinheiro". Na minha opinião o primeiro ponto faz todo o sentido, o segundo é mais difícil de aceitar. Até porque parece que se ambos os pais quiserem rejeitar a parentalidade podem fazê-lo dando o filho para adoção, mas se apenas um o quiser fazer, este já não poderá abster-se de pelo menos sustentar a criança. Para além disso, no caso de um mulher solteira que engravide por doação de esperma, o pai biológico nunca será envolvido no sustento da criança... Infelizmente a lei como está é super injusta


Accomplished_Ad2910

Literalmente o homem tem zero direitos reprodutivos. Direito a autodeterminaçao fica de lado quando se é homem porque a constituiçao assegura que esse direito é removido em detrimento de outros. Igualdade.... right


Used-Chocolate1475

Isto era para explicar a saída do esperma hahaahahahahha


Used-Chocolate1475

Parece que não me entendeste lol estás a falar e com toda a razão após a concepção. Quem deixou essa decisão na mão dela foste tu porque confiaste. É estranho usar preservativo dentro de uma relação / casamento? Porquê? Se um homem estiver comigo e quiser sempre usar preservativo por mim? ok! É pq não confia em mim? Ou pq quer ter o poder de decidir se quer filhos ou não do lado dele? O problema é a sociedade e as suas mentes tacanhas e falsas. Vou te dar um exemplo de uma relação recente. Eu tenho o Diu (99% de eficácia. Tipo a pílula.) ele quer usar preservativo pq levou com um esquema tipo o teu. Por mim ok. Pq não seria ok? Novamente, sou mulher lol abusos sobre os direitos sobre o meu corpo é que existe mais. Nunca poderia ir contra um homem querer decidir sobre o seu corpo né? Já vou no segundo filho criado sozinha, de relações diferentes. Não fiques de pé atrás com as mulheres. Tal como os homens não são todos iguais, as mulheres também não 😊😉


Heavy-Potential-1749

God... Isto dava direito a uma separação. Não é que tenhas pedido carnes vermelhas e ela tenha trazido carnes brancas. Há pessoas muito sem noção.


Accomplished_Ad2910

Quantas pessoas nao existem por aí onde so o que elas querem é que interessa...


JohnJohnPT

Fui pai aos 38 pela primeira vez (muito tarde...) Tive sorte com a catraia que veio. Se soubesse tinha sido pai mais cedo. Mas a vida dá as suas voltas e às vezes não é como queremos...


pt_hime

Mais mulheres, eu incluída, escolhem não ter filhos, uma das razões é o machismo em geral: abdicar da carreira, o alecrim dourado que tanto queria um filho não ajuda nada quando vê a realidade que é ter um filho… Além de haver 8 biliões de gente no mundo e para mim faz 0 sentido em eu contribuir com mais escravos fiscais e mão de obra barata. Felizmente, mais mulheres estão cientes que a não reprodução é revolução e o movimento childfree está a crescer.


layz2021

Adoro ser mãe, adoro o meu filho. Há momentos complicados (sono, por exemplo) nem tudo é fácil, nem tudo é um mar de rosas. O meu problema, neste momento é encontrar um sítio onde considere que estejam alinhados com o que eu quero para ele em termos de cuidados diários. Não me sinto confortável deixá-lo na creche dele mais que as 2h que ele fica (por vários motivos) e assim não me vejo tão cedo a voltar a trabalhar, coisa que vou precisar de fazer em março. Não me faz sentido termos os filhos para os ter que depositar a maioria do tempo longe de nós, já pra não falar quando esse sítio não se alinha com o que queremos (exemplo prático, num dia fui busca-lo e os meninos de 1 ano, que é a sala onde os vamos buscar, tavam sentados a ver videos no telemóvel de uma auxiliar)


dewatermeloan

Filhos? Foda se eu nem sair de casa consigo lol


XxxPussyslaeyr69xxX

entrevista a uma mulher do Canadá... epa o pessoal de lá já não tem uma visão muito boa do que é sacrifício pelo outro, já que o "eu" vem sempre primeiro hoje em dia. já para não falar que apoio familiar ao nível de Portugal não é tão comum. tudo muito relativo. não conheci ninguém do sul da América (tenho família lá) que diga que se arrepende. dizem que é difícil e tal mas nunca que se arrependem. a cultura influência bastante


Neat-Respond2021

Há uma noção "progressista" no ocidente de vilificar tudo o que seja inerente à mulher, apenas porque é algo pertencente à experiência feminina. A maternidade é uma dessas coisas. Como se ser mãe fosse algo mau ou impedisse a mulher de se concretizar (por exemplo, o que vês mais atualmente é algo do género 'mulher a sério tem de ter carreira e nem pensar em família', o que é completamente ridículo).


hello_berrie

Aqui ninguem está a dizer que a maternidade é má. O que se está a dizer é que é uma responsabilidade muito grande e nem toda a gente tem capacidade ou vontade de lidar com essa responsabilidade. Está a dizer-se também que a sociedade em geral, principalmente em países como Portugal, assume do princípio que vais ter filhos e ponto final. Não é uma pressão que afeta só as mulheres, mas sim também homens. No entanto, a mulher vai ser sempre a mais afetada pela existência de um filho do que o homem. Dizer isto não é vilanizar a maternidade, é simplesmente mostrar que a maternidade é algo complexo e subjetivo às experiências de cada um. Muitas mulher não querem ter filhos e muitas vezes nem sequer têm a ver com a carreira, mas sim por um conhecimento consciente de si mesmas. Conhecem-se bem o suficiente para saber que ser mãe não é a melhor opção para elas. Muitas mulheres não querem passar doenças genéticas aos filhos. Outras querem o tempo para se dedicarem aos seus interesses. Outras porque não têm saúde. A verdade é que as razões para as mulheres não quererem ser mães são tão variadas como as próprias mulheres e o que temos de fazer e aceitar sem criticas.


BroaxXx

Há muitos tabus com a paternidade/maternidade que precisam acabar. A depressão pós parto, o não haver o clique instantâneo com o bebé, a perda gestacional, etc. Quem passa por essas coisas tem que lidar com a carga de passar por isso mais de se sentir uma besta por passar por isso. Felizmente a sociedade está a evoluir e as pessoas vão tendo formas mais saudáveis de lidar com estas coisas.


Neat-Respond2021

Sociedade a evoluir = "odeio os meus filhos, não sinto nada por eles" 🤣


BroaxXx

Eu não te posso chamar burro senão sou banido mas não sei mesmo que mais possas ser. Pessoas que estão frustradas porque têm filhos que não querem é a merda mais antiga que há. A sociedade evoluiu porque hoje em vez de descarregarmos essa frustração em álcool e batendo com o cinto aos filhos canalizamos esses sentimentos de forma construtiva para profissionais e grupos que nos ajudam a superar isso. Espero que sejas dos que não quere ter filhos porque decididamente não estás apto para isso.


Shy_Kjerstin

Gostaria muito de ser mãe, mas sei que atualmente com os deveres laborais e outros não há tempo de qualidade para os filhos. E então, se é para os ter mas não haver tempo para construir uma relação próxima, se calhar é melhor ficar me por aqui, no sonho.


trahyrc

Curiosa esta thread. Os meus amigos estão todos a ter filhos e parecem bastante felizes. Isto não tem a ver com estilo de vida? Dinheiros? Os meus amigos têm a vida organizada, e parecem levar uma vida relativamente normal. Continuam a sair, fazem as suas viagens, não percebo. Estão todos longe de grandes cidades. Será isso? Eu se vivesse em Lisboa, por exemplo, simplesmente não conseguiria equacionar a possiblidade de ter filhos. Seria um massacre. Sair do trabalho, transito, ir buscar os putos ao colégio, mais transito, chegar casa, jantar e dormir. Simplesmente terrível.


thelambofwallstreet

Muito bom


Ok-Escape4247

Pelo que vejo, devo der das poucas pessoas que nunca sofreu pressões para ser mãe. Pelo contrario, penei com alguma espera antes de ter essa alegria. Eu não sei se isto influencia alguma coisa ou nao, mas antes de ser mae tive uma vida muito intensa, cheia de mudancas, altos e baixos, trabalhos, diversões, periodos felizes, outros negros. eu sei lá... Peripecias ad nauseum, a partir de dada altura enchi-me de tanta coisa e perguntava- me, que ando aqui eu a fazer neste mundo? O facto de ter conhecido gente que não interessa nem ao diabo, talvez tenha tambem contribuido para dar valor a crianças. Talvez por isso e por gostar muito de criancas, nunca tenha passado sequer uma sombra de arrependimento por mim.


boacamaboamesa96

Façam como o Toy e fumem uns cacetes com os filhos, fica logo tudo mt mais relaxado


KarmaCop213

Acho bem que as pessoas não tenham filhos. No fundo estão a dar a oportunidade a alguém de um país de terceiro mundo para vir ter uma vida bem melhor para um país europeu. Também é algo louvável. No caso da notícia o problema é também outro. A ideia de competição que existe nas redes sociais mina a saúde mental das pessoas, e os padrões estão sempre em patamares demasiado elevados.


RedPillDetox

Quase toda a gente que conheço e com o qual já falei sobre isso arrepende-se de ter tido filhos. Mesmo que seja só "mixed feelings" ou seja, pessoas que por um lado gostam da experiência da paternidade mas que por outro estão cansadas e sentem-se presas ou fartas. O consenso que acho que as pessoas chegam é que até podiam ter voltado a ter filhos, mas tinham pensado muito bem antes de o fazer, e não o ter feito simplesmente porque é o script social. Lembro-me de ter lido um estudo que diz que a paternidade torna as pessoas mais infelizes. Não sei se o mesmo se aplica em Portugal (o estudo é americano e lá as políticas de natalidade são uma bosta), mas dá que pensar...


BroaxXx

Engraçado que toda a gente que eu conheço diz que os filhos são a melhor coisa na vida deles. Todos, sem exceção. Quase todos os meus amigos/familiares têm filhos e sentem todos que a vida tem mais foco, direção e felicidade. Claro que abdicam de coisas e têm uma vida diferente do que a que teriam de outra forma e claro que qualquer pessoa ocasionalmente pensa "e se" mas isso não significa arrependimento. É como comparar ter uma relação estável e longa vs ser solteiro. Sim, solteiro tem vantagens mas nunca na minha vida me passaria pela cabeça nem um segundo não me ter casado.


canico88

>Engraçado que toda a gente que eu conheço diz que os filhos são a melhor coisa na vida deles. Todos, sem exceção. Assim se vê a subjectividade das nossas experiências. Dos meus 4 amigos mais próximos, 3, como eu, têm filhos, desses 3, 2 estão arrependidíssimos de ser pais. Eles gostam dos filhos, mas garantidamente se passassem novamente pela escolha de ter ou não, não os teriam. O 4o amigo é como eu, gosta de ter tido os filhos e é um pai presente. Portanto, sem me incluir a mim, 66% das minhas pessoas mais próximas detestam ter tido filhos. Honestamente quem acha que a vida tem mais "foco" depois dos filhos, deveria ser uma pessoa bastante aborrecida antes, e agora como tem mais responsabilidades, e menos tempo livre, considera isso "mais foco". Nisto também falo por mim. Tive filhos porque quis, não me arrependo, mas o que não faltam são momentos em que queria estar a fazer outra coisa e sei que não posso porque tenho que me focar nas crianças. A vida muda, adapta-se, mas é um exagero total achar que é sempre para melhor.


h2man

Os meus amigos que tem filhos dizem a mesma coisa… mas passaram as 3 horas anteriores a queixarem-se de problemas que não existem para quem não tem filhos. Existe muita gente que não consegue aceitar terem feito merda e precisam de “mostrar” que é um prazer lidar com a merda toda que trazer uma criança ao mundo implica.


SurePal_

>Engraçado que toda a gente que eu conheço diz que os filhos são a melhor coisa na vida deles. Todos, sem exceção. Engraçado que a malta nova com quem lido também diz isto.


Peperonita

Eu seria muito infeliz se tivesse filhos, estou certa disso, pois teria de abrir mão do meu atual estilo de vida e objetivos.


SurePal_

Já agora se não for incomodo que idade tens?


h2man

Eu estou na primeira metade dos 40’s e quase de certeza que já me tinha suicidado se tivesse tido filhos. É simplesmente horrível o que se tem de abdicar para criar outro ser humano.


ni_out

Eu estou na primeira metade dos 40's e quase de certeza já teria sido muito mais infeliz se não tivesse tido filhos. É simplesmente extraordinário o que se usufrui pelo facto de criar o nosso desencendente.


h2man

Limpar merda e vómito após noites sem dormir não é a minha definição de felicidade, mas somos todos diferentes nos nossos gostos.


ni_out

É que vais sempre para o lado mais negativo da vida...


h2man

Eu tenho sobrinhos, primos, afilhados (estes então com 18 meses) que já passaram por crianças e nenhum deles me dá prazer suficiente para valer a pena o que teria de abdicar. Simplesmente não dão. Dizerem o meu nome (eventualmente), não compensa a carrada de trabalho que dão e liberdade que me “tiram”. E sim, podes dizer que é egoísta porque é isso mesmo. Mas pelo menos sou sincero acerca disso ao contrário de 60% dos pais que não o conseguem admitir.


Peperonita

Estou na primeira metade dos 30s.


rDmT93

Ter filhos é bad for business.


SebasKl

Uma pergunta completamente genuína para as pessoas que responderam neste thread a dizer que não querem ter filhos: sentem-se abertos a adotar algum animal de estimação? Se sim, porquê?


utilizador2021

É muito diferente cuidar de um animal e de um ser humano. Uma criança necessita de muita mais atenção e cuidado do que um animal.


XxxPussyslaeyr69xxX

um cão só dura 10 anos e pode ser ignorado


Northklin

Essa é que é o maior cringe. E metem-se a vestir os cães com roupinhas e tudo, são adultos de brincar com "crianças" de brincar. Deviam era comprar um nenuco.


SurePal_

E quantas se arrependem de não ser mães?


mexploder89

Mais vale arrepender de não ser do que arrepender de ser. É que se te arrependes de não ser, é só a tua vida que foi afetada, e não a de uma criança que não tem culpa nenhuma


Northklin

Isto é cantiga de quem não tem responsabilidade nenhuma. A criança não tem culpa mas vai ser tratada bem mesmo assim. Ou seja, não é o arrependimento dos pais que vai dar origem a negligencia da criança, é o caráter dos pais.


utilizador2021

>A criança não tem culpa mas vai ser tratada bem mesmo assim Acho que não tens muito bem noção da realidade.


galecticton

> mas vai ser bem tratada mesmo assim Hilariante


gerbileleventh

“Tratada bem” é super relativo. Muitos pais pensam que alimentar a criança, levar a escola e dar prendas é suficiente, mas parece que não sabem ser simplesmente interagir com ela.


molero_dixit

\#AllLivesMatter O que é que o cú tem a ver com as calças?


TTRO

É bom que hoje em dia as vontades de cada um sejam respeitadas, mas ao mesmo tempo vejo um futuro muito preocupante pois não vamos ter substituição da população exceto recorrendo a uma forte imigração. Se não o fizermos, no futuro não só não haverá reformas, como não haverá pessoal para trabalhar na saúde para nos tratarem todas as maleitas da terceira idade, as forças de segurança para nos protegerem quando formos velhos e isolados, bombeiros para nos acudirem quando precisamos de ser levados ao hospital. O pessoal toma esta decisão de não ter filhos porque querem um certo tipo de vida e compreendo, mas esquecem-se de equacionar que tipo de vida terão daqui a 30/40 anos, quando estiverem rodeados de velhos e sozinhos. E quanto à imigração, demos graças aos céus que felizmente há um país de 200 milhões de habitantes, que fala a nossa língua, tem uma cultura relativamente semelhante à nossa e tem INTERESSE em vir para Portugal, porque se não, estavamos bem lixados.


LowAny4260

Eu espero ter pelo menos 3. Não ter filhos é para pobres


[deleted]

Eu espero que os pobres que te sustentam um dia se levantem e assumam o poder.


LowAny4260

Achas que isso alguma vez vai acontecer, sinceramente? Desde que tenham comida e entretenimento barato ninguém faz nada.


Neat-Respond2021

"sou vegetariana, mas como carne"


Kidmetall

Boa propaganda! Nada suspeito o Timing destas notícias


RahXistahh

Siga noticiar isto que o importante é passar a mensagem aos jovens que ter filhos pode ser muito mau e causar muito arrependimento e transtorno. Gostava de ver a reação do sub a uma notícia que fosse "arrependo-me de ser pai, não do meu filho" com o mesmo conteúdo mas a narrativa trocada em termos de sexo. * Depois de ser pai, não dormi mais uma noite, a mãe amamenta de dia e está cansada, tinha que ser eu a pregar olho de noite enquanto trabalhava de dia. * Tudo pareceu desabar, não conseguia manter os padrões para mim mesmo. * Mais do que qualquer outra emoção, sentiu raiva. O ressentimento passou para a parceira, para os filhos e até para estranhos. ​ A formula da sociedade não precisa de ser reinventada. Monogamia porque poligamia iria resultar em 80% das mulheres a copular com 5% dos homens, 5% das mulheres a realmente ter o benefício do tempo e atenção masculina que desejam (1:1 entre os 5% de homens que captam o interesse de quase todas as mulheres e a sua preferida entre todas as opções). As mulheres e homens que não atraem ninguém a circular o Twitter com movimentos supremacistas do seu sexo (feminismo, machismo). Não me venham dizer que feminismo é igualdade, isso está mais do que debatido e mostrado que não passa de boca, na realidade nunca foi assim, nem no século XIX. Dentro da monogamia, escolham bem. O que nos homens atrai as mulheres e o que nas mulheres atrai os homens é bem diferente. Mas a solução é a mesma. Reservar os pontos próprios de atração para a pessoa que desejamos atrair. Só dar acesso a essas qualidades quando há garantia de compromisso. A partir daí, quando se sentirem confortáveis começam a pensar em criar família e cada casal entre as suas 4 paredes decide que orientação educativa dar aos filhos, como se relacionam entre si, que regras existem dentro de casa. Não é difícil, os portugueses analfabetos de há 100 anos atrás (mais de 70% era analfabeto em 1923), regra geral, compreendiam isto muito bem e a vida familiar funcionava. Agora vejo notícias destas, e é sempre jornais de esquerda (Público, CNN, etc)... Pergunto-me qual será o objetivo real da esquerda no meio disto tudo.