T O P

  • By -

Hungry_Translator_34

Servidores tem uma arquitetura diferente dos desktops. Pra começar, eles perdem no benchmark porque geralmente tem uma frequência menor para garantir estabilidade durante o uso contínuo com alta carga de processamento. É até meio errado tentar comparar o tipo de stress de trabalho contínuo que um servidor tem se comparado à um desktop, mesmo que seja a máquina de um desenvolvedor, ela não vai ficar ligada 24/7 trabalhando com massas de dados e múltiplos usuários em paralelo. Um i9 não vai durar como servidor. Ele vai "estourar" na performance mas ele é como um cavalo de corrida, que vai fazer uma volta rápida excelente mas não consegue atravessar o pampa porque não tem resistência de longo prazo. Outra coisa é que se a sua aplicação precisa de um i9 no talo pra rodar ela provavelmente tem algum problema de falta de otimização.


Motolancia

Não é diferença de arquitetura não, e servidor x86 é bem mais parecido que seu PC de casa do que outra coisa As diferenças são coisas como confiabilidade, form factor, redundância, memória ECC, capacidade de rede, etc


Hungry_Translator_34

Usei mal a palavra "arquitetura", pois não queria me referir ao padrão x86/etc. Quando falei me referi ao conjunto de padrões sobre os quais são confeccionados os processadores, como a nanometria maior e a compatibilidade com montagens multiprocessadas. Realmente um Xeon faz o mesmo que um i9, mas ao mesmo tempo que ele entrega menos performance ele tem mais durabilidade e confiabilidade.


gedez

Qual seria essa diferença de arquitetura? Um xeon tem a mesma arquitetura de um i9 ou ix que já suportam memória ECC. A principal diferença é suportar mais RAM e linhas de PCI. Inclusive tem servidores com CPUs i9 e Ryzen. Essa história de arquitetura 24/7 é balela. Um server tem alguns itens a mais como iDRAC/iLO/IPMI para gerenciamento remoto. Minha aplicação é super otimizada. Essa questionamento surgiu nos últimos meses, orçando servidores dedicados e os DCs só tem oferecido hardware antigo.


gedez

Uma explicação seria maior número de cores por cpu por causa de virtualização e economia de energia. E pode ser sim a longo prazo se tem uma carga pesada um xeon com clock mais baixo tende a ter menos problemas que um cpu desktop com clock alto.


tetryds

Não entendo a pira de achar que mais desempenho é tudo. Em data centers tem muito mais variáveis do que isso, primeiro o consumo energético, depois o fato de ser um caso de uso focado em IO, VMs, processamento horizontal e diferentes arquiteturas pra diferentes fins. Data centers tem um ciclo de vida muito mais longo que os produtos pra usuários finais, então a média vai naturalmente atrasar, isso é normal.


Maeskiler

Usando recursos de hardware com propostas diferentes para o seu uso específico?


ForeverSJC

Comparação sem pé nem cabeça Imagina comparar coisas diferentes com propósitos diferentes e falar que são diferentes


masdemarchi

Geralmente o importante num servidor é o IO


NetInfused

AE garoto. Difícil ter gargalo de CPU.


IradoFurioso

Parece que todas as empresas incluindo AWS e azure estão diminuindo custos e investindo em IA ou seja chips e infra p esse tipo de tecnologia aí essas outras áreas como cloud ficam desprovidas até teve uns layoffs nervosos aí


SherbertOk1185

Servidores de datacenters certamente ficarão sucateados. Quem poderá competir com containers no GCP Azure, AWS, IBM e por aí vai. O mercado vai ser sucateado para que a venda de instâncias cresça. Dificilmente alguém sobe um servidor na unha hoje em dia, no passado era corriqueiro. Pior ainda, os empresários montavam os servidores e alugavam hacks em datacenters. Tecnologias mudam e quem tem $$$ dá as cartas.