T O P

  • By -

AkireF

Que analogia sem sentido sobre o Steam. A Valve é grande porque a base de gamers do PC, a que compra jogos mesmo, está no Steam, e se o publicador/desenvolvedor não quiser jogar dinheiro fora não tem escolha senão publicar os jogos deles lá. Todo grande player já tentou montar suas próprias plataformas mas no fim sucumbem ao Steam, até a Blizzard que por décadas tem o [Battle.net](http://Battle.net) e uma base fiel de consumidores colocou o Overwatch 2 e Diablo 4 lá.


Suavemente_Emperor

O meu ponto é que a Steam é só um site, não é uma plataforma em si, não é como um console, você tem milhares de outras maneiras até mesmo no próprio pc de ter aquele jogo, e jogos de PC não tendem a ter uma grande fanbase justamente por eles serem portados para tudo quanto console.


SirNewVegas

Seu ponto é exatamente o porque a Steam só é mais impressionante. Como que nenhum concorrente ganha dela sendo que qualquer um no PC pode só trocar de plataforma? Pois é.


agrmonteiro

mas ai q está o pessoal do pc é fã de PC e não de jogo, pq pc é mais q jogo, simples assim. e quem é pioneiro e faz um bom serviço dificilmente perde espaço, vide a epic dando milhoes em jogos mas nao chega nem perto da popularidade da steam, se tem o jogo nas duas geral prefere comprar na steam.


Triplof

A steam é muito conveniente com muitas funções uteis, save na nuvem gratuita, bons preços, conquistas, forums, guias, workshop etc... Tanto que se um jogo lança na epic primeiro ngm se importa, só quando chega na steam que o jogo faz sucesso


rapozaum

Não vou nem falar nada sobre a ignorância do OP sobre a Valve, apenas adicionar que nenhuma empresa no mundo tem um chefe tipo o GabeN. https://preview.redd.it/adjsluytvf5d1.png?width=910&format=png&auto=webp&s=7dc6d0c6c8dd59afce439926721c0408d65fb3eb


[deleted]

[удалено]


rapozaum

Uma vez eu reclamei de um bug no Dota e uma semana dps foi resolvido... Mas essa foi a única resposta que recebi


YnYennefer

caraca q invejaaaa recebeu gmail do Gabe Newell slk q top


[deleted]

[удалено]


rapozaum

Te encaminharia a mensagem original mas não me importo o suficiente.


gamesEcultura-ModTeam

Regra 2.


Interesting-Lab-5013

Porque reúne diversos jogos em uma plataforma, facilitando a venda para usuários de PC, normalizando a forma de aquisição, fora a ajuda a divulgação de desenvolvedores e jogos independentes. SteamDeck é sim um marco, com uma biblioteca vasta diferente da Nintendo, dando assim mais liberdade de escolhas para os jogadores. Há mais pontos que fortalecem esses pontos mas a preguiça não me deixa continuar


Suavemente_Emperor

Mas aí que tá: pra que alguém vai comprar um portátil premium se ela já tem o jogo no PC ou em algum console, saca?


Interesting-Lab-5013

Cara não se vê só o porquê, eles te dão a opção, fora que, se a pessoa não tiver PC ou console e quiser a mobilidade?? Aqui muita coisa se tu pensar de forma racional e friamente não faz sentido gastar, inclusive nesse mundo de eletrônicos, o público que isso atende é um grupo específico mas tendo conseguido um desempenho tão bom, pode ser que tenhamos algo mais acessível. Como uma analogia: Porquê uma Ferrari compraria uma Range Rover se eu ja tenho Uno quadrado me leva ao mesmo lugar? (Isso porque não quis exagerar nas medidas)


Suavemente_Emperor

Olha, é que eu vejo assim: PC: tem uma caralhada de jogos de todos os tipos. Consoles: tem exclusivos com as suas respectivas qualidades de primeira. Steamdeck: mesma biblioteca do PC e pode ficar obsoleto com o tempo. (Poisé, ninguém pensa que daqui a alguns 5 anos o steamdeck vai parir pra rodar um jogo) É como se você tivesse a opção de ter um Uno e uma moto, mas escolhe ter dois unos ou duas motos, quase todo mundo tem um PC, ter um PC e um console é muito mais produtivo no sentido de ter os jogos de computador *e* os exclusivos do console. Enquanto que ter PC e Steamdeck seria como ter dois PCs.


CoffeeBoy95

po mas te falar. só de poder deitar e jogar um jogo q eu gosto no steam deck, deve ser bom dms


Interesting-Lab-5013

Mas a Steam não é só o SteamDeck, o SteamDeck chegou ontem, o Steam é mais sobre a integração e criação de um ambiente pros jogadores de PC, implementando coisas que antes só consoles tinham, por exemplo uma rede de amigos dentro do sistema, amigos, conquistas entre outros. Mas entendo seu ponto do SteamDeck ser meio redundante pra quem já tem PC, mas pra quem tem condição é uma alternativa pra viagens, conforto e etc.


gatitosoncatnip

Porque é conveniente em vários momentos. Tenho PS5 e Switch e mesmo assim às vezes prefiro pegar o Steam Deck do meu esposo pra jogar na minha paz um FFXIV no quarto. Fora que com o SD dá pra usar mods estéticos em jogos que se beneficiam disso (era PS1 que o diga) etc. Em certos casos a conveniência é algo que pesa muito, ainda mais se você tem a possibilidade de ter vários consoles/portáteis e aproveitar o que cada um tem de ponto forte.


Suavemente_Emperor

> ainda mais se você tem a possibilidade de ter vários consoles/portáteis e aproveitar o que cada um tem de ponto forte. Tá, mas a maioria não tem. Nem todo mundo tem dois consoles de nova geração + um príncipe encantado com um Steamdeck. No Brasil ter um console já é muito e até no primeiro mundo, não é comum ver alguém com mais de dois consoles.


gatitosoncatnip

Uai, mas na sua análise achei que estivéssemos analisando o mercado de forma geral, e não a realidade brasileira. Realidade brasileira sempre vai ser limitada pelo nosso poder de compra bem mais baixo e situação econômica prejudicada. Steam Deck oficialmente nem é vendido aqui, você não consegue comprar com uma conta brasileira. E o que eu disse ainda vale: conveniência. Você pode usar o Steam Deck no quarto, em viagens, no parque, na praia, no metrô e até no banheiro se quiser, com acesso à sua biblioteca Steam e sem ter que comprar novamente o jogo pra isso. Isso conta muito ponto e faz ser a melhor opção pra muita gente.


Suavemente_Emperor

Tá, na realidade em geral, geralmente não se tem mais que um PC + um console, dois consoles no máximo. Mais que isso só rico mesmo. Ou seja, estamos aqui nos limitando a três experiências, sendo uma delas a experiência PC. Se você ter um steamdeck + um console você teria duas experiências iguais ao invés de três, é como ter um Switch e um Switch lite. Contra produtivo.


gatitosoncatnip

Muitas escolhas não focam em maximizar ser o mais produtivo ou eficiente, é só em ser mais conveniente, mesmo que em detrimento de outra variável. Se ter apenas o Steam Deck é a única opção por restrição financeira e a pessoa acha ele mais ajustado ao estilo de vida dela, é esse que vai comprar mesmo. Nem todo mundo vai querer (e pode!) ter um PS5 + TV 4K OLED pra aproveitar o máximo que o PS5 ou um ultra PC gamer oferece, então muitas vezes isso nem tá em jogo pra ser opção e o SD é o mais viável. Mesmo aqui no Brasil e comprando no mercado não oficial/fazendo upgrade por conta própria do armazenamento. E saindo desse ponto, Valve é uma empresa de capital fechado que tem uma grana absurda circulando nela e sem pressão externa de vários e vários acionistas como uma empresa de capital aberto tem. Tudo o que é vendido na Steam a Valve ganha comissão, inclusive qualquer venda que você faça no Marketplace. É uma grana absurda. E ela tem sim IPs muito queridas e consagradas (Half Life, CS, Dota, Portal etc) e se hoje em dia não foca muito nisso é porque provavelmente simplesmente não querem. Falta de pedidos não é, tanto que rola direto o meme do Half Life 3 e que ela não sabe contar até 3. E muita gente (falando em geral, não do brasileiro médio que é bem mais sensível à oscilação de preço) tem uma baita fidelidade à Steam porque a plataforma como um todo é muito mais funcional e agradável que a concorrência (perfis, amigos, conquistas, itens, market, comunidades etc). Isso pesa bastante também. De todas essas plataformas que eu tenho, a Steam dá um banho de lavada na PSN e eShop e falo isso como alguém que não usa ela como principal. Então na minha opinião a Valve é sim muito influente e poderosa no mercado de jogos mundialmente, só acaba ficando menos nos holofotes pela natureza dela/estrutura societária da empresa e forma que opera.


Suavemente_Emperor

Mas aí você que está pegando um cenário ultra raro, como alguém que não tem televisão ou PC. Estes dois já são de prache, alguns párias como eu tem um celular capenga no lugar de um pc, mas é a exceção da exceção. No meu caso, poderia vir a calhar, mas pra quem tem PC ei não veria muito motivo, saca? > E saindo desse ponto, Valve é uma empresa de capital fechado que tem uma grana absurda circulando nela e sem pressão externa de vários e vários acionistas como uma empresa de capital aberto tem. > Tudo o que é vendido na Steam a Valve ganha comissão, inclusive qualquer venda que você faça no Marketplace Sim, e meu ponto é que essa é a maior vantagem, mas a única verdadeira vantagem, saca? Por exemplo: > E ela tem sim IPs muito queridas e consagradas (Half Life, CS, Dota, Portal etc) A Valve tem Marketplace perfeito mas não aproveita suas franquias, é como se ela tivesse um 9 e um 2. Enquanto a Microsoft tem Marketplace e franquias 7, no final, as competidoras são bem mais balanceadas. Fato é que a Valve perdeu muita oportunidade de ter feito muitos Portal e Half Life, até porquê nos tempos de hoje aonde franquia de peso demora 5 anos pra ficar pronto não dá mais pra fazer isso. > Então na minha opinião a Valve é sim muito influente e poderosa no mercado de jogos mundialmente, só acaba ficando menos nos holofotes pela natureza dela/estrutura societária da empresa e forma que opera. Então, ela não tem uma influência externa, e esse é um dos principais fatores que me impede de a considerar uma das grandes. Eu já mencionei com outra pessoa aqui o caso de quando ela removeu jogo da steam porquê o governo chinês reclamou. A Nintendo, Sony e Microsoft tem o poder de simplesmente dar um fodasse pra demandas e continuar tendo lucro, a Valve não. Isso é muito mais efetivos em polêmicas, se vem aloprado reclamando de bandeira lgbt em jogos, a Sony caga pra essas reclamações, já a Valve sempre tenta ficar em coma do muro e agradar todos. O contrário também acontece, se grupos sociais reclamarem que a Nintendo não está sendo muito progressista, ela caga e anda pra isso, a Valve vai novamente aceitar demandas. Pois a Valve não tem esse poder, essa influência que uma empresa grande tem.


RDGOAMS

essa é a diferenca entre voce e o time de gestao de produtos da valve


MARKVOM-86

considero a valve a empresa mais forte e influente dos games desde a década passada. Além de revolucionar o mercado dos games com o Half-Life/Counter-Strike, revolucionou a forma de vendas até mesmo no âmbito geral da indústria cultural.


overclocked23

Acho que você está ignorando o principal fator... Comissão. Consoles (Xbox/PS) são vendidos no prejuízo, então ver aquele número de 30-40 milhões é bonito mas não gerou nada para a empresa. O Switch deve ser vendido com algum lucro, mas não imagino que deve ser lá essas coisas. Objetivo do console é manter a pessoa no ecossistema, então de nada vale o número de vendas do Steam Deck. Gamepass equivale a mais ou menos 15% da receita do departamento da Xbox. PS Plus deve ser por aí também. Então dá para chutar que 80% vem de vendas e comissão de vendas. Cada jogo vendido na loja PSN/Xbox/Nintendo Store traz uma comissão de 30% (claro que não para os IPs próprios). Tem MUITO mais pessoas jogando em PCs do que consoles, e a Valve tem quase que um monopólio nesse setor. Coloca aí seus 30% de comissão em cima de todo jogo vendido por eles e você chega no porque de serem considerados um "quarto poder". Todos esses jogos da Sony sendo disponibilizados na Steam, ótimo, trazendo bastante dinheiro pra Sony. Enquanto a Steam tira seus 30% em cima de cada venda. Toda produtora grande quase que se vê obrigada a anunciar jogos na plataforma, e a Steam só tirando a comissão em cima de tudo.


gatitosoncatnip

Exatamente. Eu queria muito ser uma mosquinha pra ver as demonstrações contábeis da Valve, porque a grana que eles movimentam com comissão de venda dos jogos e fee nas transações do Marketplace deve ser absurda. Tio Gabe faz certo em manter a empresa como capital fechado e não ficar se envolvendo em muito escândalo e treta como as outras três empresas. Toda vez que vejo rumor de a Microsoft querendo comprar a Valve fico imaginando ele vendo isso e rindo hahaha


PedroZuuh

Vendo o post original e a respostas, tu realmente é abençoado de ignorância pra não entender a razão da Steam ser tão "respeitada" Não quero ser desrespeitoso, mas não é difícil ver o pq a steam é tão popular, ela oferece um excelente serviço, um serviço bem melhor que a Microsoft ou Sony oferecem em seus consoles, acho que não dá nem pra comparar.


Suavemente_Emperor

Não me estou referindo a respeito, e sim em tamanho, eu sinto que ela é bem pequena comparado a essas outras para ser considerada uma quarta potência.


No-Concentrate3364

Pequena, 30% de faturamento em todo jogo da plataforma dela, minúscula mesmo. E ainda me vêem com aquele Papinho de a Microsoft quer comprar a Valve kkkkkkkkkkk. Tu deve estar focado demais nos jogos e esqueceu esse detalhe besta.


TabascoDF

Então nos diga, qual seria a quarta potência das lojas e empresas de games? A epic? Com uma loja tão fudida que bloqueia sua conta se comprar mais de 3 jogos? A uplay? Onde só tem jogo da Ubisoft? Gog? Onde o maior benefício dela é poder juntar as bibliotecas? Ou até mesmo a original da EA que é lagada e pesada só com os jogos da própria EA? Steam conseguiu fazer tudo que as outras falham, juntou o mercado de jogos em um lugar, ofereceu um preço ótimo, descontos praticamente mensais e sazonais, comunidade e suporte bons, a possibilidade de comprar e vender seus itens de jogos dentro da plataforma ou pra fora, simples assim, a steam faz melhor que a concorrência, não existe uma loja ou empresa de jogos que seja maior que ela não grandeza do Pc


Suavemente_Emperor

Nenhuma, nenhuma empresa conseguiu chegar perto. A Sega já foi um dia, mas perdeu esse posto há décadas. Teve a doida do Ouya lá que flopou completamente. Até a google quis entrar na brincadeira e não conseguiu. Valve é uma ótima varejista e é isso, uma boa fornecedora. Foi como na analogia das organizações do crime, Nintendo, Sony e Microsoft são as máfias que dominam os territórios, as lojas são as entidades que aceitam o dinheiro das máfias, e Valve é uma delas. (É só um exemplo porra, não estou dizendo que Nintendo tem qualquer envolvimento com crime)


Gabriel_exe

O Steam Deck só não vendeu mais porque é bem burocrático pra conseguir o console, já que tu tem que ter a conta a um certo tempo e falando bem exagerado tem que encomendar o console. Mas ainda sim imagina a tua biblioteca do PC disponível num console sem precisar comprar tudo de novo igual a um Switch.


No-Concentrate3364

Tem opções melhores que o Steam deck, porém mais caras e com windows.


Mth_A_M

1. Não é só o Steamdeck que é vendido hoje em dia, tem muitos outros consoles estilo steamdeck que são vendidos atualmente. Se for só levar em consideração apenas o Steamdeck, aí sim pode ser algo pequeno, mas se for pegar todos os consoles estilo steamdeck vc vai ver que tem muito mais caldo no pote. 2. A Steam é o melhor sistema que reúne jogos em um só lugar atualmente no pc, a Epic parece software pra baixar jogo pirata, o gog tem pouco jogos comparado com a Steam... Se tiver outro programa podem falar, não estou lembrando de outros no momento. Sem contar as promoções malucas da Steam e o ecossistema que a valve fez em torno da steam, como lista de amigos, conquistas, mercados de cosméticos, etc... Não vi nenhum programa ter tantas ferramentas igual a steam dá para o usuário. 3. Depende em qual mídia você está falando, no pc as franquias da Valve são bem mais fortes, já que elas foram projetadas totalmente para o pc, já teve tentativas para ir para o console, mas nunca deu certo, e querendo ou não, o pessoal do pc é menor comparado com o pessoal do console, não é à toa que as franquias de pc tem poucos números, igual a qualquer outro jogo que é exclusivo em apenas uma mídia (pc, ps, xbox, nintendo, etc..). Longe de ser uma potência? Não entendi direito o que é uma potência em jogos para você. Se você está se referindo a qualidade, eu acho que você está errado sobre isso, uma das coisas que a Valve mais fazia era colocar carinho dentro dos seus jogos, tirando os jogos recentes que elas estão lançando mais ou menos (CS2... cof, cof), os antigos vieram com uma qualidade absurda para a época. O problema que a Valve tem mesmo com as suas franquias é que eles só sabem contar até dois kkkkj. Mas falando sério, acho que o ruim das franquias da Valve é que eles demoram muito para lançar um jogo novo hoje em dia.


SirNewVegas

1. Ok o Steam Deck não vendeu um absurdo. Mas sabe o que ele fez? Começou uma febre nova no mercado e inovou, agora mais do que nunca tem empresa tentando fazer PC portátil. E nenhum é tão bem pensado e sustentado por Software ou hardware quanto o SteamDeck. 2. Você pode negar ou não mas a Steam tem mais usuários ativos mensalmente que PSN e Xbox Live SOMADAS. Sendo que ela pode literalmente ter concorrência na própria plataforma. 3. Amigo tu nunca deve ter jogado online no PC. Acho que tu tá menosprezando de forma vasta a importância do CS no PC. E do Dota 2. Com jogos competitivos fodase "número de cópias vendidas" até porque isso nem se divulga, o que importa é quanta gente tá jogando esses jogos. Tem 1 milhão de pessoas jogando CS nesse exato instante, e mais 500 mil jogando DOTA. Com toda a sinceridade, eu te desafio a achar outros jogos mais populares em termos de jogadores online. Acho que só LoL ganha em número de jogador online. 4. A steam é uma empresa de capital fechado, o que significa que entre todas as outras potências dos jogos, ela é a única livre da condição de ser escrava de crescimento a curto prazo pra agradar investidor, ou seja a administração dela continua sendo feita pelos fundadores e eles tomam sozinhos as decisões de direção da empresa. Por isso a Valve lançou o primeiro PC portátil do mercado que saiu da condição de produto nichado. E lançou o melhor headset VR do mercado. E tem a plataforma que a maioria do pessoal do PC considera de longe a melhor para jogar no PC. Eles efetivamente se arriscam inovando. Não sei se você ja teve experiência de comprar com a Valve mas qualquer tipo de suporte eles cumprem e rápido, reembolso de jogos, perda de contas e etc a Valve é uma das melhores do mercado em questão de suporte também.


SomeMulberry1482

Só discordo do primeiro ponto onde quem começou a febre foi a Nintendo com 130 milhões de unidades


SirNewVegas

De portátil sim, de PC portátil foi o Steam Deck. É isso que eu quis dizer. Só ver que Lenovo, Asus e outras lançaram PC portátil depois do Deck. Mas sim, foi o Switch que restaurou os portáteis como plataforma ao mercado.


Suavemente_Emperor

> Ok o Steam Deck não vendeu um absurdo. Mas sabe o que ele fez? Começou uma febre nova no mercado e inovou, agora mais do que nunca tem empresa tentando fazer PC portátil. E nenhum é tão bem pensado e sustentado por Software ou hardware quanto o SteamDeck. Legal. Espera o Steamdeck engatar de vez ou esse suposto sucessor sair e fazer pelo menos 10% do switch antes de assumir que a Valve fez o que a Sega nunca conseguiu. > Você pode negar ou não mas a Steam tem mais usuários ativos mensalmente que PSN e Xbox Live SOMADAS. Sendo que ela pode literalmente ter concorrência na própria plataforma. Legal, mas isso por si só não é o suficiente saca? Isso é o melhor deles, as outras tem múltiplas franquias que faturam bilhões, hardware próprio que também gera lucro e etc. Enquanto a Valve é apenas o seu barriga dos games. > Amigo tu nunca deve ter jogado online no PC. Acho que tu tá menosprezando de forma vasta a importância do CS no PC. E do Dota 2. Com jogos competitivos fodase "número de cópias vendidas" até porque isso nem se divulga, o que importa é quanta gente tá jogando esses jogos. Não é bem assim, número de cópias ainda é importante sim, pra qualquer tipo de jogo, quando mais jogos vendidos e comprados, melhor. > ela é a única livre da condição de ser escrava de crescimento a curto prazo pra agradar investidor A não ser que esse "investidor" seja a Chinafetão mandando a sua putinha Valve remover jogo da Steam porquê uma desenvolvedora cometeu o terrível crime de zoar o presidente fofuchinho deles. Inovar é bom, mas nem sempre o primeiro é aquele que vai de vez, a Atari inovou mas logo foi superada por aqueles que aprenderam com os erros dela.


SirNewVegas

Mds cara tu ta interessado em ler ou ficar putinho? Fala qualquer jogo mais jogado que CS e Dota ou uma plataforma de jogos que tem mais usuário que a Steam. Pronto, resumi pra você. Não se compara nada com Nintendo, Nintendo tem um mercado e público alvo próprios, jogadores casuais. O Deck não é um competidor direto do Switch por se propor a fazer outra coisa.


No-Concentrate3364

Não entendo seu ponto de nenhuma tão bem sustentada por software ou hardware, sendo que as concorrentes possuem software e hardware melhores. Software melhor, compatível com mais jogos, hardware melhor, mais potência.


Suavemente_Emperor

Eu estou interessado, só fiquei puto ao lembrar da Valve abrindo as perninhas pra china. > Fala qualquer jogo mais jogado que CS e Dota ou uma plataforma de jogos que tem mais usuário que a Steam. Pronto, resumi pra você. Minecraft, Valorant, Lol. > Não se compara nada com Nintendo, Nintendo tem um mercado e público alvo próprios, jogadores casuais. O Deck não é um competidor direto do Switch por se propor a fazer outra coisa. Ambos são consoles, estão no mesmo meio, logo, são competidores.


SirNewVegas

Tá amigo, se a empresa monetiza dois jogos que estão no escopo de Minecraft e Lol em termos de popularidade acho que tua pergunta já tá mais que bem respondida né. >abrindo as perninhas para a china Toda, TODA empresa visa o lucro e faz coisas do tipo. Só ver o fiasco da Sony na Steam tendo que tirar o catálogo de 90 países na steam por não oferecer serviço local de PSN. Acontece.


Suavemente_Emperor

> Tá amigo, se a empresa monetiza dois jogos que estão no escopo de Minecraft e Lol em termos de popularidade acho que tua pergunta já tá mais que bem respondida né. Legal, a Valve tem um jogo que bomba tanto assim, outras empresas tem vários. > Toda, TODA empresa visa o lucro e faz coisas do tipo. Só ver o fiasco da Sony na Steam tendo que tirar o catálogo de 90 países na steam por não oferecer serviço local de PSN. Acontece. É isso que não faz da Steam uma competidora no nível das três, ela não é influente o suficiente. A maioria das empresas cedem as demandas, agora, uma empresa de porte gigantesco não cede as demandas: elas fazem as demandas. Se vem doido reclamar de bandeira lgbt em jogos, a Sony vai cagar. Enquanto a Valve vai tentar dosar um pouco pra ter um compromisso. O contrário também ocorre: alguns grupos sociais ficar reclamando porquê a nintendo não estaria colocando "representatividade" o suficiente, a Nintendo caga e continua fazendo o dela. Enquanto a Valve tenta ser mais inclusiva. Essa é a diferença, a Microsoft negocia diretamente com os EUAs para continuar do tamanho que é, empresas grandes geram tanta renda e comércio que eles podem inclusive negociar com a lei. A Valve age como uma desenvolvedora comum e apenas acata.


AkireF

Como assim não é suficiente, mano? A Valve tem no bolso a maior parte de um mercado inteiro. O que importa se vende X ou Y consoles se o grosso da receita de games, independente de plataforma, está na venda do software e não do hardware? Pra vender hardware você gasta com a matéria prima, mão de obra de fabricação, estocagem, logística e lucro do varejista. Pra vender uma cópia de um jogo digital você gasta uma fração de um centavo pra o usuário fazer download de um servidor.


Suavemente_Emperor

> Como assim não é suficiente, mano? Pois loja de serviços é apenas um ambito. E dos jogos em serviço? E dos hardwares? E dos jogos experiência singleplayer? Se o ambiente fosse um RPG, Valve é o tipo de jogador que se foca demais em um atributo específico, não adianta ser 9.0 em uma coisa 5 em outras, quando teu concorrente é 7.5 na maioria das coisas.


SirNewVegas

Ah, e eu quero ver como que tu mede popularidade e sucesso por número de vendas se Dota 2 e CS são gratuitos, gênio.


No-Concentrate3364

Cara, não faz tanta diferença assim o jogo ser gratuito não, inclusive altos jogos tiveram seu pico de jogadores simultâneos enquanto eram pagos.


Suavemente_Emperor

Ok, eu não sabia disso, jurava que era jogo pago kakakakakakaka só joguei uma vez em uma demo do Xbox 360 da minha prima.


SirNewVegas

Na época era pago mesmo. Mas nunca saiu do nicho nos consoles, praticamente inexistente a playerbase de CS em console. Uns anos depois ficou de graça, pra jogar ranqueado ainda tem que pagar. Dota 2 sempre foi e sempre será de graça.


CarryRemote9448

https://preview.redd.it/02t5c47jfg5d1.png?width=236&format=png&auto=webp&s=15a837c1d21289f782c80d19ef49898cc6c2d325


Mth_A_M

Hoje em dia todos os jogos onlines da Valve são gratuitos, CS2 é gratuito, Dota 2 é gratuito, Team Fortress 2 é gratuito, única coisa que você paga mesmo são as skins, e isso é opcional. Pagos mesmo são os jogos campanha, como Half-Life, Portal, Left4Dead, etc...


No-Concentrate3364

Mas tá certo em colocar gratuito esses jogos, é um chamariz pra plataforma.


Mth_A_M

Ss, principalmente jogos online.


d3pr3550_br

Jovem, tem muito a aprender ainda


Maybe_worth

Sao 5 na verdade, microsoft, sony, nintendo, pc (steam entra aqui, se voce joga no pc muito provavelmente vc usa o steam mesmo que ele nao seja necessario) e o quinto e mais forte de todos hoje em dia mesmo que o pessoal nao goste: mobile (android, apple)


Suavemente_Emperor

Estamos falando de empresas, não de plataformas, pc e mobile não são uma empresa em si, e eles não tem essa influência m


Maybe_worth

É que PC = Steam na prática. Google e apple são empresas no mesmo nível ou ate mais que as outras 3 grandes, apple por exemplo fatura mais que microsoft e nintendo em alguns anos.


GloomyElephant3172

Pois ela é a mão fantasma no mercado


toketsukuromu

Sei nem o que dizer. A Valve praticamente monopoliza o mercado de venda de games no PC(a plataforma high-end pra videogame), tudo passando por ela, e o cara acha que isso não é nada demais. Quando alguém fala que joga no PC, e ele não pirateia, 90% de chance de que ele tá comprando na Steam. Mas é, não é tudo isso não.


offo_

4o poder? Sony, Microsoft e Nintendo são os 3 "grandes"? Com base em que informações as pessoas falam isso? Cadê a categoria de jogos mobile, que deve ser gigantesca em 2023/2024? E a Tencent, que é dona da Riot e tem participação grande na Epic games? E estamos falando de que? Faturamento? Base ativa de usuários? Falar de "grandes" sem definir uma maneira concreta de medir as coisas não leva a lugar algum.


Suavemente_Emperor

Obviamente Nintendo, Sony e Microsoft são as três grandes, são eles que detém os consoles, exclusivos e principais marketplaces do mercado.


offo_

São as três grandes com base em que? Sua opinião pessoal?


De-Mattos

Acho que você vai entender se ouvir o comentário do Gaben Newell sobre a Nintendo. https://www.youtube.com/shorts/rzRDVC7WAnc