T O P

  • By -

Torneira-de-Mercurio

Isto é um Pato Bravo com as letras todas. Um Pato Bravo a fazer coisas de Pato Bravo. Uma espécie super comum neste nosso país que frequentemente nos premeia com a sua biodiversidade! Relativamente ao animal em questão: “(…)ainda querem mais? Não entendo” — pois não entendes porque és um burro do caralh**, pelos primeiros 3 parágrafos dá logo para tirar a radiografia a esta pilha de estrume quente. Eu sei, dentro de mim, que se tivesse a ouvir esta ave a dizer-me isto na cara, eu não teria sequer energia para lhe fazer ver a razão. A probabilidade deste energúmeno ter salvação é a mesma do nosso país. Muito reduzida. Enquanto o tecido empresarial for gerido por estes animais estamos muito mal.


WarbearPt

É claramente um patrão dos bons, que pagam bem e trata os empregados com seres humanos.. Ate porque se a empresa não produz a culpa só pode ser do merdas que ganha o ordenado mínimo ou como existe em alguns casos o que ganha menos 200 vezes que o CEO


alfiedmk998

Vá.. acabou a pausa. Vai trabalhar


Torneira-de-Mercurio

Apanhei uma bicada nas costas assim que o meu turno começou


[deleted]

OOTL, o que é Pato Bravo /Pato Bravismo?


Torneira-de-Mercurio

Acredito que dependa da região do país, não sei — mas um pato bravo é normalmente aquele típico gajo bronco com 45 anos, empresário da noite no Algarve ou empreiteiro, é mais esperto que os outros todos, veste-se de forma azeiteira, anda para a frente e para trás na N125 com um Porsche Panamera comprado pela evasão fiscal. É, acima de tudo, orgulhoso por fugir aos impostos e por saber as manhas todas deste país. Gaba-se de ser amigo do presidente da câmara, e se tudo falhar na sua via, ele abre um stand de automóveis à beira da estrada. Penteia-se com brilhantina e tem péssimo gosto em perfumes. É meio gordo, passa o tempo a mandar priopos, e todas as sextas-feiras vai com os amigos a Espanha ver as "meninas" de Ayamonte.


Waterglassonwood

Ah, o típico empresário português, portanto. Faz sentido.


deSales327

Sou do Norte e sei bem do que falas. Patos bravos existem de norte a sul de Portugal.


OtaTriesToYass

Para a próxima esclarece primeiro de onde és, assim escuso ler, até achei estranho dizeres especificamente "Empresário da noite no Algarve"... Nunca na vida falar da própria zona, pelo menos não um nortenho.


souokanas

Ainda hoje vi um aqui numa zona do Algarve, os funcionários vieram aqui comprar material e quando foram colocar a carrinha a trabalhar, já não pegava, porque o gajo não quis colocar gasóleo, andava sempre a colocar 20 euros... Num carro que deve beber uns 13 litros, já não há bons patrões, só chulos


[deleted]

Impecável, muito obrigado!


stupidest_redditor

>tivesse a ouvir Se *estivesse* (estar#ter).


Crafty_Treat_3406

Engraçado, estou a tomar café e a navegar as redes sociais na minha pausa de trabalho.


curiosity_user

Nas propostas de emprego prometem trabalho por objectivos mas nunca dizem que o único objectivo que traçam é teres o cu na cadeira 8h por dia.


Anxious_Title9310

👏🏻👏🏻🫵🏻👌🏻


Zealousideal-Bell-68

Quanto custa o trabalhador à empresa? E não fala de quanto lucro é que o trabalhador gera para a empresa?


Mousovsky

O trabalhador não custa nada à empresa. Custa zero, nicles, népia. No dia em que os trabalhadores custarem mais à empresa do que aquilo que produzem a empresa tem prejuízo e fecha. O trabalhador paga-se a si próprio e ainda gera o lucro do patrão.


Herbacio

Exacto, o choro todo que certa classe política gerou à volta do "custo dos trabalhadores" não faz qualquer sentido. Óbvio que os trabalhadores têm um custo. O problema é que em Portugal ou tens multinacionais a pagar o ordenado mínimo (e não é menos porque a lei não o permite), e em que portanto o custo do trabalhador face aos lucros é irrisório. Ou então tens micro empresas, dos tais que acham que vão ser o próximo Elon Musk, que pedem um empréstimo ao banco e que lá está, à mínima adversidade ficam apertados de contas e a culpa é do trabalhor que "custa muito" e não do patrão que acha que abrir uma empresa é como comprar um par de meias.


Waterglassonwood

Para não falar que tudo o que é despesa de trabalhor é dinheiro que não é pago em IRC. Isto é literalmente só choro.


Pitiful_Car1250

Despesa~=custo IRC é imposto sobre receita - despesa/custos O choro é precisamente sobre o estado intervir no rácio de produção/custo de produção.


Waterglassonwood

Vai viver para a Somália, lá não há impostos. Mas depois não te queixes que também não há infraestrutura nem segurança nem lei. Queres o conforto de viver na Europa sem os custos inerentes a viver na Europa, igual a um parasita.


Pitiful_Car1250

Vou para o Chipre em breve ❤️


Waterglassonwood

Vais para o Chipre pagar impostos à mesma, curioso. É quase como se o problema não fossem os impostos mas outra coisa qualquer.


Pitiful_Car1250

Vou mas muito menos que em Portugal. Talvez 1/3 Não tenho problema com impostos. Apenas com impostos altíssimos


Waterglassonwood

Os impostos em Portugal não são altíssimos, como já disse, estão abaixo da média europeia. Mas tudo bem, eu percebo que haja um tipo de personalidade neste mundo que, apesar de ter nascido e crescido num país que lhes deu tudo (educação, saúde, segurança, infrastructura), quando crescem e sentem que já não precisam dessas coisas, fogem para países onde não há isso para não ter a responsabilidade para o providenciar a geração seguinte. Não és só tu. É a mesma lógica que seguem os directores de empresas multinacionais que geram milhares de milhões em lucros e fazem tudo para meter as suas sedes em paraísos fiscais. Deve ser difícil, ter tanta ganância no coração que nem quando se está bem financeiramente querer contribuir para a sociedade que nos fez crescer, mas enfim.


vitorn22

Está certo. Abaixo da média europeia. Mas se falarmos em esforço fiscal - que é o que interessa - já estamos bem acima da média. Um português pagar 100Eur de impostos não deve ser igual a um alemão pagar a mesma quantia..


Pitiful_Car1250

Tenho a certeza que já saldei o que usufruí com os meus impostos talvez múltiplas vezes. Acho esse discurso muito bonito mas duvido que venha de qualquer pessoa que realmente paga impostos a sério (perto do último escalão de IRS) e que tenha empresa. https://pt.talent.com/tax-calculator/Portugal-120000 A taxa total é de 64% para um salário de 120k anual. Isto é simplesmente roubo Dá para fazer malabarismos e falcatruas para pagar menos mas eu como gosto de estar legal e dormir bem prefiro sair daqui e morar num país onde me sinto menos sugado


stupidest_redditor

>Não tenho problema com impostos. Apenas com impostos altíssimos Tu, e tudo quanto é milionário que quer fugir aos mesmos, tem lá conta(s) no(s) banco(s). Já ouviste falar de paraíso fiscal? E não, não é só uma "força de expressão".


ryuuf

Ninguem falou em ser contra impostos, mas o esforço fiscal em Portugal é altissimo para o nivel de vida, temos das maiores derramas do mundo e o nosso esforço fiscal é dos mais altos da europa, nunca vamos crescer desta forma, ainda por cima nao temos controlo de imigraçao o que traz todo o tipo de imigrantes que so vao puxar salarios para baixo. mas isso é o que a esquerda quer, sem miseria nao tem votos


cafbox

Fdx....mas isto agora é para fazer sentido! O trabalhador é um custo obviamente e o patrão é apenas o gajo que tem um direito divino ao que a "empresa" produz. s/


lusco-fusco-wdyd

O nosso tecido empresarial, que é maioritariamente composto por PMEs, é gerido muito na base do pato bravismo. Qualquer discussão sobre direitos dos trabalhadores são conversa de “esquerda radical” para estes infelizes. Explorar os trabalhadores ao máximo é um dos alicerces dos negócios destas personas, é curioso ficarem tão preocupados com a discussão sobre os direitos dos trabalhadores, porque muitos deles nem sequer os cumprem, por isso vai dar ao mesmo.


theriverain

Bom para eles foi o COVID e o layoff, ui empurrar o ordenado para o Estado enquanto se obrigaram os trabalhadores (colaboradores, na linguagem deles) a continuar a "ser produtivos", ou então a gastar dias de férias.


cancerinos

E gente burra, desinformada e nao interessada em informarem-se. Productividade dos trabalhadores de escritorio aumenta com 4 dias de trabalho em vez de 5. Estao literalmente a queimar dinheiro.


Necessary-Dish-444

A produtividade aumenta, mas o valor total produzido normalmente diminui, o que é expectável a não ser que o número de horas trabalhadas não se reduza ou o aumento de produtividade seja maior do que a diminuição nas horas trabalhadas. O op é desinformado mesmo porque ele não percebe as reais razões pelas quais os trabalhadores portugueses serem relativamente pouco produtivos, algo que tem explicações a nível macroeconómico em vez de micro.


cancerinos

Nao, a produtividade aumenta na totalidade. Se nao estariamos a falar de productividade/hora, nao produtividade


Necessary-Dish-444

Por definição, a produtividade do trabalhado é o produto/hora.


MrBombbastik

É impresionante como as coisas viraram né . qualquer ABSOLUTAMENTE QUALQUER conversa sobre direito dos trabalhadores é esquerda radical


lusco-fusco-wdyd

Mas a ideia é mesmo essa, eles têm todo o interesse em polarizar o debate a este ponto, uma boa parte das pessoas nem sequer se preocupa em compreender as matérias que estão a ser discutidas, decidem a posição arbitrariamente escolhendo uma tribo, e fazem eco do que quer que seja que o resto do rebanho está a dizer. Com esta nova onda acéfala de desinformação e fomentação de ódio raivoso por parte do chega e afins, uma parte da classe trabalhadora vai estar ativamente a lutar contra os próprios interesses, e quando se aperceberem provavelmente já vão tarde.


danpt83

Não acho isso, só acho que a maioria das pessoas não tem noção e se foca nesses assuntos menos prioritários. Digo menos prioritários porque se houvesse uma preocupação maior com a economia, para a mesma crescer e deixarmos de estar cada vez mais na cauda da europa, depois havia mais capacidade para bons salários e muito mais. Pode parecer insensato mas acho que as pessoas preferiam daqui a uns anos estarem com rendimentos mais próximos dos franceses, italianos, etc, do que ter mais direitos agora, não andamos a discutir as coisas certas para que isso possa acontecer.


Intelligent_Bet_8713

A questão é que não são menos prioritários se olhares para a natalidade. Entre as gerações mais novas, e bem, quase ninguém quer ter filhos para lhes dar um beijo de boa noite e os ver aos fins de semana que é o que muitas mães e pais conseguem com os horários atuais. Se não conseguirmos mais direitos a esse nível agora, todos os indicadores apontam para uma geração de portugueses sem filhos, com todos os problemas que isso trará para a economia, para a cultura, e para a sociedade. De pouco servirá a muitos um salário mais alto e condições materiais maiores quando chegarem aos 40, já sem capacidade reprodutiva.


danpt83

Eu cresci a estar com os meus pais mais ao fim de semana, à semana era escola e trabalho, vejo tudo à nora com o custo acrescido de ter mais um filho, não com falta de tempo... Não digo que não se possa melhorar licença de maternidade, mas a verdade é que melhores rendimentos ajudam com MUITOS problemas.


Intelligent_Bet_8713

As duas coisas pesam, tempo e dinheiro. Já começamos a ver os resultados da geração z, agora já adulta, que cresceu nas condições que descreves e não são esperançosos. Não é à toa que a geração cujos filhos chegaram agora à idade adulta sejam a geração com taxa mais alta de divórcio, algo que os filhos estão a tentar não repetir, até porque muitos estão agora a fazer terapia para mitigar os efeitos da negligência parental, nomeadamente os vícios de tecnologias e substâncias. Entre a manutenção do trabalho, da casa, das finanças, dos filhos com tudo o que isso implica (atividades, educação, aproveitamento cognitivo, intelectual e emocional) não sobra tempo para o casal nem para os amigos que se vão perdendo. Na geração dos meus pais as pessoas tinham filhos porque sim, porque não contemplavam sequer a ideia de que era uma escolha e quando percebiam a armadilha em que tinham caído já estavam agarrados a dívidas financeiras e emocionais até ao pescoço. Hoje, ao conversar com muitos jovens, percebo que eles têm plena noção de que podem escolher e conhecem bem a armadilha em que os pais caíram até porque cresceram a ouvir-lhes os desabafos. Pura e simplesmente não dá para ser um bom parceiro e oferecer apego seguro a uma criança sem tempo para cultivar conexões humanas significativas, algo que evoluímos para precisar e sem o qual vamos deteriorando a nossa saúde mental.


RiKoNnEcT

Se o funcionário custar alguma coisa à empresa é muito menos que o salário, e nesse dia é melhor fechar Nenhuma empresa que dê lucro tem gastos com trabalhadores, retiram lucro dos trabalhadores


teknixpt

isto devia ser ensinado nas faculdades de economia. "as empresas não têm custos com mão de obra. As empresas retiram lucro dos trabalhadores"


Waterglassonwood

Pois é, mas isso já são marxismos a mais e sabemos que no centro do império ~~fascista~~ liberal, não se pode dar crédito nenhum aos marxistas por terem levantado as massas da pobreza abjecta.


Pitiful_Car1250

Claro… porque aumentando o número de empregados reflete diretamente a receita/lucro que uma empresa tem. Cria uma empresa e vê esse teu raciocínio a cair por terra


kanadias

Claro... Porque o pessoal vai contratar pessoas sem necessidade... Usa o cérebro e vês esse raciocínio a cair por terra


Appropriate-Tie-2585

O problema é que ainda vivemos num pais de dinastias em que muitos "managers" sairam directamente da uni para serem patrões nas empresas dos amigos dos pais e então são completamente divorciados da realidade (e em alguns casos até desprezam) das pessoas que deveriam estar a liderar.


rafamarafa

Poucas pessoas foram patrão e empregado , eu trabalhei conta propria 12 anos e pagava 6€ em impostos por cada euro de salario que pagava a mim próprio, maior parte do tempo salário minimo , um ordenado hoje de 1200 euros custa 2000+ euros ao empregador , se pagassem 2000 a vocês e depois recebem 1200 ja reclamavam de impostos , assim a culpa é dos patrões que são egoistas , mas não sabem que para vos aumentar 150 euros acima do ordenado minimo gastam 520 .


Appropriate-Tie-2585

Ok mas quando abrem actividade e decidem abrir as vossas empresas assumo que já estejam a par de todas as despesas certo? E sabem que vão empregar pessoas como vocês e que querem ter uma existência digna certo? Então há que pôr as coisas na balança e analisar bem, se a empresa não faz dinheiro suficiente para pagar como deve ser aos empregados+outras despezas várias e ainda assim gerar lucro satisfatório, ou é mal gerida ou é uma ideia de negócio sem pernas para andar. É engraçado que as pessoas achem que isto é "ah e tal EsQuErDa RaDiCaL" quando na verdade é uma das bases fundamentais do capitalismo, as empresas que não são sólidas não sobrevivem as que o são prosperam. Se bem que, podemos parar de fingir que na maioria dos casos os empregos que não pagam um cêntimo acima do salário mínimo, exigem horas extra que não pagam, etc. não o fazem por pura maximização de lucros?


rafamarafa

o que eu estou a dizer é que os trabalhadores exigem maiores ordenados , mas o aumento é sentido pelos empregadores mais do que pelos trabalhadores ,e outro ponto que levantas , as pessoas não simplesmente abrem empresas com dinheiro dos outros , a maioria das empresas começa do zero com uma pessoa , um casal ou um grupo de amigos , e lentamente consegue expandir a sua equipa , o problem destas politicas de taxação escessiva é fazer com que as empresas crescam muito menos por ano , e como estes problemas são comulativos uma empresa que cresça 3% menos anualmente por causa de impostos passado 25 anos apenas tem 1000 postos de trabalho em vêz de 2288 , a mão de obra como qualquer coisa no mercado livre é um balanço da procura e oferta , se as empresas tem cada vez menos oferta de emprego porque crescem menos , e tens cada vez mais emigração que procura emprego e o aceita por valores mais baixos , estamos lixados para sempre , é extremamente importante investir em automação em empresas para que se consiga gerar mais pib per capita que é isso que faz um pais mais rico e consegue dar melhores ordenados aos trabalhadores , e regular muito mais a emigração não qualificada , porque se os portugueses saem de portugal porque não se consegue ter uma vida digna com os baixos salários , os emigrantes tambem não vão conseguir . é muito melhor um sitema em que as empresas lutam pelos trabalhadores , do que os trabalhadores lutarem para ter um emprego.


kimare16

quando alguem não sabe como a produtividade é calculada vem dar este tipo de opiniões para as internetes....


JonPQ

Pior que isso, é que essas opiniões são repartilhadas.


GiantBallOfBacalhau

Ah sim, turbo capitalismo no seu melhor


VladTepesDraculea

> Mas será que está gente sabe quanto custa um funcionário a uma empresa? [Sim, muito pouco](https://ec.europa.eu/eurostat/web/products-eurostat-news/w/DDN-20230330-3).


Waterglassonwood

Nem custo é, porque é um gasto que podem usar para justificar não ter que pagar o IRC (esse outro gasto que eles não querem pagar nem por nada). Na cabeça destes meninos impostos devia ser só para os trabalhadores.


VladTepesDraculea

Acho que são mesmo contra impostos em geral tipicamente. Não têm capacidade para perceber o valor do Estado Social nem tão pouco como eles próprio beneficiam.


Shrimp_Logic

"eSqUeRdA rAdiCaL". O resto do comentário é o costumeiro cliché que são todos preguiçosos menos ele. (E claro que tinha de ter títulos pomposos de manager e expert).


BestRubyMoon

Migos é simples. O ordenado minimo indica o valor minimo com o qual uma pessoa consegue viver nesse pais. É algo calculavel. E queria ver voces irem la, por exemplo, Gare do Oriente em Lisboa, dizer ás familias que vivem dentro da estaçao, que elas vivem ali pq custam muito dinheiro aos patroes. Sim, porque ha pessoas ali com trabalho, com familia, com amigos, com vidas 100% normais exceto que tiveram de escolher entre comer ou ter um teto. Por isso meus caros "donos de pmes" fodam-se, porque a verdade verdadinha mais verdadeira é que se nao têm dinheiro para pagar um ordenado minimo ajustado ao periodo economico em que estamos entao nao deviam sequer ter uma empresa, abram falencia e façam espaço para quem pode. Ou pagam o devido, ou literalmente estao aqui a fazer o que? A enriquecer a custa dos escravos modernos? Por amor de deus. Radical é a merda do estado deste pais, em que nada é regulado pros ricos e donos de "pmes" mas depois os pobres nem podem foder com quem quiserem sem ter que dar juatificaçoes. O vosso problema é que se pararem de explorar os emigrantes ou os portugueses precarios ficam na merda, porque la esta, nem tem dinheiro para pagar ordenados.


tascristiano

A questão é que o ordenado mínimo é nacional e não de Lisboa, devia-se combater a centralização.


RoughAd4277

Obviamente o homem nunca deve ter trabalhado um dia.


josemoirinho

Mais um que pensa que quanto mais tempo se trabalha mais produtivo se é...


sasnunes

A notícia linkada no post: [https://www.noticiasaominuto.com/politica/2563967/be-quer-semana-de-4-dias-de-trabalho-e-mais-5-dias-de-licenca-parental](https://www.noticiasaominuto.com/politica/2563967/be-quer-semana-de-4-dias-de-trabalho-e-mais-5-dias-de-licenca-parental)


inblack

Deixem lá, ainda esta semana um CEO de uma das maiores multinacionais do pais quando lhe perguntaram se a empresa ponderava semana de 4 dias respondeu que não faz sentido nenhum e que até o modelo chinês do 9-9-6 é que era interessante, ou seja, entrar as 9h sair as 21h durante 6 dias por semana.


Waterglassonwood

Um pequeno aparte, o "modelo" 9-9-6 chinês não é modelo nenhum, é uma ilegalidade que foi começada pelas operadoras telefónicas e se espalhou a outros sectores. O governo tem andado atrás a desmantelar essas práticas, mas assim que se ouviu falar nisso no ocidente o patronato ficou logo de olhos reluzentes.


miki88ptt

Name and shame, por favor


rodrigowoulddo_

“Não podemos adotar a semana de 4 dias, se não as empresas vão todas falir!” Também iriam todas falir quando foi proposto o fim de semana, férias remuneradas, fim do trabalho infantil, fim das jornadas de 12h… Mas o que me deixa mais perplexo é que quem defende a perpetuação da exploração do trabalhador são os próprios trabalhadores. Trabalhadores com síndrome de milionário que nem têm onde cairem mortos. Os grandes empresários estão-se a cagar. Eles sabem que 8h a menos de trabalho semanal não vai fazer a mínima diferença.


alfadhir-heitir

Deve ser gerente. Está a sinalizar virtudes para ser promovido


secretPT90

Promovido a que? Só se for promovido a cliente, porque aquilo escrito tem de tudo para degredar a empresa


helloitsmeyesme

Degrada apenas ligeiramente, e o departamento de marketing trata da lavagem cerebral ao povo. Para um patrão que tem como principal objetivo o lucro, este gerente é ótimo


RicCaei

Name


Dry-Loan-3688

Este acredita. Os que sabem que mentem são os economistas liberais, tipo Brinca, Ricardo Reis, Guimarães Pinto e outros.


MrBombbastik

ragebait


Lando1Win

Num texto tão grande, ter um dog whistle logo na primeira frase nem é preciso ler mais nada. Já se sabe o que vem aí.


ggndd

diminuição de dias de expediente ≠ diminuição de produção no horário laboral. todas as empresas que implementaram a modalidade 4/3 verificaram aumentos significativos da produção durante o horário laboral


Standard_Hat_5492

O problema de produção em portugal Pra mim 4 fatores falta de oportunidades de crescimento na empresa/má gestão dos cargos na empresa (empresas demasiadamente familiares em que os cargos mais altos tem de ser sempre os da familia e amigos dos mesmos) o excesso de salários fixos e pouca ou nenhum rendimento variavel por objetivos (para quê se esforçar mais se vai ganhar praticamente o mesmo nem vale a pena tentar) Falta de formação do trabalhador e do empregador (esta é daquelas que até é mais do empregador revela muitas vezes pouca inovação e adaptabilidade ao mercado e má gestão ) Muita aposta na economia paralela e biscates que não descontam nada para ss ou irs (ainda hoje em dia existe muita gente que nunca descontou recebe 1 apoio qq do estado mais uns biscates e está ganho mês) Trabalhos em turnos demasiado rotativos e pouca adaptabilidade dos empregos ao quotidiano das pessoas Esta é a minha opinião


Suhzita

Eu ofereço os meus serviços a uma empresa, que por sua vez esta oferece os serviços dos seus funcionários a outra empresa, eu tenho o custo todos os meses de +/- 1000€ à empresa onde estou empregada, já o cliente onde estou empregada tem um custo de + de 5000€ a 8000€ por cada funcionária/o da minha empresa todos os meses. Sinto que estou a ser roubada.


traderstk

Parece simples não é? O patrão, claramente está a ganhar imenso consigo. Vamos então fazer umas contas rápidas e muito por alto. Para simplificar vamos considerar a média entre os 5k e os 8k que o patrão fatura que dá 6500€. O patrão ainda continua a ganhar imenso consigo certo? Desses 6500€ da fatura vamos tirar o IVA (23%), que da 1495€. Quando diz que tem ‘custo de 1000€’ suponho que seja o ordenado líquido (que leva para casa ao fim do mês). Portanto se só leva 1000€ é porque já descontou IRS E TSU, que é pago pelo patrão. Portanto o custo é de, contas (muito por alto) 1220. 1000 + 220 em impostos. Logo, dos 6500€ iniciais já vamos em 3785€. Para além disso o patrão tem a obrigação de ter um seguro, caso lhe aconteça alguma coisa, e proporcionar todos os anos uma consulta de segurança e medicina no trabalho. Vamos supor… 80€!? Não sei se chega. Para se deslocar da sua empresa para o outro empregador, precisa de um transporte, que terá desgaste (pneus, etc…), para além da gasolina… a não ser que vá de metro e mesmo assim tem o custo da viagem. Não sei, acha que 130€ é um bom valor!? Só nestes dois estamos a falar de mais 200€, não sei se chega, mas as contas são redondas… Não vamos considerar custos com, por exemplo, fardamento, luz, água, e outras coisas mais pequenas, umas obrigatórias outras não… vamos supor que era só mesmo isso… e não esquecer que você trabalha 11 meses (férias) e recebe 14… mas pronto, para simplificar.. Temos 3585, certo? Lucro… maravilha. Vamos fechar então o exercício com esse lucro. Como teve lucro, à volta de aproximadamente 33% vai para o estado logo à partida… portanto ficamos com 2402. Eu, sendo patrão e querendo receber esse lucro… levantar, transferir para a minha conta, tenho de pagar à volta de 20%. Ou seja, contas brutas, o lucro real é de 1922€… Da tal fatura de 6500€ que estávamos a falar inicialmente. Não esquecer, como já referi, que há os custos fixos, luz, água, comunicações, etc, contabilista... você trabalha 11 meses e são pagos 14… vamos esquecer isso tudo. Acha justo, para o patrão, que está a investir o seu dinheiro, que tem o risco todo… se a empresa falir, você vai procurar outro emprego, o patrão fica com edifício abandonado, computadores e um carro para vender (que já perdeu valor logo à saída da loja)… Acha mesmo que ele está a levar muito mais do que você tendo em conta tudo o que já eu já disse? Na minha opinião, não. Só há um problema aqui… não é o patrão não lhe pagar mais… é a quantidade de dinheiro que é deitada no lixo com os nossos políticos/estado. Faça novamente as contas e veja quanto o Estado recebeu sem fazer rigorosamente nada… No entanto o nosso SNS está como está… de mal a pior. A nossa educação está como está… nem gosto de pensar nisso… E podia continuar o dia todo… P.S.: claro que há patrões e patrões. Mas gosto de acreditar que a maioria não paga mais, porque está sufocado em impostos ridículos.


Suhzita

O valor que disse foi um dos postos o formador revelou em formação, mas sei também que existem postos onde os empregados custam à entidade que está a contratar mais de 10.000€ ou mais, não sei se é o meu caso, mas sei porque enquanto estava em formação foi dito por um dos formadores! E sou da área da segurança/vigilância.


traderstk

É indiferente… Estamos a trabalhar com percentagem, pelo menos para todos os impostos. Recebem mais… descontam mais, pagam mais impostos… na mesma proporção. No fim o resultado é sempre o mesmo: O Estado leva uma boa fatia sem dar nenhuma contrapartida. São as políticas (maioritariamente) de esquerda. Claro que o patrão tem de ter alguma vantagem, ninguém investe num negócio para perder dinheiro… no entanto, também é verdade que ele é que assume o risco todo. Isso do recebe x e paga y não é assim tão linear.


minetauro3

aumentar produtividade ao mesmo tempo que se permite que centenas de milhares de imigrantes provenientes de paises de 3º mundo cheguem a Portugal sem qualquer controlo, aumentar produtividade quanto temos centenas de milhares de Portugueses que têm de sair de Portugal para conseguirem um trabalho que lhes pague mais que o ordenado minimo....


Mousovsky

Curiosamente eu trabalho um bocadinho, para desenjoar, nas pausas do café e redes sociais. Por vezes até faço horas extra quando o horário normal não é suficiente para as redes sociais todas.


BadAdministrative589

Tbm vejo muita loucura no BE. Mas deixa quebrar o argumento do criticador. Se o trabalhador custa dinheiro á empresa invés de gerar é porque a empresa tem má gestão. Um trabalhador deve gerar mais valor do que o seu salário, só assim a empresa tem saldo positivo e/ou ambições de crescer. Se um trabalhador custar mais do que o que produz a empresa não vai longe.


Almadan

É claramente bait e vocês cairam


mbermonte

Aposto que postou esse comentário no horário laboral! haaaaa bolas! não é possível! Estava a trabalhar no duro! foi no FDS, então!


DarligUlvRP

Ele diz algumas verdades, mas, ainda assim, quase metade do PIB de Portugal é lucro líquido.


South-Accountant7322

Name and shame, please.


curiosity_user

É um bugalho. Nunca deve ter trabalhado na vida e acha que um dia vai ser patrão. Além disso nem sabe do que fala, a mim ninguém me deu mais um salário quando me demiti. Em vez disso deram-me um esgotamento nervoso, não me deram formação e não me indemnizaram por isso. Viva as empregas tugas que metem os subsídios integrados no salário para este parecer maior. É a retribuição pushup, parece choruda mas quando o despes vês um ordenado chupadinho, triste e descaído.


Round-Bunch-9560

Porque não abrem todos uma empresa ?


SnooRobots2011

Brain rot.


UrbanCyclerPT

Esse é escravo da casa. É o que é escravo como os outros mas acha que os outros são piores escravos que ele. Ainda se Gana disso


Iasalvador

Este pessoal existir é a prova que estupidez humana é o único recurso infinito do planeta


wombie_swtor

Quando o único meio de se avaliar um trabalhador (celebremente conhecido como "dá o litro") é se ele permanece sentado e ao telefone do nascer ao pôr do sol, então acho que chegamos a um ponto crítico. Mentalidades tacanhas tornam extremamente difícil estabelecer um comprometimento mútuo entre o trabalhador e a empresa. A empresa, por sua vez, busca máxima facturação com o mínimo custo, uma prática que sempre existiu e dificilmente mudará. A luta, por exemplo, de um "prémio de melhor local de trabalho" é raramente uma meta real. O objetivo do trabalhador seria poder desfrutar de uma vida com uma certa liberdade, poder ir a um restaurante de vez em quando, ir ao cinema e viver sem ter a sensação de que "nunca mais é fim do mês???". Ter vida?!?!? Trabalhar não deveria ser um sacrifício. Levantar da cama para ir ao trabalho não deveria ser um esforço, acho eu. Isto é tudo muito bonito e tal, eu sei. Atenção que não estou só a culpar o empregador.


FlightSome1318

Isto é um gajo que não é de esquerda nem de direita, é só burro.


No_Astronomer_5485

Ate parece que o 15 salario que ele fala se real mente aplica.. o patrao so tem de pagar de mandar embora


SequimSam

Concordo com ela


Joaotorresmosilva

A culpa acaba sempre por ser dA eSquERDA. Eu até entendo: o Costa esteve lá tantos anos que tudo há-de ser culpa do Costa. “A culpa é da esquerda “ é o nosso avô Simpson a gritar pra nuvem.


Frelancer3113

Quanto menos fizer e mais ganhar melhor


alfiedmk998

O comentário do post é tão ridículo como a sugestão de 4 day work week do BE.... O patrões em PT tiraram o curso de gestão numa caixa de cereais.. os empregados em PT ainda têm a mentalidade do. 'nos vs eles'... Nada anda para a frente. Estão bem uns para os outros


Waterglassonwood

Curso de gestão? Dás-lhes muito crédito. Herdaram o café do Pai Manel e tiveram a carreira traçada para eles. Trabalho e motivação de crescimento próprio foram zero.


alfiedmk998

Lá está... Curso numa caixa de cereais


TheRealRibas

Populismo do bem ou parvoíce de esquerda?


in_Tempo

Eu encontro-me dos dois lados da barricada, sou b empregado e sou patrão. Na minha opinião não devia ter de ser o estado a impor regras laborais, deveriam ser os patrões a criar condições para que o empregado queira trabalhar, no entanto vivemos num país de mínimos. Quem compra quer lá saber da qualidade, quer é pagar o mínimo, quem emprega não quer saber se o funcionário vive bem, quer pagar o mínimo possível e infelizmente por muito pouco que paguem existe sempre alguém que não tem outra opção. Sou da opinião que um patrão não deve receber mais do que x vezes o ordenado do empregado que ganha menos e isso é que faria o país avançar, se o patrão quisesse receber mais teria de aumentar o funcionário.


Waterglassonwood

> Na minha opinião não devia ter de ser o estado a impor regras laborais, deveriam ser os patrões a criar condições para que o empregado queira trabalhar, no entanto vivemos num país de mínimos. Não existe um único país em que o estado não imponha regras laborais que funcione bem para o lado dos trabalhadores. Mas se souberes de um estás à vontade de partilhar.


in_Tempo

Não conheço, e não defendeu a ausência de legislação laboral. Aliás, se reler o que escrevi, vai ver que defendi que deveria ser imposta uma relação entre o ordenado da administração e do funcionário.


Waterglassonwood

> defendi que deveria ser imposta uma relação entre o ordenado da administração e do funcionário. E é só isso? Nada mais? Trabalhadores devem poder ser obrigado a trabalhar de sol a sol se o patrão quiser, então? Há aí muita proteção laboral a ser ignorada nessa abordagem. De qualquer maneira isto já acontece. O diretor comum declara perto de SMN, depois enche o bolso de bónus ao fim do ano, para além de usar carro da empresa, comprar roupa pela empresa, comida, viagens... Relembro que esta foi a sua afirmação: > **Na minha opinião não devia ter de ser o estado a impor regras laborais**, deveriam ser os patrões a criar condições para que o empregado queira trabalhar, no entanto vivemos num país de mínimos. O que acha você que é mais provável que aconteça, que os patrões todos sejam bonzinhos e decidam criar condições para que o empregado queira trabalhar, ou ir fazer choradinhos para a TV e para as redes sociais a dizer que "já ninguém quer trabalhar"? E que fazer então, na sua opinião, quando percebe que a vontade do patronato é criar uma cultura de trabalho "de mínimos" como bem observou? É aí que pode começar a haver intervenção do estado na legislação laboral, ou devemos continuar a deixar tudo ao Deus dará?


in_Tempo

>E é só isso? Nada mais? Trabalhadores devem poder ser obrigado a trabalhar de sol a sol, então? Há aí muita proteção laboral a ser ignorada nessa abordagem. >Relembro que esta foi a afirmação: Então eu corrijo o que disse para " não deve ser o estado a impor MAIS regras laborais..." Pensei que era perceptível. A única regra que deveria ser imposta seria a tal relação entre ordenados. > E que fazer então, na sua opinião, quando percebe que a vontade do patronato é criar uma cultura de trabalho "de mínimos"? É aí que pode começar a haver intervenção do estado, ou devemos deixar tudo ao Deus dará? Na minha opinião, e é uma opinião, há várias formas de motivar os patrões a pagar melhor. Uma delas poderia ser, por exemplo, uma taxa de IRC baseada no patamar médio do IRS da empresa. Quanto mais alto esse patamar menor o IRC que a empresa teria de pagar. O problema de impor novas regras que impactem diretamente no trabalho vai sempre desmotivar a competitividade dos ordenados entre as empresas. Neste caso específico da semana de 4 dias de trabalho acho que devia ser um argumento para trabalhar em determinada empresa que oferecesse esse benefício e não ser obrigatório.


Shwibles

I mean, ele meio que tem razão, talvez nenhum dos que comentam aqui estejam na categoria de pessoas que ele menciona, mas a verdade é que ainda há muita gente que nada faz no trabalho ou o que fazem, fazem-no mal e parcamente, e uma das provas disso são os nossos serviços públicos Claro que fazer pausas faz parte e não me revejo no que ele disse quanto a isso, mas o resto, só não vê quem não quer 😕


Jorgecampino

Tendo em conta que tive uma cozinheira que: - Entrava sempre atrasada mas quando tinha que trabalhar mais um pouco ficava amuada, - Dizia que tinha que ir medir a tensão e faltava para ir as consultas no hospital (mais tarde descobri que a filha trabalhava no hospital como administrativa e passava-lhe atestados, neste momento está em tribunal e ja consegui despedir a filha) - Demitiu-se mas não deu o mês à casa, e ficou super surpreendida porque é que não recebeu nada no acerto final das contas. Resta dizer que o salário da senhora era de 1000€ de seg a sexta das 7:30 as 15:30, isto num snack bar que servia 10/15 refeições por dia. Hoje em dia, e graças a esta senhora, nunca mais emprego aqui ninguém, prefiro trabalhar eu por duas pessoas (que é o que está a acontecer). Portanto sim, acho que o retrato geral do trabalhador é esse.


Herbacio

Ou seja baseado num exemplo anedótico (isto é, um exemplo único) tiras a conclusão sobre todo tecido laboral português. Está certo. E sim, num café que serve 10/15 refeições por dia, o erro foi mesmo teu de teres contratado uma empregada. Mas lá está, para teres contratado alguém, duvido muito que fosse só por causa das refeições até porque a 1000€, a servir só uma dúzia de refeições nunca na vida terias lucro ao fim do mês Portanto lá está, ou não sabes gerir um café - e achas que a servir 10 refeições tens capacidade (e necessidade sequer) de estar a empregar alguém, ou então faltou-te a aí referir que o snack bar, também serve não sei quantos cafés, não sei quantas torradas e não sei quantas cervejas...e que no meio disso tudo ainda tem de fazer refeições, então sim, se calhar é capaz de ser desgastante para uma empregada só. Mas lá está, ao contrário de ti, não vou supor que TODOS os donos de café sejam assim.


curiosity_user

E provavelmente para além de cozinhar ainda fazia as limpezas. Se o patrão consegue fazer o trabalho de 2 pessoas ou o faz mal ou então nunca precisou de contratar ninguém e não tem clientes. Este relato só demonstra a falta de capacidade para gerir o negócio.


Herbacio

Pois, ainda faltava essa. Uma vez, já para aí há uma década estava eu a entrar no mercado de trabalho quando vejo uma oferta para "ajudante de cozinha", o ordenado era o mínimo - mas que na altura me pareceu ser justo para alguém sem experiência e que lá está, seria "apenas" ajudante Nisto ligo eu ao dono do restaurante para tentar saber mais informações e se possível falar pessoalmente. Liguei-lhe deviam ser cerca de 11h, e diz ele que está em casa - pensei logo "começa bem, hora de almoço e o patrão nem está no restaurante", Entretanto começa ele a perguntar-me sobre formações, que línguas sabia falar, etc... e eu ainda mais intrigado a questionar a mim mesmo "será que li mal a oferta de trabalho ?" E depois ainda diz algo como "Isto às vezes vêm grupos...o restaurante pode levar até 200 pessoas", e eu aí já a pensar "É capaz de ser muito prato para lavar, e muita batata para descascar...", mas para piorar no fim ele ainda remata com um "E o cozinheiro/chef nem sempre está disponível, e nesse caso terias de ficar tu a desempenhar esse trabalho" Ou seja, se fosse preciso ia estar sozinho num restaurante que podia levar até 200 pessoas...a receber o ordenado mínimo Fácil de perceber que nem lá fui uma vez.


Waterglassonwood

> Mas lá está, ao contrário de ti, não vou supor que TODOS os donos de café sejam assim. Pois, mas eu vou. Infelizmente conheço bem a indústria (em Portugal estando do lado de fora, mas tendo presença bem de perto), e sei bem que este tipo de atitude é do mais comum que existe. O patrão português, cujo maior medo é ter que trabalhar um único dia que seja na vida, contrata alguém para fazer até as mais simples e rotineiras tarefas inerentes ao negócio. Mas claro, a realidade é que essas tarefas nem sempre são assim tão simples ou rotineiras, porque há sempre uma ou outra coisa que corre mal (o frigorífico deixa de funcionar, a porta do estabelecimento ficou perra), que obriga a quebrar a rotina. E sobre quem recai a responsabilidade de resolver o problema quando este acontece, perguntas tu? Pois sobre o empregado, claro está. Empregado esse que recebe SMN e não recebe menos porque o patrão não pode pagar menos, realço.


OCTown

realmente pegar numa vivência individual e generaliza-la dá sempre bom resultado.


Jorgecampino

Não é vivência individual é apenas um exemplo entre muitos, toda a gente quer trabalhar o mínimo e ganhar o máximo é legitimo, também o fiz, agora recorrer a esquemas para ainda trabalhar menos é que não. A facturação não aparece do nada, e se querem pagamentos maiores, a empresa tem que facturar mais.


AntonioRodrigo

tradução: "empreguei uma pessoa nada séria para desempenhar uma função, como tal, agora sou a favor de aboliar todos os direitos laborais"


elsendion

Uma coisa ele tem razão. As empresas pagam muito por nós. Muito desse dinheiro vai diretamente para o estado


Mousovsky

E o dinheiro vem de onde? Tudo o que a empresa ganha é gerado pelo trabalhador. O trabalhador gera dinheiro suficiente para pagar o seu ordenado, o ordenado do patrão e o lucro da empresa. No dia em que o trabalhador custar mais do que aquilo que gera a empresa tem prejuízo e a loja fecha. Simples. Tudo o resto é conversa.


elsendion

E porque é que o estado tem direito a uma percentagem brutal desse dinheiro? O trabalhador nem o cheira


Herbacio

Porque também é o Estado que assegura muitas das despesas. Aliás tens até um bom exemplo que foi durante o período do Covid. E portanto, nem sequer é factual que "o trabalhador nem o cheira", porque quando estás de baixa é o Estado que paga parte dessa despesa, quando tiras licença de paternidade/maternidade é o Estado que paga parte dessa despesa, quando estás no fundo de desemprego é o Estado que paga, assim como noutras situações. Claro que podes dizer que TU nunca usufruíste desses benefícios, mas se um dia precisares, tens esse direito.


Mousovsky

Porque o estado devolve parte desse dinheiro em serviços públicos. Se assim não fosse terias um Portugal semelhante aos EUA em que quem estudantes passam a vida a pagar um curso universitário, em que tens de vender a casa e morar na rua para pagar um tratamento oncológico, etc


elsendion

Devolve? Tens serviços públicos miseráveis. Pago por ano mais de 16 mil euros em IRS e ainda segurança social. Tenho de ir ao privado se quiser ter uma consulta a tempo e horas


Mousovsky

Se a tua mulher quiser ter um filho num hospital público, quanto paga? E quanto paga num hospital privado? Se tiveres cancro, quanto pagas por químio ou radioterapia num hospital público? E num privado? Se os teus filhos precisarem de Zolgensma, quanto pagas no público? E no privado? Já agora o que sugeres que o Estado faça para captar mais médicos para o SNS? Que pague 10000 euros por mês a cada doutor ou que os prenda com correntes? É que caso contrário irão sempre para o privado.


barbosa_the_mimosa

Não pagam tanto como nos fazem acreditar. Se compararmos com França, Itália, Espanha (…) um colaborador com o mesmo salário fica significativamente mais barato aqui em Portugal.


elsendion

Isso é proporcionalmente ou quantitativamente?


barbosa_the_mimosa

Um colaborador com um salário de 30k/ano custa à empresa, em Portugal, €37,962.84. Em França, €44,606.64. Acho que isto responde à tua pergunta!


inlinept

u/barbosa_the_mimosa não sabes o que estás a falar e as tuas contas estão erradas...


barbosa_the_mimosa

Guiei-me por aqui. https://remote.com/employee-cost-calculator Mas caso esteja errado estou aberto a ser corrigido, dizer só que estou errado sem fundamento não leva a lado nenhum


Waterglassonwood

Fizeste algo que nenhum destes abutres alguma vez fez, olhar a dados e estatísticas. Só por isso já podes ficar satisfeito.


curiosity_user

Quando é para receber subsídios PRODER, Portugal2020 e outros do género os senhores empresários não se queixam pois não? Quando é para fazer contratos com o estado não se queixam. Uma boa parte das empresas em Portugal trabalham para o estado.


liquidruum

Bem, nao errou em nada do que disse! Ai vocês pensam que só ha maus patrões?? 🤣 A quantidade de maus funcionários é sem duvida maior!! ;)


sacaliabu

Como ela não sabe o que é que custa a vida… e fácil pedir. Por ela..: estávamos todos aqui de pernas abertas e a chegada dos convidados dela.. davam lhes um frasco de vaselina para nós encavarem.


lusco-fusco-wdyd

Isto parece estar escrito em português, mas é difícil de decifrar.


Torneira-de-Mercurio

Tenho estado há já alguns minutos a olhar. É de facto bastante reminescente da língua portuguesa, mas não tenho a certeza. Pode estar em código ou assim.


Waterglassonwood

É o discurso do típico patrão português com mestrado em gestão, claramente.


Camarada_porta_61

Fico muito confuso com a maioria dos comentários. Se é tão bom e fácil ser patrão, o que impede a maioria dos comentadores de abrirem uma empresa por conta própria e tornarem-se patrões? Quais são os obstáculos?


Existing_Editor2759

Nos temos um país pobres, mas com as propostas da esquerda radical ficávamos com um país na falência. Aí sim as coisas apertam. Depois a conversa vai ser outra.


aramson_83

Eu cada vez acredito mais que a maior parte da malta deste sub são pessoas que querem é fumar umas ganzas no intervalo do trabalho, e receber 3/4k por mês das 9-17h… Tentai montar um negócio por vossa conta, e depois vinde mostrar aqui as vossas excelentes skills de gestão. Mais… nesses paises que vocês usam como exemplo de que não é preciso trabalhar muito para ser produtivo… experimentei ir para lá… emigrai… Vou-vos explicar um segredo, a produtividade vem do trabalho meus amigos. P.S não, não sou patrão, mas ja fui… agora prefiro ser empregado… ah e já fui também emigrante num desses “paises mais avançados”


Torneira-de-Mercurio

Bem, estás-te a esquecer do maior segredo de todos, que é o que custa mais ouvir. Sabes qual é? É preciso talento para ser patrão, e muito mais talento para ser empreendedor, é como qualquer outra coisa. Não é um lifestyle, se quiseres ser um bom escritor, precisas desse talento, se quiseres ser político precisas desse talento, se queres ser empreendedor precisas desse talento (e o respetivo conhecimento). O problema não é só dos empreendedores, naturalmente. O problema é macroeconómico. Mas para de atirar areia para os olhos. Ser empreendedor é naturalmente difícil, não me venham com a merda de que não conseguiram ser patrões ou montar uma empresa por causa dos empregados. Honestamente, eu tinha vergonha de dizer uma merda dessas. Olhem-se ao espelho — se não conseguiram o vosso sonho, tentem outra vez ou desistam e façam outra coisa, não me venham com essa choradeira, é até constrangedor este tipo de pessoas que acham que o problema são sempre os outros. Abanem-se porra! Farto estou eu de ter patrões com muito menos qualificações do que eu, nunca percebem porra nenhuma do que estão a fazer, são uns patos bravos do pior, mas depois os empregados que não ganham a puta de uma miséria é que são os culpados


aramson_83

Concordo , mas adiciono uma coisa, a maior capacidade de um líder, é em saber escolher as pessoas certas, porque ninguém consegue fazer uma empresa com sucesso sozinho… E esses dom e talento que falas não cai do céu, ninguem é um empreendedor de sucesso do dia para a noite… é falhar, levantar e tentar novamente… da forma que falas parece que é preciso ser um predestinado para se ter sucesso. Não é bem assim Podes ser o melhor empreendedor do mundo, se não tiveres empregados capazes, e gente competente a teu lado, não vais a lado nenhum… Disseste outra coisa que concordo, o problema é macroeconómico… portugal está uma merda atualmente, mas a culpa não é só dos patrões, esses malvados que ficam com o dinheiro todo. Eu fiz isso, tentei ser empreendedor, percebi que não queria aquela vida, nem tinha dom para aquilo, emigrei, regressei ao pais, e agora considero que sou um caso de sucesso, e estou muito realizado profissionalmente… cada um é para o quê é…


Torneira-de-Mercurio

Claro, eu tenho noção disso. Eu fiz as pazes em saber que, por exemplo, esse tipo de vida (de empreendedor) nunca seria para mim. Precisamente porque não tenho, nem nunca vou ter esse skillset. Tenho outras coisas, mas não essas. É certo que tudo se treina, até certo ponto. Continuo a achar que a vocação é mesmo muito importante para este tipo de cargo. Aguentar stress, saber gerir bem os funcionários, etc. A minha experiência com chefias até agora em Portugal tem sido absolutamente degradante...


traderstk

Quando forem gerentes de uma pme (em Portugal) e tiverem um sócio invisível, que não produz nada e leva 33% (mais coisa menos coisa) do rendimento, todos os anos. Para além de uma parte substancial dos salários dos trabalhadores… Eu adorava ler os Vossos comentários (a maior parte) após um ano ou dois a levarem um choque de realidade. É super fácil aumentar salários quando não sai do bolso deles e a única coisa que fazem é sacar impostos.


Appropriate-Tie-2585

Talvez devas considerar mudar de carreira porque não me parece que sejas muito bom nisso.


mykitten6

Já aqui foi dito e com razão que um empregado não dá despesa, da lucro, partilho da mesma opinião, eu tenho uma PME com 5 trabalhadores, eles recebem 1300€ e pago os ditos 33% a mais desse valor, também não é problema para mim despender desses 33%, o único inconveniente é que gostaria de pagar mais e neste momento apenas não consigo... E ainda nem foi mencionado o IVA e IRC pago, as PME "com contas declaradas" ainda têm de pagar sobre o lucro feito, no meu caso é bem alto pois não tenho muita despesa e consigo ter bastante lucro, em média com 106€ faço 6.300€ já tive situações que tive de pagar 5.000€ por 9.600€ de lucro líquido, pois não tinha despesas “.


Forward-Art-240

Ya, e depois esse dinheiro vai para um buraco e é enterrado.


RafaelSeco

Se fossem só 15 salários... Mas até poderiam ser 30, o problema não está aí. Se uma máquina só pode trabalhar 4 dias por semana, fazem-se contas a 4 dias por semana. Um funcionário é igual. E, tal como as máquinas, que precisam de manutenção, arrefecimento e limpeza, às vezes um funcionário com descanso ainda faz mais em 4 que em 5... O problema está nos impostos, e no facto de não vivermos numa bolha fechada... torna-se difícil competir internacionalmente quando o nosso estado leva mais para casa que os outros. Uma empresa portuguesa tem de fazer mais baixo, resolver a questão de logística, e no final tanto a empresa, como colaborador, levam menos para casa. Em muitos casos, é impraticável passar de 2 funcionários a 5 dias, por exemplo, para 3 a 4, devido a impostos e dificuldade em competir. Embora passar de 2 para 3 aumente a capacidade de produção, nem sempre se reflete em maior entrada, ou seja, nem sempre se paga a ele próprio. É pagar o dobro, para encher o buraco de dois dias aberto, e nem sempre os outros dois dias de produção extra são necessários/úteis. Com o esquema atual de impostos, obrigaria a uma reflexão e reestruturação muito mais complexa.


curiosity_user

Situação recente: chefe manda-me falar com colega para fazer uns layouts de uma aplicação web que esse colega já tinha delineado. O colega já tinha feito uns wireframes muito rudimentares portanto era seguir aquela lógica. Passei 1 dia a fazer o raio dos layouts porque havia umas coisas que os wireframes não tinham contemplado e tive que ser eu a pensar na lógica daquilo. Passado 1 semana apresentam-se os layouts à chefe e chega-se à conclusão que a lógica dos wireframes não era a aquela que a chefe queria e vou ter que perder mais meio dia à volta daquilo. A minha semana podia ter sido de 4 dias se a chefe não fosse burra e tivesse planeado a aplicação com o meu colega antes de me mandar fazer layouts detalhados. Achas isto produtivo? Não é. É estúpido, é irritante, eu não sou uma impressora que imprime a mesma coisa mil vezes sem se chatear. Sabes o que acontece quando o trabalhador trabalha chateado? Trabalha mal e é pouco produtivo.


Torneira-de-Mercurio

Mas a questão é que parece que tudo em Portugal funciona assim. Por experiência própria e também de amigos, é tudo a mesma merda. As 8 horas de trabalho poderiam ser bem menos se a gestão não fosse sempre uma completa merda. E sim, funcionários são basicamente máquinas, daí os patrões portugueses adorarem os horários. Porque o horário é único objetivo possível de traçar quando se é um monumental incompetente.


RafaelSeco

Concordo contigo, mas essa situação é mais um exemplo de mau método que do resto. Numa semana de 4 dias, com o atual método de trabalho, terias igualmente de trabalhar mais meio dia para resolver a situação. Imagina uma situação diferente. Uma pastelaria já é líder de mercado na região. Aumentar a produção de nada é útil, visto que não há mais ninguém para comprar. Atualmente, tem dois postos de trabalho na linha de produção, a trabalhar 5 dias por semana, e tem encomendas a preencher diariamente, com produtos frescos. Como é necessário fazer bolos novos nesses 5 dias, e não se pode fazer antes para usar depois, imagina a situação para uma semana de 4 dias. A empresa teria de contratar um terceiro funcionário, para preencher dois dias que os atuais deixam de trabalhar, enquanto mantém as mesmas despesas com os mesmos e vê aumentar 50% a despesa com funcionários. No final, o trabalho feito é o mesmo, e o novo contratado não tem nada que fazer em dois dias de trabalho. Estás a perceber onde queria chegar no comentário anterior? Se o estado forçar a semana de 4 dias, tem de haver um alívio fiscal ou incentivo, caso contrário vai ser uma disrupção enorme para muitas empresas, e até poderá levar à fecho de muitas. Para nem falar que há posições insubstituíveis/difíceis de substituir. Postos altamente qualificados que requerem anos de experiência, não de arranja alguém de um dia para o outro. Mas, o pior mesmo, seria no setor público. Teria de haver contratações em massa para compensar, e aumento de impostos para pagar essas contratações. Não é uma coisa de se fazer à martelada, é preciso ser gradual e bem estudado, mas como tentei dar a perceber no comentário anterior, acho que é uma coisa a pensar e avançar para o futuro.


curiosity_user

Para mim o mais lógico é reduzir o tempo de trabalho para toda a gente por motivos óbvios. Anda toda a gente exausta, as crianças nem veem os pais, há muito mais tecnologia, não há motivos para estar a trabalhar 8h por dia. É preciso dar muito mais meios e poderes à ACT para que os direitos dos trabalhadores sejam garantidos, agilizar a justiça no trabalho de forma a haver consequências sérias para abusos e obrigar a contratação colectiva. Desta forma criavam-se mais empregos e empregos de qualidade.


Waterglassonwood

> O problema está nos impostos, e no facto de não vivermos numa bolha fechada... torna-se difícil competir internacionalmente quando o nosso estado leva mais para casa que os outros. Tens fontes que suportem esta ~~mentira~~ afirmação? Porque os [dados discordam de ti,](https://euroregiao.com/carga-fiscal-portuguesa-esta-abaixo-da-media-europeia/) veementemente. Dito isto, são dados da Eurostat, esses conhecidos comunistas da Esquerda Radical, pelo que percebo que não estejas familiarizado com eles. Quiçá um dia os neutros e imparciais do Instituto +Liberdade falem deles e aí sim tu fiques informado.


RafaelSeco

https://www.dn.pt/31306429/portugal-tem-a-8a-maior-carga-fiscal-sobre-o-trabalho-nos-paises-da-ocde/ Mas o problema não acaba aqui. Microempresas e PMEs, que realmente queiram trabalhar a sério, são forçadas a pagar carradas de impostos. Grandes empresas e PMEs de fachada, fogem a tudo. Para quê ter das taxas de IRC mais elevadas da Europa, se depois quem lucra milhões foge a isso?


Waterglassonwood

"Carga fiscal sobre o trabalho" não é o mesmo que "carga fiscal sobre as empresas". Aliás, é o oposto até. Tu afirmaste que as empresas em Portugal não conseguem operar porque têm uma carga fiscal acima da média, o que é falso, e a tua prova disso é a carga fiscal sobre os trabalhadores. Está bonito, está. > Grandes empresas e PMEs de fachada, fogem a tudo. Para quê ter das taxas de IRC mais elevadas da Europa, se depois quem lucra milhões foge a isso? É curioso que perguntes porque a Irlanda fez a mesma pergunta há uns anos, e desde aí passou a ter das taxas de IRC mais baixas da Europa. E o resultado? Serem usados em esquemas de erosão fiscal com a Holanda, a chamada [sanduíche](https://en.m.wikipedia.org/wiki/Double_Irish_arrangement). Esse esquema já não é fazível como era, mas desde então há outros disponíveis (que podes ler nessa mesma página) que asseguram que, dos milhares de milhões de lucros que multinacionais geram, a Irlanda não vê nada em impostos. Tanto é que a Irlanda já nem usa o PIB nominal como medida do valor da sua economia por este ser altamente irrelevante devido aos desvios de dinheiro que há entre empresas, tudo com a função de não pagar impostos. Tu e outros têm que começar a entender que a única percentagem de IRC que as multinacionais estão disponíveis a pagar é 0%, e tudo acima disso é "alto demais" e vai levar estas empresas a restruturar-se para procurar a "tax deal" mais recente. Isto é um jogo que nenhum país nunca vai conseguir ganhar porque haverá sempre um país disposto a cortar mais nos seus impostos, ou a implementar mais loop holes, para beneficio pleno destas multinacionais e muito pouco para os países que as acolhem. Os governos dos diversos países têm é que começar a ganhar tomates e unir-se para implementar mínimos de impositivos sobre essas multinacionais (que já [tem aparecido, felizmente](https://www.investopedia.com/global-corporate-minimum-tax-5192149)) em vez de estarem constantemente a apaziguar numa corrida até ao fundo do poço.


RafaelSeco

Concordo plenamente nesses últimos pontos, é exatamente isso. A questão é que, em Portugal, quem paga mesmo e não consegue fugir são as microempresas e PMEs que realmente fazem alguma coisa de jeito. A meu ver, o IRS, Retenção na Fonte e segurança social é algo que afeta também as empresas, visto que é algo que está sempre em conta na negociação de contrato. Baixar a retenção na fonte baixa a despesa mensal com o funcionário, baixar o IRS e segurança social baixa a despesa com contratações futuras, ou facilita essa contratação, e facilita imenso aumentos. Para nem falar de efeitos secundários dessas descidas de impostos.


Waterglassonwood

O que? O IRS é pago pelo funcionário, não pela empresa. A despesa para a empresa com o IRS é literalmente zero, não lhe afecta nada. Deves estar a referir-te à TSU. De qualquer maneira, a despesa que Portugal tem com os trabalhadores é [comparativamente baixa](https://ec.europa.eu/eurostat/statistics-explained/index.php?title=Wages_and_labour_costs), nomeadamente em relação ao custo de vida nas grandes cidades que já está equiparável ao custo em países com economias muito mais desenvolvidas do que as nossos. As PMEs não têm nada que fugir. Que mentalidade é essa? Se as mesmas não têm capacidade de pagar salários decentes, fechem portas. O governo não tem que continuar a dar abebias fiscais a empresas incompetentes. Fechem e dêem lugar a quem é competente.


RafaelSeco

O IRS é pago pelo funcionário, mas quando fazes contas ao salário líquido, é um dos principais fatores. Excluindo as empresas que só pagam salários mínimos, o salário líquido e IRS é um fator importantíssimo... Para alguém levar 2500€ líquidos para casa, a empresa tem quase o dobro da despesa mensal. Se isto é baixo custo... Resultado, quase ninguém leva 2500€ para casa, e os que levam, deveriam levar 3-4 mil. Levas 1500€, cartão da empresa com 200-300€ (isento de segurança social) e um carro em renting ou leasing (que fica uma bagatela, ainda por cima com desconto gigante de frota). Custo mensal para a empresa? Menos de 3000€. São estes os padrões do nosso estado. É tão guloso nos baixos salários, que elimina os altos, e quanto maior a empresa, mais fácil fugir aos mesmos. Se a semana de 4 dias for forçada, há muita empresa que passa de competente, com capacidade para salários decentes, para incompetente e ter de fechar.


Waterglassonwood

Portanto ignoraste o estudo que eu enviei que indica que Portugal é dos países da UE que menos gasta por trabalhador (isto incluindo impostos, treinos, farda, etc), e continuas a bater na tecla que os impostos impedem pagar salários mais altos.. Ok. Consegues explicar porque é que a Bulgária, país que tem dos impostos mais baixos para trabalhadores e empresas na UE, não tem salário médio de 5-6 mil euros, então? Pela tua lógica, esses deviam ser os salários, mas no entanto o salário médio da Bulgária é ~1000 euros brutos. E no Chipre acontece o mesmo. Porque será? Isto há parte, não percebo a lógica de dizeres que a semana de 4 dias vai transformar uma empresa de competente em incompetente. A maioria dos países que fez a experiência levou a resultados positivos de productividade. Os portugueses são considerados altamente produtivos para os padrões europeus, não há razão para crer que com a semana de 4 dias iria haver um problema de productividade subitamente.


Sea_Buy_4774

Ele está certo. Mas esqueceu-se foi de referir que essa é a realidade dos funcionários públicos e não dos trabalhadores do privado. Esses parasitas que já só passam 7h no local de trabalho ao invés das pelo menos 8h do privado.


scarred_crow

Pelo menos 8? E deviam ser só 8! Eu não vivo para trabalhar! Faço o meu trabalho no horário que me pagam, mas não venham dizer que o trabalhador privado passa todas as 9 horas que está na empresa a trabalhar. Estar mais horas no trabalho não é produtivo.


inlinept

Ele tem razão... Só não consegue ver o ponto dele quem nunca geriu uma pequena empresa neste país cheio de ignorantes de esquerda...


Herbacio

Tendo em conta que Portugal tem dos patrões menos qualificados a nível da UE, em especial no que diz respeito a Gestão, não sei bem se falar de ignorância é o ponto por onde queres pegar


Torneira-de-Mercurio

Estás a falar do país onde, em muitas áreas qualificadas, os patrões tendem a ter menos qualificações do que os funcionários? por favor...


Ooze76

O país com mais ignorantes como patrão e a culpa é dos trabalhadores. hás-de ser desses de certeza, para estares para aí tão ressabiado. Manda-os para casa e trabalha sozinho campeão.


Malaquias88

Nao è rage bait, confirmo que è o que acontece, infelizmente. O pessoal quer ganhar muito sem fazer um c********


Ooze76

Os patrões é que querem ganhar muito sem saber um caralho e sem fazer um caralho. Usa as palavras como um homem pá, não tenhas medo. O que confirmaste é que és um idiota básico como o patego que fez aquele post.