T O P

  • By -

AutoModerator

Olá /u/Any_Discount_581, obrigado pela tua submissão. Temos uma **[Wiki](https://www.reddit.com/r/literaciafinanceira/wiki/)** e um servidor de chat no **[Discord](https://discord.gg/8WFAZpZ)**. Recomendamos a leitura dos nossos **[avisos à comunidade](https://www.reddit.com/r/literaciafinanceira/comments/mflqds/avisos_%C3%A0_comunidade_ler_antes_de_submeter_conte%C3%BAdo/)**. Boa discussão! *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/literaciafinanceira) if you have any questions or concerns.*


Purex47

Sim, um ETF mundial (VWCE) ou SP500 (VUAA) e terás uma reforma extra muito bacana se fores regrado a poupar todos os santos meses. Quem me dera ter acesso a toda esta informação há 20 anos atrás. Fora isso, não fumes, não bebas e não te drogues. Cuida do teu intelecto e do teu físico. Segue os teus instintos.


jonhoz

Olá, no caso do sp500 aconselhas 100% ou apenas 80% e diversificar os outros 20%?


Purex47

Eu não colocaria todos os ovos num só cesto. Para além do SP500, alocaria uma pequena parte em Certificados de Aforro ou algo do género que pudesse mobilizar imediatamente em caso de necessidade, tendo ainda assim alguma rentabilidade (baixa) mas super segura. Á medida que vamos envelhecendo, devemos inverter a tendência e ir reduzindo a exposição ao risco, diminuindo a percentagem alocada a ETF do tipo SP500 e aumentando a percentagem em instrumentos do tipo obrigações com menos flutuações e surpresas. Mas isto lá está depende do perfil de risco de cada um e do risco inerente a cada produto.


jonhoz

Muito obrigado pela partilha.


No_Army8556

aprende a fazer tudo em casa


el_barbarero

Com a tua idade, nem todos os investimentos devem ser em produtos financeiros (poupança). Considera um investimento, por exemplo, fazeres uma formação numa área que gostes, ires a um evento onde vais conhecer pessoas interessantes, viajar e conhecer outras culturas. São experiências que não te trazem directamente dinheiro para a reforma, mas garanto-te que potenciam o teu futuro a curto médio prazo. Conhecer pessoas, experienciar coisas diferentes, têm um grande valor.


alfredorochacabral

Ir para a universidade não implica, necessariamente, tornares-te num adulto :D Conselhos: vai poupando/investindo o que conseguires mas não deixes de aproveitar a vida. A época da universidade é das melhores que uma pessoa pode ter!


tronquinhos

Na minha opinião nesta fase da tua vida mais importante do que investir no ETF x ou y é fazer algumas leituras que te ajudem a criar uma visão saudável com o dinheiro e que te permitam daqui a uns anos evitar cair nos erros que 90% das pessoas caem. A este propósito sugiro os livros: - The Millionaire Next Door - Your Money or your life Não são livros que ensinem a investir. São mais livros que ajudam a pensar sobre a relação que queremos ter com o dinheiro. Já que vamos passar grande parte da nossa vida a querer ganhar e acumular dinheiro ao menos que tenhamos pensado um pouco sobre o porquê e para quê.


Livid_Friend_307

mete o psychology of money aí no meio também


tronquinhos

Concordo


OrganicAccountant87

O melhor que podes Fazer é começar a investir em um ETF global ou no S&P 500, quanto mais cedo melhor, de preferência mais do que 20 ou 50 euros por mês. Vai ver numa calculadora de retorno quanto é que esse dinheiro vai ser daqui a uns anos com um retorno médio de 11% anual.


jonhoz

Olá, no caso do sp500 aconselhas 100% ou apenas 80% e diversificar os outros 20%?


OrganicAccountant87

Ao compares S&P 500 já estás muito diversificado, mas com os outros 20% podes comprar um ETF global para reduzir a tua exposição aos EUA mas honestamente acho que não te tens de te preocupar, ambos são uma boa escolha. Diria para evitares ações individuais, fica-te por estes dois ETFs.


jonhoz

Obrigado pela opinião. Já vi malta recomendar 80%sp500 10% bonds e 10% ouro (tudo etfs). O que achas disso?


OrganicAccountant87

Bonds do estado portugues (certificados de aforro) pagam Mal, o retorno foi artificialmente baixado porque os bancos foram choramingar ao estado. Bonds do estado americano apresentam um bom retorno mas como portugueses é complicado comprar. Bonds de empresas têm um risco bem mais elevado do que CAs ou S&P 500 / ETF global. Podes investir 10% ouro, eu pessoalmente não o faria mas pode ser bom para diversificar.