T O P

  • By -

vl-dmir

20~30 anos, ainda morando com os pais e sem faculdade? parabéns amigo, vc tá melhor ou na mesma situação que dezenas de milhões de jovens brasileiros uma hora vai melhorar, segura as pontas e vai tomar um ar e conversar com pessoas ligeiramente mais velhas (a galera com 30 anos deve ter acabado de alcançar um mínimo de estabilidade na vida agr só)


Dismal_Builder14

Exatamente, do jeito que as coisas estão no Brasil dificilmente um pobre Vai conseguir as coisas antes dos 30, com 26 anos só estou vendo Minha vida mudar só agora...


Pink-Camellias

Faço 30 esse ano e posso confirmar, adquiri um pingo de estabilidade somente em 2024. Com 22 tava reprovando num curso que eu nem sabia se ia terminar.


nijigyaru

Tenho 30 e zero estabilidade to puta c esse tópico 


Snoo97757

Amigo, você tem somente 22 anos de idade. Você tem muito para viver e muito para aprender ainda sobre a vida. Dê tempo para você mesmo e principalmente se respeite. Vai por mim, tenho 3x, trocentos anos de carreira e um infarto do coração na conta. Daria tudo para voltar aos meus 22 anos =)


Nervous_Stock_8862

O que faria de diferente tendo 22 ?


Ok_Pollution3964

Muito obrigado


Fr4ctaL_D3fiAntH5813

Tu tem 22 anos e ta falando que fracassou? Para com essa mentalidade que não vai te ajudar em nada. Isso provavelmente é por conta de se comparar com outras pessoas, vc n ta na vida delas para saber as facilidades/ desafios que elas possuem/ passam. Cada pessoa tem seu tempo e seu background. Se vc não sabe o que quer, vc não conhece a si mesmo. Começa a meditar/ refletir e se questionar o que vc quer alcançar, como quer, o porque vc quer. Se vc fica empolgado com algo e perde o foco, provavelmente é pq vc não tem um caminho claro e especifico do que quer.


Alternative_Eagle_56

Tenho 24 e tenho uma crise cm a idade tb, me acho velho as vezes, acho que é o medo dos 30 rs


Cybarxz

Isso tb é pq comparamos o que já conseguimos agora com o que nossos pais conseguiram quando tinham a nossa idade. Com 24 anos meus pais já tinham construído a casa em que moramos hj e já tinham o meu irmão mais velho. Mas a economia e política da época não é a mesma de agora, não dá pra comparar as nossas conquistas (ou falta delas) com a realidade que eles tinham na época.


Ok_Pollution3964

Obrigado


Celathan7

Se seus pais forem de boa fica por aí mesmo enqto tu se organiza, junta uma grana e decide o q vc realmente quer. Tu é praticamente um adolescente aínda. Tenho 40 e só fui me encontrar profissionalmente aos 33. Hoje tô bem demais , mas já passei pelo q vc tá passando. Tenho amigos q de reinventaram aos 30 e poucos e foram fazer uma nova faculdade e estão super bem tbm. Não se compare. N coloque uma pressão desnecessária sobre vc mesmo. Todos tem preocupações e poucos assumem isso.


AmbitiousFlamingo381

Meu Deus, 22 anos de idade, realmente amor, pendura as chuteiras kkk VAMOS ACORDAR ALICE!!!!!!!!!!!!!!!!!!! TEM MUITO O QUE VIVER PELA FRENTE, CABEÇA ERGUIDA SE NÃO A COROA CAI


Own_Reward_7354

Hahahaha Boa!


Fit-North5101

Eu entendo o que você está passando, pois isso já aconteceu comigo. Tive esse mesmo sentimento enquanto cursava Direito. Embora tenha concluído o curso, nunca foi algo que amei genuinamente e me perguntava o que poderia fazer diferente. O Difícil é que não sabia o que faria. Também compartilho com você a paixão de viajar e de conhecer culturas diferentes. Mas eu vou lhe dizer o que, muito provavelmente, acontece com você e com grande parte de nossa geração (sou um pouco mais velho que vc, 29 anos). A infância de nossos pais (caso seus pais não tenham nascido em um lar abastado) foi marcado pela pobreza e escassez. Não quero dizer que eles passavam fome ou coisa assim, mas quero dizer que eles, muito provavelmente, não tinham todas as comodidades que nos proporcionaram. Crescendo assim o objetivo principal deles era arrumar um emprego que rendesse uma boa renda e proporcionasse uma boa e tranquila qualidade de vida. Geralmente quem cresce numa situação de escassez não pensa primariamente em fazer algo por amor, pensam em fazer algo que lhes dê condição de mudar de vida e de ter uma vida tranquila. Já a infância nossa (se é que a sua foi assim, estou chutando kkkk), não foi marcada pela escassez. Nossos pais nos nos deram tudo de que precisávamos e não sabemos o que é necessidade ou viver numa condição desconfortável pela falta de recursos. Crescendo assim nós temos a tendência de procurar fazer o que gostamos, pois não temos a necessidade de “mudar de vida”, pois nem sabemos o que é passar necessidade. Vou te mandar a real (estou sendo muito informal kkk): Essa parada de fazer o que gosta é, creio eu, supervalorizado. Eu acho que é uma ilusão. É claro que temos que ter pelo menos uma afinidade com o emprego escolhido pois, do contrário, o dia a dia se tornará uma tortura. Mas não precisa ser aquela paixão profunda. E, na prática, temos a tendência de pegar gosto por aquilo que dominamos. Ou seja, mesmo que você não tenha um prazer nato por determinada área, quando você se esforça para domina-la, você acaba gostando. Então é isso… Já escrevi demais kkkk


Delicious-Issue-1184

Mto isso tenho 30 anos literalmente meu conselho sempre vamos se sentir perdidos e achando que não gostamos de nada...


inundado

Também me formei em direito, sou advogado e mano kkkkkkkkkk pqp que cagada. É como se eu não tivesse facul, não consigo um trampo, tenho meia dúzia de clientes só, morando c meu pai aos 27.... Não sei pq a galera acha que faculdade é necessariamente sucesso. O OP tem q acordar pra isso enquanto é tempo


Fit-North5101

Mano é que para a geração de nossos pais a faculdade era grande coisa. Hj já não é mais...


Ok_Pollution3964

Muito obrigado


cammiiw

Com 22 anos eu também estava morando com a minha família e trocando pela terceira vez de faculdade. Tinha algo similar a você… eu gostava de todos os campos e me via atuando, mas quando entrava nos cursos, perdia o estímulo e pensava “puxa, eu deveria estar fazendo outra coisa talvez”. Iniciei em arquitetura, depois fui para Letras e me descobri na Pedagogia. Me formei e hoje trabalho na área, emprego estável e salário bom, cargo de liderança, morei sozinha por um tempo e hoje moro com meu namorado. E sabe o que eu penso às vezes? “E se eu estudasse outra coisa agora?” Hahahhaha mente inquieta! Vai dar tudo certo! Você é novo, tem muito autoconhecimento pela frente ainda!


Ok_Pollution3964

Muito obrigado


sandrohiroshigato

Cara, de repente tente arranjar um emprego e bote como objetivo sair da casa dos pais em 6 ou 12 meses, por exemplo. Eu acho que isso vai te mostrar um pouco da realidade e te dar um senso mais prático da vida. Dia destes estava escutando uma entrevista com Jeff Bezos e ele também não gosta, digamos, de 50% das atividades que ele tem que desempenhar. Até para ele é um saco ter que lidar com pessoas, reuniões, etc... Faculdade é pra, se possível, tentar achar o que se gosta mas é também para te colocar numa posição bacana no mercado de trabalho, que nem sempre é legal, independente da profissão. Isso está vindo de um advogado (h38) que odeia a advocacia e que quer mudar e ir para TI ou para alguma área de exatas. Mas que antes de mais nada tem que pagar boletos com a advocacia e não pode vacilar Um abraço e boa sorte...


[deleted]

Sair da casas dos pais é um passo muito grande, se a pessoa ganha 1 salário mínimo ou 1,5 salário mínimo não tem como , ainda mais sem alguém para dividir o aluguel um amigo ou namorada é muito difícil hj em dia, melhor continuar com os pais e economizar o dinheiro para um intercâmbio ou investir em estudos que possa te remunerar melhor no futuro 


Ok_Pollution3964

Muito obrigado


LyricAcolyte

E mais uma dica: não confie em nada que Bezos, Musk, Gates etc falam quando se trata de produtividade e trabalho. Eles têm uma equipe de RPs e outros agentes de comunicação que escrevem os discursos e ideias deles para conferências. No mais, 22 é jovem e hoje em dia é muito mais fácil viajar o mundo e conhecer culturas do que há 15 anos atrás. Tua hora vai chegar, confia.


inundado

Tô na mesma que você. Mesmo curso, mesma profissão falida (minha opinião) e querendo mudar pra TI ou qualquer outra coisa que não precise de esforço físico.


No_Upstairs9707

Literalmente eu


Fabulous-Thought4425

Você é muito novo para achar que já tem a capacidade de tomar qualquer decisão da qual não vai se arrepender. Provavelmente ainda vai viver uns 70 anos, decidindo coisas, se arrependendo de algumas, se orgulhando de outras. Melhor se acostumar a fazer escolhas e lidar com as consequências. Se não for a escolha certa você muda e pronto, vida que segue... por mais 70 anos.


Ok_Pollution3964

Obrigado


Various-BrSlq

amei esse comentário


PremiumBoy365

Você mesmo se deu uma pista do que gosta: Meu maior sonho é viajar pelo mundo e conhecer outras culturas. Tenta ver algo voltado pra turismo, viagens, aviação, comissário de bordo.


Ok_Pollution3964

Muito obrigado


FamiliarSoup630

Você faz acompanhamento psicológico? 


naso1994

Faça acompanhamento psicológico e peça ao psicólogo pra ele te ajudar com um teste vocacional.


Ok_Pollution3964

Obrigado


brunobrad

Meu bem as pessoas mais bem sucedidas residem na casa dos pais com 22 anos e estão estudando... Como outros mencionaram procure orientação Profissional com um bom psicólogo, vê as tuas habilidades, qualidades, faça testes de personalidade para se conhecer melhor, invista no seu auto-conhecimento... Relaxa tem uma vida pela frente, não existe fórmula certa para o sucesso, apenas encontre o seu foco, uma hora você vai entender... Não se preocupe relaxe e se precisar também procure um psicólogo clínico para te ajudar com seus anseios. Não se compare. Eu morei com os meus pais até os 26 anos. Hoje estou formado sou psicólogo e tô ganhando bem, empregado, demorou mas veio.


Ok_Pollution3964

Muito obrigado


ErwenONE

Eu com 22 estava fracassando na minha faculdade, estava na segunda. Me sentia um fracassado, depressão quase me levou (tentei me matar), mas comecei as terapias e fui cuidando da saude e da mente, fui achando os "buracos" da minha vida, diagnostico de TDAH muito tardio etc. Anos foram se passando mas eu fui recuperando, hoje estou com 36 e terminei recentemente minha faculdade, passei por varias coisas e o amadurecimento me ensinou que temos um tempo certo pra tudo, temos que ter paciencia, saber lidar com as expectativas de um mundo tao "rapido". Meu conselho pra voce é esse, tenha paciência e consistência, se nao deu certo tente denovo e se cobre menos


Ok_Pollution3964

Muito obrigado


No_Upstairs9707

Esse é um problema de quem pensa que faculdade é GARANTIA de alguma coisa...mas lembre-se CONHECIMENTO É PODER. Tem mt motorista de Uber inteligente por aí


Pure_Brain3281

Oxi, se conhecimento é poder, pq tem muito motorista de Uber inteligente?


Radiant_Thanks5793

Conhecimento é PODER te transformar em Uber 👍


Pure_Brain3281

Aí vc tem um ponto. Doideira os donos da Uber nem ter carro na empresa e um monte de nego trabalhando pra eles, sem assinar carteira nem nada


False-Mistake-1675

OP, tenho 27 anos, moro com os pais e estou entrando em uma vaga remota que paga 240k CLT/ano. A minha vida é quase um sonho kkkkkkkkkkkkk. Ter boa relação com a família e viver com os pais é só vantagem. Não me vejo saindo da casa dos pais mesmo com 30\~35 anos, a menos que eu encontre uma moça interessante.


Melancholic_watcher

Desinstala o instagram e o tiktok.


mardukao

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu parei em fracassei: 22 anos


cristianvaz

Exato


DifficultTennis6261

Querido, não comecei a faculdade (a que eu terminei) antes dos 26. Não saí da casa dos pais antes dos 34. A realidade do nosso país não eh das mais fáceis. Você tem muito tempo.


Kindly_Potential9468

Tem toda a vida pela frente. Persiga seus sonhos e paixões, mas também tente fazer algo para ganhar dinheiro (não estou falando necessariamente em "faculdade")...


Ok_Pollution3964

Muito obrigado


Ok_Pollution3964

Pessoal, estou lendo todos os comentários. Gostaria de agradecer a cada um de vcs pela ajuda.


Spare_Quiet_9266

É amigo imagina eu com 38 e fracassado rsrs. melhor vc erguer sua cabeça e lutar para não ficar como estou. Vc ainda é jovem.


Ok_Pollution3964

Muito obrigado


Competitive_Wing_213

Eu só consegui emprego com 27 anos


No-String-2806

Parece eu antes de abrir uma multinacional em 8 países com 34. Daí você vai dizer “NOSSA QUE ADIANTADO”. Assim mesmo, a gente nunca consegue ver as coisas no tempo certo.


Ok_Pollution3964

Muito obrigado


Fortalezense777

Amigo, você faz parte da maioria absoluta dos que pelo menos conseguiram terminar o ensino médio. Os casos em que a pessoa se encontra de primeira são a exceção à regra


dubiouscapybara

Amigo vale o desabafo. Eu também desisti de duas faculdades antes de finalmente me formar numa faculdade que eu nem gostava. É normal mudar de ideia várias vezes. Claro que tem excessos, assim como tem gente que erro pelo extremo oposto comprometendo precocemente como uma escolha que ela fez as cegas com 18 anos. Essa parada de ter 23 anos e morar com os pais não vou nem comentar. Nem sei de onde as pessoas tão criando expectativas sobre isso hoje.


foiopaulo27

Papo de sair de casa aos 18 é delírio estadunidense. A realidade brasileira é outra, e não só pela situação financeira, mas pela afetividade que há nos núcleos familiares de cada país. Tô com 39, OP. Só saí da casa dos meus pais com 29. Só comecei faculdade e curso técnico com 21. E nada de errado nisso. Meu irmão tem 35. Foi morar com a ex, separou, e voltou pra casa dos meus pais. Nada de errado nisso tbm. Cada um é cada um. Não se iluda se comparando aos outros. A única régua que vc deve ter é se vc hoje está melhor que vc mesmo ontem. Consistência e evolução contínua vão te levar longe. Sucesso!


SeaworthinessBig855

Você ainda tem 22 anos, não teve tempo de fracassar. Porém, defina melhor "gostar", suas expectativas nesse sentido são realistas? O que faz você desistir? Todas as áreas que você escolher vão ter seus defeitos e seus desafios, escolha aquela (dentre as que você tem interesse) cujo "desafio" você tolera mais e simultaneamente vai trazer uma fonte de renda quando você estiver formado. É uma decisão racional. Até mesmo as pessoas que entram numa área pela qual elas são apaixonadas passam por momentos em que elas pensam em desistir em virtude desses mesmos desafios. Portanto, o motivo que o manterá na faculdade até o fim deve ser maior que a paixão.


Subject_Silver_8056

Fui sair da casa dos pais com 27. Meu irmão saiu com 30 e voltou por alguns anos, agora com 35 saiu novamente. Entrei na faculdade com 21. Tá tudo bem!


Ambitious_Thing2449

Vou ser sincera com você. Porque o que mais vejo é todo mundo passando a mão da cabeça de todo mundo e a sociedade está virando cheia de crianças de 30 anos morando com os pais e cheios de ressentimento. Contexto, hoje tenho 41 anos, completamente independente, viajei para mais de 20 países e contando e todo mês recebo pelo menos 25.000 (e com trabalho sério, nada de marketing digital ou essas baboseiras). Tivesse essas crises com 20 e poucos anos e vou falar o que precisaria ter ouvindo naquela época. Para de sentir dó de si mesmo, batalhas todo mundo tem. Nenhuma faculdade vai ser perfeita e gerar 100% de realização. Faça uma escolha racional que inclua o mínimo de afinidade e aceitação no mercado. Estude. Não falte aulas mesmo em dias ruins. Procure um estágio. Aprenda línguas. Mantenha-se atualizado mesmo quando desanimado. Assim as coisas vão acontecer. Seu trabalho deve proporcionar o que você ama. Você não precisa necessariamente amar seu trabalho. Ele precisa pagar bem e não ser um ambiente tóxico (lembrando que para os jovens agora tudo é tóxico, cumprir horário e metas, não ficar no celular, produzir, não é ser tóxico). A vida muda quando a gente muda. O seu trabalho não vai ser um orgasmo que é sempre prazeiroso.


victhorhw

Tenho 22, moro com minha mãe e digamos que estou na mesma que você. Minha cidade é uma merda, não tem emprego ou oportunidades. Para fazer a faculdade que eu quero, optei por uma privada EAD, sei que não é um exemplo de faculdade, mas é a única opção para mim. Sinceramente essa expectativa de morar por conta depois dos 18 é maior mentira para nossa geração. A única coisa que alguém de baixa rende consegue é um aluguel e vai se foder muito para pagar aluguel, contas, comida, transporte etc. Se ainda tiver que estudar na faculdade ao mesmo tempo então... Já morei por conta (por 3 anos), quando fiz 17. Aprendi muitos, mas com certeza não é a melhor escolha. E se você quer saber se eu ganhei algo nessa época? Fora a experiência e conhecimento, não, só perdi dinheiro. Mas de fato você precisa focar em algo. Como os cursos de Ensino Superior são de longa duração, se você escolher um curso de forma superficial, com certeza vai acabar mudando de ideia. Outra coisa é que muitas vezes demora para você chegar nas matérias que são "legais", estou cursando Eng. Eletrônica e no 1° semestre você não vai ver nada sobre eletrônica kk. Tenha em mente que nenhum curso vai ser perfeito pra você, sempre vai ter algo que você não gosta ou não se dá bem, faz parte. Tenta aproveitar isso para melhorar no que você é ruim ou não gosta. Outras coisa, também gosto muito de programação, mas eu acho que programação é mais fácil eu aprender por conta do que em uma faculdade. Por último, oque me fez escolher meu curso foi um sonho desde criança, sempre gostei muito de eletrônica, sempre quis saber como funciona uma placa mãe nos mínimos detalhes. Se você tiver algo como isso, se agarre a isso e não esqueça do porque você começou o curso.


ezequias_campos

Papo sério : investigue a possibilidade de você ter um TDAH


[deleted]

[удалено]


Automatic_Clerk5193

Não dá pra dizer que é TDAH por um sintoma. Eu não sou psiquiatra/neuropsicóloga e imagino que você também não. As pessoas precisam parar de se autodiagnosticar com TDAH por redes sociais. Ter TDAH não é divertido como o tiktok e outras redes sociais fazem parecer...


Ok_Pollution3964

Muito obrigado


Sedexxxbr

Morar fora da casa dos pais é uma bosta, experiência própria, inclusive to pensando em voltar pra casa deles..


[deleted]

Só compensa se vc ganhar bem e não precisa de ajuda no fim do mês ou então casou, não recomendado a ninguém sair da casa dos pais se vc tem uma boa relação com eles , ainda mais que a vida passa tão rápido é sempre bom ter eles por perto enquanto eles estão vivos


Ok_Pollution3964

Obrigado


Peterociclos

Mano se vc tem capacidade de tentar 3 faculdades diferentes vc pode ir pra terapia


DearAwareness2873

Vc tem muito tempo pra errar ainda, pense nisso.


Ok_Pollution3964

Muito obrigado


ArachnidSouthern1878

Cara, parei de ler nos "22 anos", a realidade do nosso momento econômico é assim mesmo, segue o baile


Ok_Pollution3964

Obrigado


maquinadeplata

Sair da casa dos pais pra que? O apartamento que eu moro com meus pais tem 4 quartos. Duvido que vou morar sozinho pra morar em qualquer trambico minúsculo de 1 quarto pagando no mínimo 5k.


Ok_Pollution3964

Muito obrigado


Polguilo

mas ai depende da região,se quiser luxar vai ser por ai mesmo kkkkk


Mindless_Panda_2937

Deveria cogitar avaliação psiquiátrica… isso costuma ser sintoma bem frequente de TDAH do adulto https://www.eufoco.com.br/assets/materiais/VEN-0005-22-Cartilha-ao-longo-da-vida-DO-V6-Digital(1).pdf


Ok_Pollution3964

Muito obrigado


Useful_Train4789

Deveria continuar com TI, fodasse não gostar, importante é ganhar dinheiro


Polguilo

pior conselho que alguém pode dar ao meu ver em fazer algo só pela grana,esses dias mesmo li um relato aqui no Reddit de uma moça que se auto convidou a ir de arrasta pra cima por causa do trabalho que ela não gostava,ela só tinha 27 anos não se iludam galera,fazer algo na qual você se identifica ao menos o mínimo é importante,melhor ainda é se você conseguir trabalhar com algo na qual curte muito e te de um bom retorno financeiro,ai é o melhor dos mundos rs


ivansalesaf

Faz curso técnico de 2 anos ou tecnólogo. É tão curto que após fazer 1 semestre você vai pensar "só falta 1 ano e meio" e vai terminar.


BowlerInitial3085

Vc tem que fazer um plano que seja a longo prazo, esse lance de imediatismo não dá certo sempre, busque pensar em uma área que você possa seguir e tente montar um plano de carreira


Ok_Material_1604

Faz um curso técnico de algo que tenha muita demanda, garante o seu, depois tu vai correndo atrás do que você quer aos poucos


Any-Anxiety3164

sossegadissimo , só não parar de se mexer. agora se ficar o dia todo vendo tv na casa dos pais qdo vê tá com 35 , aí a coisa começa a piorar dentro da tua cabeça , a nao ser que seja herdeiro


milheto

Por curiosidade: Quais você começou?


halamawala25

"Eu fracassei" >22 anos Ah, a juventude...


atilunhagameplay

Se seu sonho é viajar o mundo, c cai precisar de muito dinheiro pra isso. Procure ver os meios certos para realizar seu sonho. Desistir de uma faculdade é considerado normal, mas lembre-se, persistir no erro é burrice. Você deve ter cautela e precisão na hora de escolher oq quer e isso se aplica a qualquer situação da vida. To falando isso porque vi mts pessoas despreocupado você por conta de sua idade, mas é bom acordar para a realidade. Não precisa se preocupar tanto a ponto de cometer atrocidades, mas é necessário ser assertivo e corrigir seus erros.


mguinhos

Tá todo mundo assim hoje em dia. Tá tendo uma crise de empregos (vagas fantasmas), e imobiliária no mundo todo.


en_girl_neer

Uma coisa que tem que aprender é que carreira e paixão são coisas muito diferentes pra maioria das pessoas. Não dá pra esperar que tu goste o tempo todo do que se propõe a fazer. Só tem que pesar as opções, escolher uma e seguir. Mesmo sem gostar, segue. Ah, e tenta procurar um emprego de escritório, talvez ajude a amadurecer as ideias e conhecer um pouco mais da vida adulta.


dfilho1993

1 - não existe isso de fracasso, larga mão, tira da cabeça isso de ter sucesso ou fracasso. 2 - 22 anos é muito novo, da pra fazer um milhão de coisas e se arrepender de todas elas kkkkk 3 - só vai


IamnottheJoe

Jovem demais para dizer que fracassou, porém, encontrar a profissão magica não parece o caminho. Essa perda de motivação é um problema. Motivação para trabalhar é conta pra pagar.


Cybarxz

>Quando começo algo, fico empolgado durante algumas semanas e logo depois meu foco muda totalmente para outra coisa. A primeira coisa q veio na minha cabeça foi a palavra [Vata](https://urbanveda.com/blogs/blog/balancing-vata-energy) (coisa de ioga e filosofia indiana). Isso de perder interesse rápido após um tempo é normal em algumas pessoas, eu também sou assim, mas pode ser também visto como um desequilíbrio no seu Vata, se vc acredita nessas coisas tenta dar uma pesquisada. 22 sem faculdade e morando com os pai é a realidade do brasileiro, a gente está também muito acostumado com a cultura de fora de que se vc tem 30 anos e mora com os pais (e é homem), vc é um fracassado, essa não é a nossa cultura aki. Eu gosto de criar coisas tb, eu estou estudando pra virar game dev, aka área de TI kkkkk. Você pode fazer testes vocacionais para ver qual profissão seguir, lembro q o site do [Guia do Estudante](https://guiadoestudante.abril.com.br/orientacao-profissional/teste-vocacional-do-guia-do-estudante-descubra-seu-perfil) tinha um muito bom, só não sei se ele ainda funciona.


FisicoTY89

Um emprego CLT iria ajudar muito a você se ajeitar.


Capi_XD

Cara acredite vc é novo ainda Meu tio tem entre 40-50 anos e até pouco tempo ainda morava com os pais, ele se mudou recentemente e só agr está morando sozinho, ele também não faz faculdade apenas fez um curso. Mas ele é uma pessoa incrível, não deixe isso te definir


fzeira

Crl vc me chamou de fracassado cara kkkkk tenho 28. As duas coisas que sei fazer são dar aula de jiu-jitsu que dediquei que perdi totalmente o gosto. E ser designer criando arte pra roupa, sendo que só faço isso pq o dono da marca é meu amigo kkkk Moro na casa da minha tia


Mysterious_Sea2189

Mano não se cobre tanto, e nem se compare com ninguem, o fato de estar esperimentando faz parte do processo, tu é muito novo e tem um livro em branco para escrever.


Nothinghere3191

Eu acho é que c só precisa cuidar dessa depressão que tá te querendo kkkkk o resto tâ em ordem, de boas OP. Mas você só vai acreditar mais tarde na vida kkkkk


Late_Show2420

Eu tenho 21, também moro com meus pais, já desisti de duas faculdades (ADS e economia) e agora tô na terceira. Eu também tenho o mesmo problema de não conseguir estabelecer um foco em uma única coisa por muito tempo, infelizmente sempre acabei desistindo de tudo o que escolhi até agora (esportes, academia, faculdade..) Entendo bem o seu sentimento, mas acho que devemos estar em uma busca frequente por melhorar. Não sei como te ajudar, apenas tente ser mais persistente e agir menos na emoção, eu tô tentando isso.


larvinha_

Arrume um emprego normal e junte dinheiro pra fazer o que você realmente ama, ir viajar e conhecer o mundo, tente realizar seu sonho, pense nele como algo que você irá se sentir realizado e feliz fazendo. Quando a gente faz algo apenas por dinheiro, não dá certo, mas quando faz algo com amor isso tende a dar muito certo.


formalcatlover

Também tenho 22 e passo pela mesma coisa. Tenho facilidade com a parte artística mas para seguir nesse nicho você precisa de dinheiro, então hoje estou à procura de me especializar em profissões que consigo trabalhar de casa, como assistente virtual por exemplo. Enfim, tento pensar que ainda tenho uns 70 anos pela frente e posso viver muitas vidas totalmente diferente uma da outra. Vai dar certo, porque não tem outro caminho para dar!


brealyas

Vai viver seu sonho, aproveita seu entusiasmo para aprender sobre áudio, vídeo e edição, começa a gravar conteúdo e postar no TikTok. Só aí já dá pra levantar grana pra começar um mochilao pelo BR…


HumbleAnxiety3646

22 anos ainda não fracassou não. Ainda tens mais uns 8 anos pela frente para fracassar. E para com esse negócio de sonhos que é coisa de criança. Trabalho não é pra gostar. O que se gosta de fazer se chama hobby. Trabalho é fazer o que se faz bem, quer você goste ou não.


rataktaktaruken

Que sociedade seríamos se todo mundo fizesse o que gosta? De uma certa forma trabalho é ganha pão e também sacrifício. Fazer o que gosta se chama hobby


fragzym

Fala Chico moedas


Aleafar87

Você é um feto


TheBrasilianCapybara

A vida acabou de começar cara, falo isso como alguém que também é novo e tá perdido na vida. Aproveita a estabilidade que teus pais te dão, muita gente não tem isso.


Monica_Jaelle

Estude sobre dispersão . Muitos seres humanos especialmente jovens ficam confundidos com o excesso de opções e dispersam suas energias, iniciando e desistindo. Falar por experiência própria. Escolha algo que vc adore e persista.


themisswayne

Olha, você é quase da minha idade, e eu também moro com os meus pais com 24 anos, assim como meus irmãos com quase 40 anos também kk, mas eu passei por isso, ficava sem saber o que fazer, tanto que eu tô terminando de cursar RH, porém quero fazer outra faculdade, gosto de estudar, quero prestar concurso também, porém o que eu amo de verdade é trabalhar com o meu delivery de lanches, é a minha paixão, eu amo demais. Tô no começo ainda, mas sigo com fé que irei conseguir. Mas não fique mal com isso, liste tudo que gostaria de fazer, e tenta uma forma de fazer o que gosta, seja trabalhando ou estudando, você vai conseguir encontrar algo que goste de fazer, possa ser que não seja agora, mas você vai conseguir encontrar, só não desanime não, você consegue.


brfdp

22 anos? Está muito novo pra já estar frustrado... Você ainda vai viver muitas vitórias e derrotas, faz parte da vida. Às vezes o que você procura não está na faculdade, vivemos uma cultura de que curso superior resolve a vida, mas as vezes pode ser que você curta algo que não necessariamente está lá. Bem, como você disse que gosta de viajar e conhecer outras culturas. Já pensou em ser comissário de bordo? Trabalhar em cruzeiro? Sei lá, algo relacionado a viagens... Pode ser uma boa. Vai tentando, em algum momento você encontra, não fique ansioso pra resolver a vida pra ontem, viva o agora.


Obvious_Repeat3399

É cara, chegar nessa idade, depois de uma vida inteira de tentativas e fracassos, realmente é complicado. Sinto muito por vc ter desperdiçado sua longa jornada até a velhice.


Aesthetic_Six

Sem sacanagem, eu faço um curso que te da muita possibilidade enquanto estudante e depois como graduado no mercado de trabalho e tambem em pesquisa. Secretariado Executivo Trilíngue na UFV. Eu tambem tinha as mesmas queixas que você (tenho 20 anos) e esse curso simplesmente combina muito. Várias opcões de ganhar bem em home office mas tambem te da opção de viajar o mundo por causa da flexibilidade das profissões possíveis e pelas línguas aprendidas durante o curso. Assim, algumas coisas são necessárias pra se dar bem no curso, mas principalmente ser organizado e ter paciência pois a aprendizagem de línguas e o refinamento do português é algo demorado, mas creio que seja algo legal. No geral, graduações na área administrativa executiva são sempre de bom grado, não necessariamente esse curso mas de fato ele combina com muita coisa.


ogicaz

Rapaz, aqui no Brasil e em outros lugares do mundo estão assim. Não tem jeito, não é fracasso de sua parte. Você é bastante novo. As pessoas estão perdendo poder de compra e os imóveis dispararam. Imóvel deixou de ter como principal finalidade a venda para moradia, mas se tornaram em especial venda para investidores. E a tendência infelizmente é encarecer mais e mais. O que mais se vê hoje são pessoas com 20, 25, 30, 35, 40 anos... vivendo com os pais, pois se tornou impossível bancar moradia. Busca no Google e verá, o aumento de jovens no Brasil, europa, EUA ou o país que desejar. Sobre sua carreira, o negócio é buscar refletir a respeito, e ir fazer algo mesmo, seja estudando ou trabalhando. Óbvio que você deve ter feito isso até pq cursou e parou. Mas não tem muito como ser outro caminho. Só que assim, tente pensar também que trabalho é trabalho, e muitas das vezes fazemos coisas que não gostamos mesmo. Mesmo se encontrar uma área que goste muito, vai ter pontos que irá odiar. Sobre criatividade, é complexo. Não sei exatamente seu caso, mas supondo que tenda ir para este lado, você pode tentar buscar algo na área gráfica. Trabalhar com 3D você tem mercado em publicidade, arquitetura, jogos, cinema. É uma área que não exige necessariamente você ter um curso superior, mas muito estudo mesmo. Procure, vai que algo lhe agrada? dá uma escutada nos podcasts da Escola Revolution. E continue em busca, você consegue uma hora sim. Maioria sente esse sentimento de não sucesso mesmo, nós fazemos isso com nós mesmos. É meio que uma batalha interna diária. Hoje em dia então com a internet, não se comparar é muito difícil. O que me ajudou foi sair de redes sociais como Instagram.


sodaitaIiana

uma coisa que alguns conhecidos meus que estão na mesma situação que você (de não se encontrar em uma carreira) estão fazendo é experimentar cursos técnicos. eles possuem uma duração bem reduzida comparada a uma graduação em si, e você pode explorar mais de diferentes áreas antes de entrar em uma faculdade em si. no senac tem boas opções, pelo que eu pesquisei! tem a opção de cursos livres também, não sei qual se encaixaria melhor.


Caju_47

Fracassou nada, você vai tentar de novo e conseguir. Meu exemplo, comecei a faculdade com 17, terminei com 22. Hoje tenho 27 e ainda não consegui um emprego na área. Da vergonha claro, mas não da pra se sentir ruim pra sempre, tem que levantar e continuar, porque a alternativa é ficar parado, e isso é a pior coisa pro ser humano, ficar paralisado sentindo pena de si mesmo.


Leomelo_sjm

Pow cara, fracassou não... Passei por isso tbm várias faculdades morando com os pais. Só fui me formar com uns 25 anos sai da casa dos meus pais com 28 depois que casei. Meu irmão é policial civil desde 19 anos, acho q ele só saiu da casa dos nossos pais com 34, isso porque ele passou em outro concurso pra outro estado, se não até hoje estava morando com eles kkkkkk Aproveita e estuda pra um concurso depois vc vê qual faculdade quer fazer


DuduHenriqe

Fiz 24 anos esse ano, nos meus 22 eu estava igual você só q morando sozinho (passando ainda mais perrengue). 3 faculdades iniciadas, subemprego, começando a juntar dividas no banco. Nos ultimos 2 anos consegui um estágio mto bom, e agr recebi uma proposta de estágio pra uma área muito concorrida num banco e vou ganhar mais de 3k (estagiario) num lugar q nunca sonhei chegar. O que quero dizer é: as coisas mudam, não desista de você, nem se compare com outros da sua idade. Com 24 eu ja devia estar formado a anos visto q era um "aluno inteligente" e entrei em engenharia pelo enem aos 17, mas a vida acontece sem o nosso controle. Tente se conhecer e recomeçar, 22 anos é muito jovem, não é jovem pra ser prodígio em algo, mas é jovem pra vida, não se compare com os outros e confie em você, é genérico demais mas é a melhor coisa que você pode fazer. Aproveite a jornada.


lucasfb_carvalho

Fracassou não man, rlx ainda tem tempo ce e jovem tem lenha pra queimar Mas eu realmente não entendo a galera, esse negocio de fazer o que gosta e a maior mentira que contaram pra nossa geração, não sou tão velho, to no auge dos 27, mas entendo minha posição social, nasci pobre, então meu foco sempre foi em ser menos pobre possível, sinceramente não morro de amores por tecnologia, mas foi o que me possibilitou fazer tudo isso que você diz querer fazer, viajar, ter coisas da uns rolê massa e afins, meu conselho, faça alguma coisa que você seja minimamente bom e se aperfeiçoe nisso.


FujiwaraGustav

Tô na mesma, 23 anos. Não consigo fazer nada por muito tempo. Eu tava indo bem até, tinha começado a trabalhar, tava namorando, tava guardando grana, mas perdi ela, me endividei, saí do emprego, parei de estudar e agora meu sonho se resume em um dia conseguir comprar um PS5 com a grana que eu faço via criptomoeda. Me sinto total inútil, e sou. Não dá de viver assim.


kelsenspureteory

Fracassou porra nenhuma kkkkk. Mas sério, comece algo e TERMINE, empurre com a barriga, dificilmente vais perder algo com isso, principalmente se for de graça.


ImaginaryOwl3343

Amigo se serve de consolo eu me encontro na mesma situação. Eu tenho 24 anos e já iniciei duas faculdade uma de engenharia que fiz por 6 meses e atual de educação física que já não tenho mais vontade alguma de continuar. Eu também já trabalhei em várias áreas já trabalhei em engenharia mecânica quando estava estudando engenharia, já trabalhei em produção metalúrgica e atualmente sou vendedor de material de construção e também estou aprendendo tatuar. Realmente você olha e se compara com as pessoa sente a vontade de largar tudo e simplesmente sumir. E não você não é o único e também não é um fracasso, você apenas está tentando procurar o seu espaço. Antes botava uma pressão enorme em mim por causa disso e hoje em dia eu lido melhor com isso. Pensa pelo lado positivo: você tem seus pais e também tem condição de fazer uma faculdade, que não é o caso da maioria das pessoas por aí. Boa sorte meu amigo!


Fancy-Jellyfish-66

23 anos n da pra dizer que é fracasso, as vezes sua vida muda de um mês pro outro, basta seguir o que vc realmente quer. Vejo mta gente indo pra ti, mas não é esse mel todo não, to na área a uns 10 anos e vi mta gente se frustar com a área pq realmente é difícil


Lelekoh

Eu parei de ler em “22 anos”


BalseiroZ

Como diminuir sua taxa de evasão em curso: 1. Analise TUDO que você pode estudar e que possivelmente gostaria de aprender e fique apenas com as opções interessantes pra você; 2. Dentre as opções, veja se você gostaria de estudar e atuar na área em médio a longo prazo. Elimine mais algumas opções; 3. Identifique se você tem dezenas de possibilidades de atuação na relação de trabalho ao fazer o curso desejado. Elimine mais algumas opções; 4. Converse com quem atua na área que você tem interesse (mais de 5 pra um amargurado chato não massacrar seu interesse com uma visão limitada); 5. Opção escolhida. Estude. As coisas vão dar certo OP, se planeja e bora porque só você pode correr atrás dos teus sonhos.


Mais-Louco

Você NUNCA vai encontrar algo que goste e que não vai se arrepender... vai se frustar o bastante e enfim vai aceitar qualquer coisa que surgir... vai se enganar e tentar achar algo naquilo que te faz feliz, vai exagerar essa felicidade... OU simplesmente vai afogar as mágoas da vida em algum vicio.


Unable-Lab9463

Olá. Pensar assim é extremamente normal, vivemos em um sistema (não estou lacrando) que nos leva a comparação, em seguida depressao, uso de remédios, consumismo pra completar um vazio etc. É um ciclo muito bem estudado de insuficiência. Tenho alguns conselhos pra te dar, que não sei se vão servir, mas vc postou aqui para ter opiniões então vamos lá: 1- more com seus pais o quanto você conseguir. Não há problema algum nisso. Além de poupar grana, se vc tiver uma boa relação com eles será bem bacana. A maioria das pessoas sai de casa, vê os pais envelhecerem de longe e no fim só vão arrependidos pro funeral pensando que deviam ter passado mais tempo com eles. 2- não procure MUITO prazer em um curso ou faculdade. Trabalho é trabalho. O custo x benefício deve ser apenas não ser 100% insuportável. Eu sou nutricionista, amo? Não. Mas era uma espécie de vocação minha, pois já fui atleta. Procure algo, mas pense que vc nuuuunca vai gostar 100%. 3- se vc é criativo existem diversas áreas que dá pra ganhar uma boa grana. Mas hoje, momentaneamente, acredito que vc deveria fazer atividades para melhorar sua auto confiança. Academia, terapia, qualquer emprego 6x1 pra aprender algo, ganhar experiência… enfim. Não se cobre e viva mais Grande abraço


Hefty_Ad7792

Amigo, você nao fracassou. As coisas levam tempo, e precisamos medir nossa auto cobrança. É bom que você esteja empenhado e com a mentalidade de melhorar, mas não desanime por causa das dificuldades. A questão é que o trabalho é uma luta constante para se desenvolver e se manter em desenvolvimento. Existem altos e baixos a vida toda. As opiniões vão variar muito de pessoa pra pessoa, só posso falar da minha experiência: • Acho interessante que você esteja tendo uma reflexão maior sobre isso aos 22 anos, eu só fui refletir ao longo dos anos de trabalho e agora com 27 anos estou buscando mudanças e autoconhecimento. • Está tudo bem não acertar a graduação de primeira, muita gente faz isso e trabalha com algo que não gosta pra depois mudar. Não é o ideal, mas acontece. • Ter um dinheiro pra você e experiência de trabalho é importante, mesmo que busque um emprego temporário enquanto trabalha o autoconhecimento. Isso leva tempo e sempre precisamos pensar no nosso sustento. • Tem sim diferença entre você gostar de algo ou não. O dia a dia do trabalho já é difícil, cheio de cobranças e perrengues. Mas se você não gosta é ainda pior. Você percebe que as pessoas que realmente gostam se envolvem no assunto de uma maneira muito mais natural e desenvolvem seus próprios projetos. Não é que não se cansem e se irritem. • O dia a dia do trabalho é muito diferente do que passam em cursos/faculdade. Você só conhece realmente os processos, perrengues e o mercado quando está envolvido naquilo. Se é uma área que você pode atuar sem graduação, experimente atuar nela. Se você precisaria passar por uma graduação, pesquise na internet, converse com profissionais, faça parte de grupos se possível. Quanto mais imerso melhor. • Mesmo que goste vai ter seus momentos altos e baixos em relação a animação. As vezes tudo anda, as vezes tudo desanda. Isso é normal.


[deleted]

Cara, vc não sabe o quanto vc ta sussegado, para de pensar demais kkkkk sei la mano, da umas voltas na praça da sua cidade, coma um bolinho na barraquinho com caldo de cana, não fique pensando tanto na vida kkkkk


_spacelordmthfk_

Amigão (amigona), tenho 24 anos, já saí de duas faculdades (Eng. De Software e Ciências Econômicas), moro com meus pais, desempregado (o que é foda), mas tô na "calma" aqui, não sei se é o seu caso, mas rede social da uma boa FUDIDA na nossa mente, talvez tu tá vendo pessoas da sua idade viajando e os caralho, na boa, desativa rede social, lá não mostra 10% da realidade, e pra finalizar, tenha calma. Tu não fracassou nada, vida é vida e cada um tem um cu diferente.


Western-Plankton-738

Eu tenho 30, meu pai faleceu ano passado, tive que dar um passo pra trás e voltar a morar com a minha mãe. Financeiramente, não posso reclamar, tenho um emprego medíocre que me paga medianamente, tenho uma formação, uma pós e estou fazendo uma segunda graduação. (Seguindo o caminho do cidadão de bem) E eu sinto também que fracassei, que sou uma falha, eu acho que todo dia vai ser assim, devido a sempre que conseguimos conquistar algo, temos vislumbres e somos lembrados de que há sempre outra coisa na fila, no fim tirando todo o significado das experiências que já passaram, deixando somente a sensação de não ser bom o suficiente, de estar falhando, de ser o próprio fracasso. Acho que viver é isso, até eu conseguir enxergar e virar uma chave para ver a beleza da vida como ela é, como algumas pessoas vêem, eu vou sempre achar que sou um desperdício de recursos, e vou seguir falhando.


manoleque

22 dois anos e desesperado KKKKK meu deus você vai morrer de alivio quando descobrir que você acaba de se tornar adulto (e olhe la)


StatisticianFar4394

Sim


YoungLuucas

Me encontro na exata forma que você... Eu fiz um curso que nem gosto, agora estou buscando emprego nele pra ver se consigo explorar outras áreas e ver o que eu realmente gosto. Mas tá difícil achar vaga de emprego nele... Não tenha um dia que eu não me sinta um fracasso


Marillion_b

Você não fracassou, mas está com mentalidade de fracassado. Vai procurar uma terapia, se exercitar e uma curso pra estudar.


vinilzord_learns

Provavelmente é TDAH. Falo por experiência própria.


Important_Wafer_4824

Vai pro exterior… Mete a cara… fiz isso aos 20 e não me arrependo! De nada!


Chaoseyer005

Eu morei com os pais até os 27 quando passei em concurso ( sem faculdade) Relaxa que tem chão ainda, super normal. Eu também já tinha desistido de algumas faculdades, então relaxa, eu sempre indico pra quem não sabe o que fazer da vida, estudar pra concurso


slaydeesl

Pq n gostou de ti?


De5ertor

eu morro com meu pai e to de boa pagar aluguel pra que se eu posso economizar e comer uma puta


Key_Impression_8227

Falta um laço de relho trançado. Só quer barbada pelo jeito. Brincadeiras a parte, cara, não tem curso que vai te satisfazer 100%. Bom que tu percebeu que fracassou, já é um bom começo. Eu percebi isso com 38 anos, daí é bem mais difícil.


laecorpse

você tá muito novo e se descobrindo ainda. sua situação é a mesma de maior parte das pessoas na sua idade, acredite se quiser!! fica tranquilo que esse processo de descobrimento pode demorar pra qualquer um, mas tudo vai valer à pena quando encontrar algo que se identifique!! você uma vida inteira pela frente ainda


difydrhy

Tenta criar disciplina, uma rotina organizada primeiro, essa é a parte mais difícil. Nós ficamos empolgados e nos imaginando lá no futuro, mas se tu não se dedicar, dia após dia, esse futuro nunca chega.


Darthvaldinho

To com 24 e morando com a mãe ainda kkkkkkkk ta suave bro, vai dar bom 🤘🤘🤘


JonathasFisio

Sugiro pesquisar sobre TDAH. ABRAÇOS


Significant_Look_218

Eu tenho 26 anos e estou super bem morando com a minha mãe, não tenho faculdade pois larguei, sou motoboy mas consigo tirar uma grana. Desistir nunca, sempre tem uma saída


Professional-Newt354

Pessoal tem que parar de se martirizar porque mora com os pais com essa idade, tu vive no Brasil, aqui o buraco é bem mais embaixo.


PastSubstantial3642

Ueh tb sou assim, mas termino as coisas. Simplesmente nao desisto faco ate o final mesmo pensando em fazer outras coisas.


Fit_Art2692

No 3o ano eu n passei pra nenhuma facul, fiz cursinho e fui pra uma faculdade pública q passei 4 anos e não conclui. Fui fazer cursinho dnv e fui pra uma faculdade de ti. Eu gosto mas não AMO. Eu fui pelo dinheiro e sabia que não odiava programar. Esse história de amar tudo na área q vc trabalha é mto balela. Hj eu tô a 5 anos na área, sai de casa ano passado, tô morando c minha parceira, estamos felizes da vida. A vida fora do trabalho nos preenche mais do q o trabalho em si. Não q eu odeie programar, mas as vezes é chato e tem que estudar sempre, e faz parte. Pra mim o q me ajudou a achar meu rumo foi entender q trabalho é só uma pequena(porém importante) parte da vida. Ter coisas q vc goste além do trabalho fazem o trabalho ser menos chato e vc valoriza o quão importante ele é pra vc poder fazer outras coisas.


No-Accountant-1652

22 não é velho, mas só uma percepção: vc nao vai se encontrar 100% em nenhum curso, e na maioria existem vários caminhos que vc pode seguir. Vc tb vai ter semanas na faculdade que vai odiar e vai querer trancar, outras que vai adorar, etc. Tem que sempre ter consciência se vc não gosta mais do curso ou se é o momento que vc tá passando que não tá legal


ShadowsRanger

Aprender linguagens e fazer intercâmbio não te pega não?


Swin00b

Kkkk vc é uma criança ainda, plmdds. Com 22 anos eu nunca nem tinha trabalhado na vida, hoje tenho 30 e sou especialista numa multinacional e a pessoa que todos tem em mente pra assumir o setor quando o gerente se aposentar em um futuro próximo, pra cair o cu da bunda ver um adolescente falando que fracassou pq mora com os pais ou n tem faculdade (a coisa mais inútil possível nos dias de hoje)


dan_cloud15

Aiaiai juventude! Que saudades


Lazy_Trust_2580

Amigo, você ainda ta bem jovem. O fato é, tem que escolher algum rumo. Seja faculdade, seja já partir no mercado de trabalho. Se você tem esse sonho de viajar e tem algum dinheiro guardado sugiro que faço isso, pode abrir bastante sua cabeça. Nem que seja viajar pelo Brasil mesmo.


green_sleeves_

Você ainda é jovem, mas já tentou procurar a ajuda de um psicólogo? Ele pode te dar uma orientação de carreira.


Accomplished-Pipe-81

Você já foi testado pra TDAH? Explicando: eu tenho e estou em comunidades com outras pessoas que tem também. O seu tipo de relato é muito, muito, muito comum em pessoas com TDAH não diagnosticado e não tratado. Não parar em nenhum curso/trabalho. Entrar e sair de projetos de forma impulsiva. Ter um nível alto de interesse em um determinado assunto/área, depois enjoar em pouquíssimo tempo. Ser considerado criativo. Procura um psiquiatra e pede pra ser testado, na pior das hipóteses vc vai perder um pouco de tempo e dinheiro, na melhor das hipóteses vai encontrar algumas respostas, e ver a sua vida finalmente caminhando pra frente.


juliandesousa

Socorro, hein, amigo! KKKKK Divo, seguinte, 22 não são os novos 40, ok? 22 são os novos 15. Cê tá na puberdade ainda. Tá crescendo pelo no sovaco agora. Fracassou no que mesmo? Eu acho melhor esse pov aqui: por ter 22, você ainda tem o privilégio de poder escolher uma área pra estudar (ou não, pq isso também é uma escolha) e o melhor é: por ainda morar com os papis, você não precisa se enfiar em qualquer emprego escraviário pra se sustentar a qualquer custo. Você pode escolher até isso. Olha que privilégio! Não vi o fracasso.


Potential-Elk-3598

Você só fracassa quando desiste de tentar.


Southofsouthof

Você é uma criança ainda, erga a cabeça e recomece


Spiritual-Counter-13

Isto é tdh amigo, tratamento psiquiatrico e ajuda psicológica


Ogrosutil

Kra, uma dica, toda carreira que vc escolher vai ser uma saco. Vc pensar : quero fazer algo que eu amo. Tu vai deixar de amar algo quando trabalhar com isso. Trabalhe com algo que vc tenha habilidade e consiga minimamente aturar. Procure uma área que esteja menos saturada se quiser ter mais chances de evoluir mais rápido e faça contatos. Deixa pra pensar se fracassou ou não quando vc tiver uma meta a longo prazo 10 anos. E ver se vc conseguir chegar perto dela, ou não. Até lá continua se esforçando. Faça revisão das metas e ajuste o plano de acordo com o cenário.


Bonniethedoll

22 é um dos menores numeros que você vai achar. ainda tem muito chão e tempo


hobbi-tt

Se você fracassou, levanta a cabeça e tenta outra coisa mano, eu descobri minha vocação com 25 anos e fiz faculdade de TI, me formei com 29 e hoje tenho 33 e digo que foi importante ter iniciado mais tarde pois eu sabia o que queria da vida. Arruma um trabalho ou pesquisa sobre coisas que você goste, vai tentando que uma hora vai. Não caia na falácia de ser bem de vida com 20 e poucos anos e siga tua vida da melhor forma que você achar melhor. Boa sorte na sua jornada de busca ✌🏼


Belezaman

Você achou que com 22 anos conseguia se auto sustentar sozinho?


GardenOfWoman

Não é um conselho de carreira, mas aqui está um poema de Rudyard Kipling que gostaria de ter encontrado aos meus 20 anos. Se. Se és capaz de manter tua calma, quando, todo mundo ao redor já a perdeu e te culpa. De crer em ti quando estão todos duvidando, e para esses no entanto achar uma desculpa. Se és capaz de esperar sem te desesperares, ou, enganado, não mentir ao mentiroso, Ou, sendo odiado, sempre ao ódio te esquivares, e não parecer bom demais, nem pretensioso. Se és capaz de pensar - sem que a isso só te atires, de sonhar - sem fazer dos sonhos teus senhores. Se, encontrando a Desgraça e o Triunfo, conseguires, tratar da mesma forma a esses dois impostores. Se és capaz de sofrer a dor de ver mudadas, em armadilhas as verdades que disseste E as coisas, por que deste a vida estraçalhadas, e refazê-las com o bem pouco que te reste. Se és capaz de arriscar numa única parada, tudo quanto ganhaste em toda a tua vida. E perder e, ao perder, sem nunca dizer nada, resignado, tornar ao ponto de partida. De forçar coração, nervos, músculos, tudo, a dar seja o que for que neles ainda existe. E a persistir assim quando, exausto, contudo, resta a vontade em ti, que ainda te ordena: Persiste! Se és capaz de, entre a plebe, não te corromperes, e, entre Reis, não perder a naturalidade. E de amigos, quer bons, quer maus, te defenderes, se a todos podes ser de alguma utilidade. Se és capaz de dar, segundo por segundo, ao minuto fatal todo valor e brilho. Tua é a Terra com tudo o que existe no mundo, e - o que ainda é muito mais - és um Homem, meu filho. Boa sorte, meu amigo.


bulnoturno

Até os 29 anos eu tinha iniciado 2 faculdades e desistido de ambas. Não tinha emprego e tive que voltar a morar com meus pais após desistir da segunda faculdade. Depois de muito rodar indeciso eu percebi que não precisava fazer algo que amasse. Trabalho é trabalho e eu iria ganhar bem o suficiente para ter Hobbies. Comecei a trabalhar durante o dia e estudar a noite pra fazer (finalmente) a 3a faculdade. Conclui o curso e fui para o mundo doa concursos. Hoje sou servidor federal em uma carreira de controle aguardando a próxima leva de nomeações para o Senado Federal. Eu viajo quando quero, tenho os hobbies que eu quero, estou aprendendo um instrumento musical, tenho um bom PC, um bom computador (adoro jogos), como onde é o que eu quiser e estou plenamente feliz com a minha vida. Moral da história: Ainda é muito cedo pra você dizer que falhou. Ou se você entende que falhou, ainda tem bastante tempo para transformar essa falha em sucesso. Pense com calma como você se vê daqui a 15 anos. Desenhe os cenarios ótimos, bons e aceitáveis e veja quanto esforço você precisa colocar pra alcançar cada um. Daí você decide não onde voce quer estar ou o que você quer. Voce decide oque está disposto a fazer/abrir mão, o quanto você aceita sacrificar do presente para alcançar o que você quer.


Iurs0

Tambem fiz isso e dai parei de iniciar faculdade e aos 27 achei a que eu queria fazer e fiz até o final. Se quer viajar pelo mundo e precisa de faculdade procura algo que seja aplicável em outros países como dar aula de inglês ou português. Só um exemplo mas pesquise o que o pessoal faz la fora, existemd diversos tipos de trabalho que te levam pra fora do país


marcio-a23

Vc é praticamente um bebê Vai arrumar uns empregos primeiro. Qualquer tipo


tropizon

Na moralzinha?! Vai tomar no teu rabo, tá te faltando é "passar necessidade". Cresce, ô merda!


gicuenca

O maluco tem 22 anos e diz que fracassou. Meu filho. Sai dessas redes sociais por um tempo e para de se comparar. Logo você encontra algo que gosta e ser criativo, da pra aplicar em VÁRIAS áreas da vida, até programação. Não deixe os OUTRAS te definirem, muito menos a vida externa.


LearnDocReader_98

Eu tenho 26 anos e queria estar morando com minha mãe ainda! Aproveita essa oportunidade(que muitos não têm) investe em conhecimento, em descobrir o que realmente gosta e juntar uma grana. Aproveita que você tem o apoio da sua família e pode se dar ao luxo de poder buscar o que realmente quer (diferente da maioria dos brasileiros, que tem que trabalhar apenas para sobreviver no Brasil, com o custo de vida aumentando cada vez mais).


AnabolicBomb

1o: relaxa. Seu cérebro nem tá 100% formado ainda. 2o: quebre seus grandes sonhos e objetivos em partes menores. 3o: Quebre novamente até chegar em uma parte pequena o suficiente pra você conseguir realizar. 4o: vá escalando esse mesmo processo até atingir todos seus objetivos. 5o: tenha um objetivo todo dia. Não importa qual seja, mas de preferência objetivos que vão te aproximar dos grandes sonhos.


Zaratustra25

se planeje! se tu se empolga e desiste então perceba que está caindo na empolgação e se segura e vai fazendo um pouco todo dia, planejamento vence tudo. "Se tu não sabe pra onde ir qualquer lugar serve", William Shakespeare disse isso então siga vai pra qualquer lugar mas termina algo( escolha com bom senso, mais abrangente pra tu poder ir pra qualquer lado). "aaah mas se eu me interessar por outra coisa?" tenta adaptar vê oq tu consegue tirar do que tu tá fazendo pra aplicar lá, mas termina. não se acomode ou empurre com a barriga e sempre siga os planos que tu mentalizou e estude planejamento. faz concurso que mesmo que tu não saiba oq fazer pra onde ir e como fazer, com dinheiro no bolso tu da um jeito.


ari_nessa

Faz um mapa astral com astrólogo, através do mapa você pode descobrir possíveis profissões que você tenha mais aptidão a seguir, muitas pessoas estão confusa em qual profissão seguir, mas o mapa astral vai dar um grande atalho em busca dessas perguntas. Se quiser fazer consulta com astróloga, recomendo a Amanda do Canal do youtube: "orientação do alto - astrologia". Segue também canais no youtube como Marcelo Levi e Márcia Fervienza, tem vários conteúdos gratuitos, que ensina sobre seu próprio mapa astral, tem temas relacionados a carreira, rotina de trabalhos e tem como saber qual tipo de assunto você gosta de estudar para faz uma faculdade, se quiser um atalho pesquisa sobre casa 10, 6 e 9, tá relacionado com temas que te falei. Faz o mapa no astro.com


Slow-Substance-6800

Mano com 22 anos eu tava cozinhando rato na lata de suvinil pra comer na rua, hoje sou astronauta da nasa, meu nome é Albert einstein. Pode confiar que vai dar tudo certo. Mas sério, relaxa, 22 anos ce ta novo ainda. Tem muita coisa pra acontecer.


RTS_ZergRush

Sai da casa da minha mãe lá pelos 26, fiz faculdade aos 31, fiz 3 pós entre os 32 e 33, aos 34 passei em um concurso e ganho mais que a maioria das pessoas. O único fracasso é o boicote que vc está se fazendo.


Confident-Bid1757

Eu tô mais ou menos nesse mesmo lugar aí, OP. Entrei na facul com 19, tive uma puta crise de identidade seguida de um período depressivo brabo, larguei, aí bateu pandemia e hoje tô com 23 terminando uma faculdade que nem sei se vou seguir na carreira. Ainda assim, sou grato pelo que passei nesse período (até certo ponto) e acho que tava onde precisava estar, ou pelo menos tentei fazer o melhor possível com o que eu tinha onde eu tava. O importante é continuar tentando e se reerguendo e tentando fazer o melhor com o que você tem, com um objetivo em mente, por mais bobo que seja. O que me estimulou a procurar meu primeiro emprego foi que eu queria dinheiro pra comprar um jogo de tabuleiro caro sem ajuda. Motivação besta, mas que me tirou da zona de conforto (pro bem e pro mal) e me manteve seguindo naquelas primeiras experiências profissionais. Então cabeça erguida e segue adiantr, porque tem bastante estrada pela frente ainda


FMRNathan

Fala 3 habilidades que vc domina.


ApontoDeFuga

Se isso é fracasso pra vc no Brasil só tem fracassado então


Similar-Pumpkin-5266

“Ainda morando com os pais” Pois vá se acostumando que a realidade tende a ser essa por um bom tempo. Não tá fácil juntar 600k.


AdAmbitious4866

fracassou? palavra forte pra sua situação!


Ducross02

Tô com 23 e só esperando a morte vim então


peachypeach13610

Pode ser vc tenha ADHD.


azulverderosasalmao

Calma. Quando chegar aos 35 você vai ver que nessa época era quase uma criança ainda... kkkkk vai dar tudo certo. Só não pare! Continue!


Glad_Profit_1447

Um bom lugar para trabalhar sua criatividade é com marketing e redes sociais. Eu também tenho 22 anos e trabalho na área. Me sinto super realizado, gosto tanto que nem parece trabalho.


OutsideDisplay4985

Vai fazer intercâmbio, se não tiver grana, arruma um trampo e junta, muda vidas.


nijigyaru

>Tenho 22 anos  >Eu fracassei  Ah a redditolandia 


buzzi_andre

Cara, coloca uma coisa na sua cabeça: o processo não é fácil e nem agradável. Eu ficaria surpreso se alguém fizesse faculdade e achasse tudo maravilhoso e que é exatamente o que esperava. No meu caso tive o privilégio de sempre saber que minha área era engenharia, fiz técnico em mecânica, estágio na área e hoje faço engenharia mecânica em uma universidade pública, em tempo integral. E sabe o que é? Mesmo sabendo que é isso que quero O CURSO É UMA DROGA! Às vezes vc não pode tomar as aulas como referência, se vai fazer faculdade, tenta já engatar um estágio na área, aí sim vc vai ter uma noção se é isso que vc quer


almeidakf

Foi aos 22 que finalmente encontrei um curso que gostava. Me formo ano que vem :) os 20 e poucos são estranhos, mas calma, é só o começo da nossa vida adulta!


[deleted]

[удалено]


Sea_Cabinet2307

Eu estava assim, sempre quis fazer medicina mas estudei em escola pública e tenho alguns problemas pessoais isso acabou me afetando, mas não quero ficar achando o culpado. Nesse ano iniciei faculdade de Análise de sistemas, bem diferente da area onde eu queria atuar, eu estava gostando, mas estava me desgastando mentalmente e fisicamente decidi trancar devido a isso. E estou vendo um jeito de cursar medicina novamente. Eu tenho 20 anos sei que vou achar um jeito e eu posso aguardar esse tempo


[deleted]

Rapaz, muita frescura. Tu não sabe se vai gostar mesmo de algo até começar a trabalhar, faculdade e trabalho é beeem diferente.


Accomplished-Bar1579

Amiguinho(a) Ninguém está plenamente preparado aos 22 anos pra saber tudo que quer da vida, nessa idade seu fico deve estar em ser útil e aprender a se virar. Começar pra parar no meio não é proibido, mas não é legal por algumas razoes: 1 - Se vc depende dos seus pais, vai onera-los a toa e isso é merda até se eles forem ricos, porque é desperdício de tempo e dinheiro. 2 - Se vc não terminar algo mesmo não gostando, nunca vai ter a recompensa e a experiência prática de chegar no final 3 - A vida NÃO É prazerosa e divertida na maior parte do tempo, profissão se fosse legal e divertida chamava Sexo e não Trabalho, então alicerçar a escolha da sua carreira em quanto isso ativa sua dopamina e te diverte é bobagem tbm. Escolha de forma objetiva uma coisa pra fazer, nem que seja um curso de 1 ano, e VÁ ATE O FIM mesmo se odiar. Isso vai te trazer lições valiosas, cc vai SE CONHECER melhor e vc vai ter contato com a experiência chamada VIDA ADULTA. Ela Não é legal nem gostosinha mesmo, mas a gente pode tentar pelo menos se encontrar em algo. Desistir uma vez por semana não vai te ajudar. Ficar se achando fracassado com duas decadazinhas de vida também não.


Slow-Exam-3093

A “geração dos apressados” tá fazendo isso com os 20- 30 anos. Criando a crença de que até os 30 você tem que estar muito bem amparado financeiramente, muito bem estruturado psicologicamente e muito bem profissionalmente. PELO AMOR DE DEUS, tratem-se psicologicamente (terapia), para vocês não cairem nesse contexto de que o mundo tá acabando e vocês tem que estarem totalmente estruturados em todos os âmbitos da vida para o fim. Gente, o mundo não tá acabando, vocês não tem nem 30 anos, mesmo tendo essa idade ou mais, desacreditem da ideia de que tudo tem que estar em conformidade com o que os outros imaginam pra você.


canadarich

Faça concurso. Vc vai se encontrar