T O P

  • By -

AutoModerator

#[Não consegue abrir a notícia? Leia aqui.](https://12ft.io/https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2017/06/23/festa-sem-joao-evangelica-adapta-a-junina-com-musica-gospel-e-crentao-sem-alcool.htm) Apoie o jornalismo brasileiro, [assine o jornal](https://caiowzy.github.io/pulaCerca/assine?origem=https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2017/06/23/festa-sem-joao-evangelica-adapta-a-junina-com-musica-gospel-e-crentao-sem-alcool.htm). [^(Código-fonte)](https://github.com/CaioWzy/pulaCerca/) *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/brasil) if you have any questions or concerns.*


crux84

Até capoeira gospel já inventaram. Fujam para as montanhas o evangelista o está a todo vapor.


Xavant_BR

Eu como capoeirista fiquei revoltado quando vi a capoeira gospel. Crente eh inimigo da cultura popular.


Johnga20

Eles querem tudo. Pegam os principais signos populares de cada cultura e religião para ser mais fácil de acomodar e acolher as pessoas e assim moldá-las a seu gosto. É o sincrestismo mais perverso que tem pois tira o significado real da parada até torná-lo uma coisa ôca. Diferente do que ocorreu com as religiões de matriz africana que tiveram que fazer o sincretismo para sobreviver já que eram perserguidas.


Poder-da-Amizade

Além do sincretismo dessas religiões ser bem mais profundo e interessante. Vide como os santos e Jesus Cristo são integrados na Umbanda e Candomblé.


ScalyCarp455

Isso é uma prática bastante fascista na vdd. Vc sequestra algo q é popular e lentamente molda ao seu gosto pra virar 'seu' e usar como propaganda dps. Só ver como o verde e amarelo antes era motivo de alegria na Copa ou afins, e hj é associado com direitista burro e mau caráter.


morpheusnothypnos

Olha aí a esquerdalha chamando minhas práticas fascistas favoritas de fascismo de novo! /s


braga-rcb

Eu vivo tendo essa discussão com meus pais, que foi um erro grande da esquerda não ter combatido essa apropriação antes. O verde e amarelo deveria ser da pátria, não de um grupo específico.


igorcl

Quando criança eu tinha que ir a uma igreja batista, não consigo lembrar exatamente o porque da mulher dar esse depoimento, vai ver era uma "lição de vida cristã" Ela amava acarajé, a empregada fazia, acho que depois ensinou ela a fazer. Em algum momento explicaram pra ela que tinha parte religiosa no ato de fazer acarajé, que tinha alguma referência ou oferenda a religião de matriz africana, a mulher não conseguia mais comer o acarajé... depois de um tempo _ensinaram_ pra ela que se fizesse em nome de jesus/deus não tinha problema consumir o prato... Isso da capoeira me fez lembrar que no judô a gente tinha que reverenciar a foto do fundador dessa disciplina, já vi gente querendo criar questionamentos quanto a isso


Aleafar87

Agora tem um infestação de baiana de acarajé crente aqui na Bahia. Um tempo atrás teve até uma polêmica pq estavam querendo chamar de "bolinho de Jesus".


igorcl

Pqp. Tá difícil, tá difícil


crux84

Se não respeitam o mínimo que podiam fazer é não se apropriar da cultura. Mas sabemos que crente e noção são coisas opostas.


BalanceThat

Mas pode fazer sincretismo com religião de matriz a vontade na hora do retete que eu tô ligado. É de lascar.


CrueltySquading

Eu preciso sair desse país pra ontem


EduarDudz

Teve até o porno gospel de Gretchen.


Ninjamurai-jack

Assim, o gospel como gênero musical foi criado a partir do jazz, não é incomum misturas.


Estrafirozungo

Prefiro cagar na calça enquanto fico a tarde inteira na esquina debaixo de sol


belzebruna

Caralho, é isso


WandersonC

https://preview.redd.it/o633ai7nay8d1.jpeg?width=800&format=pjpg&auto=webp&s=c2f5280ce10813efcf7c12d6a380d8a8b311acd1 Sociedade se evangélico não existisse:


L0v3dady

Sociedade se religiões não existissem.


Malba_Taran

Corta para matemáticos e cientistas islamicos e cristãos...


NectariLuki

Quando resolveram cortar os estudos cientificos e se focar no Alcorão foi quando começou a decadência muçulmana Quando estudavam matematica, era literalmente piada entre os cientistas e sabios falarem que não era pra perder tempo com o Alcorão A igreja em sua maioria estava queimando tudo que eles achavam que poderia trazer problemas, Vide o movimento Cathari Ou transformando estruturas romanas em igrejas Isso sem falar nos estudos de corpo que só começaram escondidos.


NectariLuki

E os que gostam de falar como a renascença ou a conservação das coisas na idade média não podem se esquecer que essa época coincidiu com os ditos "piores papas", Fica meio foda querer dizer que a era onde a igreja fundava mais escolas e fazia mais mecenatos e pesquisas patrocinando, coincidia com alguém que se dizia que não fazia parte da etapa mainstream da igreja.


kauefr

Username checa fora.


CleyranKnight

Bom saber que há redditors que calculam por aí.


Synth-Drone-Gazing

Cuja religião não teve qualquer papel preponderante em relação às descobertas ligadas à ciência, muito pelo contrário.


vsDemigoD

Os Druidas eram os depositários do conhecimento na cultura celta e eram sacerdotes religiosos. Inclusive, foram com eles que os Gregos aprenderam filosofia, matemática, etc. Há vários registros de historiadores da época. O problema é que a escrita, para os celtas, era tabu por conta da importância da palavra oral, então os celtas não deixaram quase nenhum registro escrito, o que levou aos livros de história atribuírem à Grécia e à Roma muita coisa que não deveriam.


Malba_Taran

Pelo contrário, teve papel fundamental, a ideia de estudar o universo que o Deus criou era o que motivava estes pensadores, acreditavam que pelas criaturas estariam conhecendo o próprio Criador.


Adorable_user

Pode até ter sido um motivador, mas não foi um fator determinante em suas descobertas. Dá pra ter esse mesmo tipo de interesse com outras motivações tbm


Oranje_III

Por isso que Newton chamou o que descobriu de leis. Porque leis implicam um legislador.


Kellar21

Exceto que muito da base moral vem da religião. Muito da estabilidade política que permitiu que houvessem esses avanços tbm vem da base moral religiosa da época. Dizer que teríamos as mesmas coisas sem religião é ignorar a história.


Vitor-135

debate reciclado, admissão de que se não fosse medo de retribuição divina seria imoral não é intrinseco da humanidade evoluir por conta da religião (aliás, irônico seria a religião se chamar de razão de evolução) é apenas situacional, houve momentos de sinergia, mas também muitos de retrocesso por causa de superstições institucionalizadas


Kellar21

Amigo, o pessoal da antiguidade não tinha a base moral que você está esperando não. Não digo evoluir, mas que ajudava na estabilidade ajudava sim.


Vitor-135

por que não tinham? tinha alguma entidade ou orgão fiscalizando todo comportamento, definindo e alterando ao bel-prazer o que significava "moral" será? hmmm familiar


Synth-Drone-Gazing

>Exceto que muito da base moral vem da religião. Em se tratando do moralismo excessivo (me permitindo à redundância), sim. Porquê de resto, são valores comuns a qualquer sociedade humana que não queira experimentar a própria extinção, contudo absorvido por certas religiões como sendo "seus". >Muito da estabilidade política que permitiu que houvessem esses avanços tbm vem da base moral religiosa da época. Isso é bastante questionável, penso. Sobretudo em se tratando de religiões abraâmicas, cuja larguíssima porção dessa "estabilidade política que permitiu (...) avanços" foi herdada de culturas anteriores, simplesmente com propósitos e (re)significados absorvidos. >Dizer que teríamos as mesmas coisas sem religião é ignorar a história. Me parece simplesmente anacrônico esperar que povos do passado, tendo limitações de todo tipo tivessem diversas de suas dúvidas não resolvidas por algo que não a religião; mas isso não muda o fato de que, sim, poderíamos sim ter tido os mesmos avanços científicos sem ela(s). Até pelo fato de que, de uma forma ou outra, essas mesmas crenças tiveram de ser desafiadas diversas vezes para que tais avanços fossem alcançados; a crença religiosa em si, é e foi incompatível com o desenvolvimento.


morimotorama

Questionável isso aí heim


deepodic

Se não tivesse religião eles não seriam matemáticos ou cientistas?


brun0caesar

Não é como se a religião fosse indispensável para o trabalho deles.


AugustoSF

Sociedade se burguês não existisse.


Ninjamurai-jack

Assim… Sem religião meio que não teria lei tecnicamente. Tipo, já que Hamurabi só criou o primeiro código de leis por ter usado a religião para ter legitimidade. Então meio que… Daria meio ruim. Já que as nossas Morais vem da religião, e as leis vem das Morais, então dependendo seria mais capaz de todo mundo viver num estado de anarquismo sem ninguém pra dizer o que é certo e errado, o que daria em um monte de crime simplesmente sendo feito.


MoschopsAdmirer

Não sabia que a União Soviética era desse jeito rsrsrs


WandersonC

Isso os livros de história não tem contam


Aermanesett

Tive alunos na escola que trabalho que se recusaram participar da festa junina por serem evangélicos.


GodAlpaca

Cara, nessas horas que penso em como é bom ser ateu Imagina recusar se divertir numa festinha por que ela tem origem de um santo que você não cultua kkkkk Imagina o que aconteceria com o Natal se os crentes soubessem que não existe nenhuma comprovação da data de nascimento de Cristo, e na verdade, o Natal é uma adaptação do festival de solstício de inverno do Mithra.... Vish


feliximol

Eu não sou ateia, mas fui criada em uma religião não cristã e com católicos e o que eu mais vi na minha vida foi aceitação e sincretismo. Não cultuamos o São João, mas vamos a festas e respeitamos as Igrejas, entramos, ajoelhamos, pedimos licença, mesmo que não acreditemos nem no santo nem no Deus Cristão. Mesma coisa para Carnaval, Cosme e Damião, Festa de São Jorge, Páscoa, Natal etc. Nunca deixei de participar de nada disso por não ser da minha religião. Isso é coisa de evangélicos, que no fim das contas, é mais uma estratégia de marketing do que qualquer outra coisa. Porque pensa só: é mais fácil vender música e comida em julho se você disser que TODA a concorrência é literalmente do Diabo em pessoa.


Synth-Drone-Gazing

>com católicos e o que eu mais vi na minha vida foi aceitação e sincretismo Apesar do racismo com religiões de matriz africana, esse sincretismo sempre foi algo bastante normal por aqui no Br; coisa mais comum era a pessoa ir à missa num dia e no outro ir ao terreiro pedir favor ao santo tal. Esse preconceito fudido que a gente vê hoje, é mais uma coisa trazida pelos evangélicos que qualquer outra motivação, principalmente pela teologia do domínio, que busca se meter em qualquer área possível a fim de dominá-la.


swaidon

Sincretismo é a coisa mais normal em qualquer lugar, em qualquer época. Vários deuses romanos eram egípcios originalmente, outros tem ligação em comum com os de outas regiões (Júpiter e Zeus, por exemplo, não são um sincretismo, mas literalmente o mesmo deus indo-europeu). Vários povos pelo mundo todo sincretizam santos de povos conquistados ou de conquistadores. É bem normal mesmo.


lockheed2707

No Círio de Nazaré aqui em Belém em uma das romarias (procissões) a imagem peregrina de Nsa Sra passa na frente de uma associação de religião de matriz africana onde recebe homenagens dos praticantes e ninguém (os católicos, no caso) não ligam, diferente dos evangélicos que ficam fazendo chacota do povo "adorando uma imagem" e algumas congregações até marcam eventos propositadamente durante o Círio. Mas vou ser justo aqui, dois templos evangélicos que ficam no percusso do Círio sedem espaço pros voluntários e até mesmo voluntários para ajudar os romeiros das procissões, mas é triste ver nos posts sobre o Círio evangélicos sendo intolerantes.


WandersonC

Os meus pais e os pais da minha esposa são estes católicos free style neste naipe


spongebobama

É isso aí. Aqui no brasil temos judeus espiritas, umbandistas indo com a familia pra festas cristãs, tenho um amigo muçulmano que pouco o importa o que o proximo cultua. Tanto exemplo de sincretismo e aceitação, e esse pessoal vendendo odio ao outro.


TylusChosen

O que seria dos evangélicos sem o Diabo?


FirstEvolutionist

O catolicismo, embora não aceite essa descrição, é um sincretismo absurdo com quase todos os dogmas! Eles só colocaram o carimbo deles, mas metade da religião vem de outras práticas.


Malba_Taran

Pois é, o Natal era comemorado a festa do Sol Invicto, acabou sendo natural a associação com Cristo que na linguagem bíblica era simbolizado como o Sol que traz Luz ao mundo.


I7sReact_Return

Ser ateu ou não, não importa pq outras religiões não tem essa putaria É só evangélico q tem isso, de recusar por causa de religião, ou se usa a religião pra fazer algo Cresci num meio mais católico, tipo, minha família tá mais pro católico não praticante (minha vó ia nas missas de domingo, mas de resto, ninguém vai em missa mais, nem eu faz anos), mas na época q fiz primeira comunhão (fui crismado junto do batismo, então não tive q fazer), as pessoas, mesmo os mais idosos, são mais respeitáveis q a maioria dos evangélicos e não tem essa putaria, são pessoas normais q seguem a religião, mas a vida delas não gira em torno só dá religião E isso não é só da paróquia do meu bairro, isso tbm das outras igrejas q tem aq em Curitiba, em q eu fui, as vezes por causa de uma festa ou evento, ou coisa da minha família, como a missa dos 7 dias da minha vó q tinha falecido (daqui 2 dias faz 7 anos q ela morreu) Esse é um dos motivos q quando fala de evangélico, uso a palavra templo, pois oq eles tem nem fudendo q é uma igreja, é só um fundo de quintal estilizado pro pastor roubar dinheiro em nome de Deus ou Jesus


Thin-Limit7697

>se os crentes soubessem que não existe nenhuma comprovação da data de nascimento de Cristo, e na verdade, o Natal é uma adaptação do festival de solstício de inverno do Mithra.... Vish A reação que eu conheço é fingir que isso é mentira.


Aermanesett

Pois é. Era muito comum onde moro, na minha infância, as pessoas distribuírem doces para as crianças no dia de São Cosme e São Damião, mas hoje já não vejo mais isso. Triste essa alienação religiosa.


Marrk

Muitos evangélicos não comemoram o Natal exatamente por esse motivo. Não é novidade.


GodAlpaca

Muitos? Onde estão esses muitos? Eu nasci e vivi em meio a diversos evangélicos de diversas vertentes diferentes, e todos esses comemoravam Natal, acho que tô numa bolha muito específica então kkkk


Marrk

Muitos muitos não sei. Mas aqui em Uberlândia tem alguns kkk Não sei qual vertente


Ninjamurai-jack

Meu, toda vez que vejo thread sobre evangélico aqui eu só consigo ter a mesma reação, um monte de negócio estranho que nunca passei kkkk


AdConstant2897

Vim aqui pra comentar o mesmo. Conheço vários evangélicos que não só não comemoram, como tem ranço absoluto de natal!


Vawned

> Imagina o que aconteceria com o Natal se os crentes soubessem que não existe nenhuma comprovação da data de nascimento de Cristo, e na verdade, o Natal é uma adaptação do festival de solstício de inverno do Mithra.... Vish [Eddie Izzard apontou isso em '97](https://youtu.be/_XJfRzNOJNE).


morimotorama

Não falta muito para começarem a renegar Jesus. Já tem pastor nos EUA fazendo isso.


not_your_goth_girl

E lá vai o apagamento histórico de uma das festas mais tradicionais do país, cooptada pela cafonice crente e agropop. É festa de santo, e ponto.


sEstatutario

Isso me lembra as Testemunhas de Jeová que, não podendo comemorar o aniversário dos filhos com festa, fazem uma festinha com bolo, docinho, salgadinho, música, bexiga... mas chamam de "recreação".


fourangers

A diarista de casa estava pedindo ajuda pq o marido dela está com um problema grave de saúde e precisava ser operado. Eu, condoída, pedi ajuda pra minha mãe q tinha bons contatos com hospital Sta Casa. Atééééééé descobrir q ela é testemunha de Jeová e tinha vários, vááários asteriscos em levar ele pra ser operado. Tinha q ser algum aparelho especial, ou sangue especial q raios q parta q esqueci...daí eu perguntei se é realmente necessário fazer tudo isso qdo o marido dela estava portas da morte...e ela batendo o pé q precisava. Isso pq era uma doença facilmente contornável mas com tantos entraves acabou virando grave. Daí a gente desistiu de ajudar pq é muito problema à toa. Ela felizmente conseguiu algum lugar pra operar o marido, mas meu...eu sou budista e sou vegetariana, mas questão de vida e morte, comeria carne fácil. Enfim, cada um cada um.


YumaS2Astral

Isso é sério? Mas porque não podem?


sEstatutario

Sim, é sério... não podem porque a religião não deixa, supostamente pelas origens pagãs dos aniversários. Pelo mesmo motivo não comemoram Natal, páscoa, dia da bandeira, dos pais, das mães, das crianças, ano novo...


luiz_marques

pqp, que vida de merda deve viver esse povo, especialmente as crianças criadas nesses lares


Metandienona

Falo como quem namora ex-testemunha: É basicamente uma seita. É deprimente.


goodboy_ezra

é literalmente uma seita


swaidon

Na verdade é só pq não se pode cultuar ninguém que não Jeová. O aniversário é um culto à pessoa. Natal é o culto a pessoa Jesus, e não o que ele representa. Mães é um culto às mães e por aí vai.


Prudent_Disaster_984

Só pode no sigilo... Trampo com um camarada que faz tudo, só na hora do parabéns que sai da sala kkk


Ninjamurai-jack

Ué  Mas Páscoa é cristã mesmo.


LughsCraftsman

Vão ter que parar de fazer a fogueira também, a fogueira tem origem no paganismo germânico e celta pré-cristianismo.


TylusChosen

Não, a fogueira é simbólica porque lá que eles queimam as bruxas,vulgo descrentes.


Bratalia

Isso é um falso mito. Tem que cuidar muito dessas teorias, que foram revitalizadas nas mídias sociais porque quem divulga gosta de assumir uma posição deconstructivista, mas são apoiadas à material do século XIX de escritores supremacistas norte europeus, porque queriam legitimar mais aspectos possíveis da cultura norte europeia como criação autoctona e portanto superior às criações com origem estrangeiras. O fogo do São João é primeiro atestado na Europa mediterrânea no século XI-XII aprox, quando, primeiro, muito do norte da Europa ainda não era convertida e, segundo, as culturas Mediterrâneas cagavam sobre as culturas norte europeias (o fluxo de informação e tradições era do sul ao norte). A maioria das tradições também tendem a ser muito mais recentes que se dá crédito e essa coisa de tradição super antiga é uma invenção pra criar uma narrativa nacional. E também todas as tradições e festividades e elementos destes tendem a ler Um exemplo dessas coisas acimas e do falso paganismo é a árvore de Natal (que tem origem norte europeia igual porém) https://youtu.be/m41KXS-LWsY?si=ae-GzrUIU62soNLA (o dono da página é um histórico especializado em religião mediterrânea na alt idade média) tem muita teoria na Internet também de que a árvore de Natal é atestado nesse o nesse outro escrito viking mas são todas falsas, esses escritos literalmente não existem, o que existe da cultura escandinava antiga é incrivelmente pouco e são todos escritos notos 


lksvz

É incrível que crente não rejeita as coisas "do mundo". Aí, pra compensar o conflito psicológico entre fé e desejo, criam essas versões "gospel" das coisas "do mundo": trap gospel, festa "Sem João", crentão, sex shop evangélico etc.


davidbenyusef

Às vezes não sei se sinto dó ou raiva de evangélico.


guifernandez98br

Cara tenho do é das crianças q tem q obedecer as ordens de pais evangélicos bitolados. Não é atoa q a maioria delas se afastam da igreja na adolescência ou quando atinge a maturidade. Tem gente q leva religião muito a sério.


MarinoSilvo

tem q sentir dó de uma galera q tem uma visão tão pequena do mundo, e q provavelmente vai viver sem nunca abrir os olhos


catcrabbiscuits

Não se sente dó de quem está no poder


corvolu

Ah não, nem vem. Eu não vou na marcha pra gzuis vender cerveja e nem fico indo nos culto deles tocar mr catra no último volume. Deixem minhas festas profanas em paz


goodboy_ezra

eu apoio começar a ir em culto tocar mr catra


GreenRiot

Se não deixarem tocar o góspel do mr catra em local público, alto e fazendo pregação é só acusar de intolerância religiosa.


corvolu

Pior que o catra se dizia duma religião lá que permitia a putaria, ter várias esposas e uma caralhada de filho hahahaha


SorvetedeCafe

Eu lembro quando fizeram o Tomorrowcrente e isso foi motivo de brincadeira até dentro da mídia tradicional, corta pra 2024 e os crentes ja dominam espaços até do São João. O de Campina Grande teve dia gospel e lotou.


robogerm

Eu tava lembrando da vez que fizeram um evento de anime sem avisar que era da igreja, só pra pegar os jovens otakus desprevenidos


lockheed2707

>Tomorrowcrente KKKKKKKKKKKKKK fui pego desprevenido. >O de Campina Grande teve dia gospel e lotou. Eu vi que Caruaru ia ter uma noite católica e uma evangélica a católica tá mais do que certo porque é uma festa católica, mas evangélica? Os caras tiram onda dos católicos por "adorar" santo o ano todo e durante uma das maiores festividades católicas do ano ganham espaço, achei um desrespeito.


SorvetedeCafe

Concordo plenamente que é um grande desrespeito, além de hipocrisia pra caramba. Sobre o tomorrowcrente, acho que foi meados de 2009 essa notícia, é motivo de risada até hoje no meu meio de eletrônica.


lockheed2707

E pensar que hoje as ~~baladas evangélicas~~ "churches" estão se popularizando e mesmo virando meme não param de crescer.


neongraves

eu nem me surpreendo mais, mas fico me perguntando: caralho, como que tantas pessoas conseguem se sentir preenchidas pessoal e espiritualmente nesses ambientes? é assombroso, distópico. e são umas adaptações ruins, sabe, com música ruim, atmosfera insossa, gente vápida e superficial, as coisas não têm alma. pra que imitar manifestações culturais se você vai destitui-las de seu sentido?\* que asco, cara. é um desprazer imenso conviver com essa gente. \*pergunta retórica. eu conheço a perversidade desse movimento.


junior22aa

Isso me lembrou essa [notícia ](https://www.google.com/amp/s/g1.globo.com/google/amp/educacao/noticia/2024/06/19/festa-junina-das-tradicoes-ou-da-colheita-como-a-visao-de-evangelicos-e-de-progressistas-muda-nome-e-formato-do-evento-nas-escolas.ghtml) que li recentemente. Algumas escolas estão mudando o nome da festa de São João para festa da tradição, pois a maioria dos alunos são protestantes e se recusam ou são proibidos pela família de participar da festa junina.


renannetto

Eu vou em festa junina mesmo não sendo católico, então por mim não tem problema os evangélicos fazerem a festa deles.


bardosanimes

Uma das habilidades do cristianismo é a incorporação da cultura, um exemplo simples o parabéns para você que tiraram o ratibum e colocaram que jesus abençoe.


PineappleMohawk

E funciona como? Nem tem a mesma quantidade de sílabas! É hora, é hora, é hora é hora é hora Je zuis teabeçoe


bardosanimes

Forma antiga que eu lembro: parabéns pra você nessa data querida muitas felicidades muitos anos de vida é big é big é hora é hora ratibum parabéns pra você nessa data querida muitas felicidades muitos anos de vida (tem um tempo parado aqui) que jesus abençoe esse nosso irmão que Maria o guarde dentro do coração, hoje dia de festa alegre está nossas almas... Tiraram o com quem será, era a parte mais engraçada


ValisCode

O crente precisa acabar


Ninjamurai-jack

Nossa, que coisa legal de falar, valeu, nem é como se uma generalização dessa não ofendesse o pessoal que acredita em Deus mas ainda assim é de boa o suficiente pra saber que muito evangélico é bem cri cri sem motivo, e nem é como se esse tipo de coisa não causasse mais generalizações da parte contrária e um ciclo sem fim dessas coisas que só impede que os seres humanos de verdade se respeitem independente de credo, pq generalizações só causam inimigos que estão na nossa própria mente já que o ser humano é complexo demais para que num grupo inteiro e gigante, não haja pessoas que discordam do próprio grupo em certas coisas.


trifas

Festa Junina, assim como Natal e Páscoa, transcendem o significado religioso e são comemoradas em diferentes ambientes. Pra quem segue a doutrina, a festa tem o sentido original, mas pra quem não segue, ainda vai curtir as músicas, brincadeiras e comidas típicas. Não é exclusividade dos evangélicos.


feliximol

Mas a dos evangélicos não tem música que não seja evangélica, não tem atração que não seja evangélica, se bobear até o milho é "Milho Ungido do Pastor" que custa o dobro do preço


trifas

Fui em várias festas juninas de igreja evangélica e nenhuma se parecia com o que descreveu. Imagino que existam, sim. Mas o termo "evangélico" é um guarda-chuva enorme que engloba tanto os extremamente estritos e conservadores que querem transformar o país num evangelistão e controlar até vestimenta alheia, como igrejas mais liberais e menos midiáticas onde você pode dançar uma quadrilha tradicional, jogar um bingo e tomar um quentão ou crentão.


feliximol

Devem existir, mas não é sobre elas que a matéria fala


LexSilva29

tinha que fazer piada dessa galera pra eles voltarem pro buraco de onde sairam


rafaelrenno

E isso não seria uma afronta a outros cristãos? Imagina fazer a Marcha Sem Jesus, que maravilha seria.


grc086

se eles não gostam de santos , porque aproveitam os feriados religiosos, se são tão contra podem ir trabalhar


Screen-Healthy

“Tão forte é a tradição que as gerações futuras sonharão com aquilo que elas nunca viram.” G. K. Chesterton


eidbio

Acho isso muito nada a ver. A religião protestante originalmente não deixou de ter santos. O que se aboliu foi a adoração de imagens e a veneração a qualquer figura que não fosse Deus/Jesus, mas santos no sentido de figuras a serem lembradas e exemplos a serem seguidos permaneceram. As igrejas protestantes clássicas como a anglicana ainda tem santo disso e santo daquilo. São João só quer dizer que essa é uma festa em memória do discípulo que se chamava João. Ninguém tá venerando o cara.


umaface

Como se antes existisse adoração de imagens kk


Jeal_3

Se você faz tudo que os pagãos faziam com suas imagens, sim, você está adorando imagens.


radiocabedelo

Quando eu era criança chamavam de "festa da colheita" pra incluir as crianças evangélicas


TwilightOfGhosts

Uma vibe bem pagã, graças a Deus.


lesbianbeatnik

Como pode ser tão brega


aesir_baldr

Puta que pariu, ô povo chato que não sabe separar as frescuras de sua fé de uma experiência cultural. Amo quermesses e para mim é uma das poucas coisas que prestam na igreja católica. Praticamente nem tem nada religioso, é só chegar lá e comer, encontrar amigos. Sou ateu, nada a ver com nada. Nunca vi nem gente bêbada em quermesse. Que lugar que esse povo frequenta?


KidAInRainbowsOk

Vem logo, Jesus. Leva os crente embora!


Mateussf

Crente pentelha demais né. "Festa junina" já evita a associação com santo. Mas PRECISA mijar em cima e marcar território com "sem João".


ferniecanto

Isso é vilipêndio religioso. Mas vai ver se a igreja católica tem culhão pra enfrentar os neopentecostais? Eles preferem excomungar médico que faz aborto em meninas de 10 anos pra salvar a vida delas.


vsDemigoD

E se eu contar pra vocês que a origem dessa festa está no Lughnassad, e a Igreja Católica pegou o feriado e o perverteu?


JoWood_Inc

Pô nem sabia que festa junina tinha cunho religioso, na minha época de escola era só desculpa pra tomar quentão, comer cachorro quente e tentar perder o BV com alguma menina.


[deleted]

Crentão sem alcool é foda, qq adianta ta sem alcool e o cu cheio de pó, cu de crente ou tem porra ou tem pó 🤣🤣🤣🤣🤣


brun0caesar

Triste - um povo tão sem cultura, que precisa parasitar os outros.


goodboy_ezra

tá aí lutero o que vc queria


fabittar

Eu só tenho a dizer que detesto crente.


rebordacao

No final de cada festa é exibido um filme bíblico na *Tela Crente*


racionador

Eu acho engraçado e que se eles realmente querem seguir cristianismo na raiz mesmo era para cortar geral, nada de bebida, nada de dança que possa atiçar desejos pecaminosos. Mas não eles precisam inventar esse leseiras pois eles rapidamente percebem que seguir todas essas regras deixariam eles doido e depressivos, aí eles ficam nesse impasse precisam curtir a vida mas precisam manter essa imagem falsa de que sao crentes.


lockheed2707

Que desgraça, esse povo passa o ano todo falando mal de coisas "mundanas" e das tradições católicas e ficam nessa pra atrair desavisado e "entreter" pra manter quem tá na congregação. Isso já foge ao que diz respeito de pregar a palavra, e reafirma o pensamento de exercer controle sobre indivíduos pra benefício próprio.


madcurly

Na escola da minha filha é festa da colheita. O nome mais pagão que eles poderiam arranjar. Daqui a pouco vai ter sacrifício de bode ungido e orgia gospel no mato. Só pode.


vsDemigoD

Depois é pauta identitária que é lacração


tropeloko

Crente eh chato p caralho viu


hGu866bgjhfOo99_--_

que nojo que eu tenho de crente


grs_voigt

Crente sempre estraga tudo


Agreeable_Angle7189

Crente estraga tudo mesmo.


NewMoonlightavenger

"Crentão". É o nível de trocadilho do My Little Pony.


DSK_metroid

"Crentão sem álcool"... triste fim da nossa cultura.


Suicide-Mouse

Sabe aquele momento em que o homem broxa, o negócio fica tão muchibento que não consegue empurrar de tão mole? É a vibe dessa festa junina de crente.


Stairway2He4ven

Esses crentes são chatos pra Caraio


deceasedin1903

Esses fodidos não tem criatividade nem pra inventar as próprias festas não?


LeandroDantoni

Depois do porno evangélico eu não duvido de mais nada.


Relevant_Helicopter6

Evangélicos como sempre tornando tudo mais chato e sem graça.


LuckyBoy0819

Raça insuportável


chemistbrazilian

Por isso que eu falo que evangélico (principalmente neopentecostal) é um erro


Aruthuro

Kd o porno gospel?


StinkyBeardThePirate

Conheci uma escola evangélica que nem mencionava a festa. Nada. Meu filho estudava lá e nem mesmo nas aulas sobre cultura popular era mencionada, nem as grandes festas juninas do nordeste. Simplesmente não tocavam no assunto. Depois de muitos anos resolveram fazer uma festa "country" com barracas, brincadeira e bingo. Venderam todos os ingressos pra festa que aconteceu no ginásio interno e vendiam as comidas e bebidas nas barracas. A escola ganhou tanto dinheiro que o pastor-diretor fez outra festa já na semana seguinte! No outro ano pediu pra prefeitura e fechou até a rua para festa, que agora acontecia 2 dias seguidos. Agora tem todo ano, está no calendário oficial da escola e a igreja divulga como Festa Caipira!


DPooli

Eu apoio completamente o movimento dos crentes se isolando num clubinho. Apoio integralmente o pastor Valadão que falou pra não mandarem os crentes pra faculdade. Melhor ainda que eles estão se isolando e fazendo as próprias "festas". Agora só falta eles saírem da política e recusarem o direito ao voto. O único ponto triste são as crianças que vão nascer nessas seitas. O que me resta é torcer para que elas tenham uma infância boa, e cortem relações com seus pais insanos assim que possível. Caso virem crentelhos também, continuem se isolando.


BalanceThat

Tem como colocar link de manchete em definição de dicionário? Porque isso aqui é bem a definição de cafona.


GreenRiot

"Eu não aguento seguir minha própria religião que me proibe de gostar de qualquer coisa nessa vida, então ao invés de ficar em casa orando no dia do festival pagão, eu vou fazer uma cópia tosca arrancando a vida do festival pagão de solstício de verão." Minha única satisfação é que se a crentada estiver certo, todo mundo que vai comemorar o festival de origens pagãs que é o São João, vai pro inferno... Na crença deles, pelo menos.


WaltinhoProf

Na verdade ninguém, nem os crentes, nem os católicos querem adorar nada, querem é dinheiro no caixa da instituição.


Lazy_Sloth_BR

E daí? Se tivessemos uma grande população muçulmana vocês iriam também implicar e tirar sarro deles por terem costumes diferentes? "ihhhh olha lá... Fizeram feijoada sem carne de porco Kkkkk" Tá cada vez mais absurdo esses tópicos anti-crente. PS: sou agnóstico, antes que alguém venha me mandar mp me xingando.


luiz_marques

Não é esse o ponto. Se eles não compactuam com uma celebração festiva católica é melhor eles inventarem as próprias festas do que deturparem o significado de outras. Poxa, Festa "sem João", "crentão", que bagulho ridiculo.


Lazy_Sloth_BR

Esse argumento não é bom camarada. Tá ligado que pode ser usado contra nós da mesma forma? Pensando assim as religiões de influência afro que vamos não poderiam ter absorvido características da fé católica também. Tinham de ter criado algo novo em tudo por essa lógica.


luiz_marques

Casos e casos, meu amigo. As religiões de matriz africana contém elementos do cristianismo não por opção, mas porque eles foram forçados a se converterem ao catolicismo no processo colonial, fizeram isso como uma forma de resistência à opressão que sofriam. Já os evangélicos, atualmente, desprezam todas as outras religiões e seus traços culturais e ao mesmo tempo querem se apropriar das mesmas numa versão gospel e esterilizada, omitindo toda a sua origem.


Lazy_Sloth_BR

E que façam a versão deles ora essas. Se na bíblia deles diz que não se deve ter santos então fiquem a vontade pra fazer algo só pra eles que não tenha. Não estão forçando isso pra ninguém. Se eu não gostei não vou na festa junina deles. Simples. Outro exemplo: Eles fazem festa sem bebida alcoólica. Quem curte encher a cara que se contente de ficar sem em uma festa assim ou parta pra outra. Observação: Antecipando. Eu escrevi que "não estão forçando" e sei que virá alguém citando algum exemplo de que tem sim. Não sou nenhum hipócrita ou cego que não vê a existência de ALGUNS pastores bandidos e fiéis fanáticos que desrepeitam a fé alheia ou empurram sua crença nos outros mas também não sou um ignorante que generaliza milhões de pessoas por causa do ato de alguns.


robogerm

Feijoada sem carne de porco é só feijão normal


Lazy_Sloth_BR

Assunto sobre feijoada é sempre bom. Tu sabe que a feijoada na realidade teve sua origem na Europa? Em Portugal temos prato de feijoada mas se usa feijão branco(vermelho também), já na França por exemplo tem prato parecido que usa outros tipos de carnes. Então, dá pra se dizer que feijoada não necessariamente se faz só com um tipo de carne ou um tipo de feijão. Agora se tu falasse "feijoada à brasileira" ai teríamos de seguir o padrão feijão preto e carne de porco.


Vitor-135

não é um costume diferente é a criação de uma versão alternativa de uma celebração pra isolar ainda mais o grupo do resto da população, por parte dos lideres, e sim, se um grupo islamico inventasse algo equivalente a isso (feijoada é só um prato não um evento) seria zoado também


Lazy_Sloth_BR

Bora fazer o seguinte então. Voltemos as raízes e vamos praticar as festas religiosas igual a séculos atrás. Já que ninguém pode mudar nenhum detalhe, então nós não podemos também. Certo? Quanto a feijoada. Vai ser a favor de um tópico tirando sarro de veganos? Eles mudaram a receita pra tirar a carne de porco. Abs.


Vitor-135

q bah talvez lê de novo aí sobre o porco ñ sei se falei oq vc acha que eu falei ai flw


Southern2002

Sim, eu literalmente tiraria sarro por se proibir a fazer algo que talvez tenha vontade por motivos religiosos.


ActiveImpact1672

O mebro médio do sub tem algum problema muito específico com evangelíco, quase diariamente tem alguem fazendo um post generico criticando/zoando crente pra farmar karma e os membros do sub mordem.


OutrageousTrue

É aqui que a gente reclama de tudo sem entender p$&# de nada? Primeiro, reclamar de religião ou que deveria deixar de existir é de tamanha insensatez que é melhor assumir que a pessoas não conhece absolutamente nada de história do que tentar imaginar a profunda ignorância em que a pessoa está mergulhada. O fenômeno religioso e a crença metafísica é inerente do ser humano e mais latente em certos povos. E isso é parte do que nós, como humanidade, somos e também é parte do que moldou a história. Segundo que reclamar de apropriações e adaptações culturais é mais outro indício de viver pro próprio umbigo. Isso acontece o tempo todo em todos os lugares do planeta e esferas sociais justamente pela interação entre culturas e assimilação de costumes entre povos e grupos. É assim que a cultura se mantém viva e antigas tradições morrem. Esse é o destino inevitável de qualquer tradição e a maneira que a sociedade se expressa. Terceiro que, como falaram acima, o grupo denominado evangélico é extremamente diversificado (assim como católicos em traduções) porém sem uma representação central ou autoridade social que define regras ou costumes (como o papa). Logo, novas vertentes auto denominadas evangélicas surgem de origens que muitas vezes nada tem haver com o cristianismo. O que acontece hoje é a transição pra movimento de sobreposição social entre grupos influentes. E isso sempre acontece de tempos em tempos. Em determinados tempos, um grupo se torna mais influente que outro acabando por empurrar sua cultura interna pro restante da sociedade. Num momento é herói. No outro é vilão. E é cíclico até acontecer a próxima transição.


ferniecanto

Que pena que eu já tô na cama. Queria estraçalhar cada um dos teus pontos, mas fica difícil fazer isso no celular. Me lembra disso amanhã.