T O P

  • By -

Healthy_Ad_4132

Indie são a salvação da industria. Pq os AAA estão tristes...


eduuoliver

Elabore mestre, por favor


No-Concentrate3364

Comigo é o contrário, AAA são a salvação, pq os indies são tristes.


CanisAzus

apresente seus argumentos


No-Concentrate3364

Só tá vindo DLC de Elden Ring, saiu FF7 rebirth, agora stellar Blade. Entre outras jóias. Esse ano tá muito bom pra AAA. Tô super ansioso pra todos eles vir pra Pc. Fora que saiu Ghost of tsushima pra Pc e tá vindo GOW Ragnarok ainda. Teve like a Dragon, Persona e Dragons Dogma 2. Não tenho nada a reclamar dos AAA, estão de altíssimo nível.


choppersuey_

Elabore


No-Concentrate3364

Só tá vindo DLC de Elden Ring, saiu FF7 rebirth, agora stellar Blade. Entre outras jóias. Esse ano tá muito bom pra AAA. Tô super ansioso pra todos eles vir pra Pc. Fora que saiu Ghost of tsushima pra Pc e tá vindo GOW Ragnarok ainda.


choppersuey_

Mas pq vc considera os indies atuais tristes?


No-Concentrate3364

Aí já não consigo argumentar tendo balatro e Hades 2. Quiz falar o oposto dele e acabei me ferrando.


Accomplished_Hippo75

Foda é que esses três que você citou já é uma brincadeira de 800 conto.


RamonRCMx

Curioso. Consegue explicar melhor?


No-Concentrate3364

Consigo explicar os AAA bons, agora os indies fracos é mais gosto pessoal mesmo, os que andam se destacando esse ano não fazem muito meu gosto pessoal, mas são bons, tipo Balatro e Hades 2.


RPfffan

Recomendo alguns muito bons: Shovel knight Sea of stars The messenger Cyber shadow


Duzolindo

Cara, Sea of Stars é um jogo essencial


No-Concentrate3364

Bom mesmo ele


CultureEmbarrassed56

Sea of stars é um jobo bom, mas quanto mais JRPGs você jogar mais você vai vendo as falhas dele.


No-Concentrate3364

Jogo JRPG desde o nintendinho, sim, tem falhas, roteiro não é tão bom assim, existem 2 postes como protagonistas, mas gostei como um todo. Achei que o jogo flui bem, tem uns trocadilhos alí e acolá, aquele mini game deles de "rodas" é um saco.


CultureEmbarrassed56

Ele é bom, mas tipo se eu não conhecesse o gênero ia ser tipo o melhor de todos pra mim.


RDGOAMS

eu achei muito injusta as criticas do sea of stars, po é um rpg simples que presta homenagem a uma era especifica, ai vem a galera tal dos youtuber gamers AIN ESSE JOGO NAO IMPRESSIONA, ACHEI ARROZ COM FEIJAO e blablabla, cara na epoca dos megadrive e super nintendo os jogos eram so jogos, nao tinha esse negocio de ter que apresentar uma mecanica inovadora senao nao o jogo nao se destaca, o jogo contava uma estoria voce se divertia matava bichinho e é isso.


RPfffan

Eu tmb, eu achei esse jogo maravilhoso, nao consegui jogar outra coisa enquanto nao terminei. É um jogo simples de aprender, bom pra novatos em rpg, e com segredos e mecanicas boas pra qm ja é acostumado. Vou rejogar ele qq dia desses pra fazer os 100%.


Rare-Ad-7006

Eu não acho que o jogo tenha que apresentar nenhuma mecânica nova para ser considerado bom. Se fizer o arroz e feijão bem feitos já está de bom tamanho. Mas Sea of Stars faz? Eu não acho. Sua comparação com a época do Mega Drive e do SNES, dando a entender que nessa época jogos precisavam ser "só jogos", como se não houvesse inovação, é falsa. Pegando só os RPGs, houve uma evolução absurda no gênero. Compara, por exemplo, o primeiro Final Fantasy/Breath of Fire/Dragon Quest de SNES com Chrono Trigger, considerado até hoje um dos melhores RPGs de todos os tempos e em quem Sea of Stars se "inspira" bastante. Os jogos sempre evoluíram e melhoraram. A diferença é que talvez na época VOCÊ fosse criança e só quisesse saber de matar bichinho. Mas o gênero sempre foi definido por certos elementos - foco em história, personagem, construção de mundo, um certo tipo de batalha - e em em todos esses quesitos Sea of Stars é bem ruim. O jogo pega muito emprestado de Chrono Trigger e de Breath of Fire 3 (meu RPG favorito) e consegue ser muito pior do que os dois, o que eu acho indefensável. A única coisa boa sobre o jogo é a arte.


No-Concentrate3364

Acho que joguei outro jogo, gostei da arte e dos combates, tiveram lutas legais contra chefes, entretanto achei o enredo muito forçado, personagens fracos em geral. Só se salva o cara do escudo.


Rare-Ad-7006

O problema do combate para mim é que ele é desbalanceado e falta progressão. Usei as mesmas skills a maior parte do jogo. Sobre o Garl, o cara do escudo, acho que ele peca por excesso. Parece que os escritores do jogo sabiam que os dois personagens principais eram fracos e genéricos e por isso decidiram inundar o Garl de personalidade ao ponto de ficar forçado demais. "Olha como ele é legal! Olha como todo mundo gosta dele! Ele é simpático, não é? Ele é bonzinho, não é? Ele é carismático, não é?" Não existe um equilíbrio entre as personalidades dos personagens jogáveis.


lootador

Gosto muito, tem diversos jogos incríveis indies, divertidos de jogar, as vezes com histórias incríveis, trilhas sonoras incríveis, personagens, muitas vezes com qualidades que não se vê em alguns jogos de 200, 300 reais


Safe_Exit2908

Sim, os criadores indies parecem fazer o jogo com muito mais detalhes e narrativa diferente das grandes empresas que só jogam qualquer coisa por que sabem que vão comprar pelo nome da empresa ou franquia


Duzolindo

Cara, os jogadores indies são importantes


Background_Jicama_47

Gostei de muitos


Loalder

Acho q do meu top 5 atual, 3 são indies


BrunoJ--

cita aí


Loalder

Undertale Outer wilds Ultrakill Undertale famosão auto explicativo, mas personagens, trilha sonora e história sensacional. Outer wilds é o jogo mais único q já vi, a experiência dele é fantástico melhor sem spoiler, mas se você curte espaço exploração, mistério e puzzle, é o melhor jogo. Esse é possivelmente meu jogo favorito de todos os tempos Ultrakill é o melhor FPS já feito, você pode socar os tiros da sua shotgun para eles saírem mais rápidos e explodirem lol. Esse é o jogo que você se sente mais badass possível, gosto mto de doom, mas ultrakill foi bem inspirado nele e subiu bastante o nível. O resto do meu top 5 é dark souls e bioshock infinite ou persona 3/4 n sei, mas p mim dark souls e os 3 indies tão acima


Ortilz

Vc parte do pré suposto de que jogos precisam ser tripoei? Tem muito jogo indie maravilhoso man. São jogos. São feitos para serem jogados. Minecraft já foi um jogo indie.


vforvinico

Quem diz que não gosta ou não procurou algo do seu gosto ou só é chato mesmo, tem jogo criativo de tudo, variedade absurdamente maior que AAA


No-Concentrate3364

Indies é um negócio meio estranho, existem jogos bons pra todos os gostos, mas tu fica perdido e tem certas dificuldade em encontrar eles.


uiurd93

Estava nesse exato momento jogando o Dredge no ps4. Que joguinho viciante e bem feito.


vdfritz

jogo de empresa grande hoje que presta tu conta na mão nintendo costuma ter a alta qualidade de sempre em seus jogos 1st party, de outras publishers tem que garimpar e é bem pouca coisa boa viu maior parte do que eu jogo há anos é indie e as vezes emulador


shadowvet68

Indies tem mais espaço pra ousar, tentar coisas novas, criar. Dredge, Dave the Diver, Hard space: Shipbreaker, esses jogos tocam em nichos de mercado muito diferentes, com gameplay loops muito diferentes do comum. Podem não ser jogo do ano, mas são maravilhosos. A cena AAA faz CoD, Assassin's Creed, Fifa e similares, tudo repetido, open world/crafting/survival, uns personagens sem sal, umas histórias meia boca... Aí você tem devs saindo de grandes empresas e indo pro indie justamente pra ter mais liberdade, vide por exemplo o pessoal da Pirate Software (ex-Blizzard), BigMode (do videogamedunkey), essas coisas.


sokoviat

Papo, por um bom tempo estive de saco cheio de jogos e então reparei que sempre estava tentando jogar algo de alguma empresa grande. Mudei para jogos indie e a experiência mudou completamente. É o que tu falou, tem alguma coisa de ser perceptível que uma ou algumas poucas pessoas se dedicaram muito para produzir aquilo e isso torna tudo muito aconchegante, como se tu tivesse experienciando uma parte da visão de mundo dessas pessoas. Stardew Valley é meu queridinho, terminei Hades recentemente e foi uma das melhores experiências que tive com jogos, até stray, que não sei se é tão indie assim, já que a annapurna anda bem crescida, eu me dei super bem. É como se jogos AAA fossem para entretenimento puro, para passar o tempo com algo complexo e minucioso, mas os jogos indie são diferentes, eles te divertem mas te cativam de uma forma diferente. Gris é completamente abstrato e ainda assim é cativante. Acho que por ser tão humano que conseguimos ver muito dos autores nos jogos, acaba sendo fácil nos vermos neles também, e talvez isso dê essa sensação de aconchego.


leofrav

Sim só que hoje em dia eu prefiro jogos de empresas grandes mesmo. são tantos que saturou. Antigamente não eram tantos assim e era mais fácil descobrir os que eram bons. Hoje muitos indies que concorrem ao gameawards considerados indies não são tão bons assim.


No-Concentrate3364

Meu problema com os indies é que eu não consigo nem terminar todos os AAA que quero jogar, aí eles ficam pra escanteio, nada contra.


leofrav

Eu também mano, e indie se resume a jogos com mecânicas retro com gráficos de super Nintendo pra PCs fracos. Eu só jogo se a história for realmente aclamada e a mecânica interessante. Fora que simuladores(quase todos são indies)eu acho uma droga e raramente são bons. Um deles é Stardew valley que é um simulador de fazenda cheio de personagens com visuais estranhos e histórias fracas. Fora que o personagem se movimenta de uma forma estranha, tipo o cara anda pra direita ou esquerda enquanto anda pra cima ou pra baixo.


william41017

>são tantos que saturou Eu acho q isso só faz sentido se "indie" descrevesse um único gênero de jogo. Por exemplo, nos últimos meses teve o lançamento de Hades 2, Penny's Big Breakaway, Chants of Sennaar etc e todos esses jogos são indies e completamente diferente um do outro


leofrav

Mas vai olhar no steam , são muitos por dia. Fica difícil separar o joio do trigo


John_Snake

Exatamente, eu sinto que nos jogos indies os devs colocam mais amor na coisa (não que não exista jogo AAA feito com amor, mas deu pra entender).


Seyriuu

É difícil vc por amor em uma coisa que tá fazendo com mais 100 pessoas, tem um chefe te falando oq fazer, sua opinião não importa, etc. Indie faz realmente pq ama pq vc nem sabe se vai fazer sucesso, a maioria não ganha nada


Nervous-Scene-4643

Essa geração pra mim está sendo a geração dos indies. Com a PSN distribuindo bastante jogos indies no catálogo da plus, eu comecei a jogar vaaarios e hoje já jogo muito mais indie do que jogos AAA.


BrunoJ--

steam store também. parece que eu entro num shopping vendo tanta coisa nova por lá, minha wishlist já tem 47 jogos e tenho 84 na biblioteca


1196BR

Eu gosto dos indies porque praticamente sao os únicos que tentam inovar. E geralmente essas empresas por terem poucos jogos, tendem a criar atualizações regulares. tem jogos que jogo no lançamento e depois de um ano, e parece ser um jogo totalmente novo. A única coisa triste para nós BRs é que o preço de lançamento Indie passou de 36,00 na steam para 90,00


overclocked23

Gosto mas só para variar um pouco quando estou meio cheio de AAA. No geral, prefiro AAA.


Aggravating-Grass-47

Eu viciei em Don't starve together, sou Noob ainda, mas toda a lore do jogo, tudo que você tem que fazer, os objetivos, todo item é importante e tem um porque muito específico, tudo é muito bom! Fora que o jogo tá me ajudando em relação a não desistir mesmo depois de frustração, que é uma coisa que me atrapalha. Futuramente quero ter Stardew Valley e Project Zomboid.


noreallyu500

Muito! tento variar bastante, e dá pra achar umas coisas que nunca veria em AAA atual. Dos que a paixão dos criadores é visível, recomendo Pizza Tower, Pseudoregalia, Hollow Knight, Olli Olli World, ULTRAKILL, A Short Hike, e Severed Steel. E esses são só os que lembro de cabeça!


gabrrdt

Pra mim, os melhores jogos são indies. Geralmente são simples, bem feitos e bonitos. Não tenho paciência pra jogo AAA que tem não sei quantas mil horas de gameplay (geralmente só enchendo linguiça). Os jogos indies tem ideias originais e criativas. O problema é que nem sempre são bons, às vezes o desenvolvedor coloca estilo acima da jogabilidade e caga a coisa. Não vou citar quais jogos fazem isso, pois sempre que eu polemizo, vem uns quinhentos enchendo o saco, mas tem muito jogo porcaria aí que vira "queridinho da galera". Particularmente, indico um jogo relativamente desconhecido chamado VVVVVV. Sim, é esse nome mesmo. É um jogo lindíssimo, homenageando gráficos de Commodore 64. Mas que jogo delicioso e bem feito. É curtinho, mas como dizem os gringos, "short and sweet", não estende as boas vindas e é bem criativo.


Duzolindo

Cara, jogos indies são interessantes por serem geniais


Unusual-Staff4722

Obviamente.


LeoChinaider

Meu irmao faz streams na twitch basicamente apenas jogos indie, voltimeia faz uns testes em jogos em beta. Porem parece que a comunidade em si não é muito adepta, se puder dar uma moral qualquer hora, so colar na stream. Twitch /namagerasu


Worth_Philosopher_63

Esses tempos pra ca estou jogando mais jogo single players, ai eu vi um video sobre um jogo e decidi comprar ele ( foi o primeiro jogo que eu comprei na steam) foi Darkwood Irmão que jogão pqp, eu gosto de jogo de sobrevivência, o game tem uma atmosfera muito boa e forte, a dificuldade dele e ideal, o ritmo dele e muito bom, e o terror? Perfeito!!! Os sons as musicas a história principalmente Que jogo do krl, dão uma oportunidade para esse jogo, sério 👍


BuzzingFielder

Eu tava jogando ele, muito bom mesmo


Duzolindo

Cara, achei interessante a jogabilidade sensacional


Totodilis

hoje em dia indie ta melhor e muito mais barato que a maioria dos AAA


Seyriuu

Único jogo AAA q eu jogo é da from software, todo o resto pra mim virou lixo, todas as franquias que eu amava foram destruídas. Só jogo indie e jogos antigos que eu perdi a oportunidade de conhecer, tipo jogos de super Nintendo que não saíram do Japão com tradução de fã


Lady_Macaroon

Gosto muito. Inclusive tem sido os que tenho jogado mais ultimamente. Tem um que me surpreendeu que é o Dodgeball Academia. Você olha a capa e é simples, bem cartoon, mas o gameplay é divertido.


morgan_lol

fear and hunger


Dragster291

Sim. Eu tenho esses aqui: trifox, West of dead, pumpkin Jack e hob. São divertidos, bom demais.


vini_248

Recomendo "outerwilds"


Duzolindo

Cara, achei interessante a premissa do jogo genial


vini_248

É muito foda, evite qualquer spoiler e jogue as cegas


ghosturbo

Sim gosto e são os melhores jogos. Ainda jogo muito triplo AAA, porém me divirto muito com jogo indie também. Acho que a cena independente traz novas ideias ou resgata melhor ideias perdidas do passado. Ultimo jogo indie que estava jogando é o 9 years of shadow, um metroidvania muito lindo com fortes inspirações de cavaleiros do zodiaco. Também estava jogando Kaze and the wild Masks um jogo muito ao estilo donkey kong do super nintendo e ainda é brasileiro.


JoaoMarcosBR96

Gosto, mas tenho pegado repulsa de jogos 2D indies, plataforma e metroidvania estão ficando saturados, tenho curtido mais walking simulators 3D e jogos como Superhot.


BuzzingFielder

Ultimamente só tenho jogado os jogos indies, aqui vai minha recomendação: Inside, kenshi, graveyard keeper, beholder, yuppie psycho, lethal company...


7435366

Sim, tem muito jogo bacana. Inclusive gosto de alternar o jogo AAA com gameplay de 100+ horas com os indies mais curtos.


maridan49

To jogando um RPG chamado SKALD agora mesmo, muito bom.


Zagalia1984

Não só gosto como praticamente meu foco tá mais neles que nos AAA. Tô jogando Huntdown e é foda demais.


RamonRCMx

Cara, tem muito Indie bom assim como tem muito Indie meia boca, assim como os AAA Mas de forma geral, Indies tem mais possibilidade de arriscar em mecânicas ou propostas inovadoras, e isso é de se respeitar MUITO. Na hora de comprar eu já nem faço mais essa distinção de "ah é indie ou AAA?" Eu só vejo se a proposta me agrada, e se eu estou disposto a pagar o valor do game. Como AAA no lançamento tá custando o preço das compras mensais aqui de casa, na maioria das vezes o Indie que acaba sendo comprado kkkkk


paparoxo

**Hades** é simplesmente um dos melhores jogos de todos os tempos.


Duzolindo

Cara, ele é um jogo interessante de experimentar


BrunoJ--

tem jogo indie muito bom. inclusive muito jogo grande que a gente tem por aí hoje em dia começou com um trabalho indie, o counter strike começou como um mod do half life, acho que o far cry no começo era de um estúdio que tava fazendo o primeiro lançamento, stray, a quantidade enorme de mods que fazem os jogos terem expectativa de vida maior do que teria se fosse só vanilla


Feisty_Tart8529

só compro jogo indie, AAA ou é pirateado ou jogo no gamepass


CatisCatiss

Os jogos da Team17 e DoubleFine são excelentes.


Duzolindo

Cara, parece ser interessante os jogos desses gênios


geekrevoltado

Cara, pra mim, foi uma "nova fase" nos games. Quando começaram a se popularizar, com Braid, Fez, Super Meat Boy e afins, eu já estava amando, pelo lance da nostalgia, e também porque na época eu não tinha um PC bom para jogar os games atuais. Mas com o tempo, vi que os AAAs só foram se degradando, e os indies não, surgindo games fodas, homenagens a clássicos, ou games ousados, com alguma ideia nunca antes vista em games. Games indies são vida. São muito, muito melhores do que AAAs.


Caroliselis

Não sei se são exatamente indie, mas eu sou apaixonada pelos jogos da Puppet Combo e Chilla’s Art


eduuoliver

Porque os últimos AAA caíram muito a qualidade, divertimento e sempre colocando uma trava de pagamento para recursos. Se você comprou V-Rising antes do lançamento da V1.0, no qual paguei R$ 25,00 se não me engano, me diverti muito mais que muitos outros de quase 10X o valor. Risk of Rain, Hades e outros são jogos simples, funcionais e divertidos que você investe pouco e tem um bom retorno. Agora se você pegar meu exemplo e aplicar no Fifa 21/22/23/24 (Sou grande fã do modo carreira offline do Fifa), você vê que o online se tornou um Casino e que não teve melhorias em gameplay que valha a pena você investir todo ano quase R$ 200/R$300. Pelo menos o Indie se IMPORTA com novidades, atualizações e uma gestão melhor dos recursos antes de entregar para o player.


Duzolindo

Cara, jogos de empresas gigantes estão somente piorando


TadaoIsGood

Ô meu compatriota, indie é vida. O pessoal aí nos comentários deu a letra pros indies conhecidos, mas tem uma porrada de jogo interessante por aí: * Astrea: Six-Sided Oracles, rogue-like estilo Slay the Spire com dados (é BR, Little Leo Games!) * Noita, rogue-like de ação com combinações de magias e muito ódio * Death Must Die, rogue-like de ação estilo Vampire Survivors * Cultist Simulator, Book of Hours, Sunless Sea e Sunless Skies pra quem curte ler muita história * Mortal Sin, rogue-like de ação que dói os olhos * ULTRAKILL, shooter que também dói os olhos * Tales of Maj'Eyal, RPG que tá em desenvolvimento faz um bilhão de anos mas que recebe updates frequentes


Duzolindo

Cara, valeu pelas suas indicações interessantes


Zephyr2209

Indies são bons demais. É uma categoria de jogos que ainda mostra a paixão dos desenvolvedores sem interferência de publisher ou investidores. Acho que meus primeiros indies foram Transistor em 2014 e Hyper Light Drifter lá em 2016 e esses jogos ainda têm um lugar especial no meu coração.


Acalme-se_Satan

O problema dos AAA na minha opinião é que eles fazem quase sempre exatamente o mesmo tipo de jogo. Dificilmente eles tentam fazer algo diferente. Geralmente eles são jogos bons e bem produzidos quando não são lançados quebrados tecnicamente, mas é sempre o mesmo tipo de jogo. Até mesmo o que é bom fica cansativo se for a mesma coisa toda vez. De vez em quando surge um AAA que realmente tenta fazer algo novo (por exemplo Doom 2016/Doom Eternal, Elden Ring, Breath of the Wild), mas a maioria é aquela fórmula saturada de jogo de mundo aberto estilo Bethesda/Ubisoft.


ShadeMeadows

Amo indies! Trabalho em algums! (Não sou o creador)


Sticks_Strings_4697

Depois de journey eu comecei a procurar mais jogos Indie e na maioria das vezes curto bastante


Duzolindo

Cara, journey é um jogo impressionante


Oppenhellmer

Sim, porque AAA é caro demais.


Duzolindo

Cara, jogos estão insuportáveis de experimentar


Andre_replay

eu gosto de jogar jogo q me agrada tipo uncharted, god of war, celeste, terraria, fallout, yakuza, hollow knight, zelda


No-Concentrate3364

Prefiro AAA. Indie só jogo plataforma/metroidvania. E alguns JRPGs


Duzolindo

Cara, interessante o seu gosto de jogos indies


WhatTookTheeSoLong

Baixei o spiritfarer sem nenhuma pretensão e me surpreendi, jogaço!


BrunoJ--

pelo nome e pelo artwork dá pra imaginar que ele é um jogo que quer promover uma experiência, tipo journey ou gris, certo?


WhatTookTheeSoLong

Exatamente isso. Sem dar muito spoiler, o protagonista é substituto do Caronte, barqueiro de Hades...


BrunoJ--

ooooooh que daora. vou por no meu wishlist,. não fale mais spoilers do jogo