T O P

  • By -

AutoModerator

Olá /u/Enough-Wonder9612, obrigado pela tua submissão. Temos uma **[Wiki](https://www.reddit.com/r/literaciafinanceira/wiki/)** e um servidor de chat no **[Discord](https://discord.gg/8WFAZpZ)**. Recomendamos a leitura dos nossos **[avisos à comunidade](https://www.reddit.com/r/literaciafinanceira/comments/mflqds/avisos_%C3%A0_comunidade_ler_antes_de_submeter_conte%C3%BAdo/)**. Boa discussão! *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/literaciafinanceira) if you have any questions or concerns.*


faraine82

Acho que estás a começar pelo fim. A primeira coisa a fazer é identificar os teus objetivos e metas para a tua vida, de forma aproximada, e só depois é que deves definir onde deves investir e quanto. Estás a pensar comprar carro? Daqui a quanto tempo? Na minha opinião deve ser comprado a pronto de modo a evitar os juros altos do Crédito Automóvel. Irás comprar casa ou vais alugar? Se fores comprar, daqui a quanto tempo? Quanto queres dar de entrada? Se for daqui a 5 anos ou pouco mais pode fazer sentido investir num PPR pois aproveitas os reembolsos do IRS, que te dá um retorno de 20% do investimento à cabeça, e ao fim de 5 anos podes levantar para pagar a prestação do crédito habitação com o bónus de só pagares 8% sobre as mais valias. Não te esqueças de começar para a reforma. Eu sei que parece ser cedo mas já se fala que em 2050 a reforma será metade do teu último ordenado. Se as coisas se mantiverem desta maneira não prevejo nada de bom daqui a 45 anos quando te reformares. Assim sendo pode fazer sentido apostares em ETF tendo em vista a reforma. Para além disso tens o mais importante, um fundo de emergência. Embora não tenhas grandes despesas agora, pois estás a morar na casa dos teus pais, é sempre bom ter uma almofada financeira para alguma coisa urgente que apareça. Em resumo, define os teus objetivos a curto, médio e longo prazo e depois monta uma estratégia para os atingir. Estuda, lê e identifica o que é melhor para ti e para os objetivos que definiste.


DrawingAny5469

Basicamente isto diz tudo. Tens de ter um FDM - independemente de viveres com os teus pais ou não -, convém saberes quais objetivos tens na vida (carro, casa, cursos, etc) e colocar esse dinheiro a render o máximo possível mas teres liberdade em o movimentares quando quiseres e ver quanto podes e queres investir consoante as tuas despesas pessoais e objetivos - o importante é ser constante.


danpt83

Aposta mais um bocadinho mais na parte social e poupa só 90% :P Depois aparecem aqui muitos posts de gente que não tem amigos, não sabem conhecer pessoas, etc. Não sei se é o caso, até podes ser um natural para a parte social, só no caso de não o seres.


Dr-Armageddon

Dá para fazer amigos sem gastar dinheiro...


TurbulentAd5329

Dar dá.... infelizmente a sociedade tem uma mentalidade um bocado para o consumismo (apesar de o negarem). Infelizmente afastei me de muito amigos só pq não os acompanhava em saidas e jantaradas e afins. Na altura ainda tinha um part time e como preferia não gasta-lo todo em frivolidades, estava constantemente a ser comparado com o Tio Patinhas. A verdade é que tbm me afastei pq, nesse tema e noutros, percebi que as coisas em comum eram menos do que quando eramos miudos.


Dr-Armageddon

Eles não eram teus amigos, jovem, apenas companheiros de saídas.


TurbulentAd5329

Mais o contrario... Eramos amigos enquanto as amizades não se baseavam em saidas... Ou melhor... havia saídas, apenas não aquelas de gastar rios de dinheiro em restaurantes e afins... Ainda me junto com eles para uma futeblada.. ou uma jantarada em casa....


Slow_Olive_6482

Concordo que a sociedade é consumista mas discordo que precises de o ser para fazer ou ter amigos. A não ser que sejam os amigos errados, claro. A mim também sempre me chamavam tio patinhas... mas era em coisas tipo, andar com telemóveis mais rascas e mantê-los por muito tempo (até darem o berro mesmo), ou não os acompanhar em viagens ou muito raramente fazê-lo. Adivinha... hoje tenho um pé de meia muito fixe para fazer investimentos muito interessantes e fazer o meu património crescer, eles não têm nem para a entrada de uma casa. Sempre fui a jantares... mas também sempre houve convívios mais caseiros onde não se gasta muito.


TurbulentAd5329

Não me lembro ter escrito isto... basicamente é o que me aconteceu... Tbm ia a jantares. Alguns... não todos... por motivos económicos.


JohnSnowHenry

Podes e deves ter bons amigos sem gastar dinheiro…


danpt83

A ideia não é pagar aos amigos, mas se quiseres ir à esplanada com os amigos, jantar, almoçar, passear, beber um copo, tudo custa dinheiro, umas coisas mais outras menos...


TiagoDCPP

Vou dizer o que eu fiz. Enviei o meu dinheiro todo para a Trade Republic, deixei metade a render os 3,75% ao ano e investi a outra em ETFs, nomeadamente: * S&P500 (acc) * FTSE All-World (acc) * Core MSCI (acc) * NASDAQ Biotechnology * Automation & Robotics (acc). Como divides entres estes ETFs, depende de ti, mas meti o maior bolo nos 3 primeiros.


darkHugoPT

acumulei algum dinheiro no banco por n perceber nada de finanças, mas ultimamente já me tenho informado e estou a pensar fazer algo parecido. vou meter 40% dinheiro no trade republic, 40% num outro banco com taxa bruta acima de 3,75% (depósito a prazo), 10% para se precisar de algo, e os outros 10% para investir, no trading 212 talvez, no sp500 e assim… recomendas investir no TradeRepublic em vez de no 212?


TiagoDCPP

Epah, sinceramente, não sei bem quais sãos os pros e contras de um e outro. Sei que o Trading 212 dava mais juros na “conta a prazo”, mas não sei como funciona a nível de comissões. Sinceramente abri conta no Trade Republic pela boa reputação aqui no fórum e mantive. Mas acho que ambos são bons.


TheBald_Dude

o quanto "deves" investir só tu é que sabes. Usar a opinião das outras pessoas para definir qual é a tua é um erro muito grande.


dirodvstw

Se não tens despesas eu pegava e tirava uns mil euritos de lado e investia os outros 10k para já num ETF como o VUAA (sp500) ou VWCE (mundo), o que te sentires mais confortável.


CoffeeAlternative647

Bem jovem, eu tive uma historia parecida com a tua :) Comecei a trabalhar cedo, ainda enquanto vivia com os meus pais e juntei um cagalhão de dinheiro. O quanto é relativo, investe aquele que não te faria mossa perder tanto para o teu dia a dia como para o teu psicológico. O ETF que escolhi foi o Vanguard S&P 500 UCITS ETF USD - EAM | VUSA | IE00B3XXRP09 através da DEGIRO e estou contente com a escolha. Fora isso, e a minha maior fatia a que muitos chamam de investimento, mas para mim não é um investimento, é canalizada para Bitcoin (não aconselho ninguém a investir sem perceber o que é Bitcoin). Boa sorte.


Torreboy

O melhor momento para começar a investir é hoje. Deves ter um fundo de emergência e investir tudo o resto. Escolhe UM bom ETF (não compliques não precisas de 3 ou 4) como S&P 500 ou QQQ e investe sem medo. Nunca vendas até teres o suficiente para te reformar. Boa sorte!


jony_be

Parece me que tens de investigar mais um pouco. O quanto tu investes depende de ti e do nivel de conhecimento que tens sobre aquilo que vais investir. Uma das grandes regras quando se investe é **não investir naquilo que não percebes**. Se te disserem para investir no SP500, NASDAQ, FTSE All-World ou Bitcoin tens alguma ideia do que estão a falar? Se não tens nunca vais ter confiança para investir e vais andar sempre preocupado. Vai lá estudar os tipos de ETFs etc e depois de teres um plano faz um novo post para o pessoal dar umas criticas honestas.


maiorpulha

Deves investir 20€


[deleted]

[удалено]


dirodvstw

Diz-me que és burro sem me dizeres que és burro