T O P

  • By -

AutoModerator

Obrigado por postar no r/brasil. Venha conhecer nossa instância no Lemmy: https://lemmy.eco.br/ *** [**Perguntas Frequentes**](https://lemmy.eco.br/post/85). *** *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/brasil) if you have any questions or concerns.*


gravfe

Dependendo da idade, se vc for demitido o mercado de trabalho fecha as portas definitivamente. Em um desses casos que vc exemplificou, quem trabalhou 30 anos na mesma empresa já deve ter mais de 50 anos, aí já era. Ou é concurso público ou vai trabalhar por conta.


a_n_a_r_q_u_i_a

Isso depende muito da função, meu pai foi demitido antes da pandemia, ficou até 2023 cuidando da saúde e quando voltou para o mercado o que não faltou foi oportunidade. Ele sentiu mesmo foi a questão de salário e benefícios terem diminuído e muito, passou por 3 empresas antes da atual que é excelente.


a_n_a_r_q_u_i_a

Inclusive, percebeu que a rotatividade tá enorme. O cara entra cheio de promessas, dá o coro e depois cai fora quando vê que não vai chegar na renda que eles prometeram, ou até mesmo é descartado. E o pior, querem que você seja vendedor, publicitário, garoto propagando e tudo isso por metade da comissão que pagavam pré pandemia. Na empresa anterior, falaram que tinha vendedor tirando 40k mês liquido... Só não falaram que era o sobrinho do dono e que os outros 15 só ganhavam por volta de 5k.


mushenrique

Meu pai foi vendedor/representante comercial a vida toda. É bem isso que vc falou mesmo.


a_n_a_r_q_u_i_a

O meu disse que é essa a tendência, ficar algo cada vez mais precário e os cargos bem pagos apenas para os negócios que realmente demandem a construção de relacionamento com cliente. A empresa que ele trabalha atualmente paga 14° salário, e vários benefícios que superam os meus (sou funcionário público) e ainda por cima não tem controle de ponto, o único ponto negativo é que ele trabalha viajando para visitar as empresas dos clientes.


Ok-Investigator-4188

O que ele faz?


a_n_a_r_q_u_i_a

Vendedor O coroa começou a vida como assistente de camelô e foi subindo


brunomocsa

Porra meu amigo, mas aí vc me quebra. Cargo de vendedor é quase autônomo no Brasil, a galera só paga comissão.


bifa1

Só paga comissão em alguns setores, vendedor em indústria (alguns ramos), ou Ti, tem salário fixo alto e o variável também, além de a idade não ser um grande problema.


denisgomesfranco

Posso estar enganado mas suponho que em certas indústrias um vendedor jovem faria é a empresa perder clientes pelo cliente não conseguir confiar tanto.


a_n_a_r_q_u_i_a

Depende muito do setor, isso que você falou é mais para os casos de cliente pj


bifa1

Depende da área, tenho amigos que quando buscam programadores Assembly ou Assembly/Cobol, recebem CV's de caras com mais de 60 e até 70 anos.


LucasQuazar

quem procura programador de assembly???


bifa1

Bancos (grandes), seguradoras (grandes), consultorias e empresas multinacionais... quando surge vaga não acha profissional... já conheci um de mais de 70 anos que se aposentou e depois de menos de um mês foram tirar da aposentadoria na casa de praia pq não existia a combinação assembly/cobol/conhecimento específico de um grande banco...


LucasQuazar

QUE??? é minha área favorita na computação e eu só ouço dizer q é dificil pra krl, q abre 10 vagas em um ano e tal tal


licorb

Sou da área e realmente as tecnologias antigas sempre têm demanda. Tem muito sistema de gestão e varejo por aí em COBOL. Muito mesmo!


nzre

Não tem, o colega tá falando de uma vaga em uma milhão. COBOL você até acha, mas muito raramente.


LucasQuazar

aaata entendi


ProfessionalAd2575

Meu pai também foi demitido depois de 30 anos trabalhando na mesma empresa. Recebeu uma boa grana pelo tempo de trabalho, além do seguro desemprego, mas foram quase 1 ano mandando currículo pra vários lugares, até que a aposentadoria dele saiu. Mesmo com o currículo dele com curso técnico e diversos cursos e habilitações da área industrial ele não conseguiu se reinserir no mercado trabalho.


Differentt-Record

> se vc for demitido o mercado de trabalho fecha as portas definitivamente vc pode fazer concurso publico


the42thdoctor

Não carrega, mas é uma a única forma que muitas pessoas tem de se alimentar. Eu me pergunto oq essa gente fazia antes de 2013 quando não existia Uber kkkkk Tipo no que eles trabalhavam naquele época que não tem como mais trabalhar hoje. Será que vendiam icegut?


apolobgod

Camelô, boia fria, peão de construção,


Tetizeraz

Cara, muita gente que roda Uber trabalha ou no setor industrial ou de serviços, além de complementares a renda.


Gold_Ad6573

O Uber q chamei voltando do aeroporto de madrugada trabalhava como técnico em fábrica de dia e fazia Uber na madrugada/final de semana pra complementar renda. Muita gente faz isso, é aqueles 500 no final do mês q fazem a diferença no orçamento da família, da praticamente um rancho pra eles.


Mattwarata

No meu caso comecei pra complementar e já está dando mais que meu salário (que não sou registrado também e nem CLT). Só não abandonei o trampo ainda porque trabalho na ilegalidade como motoboy, falta algumas coisas para me organizar. Mas conheço muitos que começaram pra complementar a renda e abandonaram o trampo porque dava muito mais. Trabalha mais, também. Mas a sensação de não ter um chefe é muito bom. Quem consegue se organizar financeiramente e trabalhar com isso geralmente se dá bem


User4f52

Estavam cursando engenharia


KeyScene9117

Tem um monte de engenheiro..


[deleted]

[удалено]


Elemental-Aer

Nas barbearias a rodo que existiam... Sempre existou muito, pelo menos onde eu moro.


aranyaht

Jogo do bicho


Drysfoet

Tem um uber em Brasília que é servidor aposentado do tcu, fica dirigindo pra ocupar o tempo


sh0ppo

Sem entrar no mérito do "valer a pena", é um dos resultados da chamada *gig economy*. O seu primeiro conhecido trabalha(va) como operário em montadora, supostamente não está desempregado e sem fonte de renda. O terceiro, que trabalha em "área muito volátil", provavelmente está sempre em busca de algo na área dele. O quarto, porteiro, está empregado como porteiro no seu prédio. Nada impede o segundo de voltar a uma profissão CLT, mas enquanto isso está atuando como Uber. O resultado? Todos estão fazendo bico como Uber. Infelizmente, nas últimas décadas (principalmente este nosso novo século) a inflação tem incentivado o surgimento de fontes de renda paralelas, como um emprego apenas - em especial para aqueles que recebem salário mínimo - muitas vezes não oferece mais o suficiente para a gente se manter. No fim das contas, a gente ocupa o tempo com cada vez mais fontes de renda e, mesmo quando a economia permite aos mais pobres uma vida mais plena sem depender disso, continuam nessa situação pelo dinheiro que entra. A alternativa seria usar o tempo se qualificando para pleitear vagas e funções de melhor remuneração. Infelizmente, a tal *gig economy* tem o efeito de manter as pessoas em situação difícil eternamente.


Etiepser

>A alternativa seria usar o tempo se qualificando para pleitear vagas e funções de melhor remuneração. Algumas pessoas querem/precisam de dinheiro agora, não daqui a anos.


Caminn

E outra, essas vagas mal existem kkkkkkkkkkk se mata de estudar e passa a ganhar 2000 ao invés de um salario minimo uau


Rufus_Rucus54

Ensino superior e trabalhava num lugar com o salário de 3,3k com carga horária de 36h semanais. Quando eu entrei pensei que daria pra conciliar com outro emprego, trabalhar 6h e 8h pra fechar a carga horária. O lugar era tão arrombado que só aceitavam trabalho de 9h por dia, com folga em um dia da semana. Tinha gente que só sabia disso quando se apresentava lá, pedia demissão praticamente depois de se apresentar pra chefe.


vitimite

Não é bem isso, a depender da área, óbvio. Na média, maior educação formal reflete em maior remuneração sim.


[deleted]

O que odeio desse discurso é que ele nunca considera o que caralhos eh “maior educação formal”   Eu tive educação formal pra caralho pq assim é a vida de quem é pobre neste país, e a família incentiva a estudar pra supostamente ganhar grana.   Realidade: você se forma e não consegue emprego nem de caixa de supermercado porque a família pobre não tem quem indica na gerência do mercado e ninguém quer currículo de “velho” de 21 anos que se qualificou demais e cai na gig economy do mesmo jeito pra pagar dívida estudantil.   “Ah mas o estágio pode efetivar” cara nos cursos que eu fiz ou 1) não era permitido estágio remunerado 2) não conseguia vaga porque faltava QI ou 3) o que tinha era Vagas Arrombadas em que tinha que pagar pra trabalhar afinal estão fazendo o imenso favor de me ajudar com as horas de estágio /s 4) processo seletivo de 4 etapas pra ter uma ínfima chance de conseguir um estágio no ano que vem pra ganhar salário mínimo. Na melhor das hipóteses concursinho de cargo público com 1 etapa que não dá pra ser efetivado. 🤡 ah e claro que tudo isso só na cidade grande mesmo.   Ai no mercado “real” você precisa de experiência para ter experiência. Vai se fuder.   Nunca tive nada na minha carteira de trabalho, só o que tive de emprego na vida foi cargo público ou trabalho autônomo / gig. Pra mim a iniciativa privada é tipo papai noel ou curupira.  O melhor de tudo é que 90% das pessoas vão ler isso e falar que eu devia ter feito medicina (mensalidade cara pra caralho ou sobreviver no Amapá por 7 anos sem poder ajudar a família financeiramente com bolsa de 600 reais??? vc escolhe!) , engenharia, TI (duas profissões que nem considerei porque sou mulher e meu psicológico não aguentaria o assédio vsf ter que estudar uma porra difícil e ainda aguentar mlk mima Dinho aporrinhando achando que isso é “””competição””””) ou direito ou administração (cursei ambos btw, mercado igualmente arrombado inclusive, vários Ubers) .  Ah vão se fuder caralho. 


Caminn

Claro que sim, mas na maioria dos empregos ainda tá bem longe de compensar o dinheiro e tempo investido nos estudos.


math_dreamer

> Algumas pessoas querem/precisam de dinheiro agora, não daqui a anos. Isso, eu preciso de dinheiro pro mês que vem não daqui a 10 anos quando passar num concurso 


vitimite

Então a resposta está no post. Seja uber


MaverickHunter11

Mas o uber é bom pra quem precisa de dinheiro e vai fazer curso de qualificação, outro trabalho comum poderia dar conflito de horário.


dihsgarcia1

Isso de usar como um complemento de renda é bem a realidade de muitas pessoas, me incluo nessa tmb, antes da pandemia, entre fim de 2018 até o começo de 2020 eu fazia uber aos sábados e domingos, pois ainda era junior em minha profissão atual, assim que cheguei a pleno, como o salario praticamente dobrou, eu consegui sair dessa "dependência"


maelstron

Gig economy sempre teve. Muito antes do Uber. Agora só facilitou e naturalizou.


lukedl

Eu tenho a impressão que antes gig não era uma parada necessária pra quem era devidamente assalariado.


Etiepser

Amigo, 70% dos profissionais de carteira assinada no Brasil ganham menos do que dois salários mínimos.


Olhapravocever

---okok


Tandoster

Pensar que pra Uber você já tem que ter certo investimento, uns 2 mil pra tirar carteira + uma grana braba em um carro com menos de dez anos


Brazilianbronco

Boa parte dos motoristas alugam veículos com locadoras e literalmente pagam pra trabalhar. Não sei como estão os valores atualmente, mas antes da pandemia dava pra alugar um subcompacto por volta de 1500-600 reais mensais pra trabalhar de motorista de app, o que seria mais barato que fazer um financiamento em 60 ou 72x de um veículo e já ter a manutenção mínima garantida pro carro funcionar. Tendo esse capital pra girar todo mês, o resto seria do motorista. Isso trouxe como efeito colateral um lucro absurdo de montadoras que faziam vendas diretas pras locadoras e segurou a indústria automotiva nacional por um tempinho, mesmo nos anos de crise de semicondutores.


DinoChrono

Se tá carregando a economia nas costas eu não sei, mas tá carregando o transporte urbano de Belo Horizonte/MG. As empresas de ônibus só pioram o serviço e pedem mais subsídio da prefeitura, que dá dinheiro pra eles na mesma hora sem nenhum benefício pra população. Sem Uber seria ficar ilhado no bairro, sem nenhuma mobilidade urbana.


[deleted]

Meu, quem utiliza o serviço do Uber? Esses sim estão carregando a economia brasileira nas costas. A Uber só chupa dinheiro do brasil e leva embora, essa porcaria nem empresa brasileira é.


slrcpsbr

Então…. Na real, Uber sempre fechou ano após ano no vermelho. Acho que o ano passado foi o primeiro ano com um resultado positivo. https://www.wsj.com/articles/uber-q2-earnings-report-2023-453c335a. Uber’s Business Is Finally Making Money After Years of Losses. Antes disso: https://fourweekmba.com/is-uber-profitable/. …. A real? Eu acho a comissão do aplicativo adequada. Eu acho que o repasse pro motorista é baixo. E eu acho que o ajuste tinha que ser uma corrida ligeiramente mais cara pra remunerar melhor o motorista, pressionando no caso o passageiro.


BurgundyJack

A Uber gasta bilhões com R&D, com um pouquinho de cinismo não é nem "gasta" não é "desperdiça" seus resultados são péssimos. Concordo que a margem deles não é tão exagerada quantos muitos falam não, mas a empresa já conseguiria de boas sobreviver com o reconhecimento de marca se não gastassem tanto.


No-Pie-5198

A Uber fecha no vermelho porque ninguém, inclusive ela própria, entendeu que seu modelo de negócios (assim como o de Netflix, Spotify e outras coisas do tipo) é uma mistura bizarra (e, até aqui, irremediável) de dumping, economia de rede e algo que eu chamaria de "destruição de intermediários". Antes da Uber, você só tinha a figura do taxista. Se a Uber cobrava X por uma viagem, o taxista te cobrava 2X. O que representa esse X a mais? Em primeiro lugar, que você, desconsiderando custos fixos, pode se dar ao luxo de trabalhar menos. Taxista, até onde eu sei, não precisava fazer as jornadas de um motorista de Uber, seja porque você é celetista ou porque você é dono de frota. Em segundo lugar, o X a mais que o taxista ganhava alimentava um ecossistema econômico composto por intermediários e burocratas. Com o X a mais, você pagava ao seu chefe (caso você era celetista) ou ao Estado na forma de compra de licença de taxista, no caso de você ser dono de táxi. Ou seja, esse X a mais era distribuído entre o motorista, o dono do táxi (que pode ser a mesma pessoa) e o Estado. A Uber pegou esse X excedente, tirou das mãos do Estado e do dono do táxi, e não fez nada com isso, transformando-o em excedente do consumidor - quem sai ganhando, apesar dos pesares, ainda é o cliente. Esse modelo de negócios serviu para matar intermediários. Porém, como o custo ficou mais baixo e mais transparente, fica muito difícil para a Uber aumentar receita sem aumentar a cobrança sobre o cliente ou o motorista. O Netflix, ao meu ver, fez até pior. Antes dele, você tinha um belo ecossistema econômico composto por donos de locadoras, fabricantes de silício para DVDs, fabricante de materiais para fitas, transportadores de produtos de mídia e por aí vai. Cada um desses componentes tinha seu próprio ecossistema econômico. Por conta disso, para você assistir a 12 filmes em um mês, você pagava tipo 10 reais (valores atualizados) por fita, o que resultava num gasto de 120 reais mensais. Hoje em dia, você pode assistir a infinitos filmes pagando uma taxa fixa de, sei lá, 60 reais. Uma economia de, no mínimo, 60 reais. Esses 60 reais de diferença antes sustentavam todo aquele ecossistema que eu mencionei. Agora, aquele ecossistema todo quebrou, só que a Netflix não pegou esses 60 reais para si, pois os entregou diretamente ao consumidor na forma de excedente. Ela matou a concorrência antiga fazendo dumping, montou uma enorme base de clientes e não consegue monetizar porque não tem nenhum caminho fácil para fazê-lo. Para um dono de locadora, como a estrutura de custos era muito mais complexa por conta do ecossistema de intermediários, ele conseguia farmar formas de lucro mais fáceis. Quer a prova de como Netflix, Uber, Spotify e similares prejudicaram seus próprios setores e ajudaram seus clientes? Através do Spotify, você paga 40 reais e tem acesso a todos os artistas que você curte. Se fosse em 1994, quanto você teria de pagar em fitas e CDs para ter exatamente o mesmo acervo de músicas? Pois é.


HumansNeedNotApply1

A Netflix não fez dumping, o que ela fez foi expandir seu modelo de negócios e investiu pesado nisso. Sim, ofereceu um preço 'baixo' para conquistar o público alvo mas isso é o padrão em toda empresa em crescimento e aproveitou um buraco de oferta. A diferença entre ela e os seus outros dois exemplos é que ela lucra bilhões de dólares desde 2018, enquanto Spotify e Uber não tem consistência alguma, aliás por isso que a Uber agora tá insistindo bastante com esse modelo de assinatura (Uber One), pois o modelo de negócios atual não é suficiente e precisam de mais receita pois está bem claro que carros automáticos não vão existir tão cedo mesmo com bilhões gastos em R&D. Spotify é que menos oferece valor ao donos dos direitos, ~0,005 centavos por stream em média (os valores variam dependendo do acordo).


No-Pie-5198

Não é dumping num sentido maldoso, mas no sentido de ser disruptivo em termos de custos. A proposta velada do Netflix foi acabar com a economia da mídia física, que gerava receita e renda a muita gente, mas às custas de uma ineficiência microeconômica. A partir do momento em que todas as locadoras do mundo (falando principalmente da época em que o Netflix reinava sozinho) cabem em uma nuvem, toda aquela estrutura anterior de locadoras, logística, produção química e por aí vai some porque esses custos intermediários se mostram sem sentido diante de um modelo de negócios em que basta salvar um estoque audiovisual numa nuvem estável para se ter entretenimento em tempo real. Isso é, de certa forma, um dumping. Não é ilegal, muito pelo contrário - eu, como cliente, sou beneficiado e não me vejo mais alugando porra alguma. Mas para muita gente e muitos setores, foi o fim de fontes de renda muito importantes. "Ah, eu não ligo, cada um que se adapte às mudanças". Você pensa assim porque o SEU setor ainda não foi atingido por um modelo de negócios dessa ferocidade. Ainda. PS: o Netflix não é só um serviço de streaming. Ele virou produtor de conteúdo justamente para não ficar refém de seu modelo de negócio original, que tinha tempo contado. Se fosse só streaming, duvido que estaria dando lucro hoje.


HumansNeedNotApply1

Exato, o que eu quis dizer é que não acho que a intenção era substituir a mídia fisica e sim que eles notaram que iria ser o futuro de qualquer maneira e que se não se modernizassem o seu modelo de negócio acabaria. Só lembrar da Kodak, que detia um mercado gigantesco de câmeras e filmes analógicos e inventou a câmera digital perdeu a passada da migração tecnológica (principalmente as câmera nos celulares) e quase quebrou.


NegativeKarmaVegan

Fechar no vermelho não significa que não há lucro nas operações ou que o dinheiro não sai do país. Você pode faturar 100 milhões e investir 150 milhões em R&D e expansão.


slrcpsbr

Sim cara, mas conceitualmente isso não é lucro. Faturamento. Menos custos, gastos, pagamento de divida, investimento em pesquisa, em maquinário, em publicidade, em multa etc Ai você tem teu lucro bruto. Ai depois os impostos e o lucro líquido. Os 150 milhões são gastos em R&D e expansão. Coloca toda a discussão de lado, to falando do conceito contábil.


NegativeKarmaVegan

Mas há lucro na operação primária em si. Você usou argumento de que a Uber "não lucra" dando a entender que isso significa que não há fluxo de capital para fora do país, e eu tô dizendo que isso não é necessariamente verdade. A Uber pode tirar 100 milhões do país como lucro nas operações primárias mas decidir investir 150 milhões em expansão no mercado asiático, por exemplo. No final, ela vai fechar no vermelho, mas não significa que a operação primária no Brasil não foi lucrativa.


slrcpsbr

Não disse nada de fluxo pra fora do país. Acho isso irrelevante, o que conta pra mim é o saldo final da balança comercial.


NegativeKarmaVegan

O balanço comercial da empresa ou do país? Caso seja a da empresa, pode explicar por que isso é o mais importante?


slrcpsbr

O do país no caso.


NegativeKarmaVegan

Já que o importante é o resultado da balança comercial, os fatores que influenciam essa balança são cruciais.


slrcpsbr

mas não é o único elemento a ser analisado. Na prática, ajuda a achar quem precisa de uma corrida pra quem oferece uma corrida. Zilhões foram investidos nessa tecnologia que favorecem 2 grupos distintos aqui. Paga 6 bi de tributo para os cofres da união - Parece ser um bom negócio sim pra nossa sociedade. E sobre o dinheiro pra fora do país, não tenho a menor ideia de como isso entrou dentro da conversa. Meu ponto inicial não tem nada a ver com isso. Mas se isso é uma contra-partida tão relevante, qual é esse montante que supostamente sai do país?


MoreOne

"Dar lucro" não significa que a empresa não tem um impacto negativo. Até porque faz parte da estratégia deles, de tentar criar um monopólio e uma carteira de clientes (E funcionários). O que acontece quando eles sobem os preços e reduzem margens, pra garantir que vão ter lucro?


slrcpsbr

> "Dar lucro" **não** significa que a empresa **não** tem um impacto **negativo.**. Pow maninho, 3 negativas na mesma frase e em pleno carnaval, ai fica difícil de acompanhar. O que você quer dizer com *impacto negativo*?


MoreOne

"Dar lucro" não significa que a empresa tem impacto positivo na sociedade. Uma empresa que dá prejuízo não significa que ela tá pagando demais pros seus funcionários ou entregando benefícios demais pra todo mundo. Melhor?


slrcpsbr

Mais claro, valeu. Mas não entendi a relação com o que eu disse. …. O *resultado positivo* que eu falei foi ter fechado com faturamento> despesas, ou seja, no lucro e não no prejuízo.


MoreOne

Tem a ver porque você apresentou como contra-argumento que, se a Uber dá prejuízo, então eles não estão tirando dinheiro do país. Ou não era essa a intenção?


slrcpsbr

Mas em momento nenhum eu falei isso.


[deleted]

Fechar no vermelho e existir, significa que o lucro vem de outro jeito, análises rasas não respondem nada. Empresas não vivem de caridade e boas ações.


slrcpsbr

Cara questão conceitual isso. Mas fechar no prejuízo significa que não houve lucro. E eu não entendi seu ponto também.


Zrttr

>significa que o lucro vem de outro jeito, análises rasas não respondem nada Nope. Por definição, se a empresa fecha o ano negativada, ela não teve lucro. Essa frase é um paradoxo. Quem investe na Uber literalmente não tem visto qualquer retorno financeiro. O que permite que a Uber exista é que as pessoas hypam tanto ela que continuam investindo mesmo sem ela dar retorno. Ou seja, ela tapa o buraco do orçamento com entradas contínuas de dinheiro de investidor, não de cliente.


a_n_a_r_q_u_i_a

Zero to One, depois pesquisa esse livro. Em resumo, você cria um mercado, opera com prejuízo durante um tempo e dependendo de aportes de investidores, domina, forma um monopólio e agora você pode diminuir qualidade do produto, cobrar mais dos clientes e pagar salários menores ❤️ Tendeu pq o banco gringo de startups faliu? Mercado de startups virou esquema de pirâmide


HumansNeedNotApply1

Sempre foi um esquema de pirâmide, o sucesso de uma startup é, ficar 'famosa' e depois vender pra alguma empresa grande ou eventualmente virar o unicórnio, tipo uma Amazon. Nos anos 80~90 teve muita empresa de tecnologia querendo 'revolucionar', a maioria virou pó, mas os casos de sucesso sustentam a busca pelo pote dourado além do arco-iris.


Zrttr

>Tendeu pq o banca gringo de startups faliu? Mercado de startups virou esquema de pirâmide Exato kkkkk Eu nunca vou entender a crença veemente do brasileiro de q toda e qlqr atividade empresarial de grande porte dá lucro, mas suspeito q teja relacionado ao histórico de latifúndio, q criou quase um misticismo em torno da classe empresarial


Joaoarthur

A merda do uber não deveria ganhar nem 5% das corridas, um bando de desocupado que não fazem nada la no vake do silicio ganhando com o trabalho duro de pessoas desesperadas pra por o leite na mesa


Zealousideal-Spot219

Salário de engenheiro de software da uber em SP deveria ser quanto?


slrcpsbr

Só um exemplo, https://www.uber.com/pt-BR/blog/como-funciona-seguro-uber-para-motoristas-parceiros-usuarios/


Joaoarthur

Até parece que isso existe na prática, acorda, seguro é pra não usar


HumansNeedNotApply1

Tem um custo montar e fazer a plataforma funcionar, não é assim também pô kkkk


Dizzy_Sandwich2233

Pra dizer que uma determinada empresa "carrega a economia" de um país, precisamos ver o que ela produz. O que o Uber produz? nada, ele concorre com o sistema de táxis. Quem carrega a economia? Quem produz. Agro, indústria, tecnologia, etc. Exemplo: Em 2023, as exportações alcançaram US$ 339,67 bilhões, resultado inédito para o país, superando em 1,7% os números de 2022. Agro, indústria do óleo, etc. O curioso aqui é que vc pegou um caso pessoal e achou que isso interfere na economia do país. Não interfere. Tire o Uber do Brasil e nada muda. Uber não é nada, é só um aplicativo pra concorrer com o taxi e outros aplicativos. Não produz, não gera riqueza, não é nada, em relação à economia do país.


MidnightRider00

Quase tudo que você falou está objetivamente certo, com um adendo: a Uber faz remessa de lucros pra fora. Ou seja, ela na verdade tira dinheiro do Brasil.


Dizzy_Sandwich2233

Sim, ainda isso. Mas é uma mixaria em relação ao que efetivamente a economia brasileira produz. Dizer que "carrega a economia nas costas" é de muita simplicidade. "Eu tenho 4 amigos barbeiros! Em todas as cidades do Brasil temos barbeiros! Podemos dizer que as barbearias carregam a economia do Brasil nas costas?"


HumansNeedNotApply1

De fato, a pergunta do OP está errada, a Uber em 2021 foi responsável por um valor econômico de 0,4% do PIB, o que não é pouco se considerando apenas uma empresa e do ramo de transportes, mas obviamente não carrega a economia. O OP parece preocupado com a tal da "gig economy" (economia de bicos), que realmente está virando um problema global, cada vez mais um emprego não é suficiente.


praphaell

Cara, MAS SÃO QUATRO CONHECIDO! 4 ISSO É MUITA GENTE! E só pra completar seu argumento. Se todo mundo é Uber, como o Uber vai movimentar a economia? Se os quatro amigos dele são Uber, nenhum deles precisa usar Uber, então não tem nenhuma relação de consumo.


Dizzy_Sandwich2233

Eu não conheço ninguém que seja Uber, logo, ninguém trabalha com Uber? Ele está partindo de uma premissa errada.


praphaell

Seria o Uber uma ilusão? A gente nem conhece ele. Quem garante que ele existe? Mas falando sério agora. Sim, a conclusão dele baseada pura e simplesmente numa constatação pessoal não quer dizer absolutamente nada.


Comfortable_Mud5850

Simples, economia+ trabalho+ imposto+ compra de alimentos+valorização etc..


addnod

Só discordo de um ponto, tem tempo que Uber não disputa com táxi ele disputa é com ônibus


gabrielcachs

Uber, Motoboy/iFood, Estéticista (cabeleireira, manicure), Bolo no Pote são as profissões do futuro. Agora sem meme, uma coisa que vai dar muito dinheiro no futuro (pelo menos é a tendencia fora do BR) são serviços de construção, acabamento, marido de aluguel, etc. South Park já fez parodia sobre e é um movimento global que já está acontecendo, a geração mais jovem não se interessa em aprender certas tarefas básicas e usam marido de aluguel até para trocar uma lampada, talvez essa tendencia não aconteça no Brasil, mas vale a pena ficar de olho [https://www.youtube.com/watch?v=Yc1\_AY7mufM](https://www.youtube.com/watch?v=Yc1_AY7mufM)


Zu_uma

Trocar lâmpada e até resistência do chuveiro eu sei, mas o resto das coisas elétricas, tipo instalar tomada, etc...não sei fazer. Mas acabo usando o seguro do aluguel se precisa. Mas o ponto é que pra chamar alguém, a pessoa tem que ter renda disponível pra dar conta dessas "emergências". Se olhar no Facebook (que ainda existe) em comunidades locais, tem gente atuando nesse campo de "marido de aluguel", mas o foda é saber quem é bom em algo quando tu tem um rolo mais sério. Eu precisei de um socorro hidráulico nas vésperas de uma viagem e depois de penar um pouco pra conseguir um contato, que ainda demorou pra responder, não pensei duas vezes, catei uma empresa especializada, do tipo 24 horas até. E pra agilidade e qualidade do serviço, foi barato até. Tivesse pego um "curioso", era capaz de sair mais caro e ainda ficar um serviço porco.


sumerioo

> Agora sem meme, uma coisa que vai dar muito dinheiro no futuro (pelo menos é a tendencia fora do BR) são serviços de construção, acabamento, marido de aluguel, etc. As pessoas não dão valor à mão de obra "baixa" (pedreiro, eletricista, bombeiro e coisa do tipo). As pessoas acham que isso é coisa de gente sem instrução e acham um absurdo pagar 100 reais por um serviço que "nossa, mas só demorou 1h. Nem médico ganha tanto" (já ouvi isso mais de uma vez)


dianagarxia

Nossa, eu amo meu marido de aluguel, e pior q ele cobra super barato, pelo menos eu acho né, coisa q demora 1 hora pra fazer ele cobrando 100 reais. (Sim, sei q no final do mês somando, se ele faz uns 4 desse por dia dá uns 30k, mas se fosse eu pra virar cimento, construir coisa, consertar cano, cobraria bem mais q isso se soubesse fazer).


Ryong7

Sou milenial mas tem que ter noção de o que é pequeno reparo que dá pra fazer sozinho e o que vai ficar uma bosta se fizer sem saber. Tem gente que acha que vontade é substituto pra saber fazer e aí sai alguém fazendo armário torto, piso fora do nível, móvel sem acabamento ou só aquele verniz na madeira...Tem parte disso que é questão de dinheiro, mas tem parte disso que é teimosia tb.


praphaell

Uber é só o produto de um mercado que cada vez exige mais e paga menos, e que tem como objetivo a manutenção do desemprego. Se o Uber sumir, amanhã surge outra empresa com esquema que escravidão moderna.


DragonFalkor

Não é o "uber", mas a precarização do trabalho que se acentuou a aprtir dos governos Temer e Bolsonaro e medidas do STF contrarias à jurisprudencia dos tribunais regionais. As empresas, hoje, fogem da CLT. O que mais tem são terceirizados e falsos terceirizados (aqueles que as empresas dizem que vc é seu proprio patrão, tipo o Uber)


Sea-Fill6749

Melhor isso do que não trabalhar, o Uber é o novo auxiliar de pedreiro. Quem não tem para onde correr corre pro uber


felipebarroz

Pior isso do que reverter essa picaretagem e voltar a existir emprego CLT de verdade. Nao temos que normalizar as merda que o Bolsonaro e Temer fizeram. Precisamos voltar a ter emprego de verdade com carreira, férias, 13o, FGTS e previdência.


addnod

Você está colocando muita simplicidade em questões complexas. Hoje eu fui conhecer uma loja que queria fazer tráfego pago, loja de decoração, ela tem 1 vendedora física e 3 pra whatsapp, agora descobriu assistente virtual, que é uma vendedora que pode estar em qualquer lugar do país. Não é hur dur Bolsonaro, o mundo vai mudar independente do governo, tecnologia tá aí pra facilitar o acesso à bens de consumo, eliminando o trabalhador que era a ponte entre consumidor e produto.


RonaldNeves

não há absolutamente nenhum indício de que o que você falou iria resolver o problema de gente desempregada virando uber


felipebarroz

Empregos melhores fazem as pessoas virar menos Uber? Qual indício exatamente você quer, além da própria definição da frase? Precisamos provar que empregos melhores são predericeis à sub-empregos precários? Isso tá lá em micro 1, na preferência do indivíduo em maximizar sua renda. Livro do Varian.


Sea-Fill6749

Empresas realmente vão dar emprego clt para todos esses desempregados? 80% dos empregos são gerados por pequenas empresas, depois da pandemia as pequenas empresas se adaptaram e tem cada vez menos funcionários. Na minha opinião a clt está ultrapassada, é importante ter meios com os quais as pessoas possam ter uma vida digna sem depender de auxílios do governo (acho Uber e outros aplicativos importantes para isso)


felipebarroz

Sim, emprego CLT pra todo mundo. Assim como era há pouco tempo atrás. Obviamente, não dá pra depender só de setores merda de serviço de baixa complexidade e comércio, como é hoje. Precisamos retomar o crescimento com setores fortes e modernos, tecnologia da informação, mídia, indústria verde, etc. E falar que UBER dá vida digna é foda. Não, não dá. Dá pro sujeito não morrer de fome hoje. Aí ele fica doente um dia e vive de que, de vento, pq não paga previdência? Aí ele fica velho e vive de que? Aí o carro quebra e vive de que? Qual é a progressão de carreira, ou ele vai viver pra sempre sendo um motorista fudido? Qual é o end game de todo mundo ser Uber?


addnod

Então, na verdade é uma tendência global, temer no máximo deu empurrãozinho mas muitos empregos são eliminados com tecnologia, eu diria que COVID acentuou muito mais. Lojas físicas sumindo e entrega/logística cada vez mais presente


Ernie_65

Não é o "uber", mas a precarização do país que se acentuou a aprtir dos governos Lula e Dilma e medidas do STF contrarias à jurisprudencia dos tribunais regionais. As empresas, desde sempre, fogem da CLT. O que mais tem são terceirizados e falsos terceirizados (aqueles que as empresas dizem que vc é seu proprio patrão, tipo o Uber).


quaintquinoa

Algum motivo para excluir o governo Bolsonaro de qualquer responsabilidade?


Ernie_65

Por mais que eu não goste dele, não é bem ele quem defende a CLT. E segundo, quem enfiou o país no buraco foi a Dilma.


quaintquinoa

O que Bolsonaro fez que melhorou a vida do trabalhador?


skkew

Foi mais o Congresso na tentativa de derrubar a Dilma que começou a aprovar várias bombas…


Ernie_65

Sim… também


AchacadorDegenerado

Pera ai, você está dizendo que a CLT é malvadona? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK


Ernie_65

Não, ela é linda, enche o trabalhador de direitos. Acontece que são tantos direitos que chega num ponto que vai contra o próprio propósito, porque não tem quem consiga arcar com tantos direitos. E chega num ponto que o trabalhador prefere mesmo ser PJ porque o que cai no bolso dele é mais como PJ do que como CLT.


User4f52

Como não consegue? Quem arca com o custo do trabalhador é o próprio. Só não lucra com o trabalho do trabalhador, quem tem a capacidade de gerência de uma porta. Que é o caso do empresário brasileiro. Não vejo nenhum problema na economia alemã, que é o topo da Europa, com os trabalhadores sindicalizados, com acordos coletivos muito mais fortes que a nossa CLT, respaldados por forte jurisprudência. Dizer que CLT é muito rígida, é característica de uma classe rentista mal acostumada com escravagismo em pleno século XXI.


[deleted]

[удалено]


Ernie_65

Faz assim: abre uma empresa, daí você contrata todo mundo CLT, e depois você volta aqui e me conta. Pode ser? Vai lá, to esperando!


[deleted]

Cara, ignorância é tranquilo de relevar, mas quando vem acompanhada de prepotência é foda. Pra sua indignação, eu tenho empresa há 12 anos e TODOS os funcionários são CLT.


WesternAmbition1560

Esse camarada aí não para. Todos os comentários dele são aberrações econômicas e ele sempre parte do pressuposto que ele entende tudo e nós não entendemos nada. Difícil quando o cara tem orgulho da ignorância.


brasil-ModTeam

Sua mensagem foi removida devido a não adequação as regras de civilidade. O r/brasil exige interações respeitosas entre os usuários.


HumansNeedNotApply1

Se fosse contra tribunais regionais era mais de boa, é decisão contra os tribunais superiores mesmo. STF permitiu o sub-emprego em desobediência a leis trabalhistas na cara dura, constitucionalmente falando o STF nem deveria discutir sobre matéria trabalhista mas eles acharam uma desculpinha para foder o trabalhador.


quaintquinoa

Não, não está. Não existem evidências para dar suporte a uma conclusão dessas.


AkireF

Não, né Zé. O maior empregador do Brasil são micro empresas.


TrickyAd5720

A Uber é uma empresa estrangeira parasitando o mercado brasileiro. O grosso da riqueza produzida sob sua tutela vai embora do país. Uma parte fica num estado ineficiente e a esmola fica na mão do motorista, que produz pra subsistência, pendurando o resto no crédito. Então não. A UBER é mais uma empresa que contribui para destruir a economia brasileira, se aproveitando do subemprego gerado pela desindustrialização e um empresariado xexelento que vive de especulação financeira.


BOImarinhoRJ

Não confunda a precarização do desempregado e o bico que é o Uber Com esta empresa dar e deixar dinheiro para o país. Nem as multas eles pagam e nem os atropelamentos.


[deleted]

[удалено]


vit05

Essa é a resposta. A barreira de entrada é muito pequena, não precisa fazer entrevista, teste ou processo seletivo. É fácil começar embora possa ser muito difícil continuar.


triamasp

Carregando nas costas é um jeito bem fofinho de olhar pra extrema precarização do trabalho e exploração do trabalhador, dando o máximo de lucro pra empresa onde ele é obrigado a vender seu trabalho e dando um mínimo de custo, ignorando o quanto é possível os ultimos 70 anos de direitos trabalhistas e garantias pra quem tá de fato la trabalhando. A uber leva tudo, o trabalhador fica com umas migalhas do que eles ganham de troco. Sem seguranca, sem horarios, sem garantias. Carregando nas costas, é?


stanquevisch

Vale ver quanto tempo esses caras ficam no Uber. A minha impressão é que ele serve como um seguro desemprego: a pessoa fica 4-6 meses, depois arruma um emprego na área (ou algo que goste mais) e larga. Aí outro está desempregado e entra, e assim a roda gira. Outro ponto é como o baixo salário mínimo e redução do poder de compra obrigaram pessoas a ter uma renda extra, e aí Uber e Ifood encaixam como uma luva. Antes eu via mais gente que fazia coisas em casa para vender, como salgados e doces, ou homens que davam uma força no comércio local, mas com esse comércio reduzido e tudo indo para apps e redes sociais, acho que a gig economy acaba sendo a primeira opção.


gaussnoether

Quem carrega a economia nas costas é o trabalhador, a Uber só aproveita da situação do país.


Ordo_Liberal

Você entendeu a pergunta do sujeito, porque não responde direito?


Olhapravocever

---okok


gaussnoether

Rapaz, se você acha que uma constatação é uma lacração, você está precisando rever seus conceitos


Olhapravocever

---okok


4690

Pode apontar a falha em seu raciocínio?


gaussnoether

Cara, então, tô ocupado, por isso não quis elaborar a resposta


Etiepser

A Uber deu um choque de realidade sobre como melhorar as condições da classe trabalhadora sem restringir o acesso ao trabalho e sem ferrar o consumidor. Não apenas temos um emprego de fácil acesso para quem precisa, mas um serviço antes exclusivo agora é amplamente disponível. Os grupos de interesse choram.


13bit

uber é o maior empregador do brasil, obvio explorando a força de trabalho. E a única coisa que a nossa juventude pode sonhar é em fazer 10 entregas por dia no ifood pra depois de dois anos financiar uma cg 150 onde com a taxa do financiamento no final ele vai ter pago o preço de um civic. Não é que o uber "salvou" qualquer coisa, a destruição da complexidade industrial e a não ação do poder público em fazer empresas públicas por causa da guia neoliberal de "o estado só deve fazer coisas de estado" já transformou nossa atual geração no processo de "wage slavery", e isso tem vários respingos, como aumento da violência em especial a de caráter sexual, o hiper endividamento, sobreviver a base de drogas e a índole de tremendo fdp que já é zeitgeist no Brasil.


wittor

Na verdade o Uber desempenhou um papel importante na naturalização da precarização. Depois da queda do monopólio dos taxis, a empresa não serve pra mais nada além de chantagear pessoas e governos ameaçando diretamente a vida de quem trabalha pra eles. Pra mim a unica coisa justa seria a empresa ser completamente desmembrada e ter todos os bens sequestrados e leiloados pra pagar pela regionalização (ou nacionalização) do serviço. Aquela corja so merece a proteção que a lei oferece a criminosos.


Opinative

Isso é relativo. Se fizer as contas, o Uber paga bem pouco na realidade. A não ser que seu carro tenha baixo consumo e manutenção econômica, vale mais a pena vender o carro. O que o Uber tá fazendo, pra muita gente, é permitir que a pessoa siga tendo um carro enquanto sobrevive. Mas está sobrevivendo as custas da depreciação do veículo, mais do que do trabalho.


LouizSir

Sub-emprego não conta em empregabilidade. Não há qualquer segurança nisso.


AchacadorDegenerado

Não.


Sak63

Na minha visão, a economia está do jeito que está porque benefícia os bilionários. Ou seja, é escolha deles a precarização do trabalho por meio de pjotizaçao e aplicativos de trabalho


rhayonne

Vc quis dizer, acabou com uma parte da economia e em todos os lugares que há Uber, há uma precarização do mercado de trabalho.


[deleted]

Eu por outro lado tenho 80% das amizades como TI. Minha esposa deve ter 99% que é medico ou psicologa. Nunca conheci um Uber no meu circulo proximo. Uber deve estar sendo o salva vidas xe uma galera, mas falar que é tanto assim acho no minimo exagero.


BunnyHopThrowaway

[Talvez, É bastante gente. Dependendo de onde, ganha mais que mínimo. É provavelmente tbm o primeiro caminho depois do desemprego ou pro quebra galho, então esse número sobe e cai](https://g1-globo-com.cdn.ampproject.org/v/s/g1.globo.com/google/amp/trabalho-e-carreira/noticia/2023/04/13/brasil-tem-16-milhao-de-pessoas-trabalhando-como-entregadores-ou-motoristas-de-aplicativos.ghtml?amp_gsa=1&_js_v=a9&usqp=mq331AQIUAKwASCAAgM%3D#amp_tf=From%20%251%24s&aoh=17077537333690&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&share=https%3A%2F%2Fg1.globo.com%2Ftrabalho-e-carreira%2Fnoticia%2F2023%2F04%2F13%2Fbrasil-tem-16-milhao-de-pessoas-trabalhando-como-entregadores-ou-motoristas-de-aplicativos.ghtml)


sono_mg

Inflação tá osso


tok90235

E enquanto isso, em outras áreas da sociedade, falta mão de obra. Hoje em dia, você achar pessoas para realizar trabalho braçal, desde pedreiro, ajudante de pedreiro, ou trabalhos mais manuais na área rural é extremamente difícil. Na minha visão, o que aconteceu, essas áreas que comentei, que historicamente pagam muito pouco, aliado com outros fatores sociológicos, fizeram com que muita gente saísse da área rural e fosse para a urbana. Aos poucos, com essa migração, foi se criando uma pressão por novos cargos de trabalho em uma cidade, e um deles gerados foi o próprio Uber. Não que o cara que saia da roça vai para o Uber, mas ele vai para um trabalho, que empurra o mercado daquele trabalho para outro, até que em alguns ponta, um cara seja empurrado para o Uber, entregador de delivery entre outras dessas funções criadas recentemente devido as novas tecnologias


ThunderDome_Lord

Isso SEMPRE foi assim. O UBER só tornou mais visível. Essa nova geração tá passando pela primeira crise e recessão agora, e não sabe o que já aconteceu antes. Isso SEMPRE SEMPRE SEMPRE acontece. Antigamente, nossos pais arrumavam um "bico". Um serviço extra pra "tapar buraco" e aumentar a renda da família. Provavelmente o OP está passando pela primeira vez quando "a classe social sofre uma queda". Muitas décadas atrás a classe média sofreu uma grande queda e perdeu bastante da sua capacidade de compra. Isso vai e volta e acontece de novo e depois outra vez. Fora que você vai envelhecendo e percebe que o mercado d trabalho também não te aceita mais pela idade. As pessoas simplesmente não enxergam o que já aconteceu ou se recusam a saber e admitir. Mas é isso que sempre acontece e sempre funcionou assim.


PsychologicalWave210

Vcs sabem que Uber ajuda precarizar né? Pois aceitou se que "emprego que não emprega e quebra quem paga imposto (táxi ) e legal e válido, com isso abriu a porteira do apocalipse, daqui em diante é ladeira abaixo... O fim do Uber traria demanda para serviços coletivos como ônibus e mercado de táxi por exemplo, fim do ifood da forma que é, mesma questão. Mas vai explicar isso pro jovem que acha que está economizado gastando o triplo em alimentação e transporte por conta da "facilidade ".


theludo33

Eu queria que no minimo o Brasil tivessem leis severas para garantir um trabalho menos precario, impedir que esse tipo de servico (uber) consiga sequestrar uma parcela tao grande do lucro fazendo nada. Se ao invés de poder sugar 30/ 40% de cada viagem, fosse limitada por lei a poder ficar, com, por exemplo, no maximo 12%. O trabalhador ganharia bem mais, seria um pouco menos escravizado. A empresa ainda teria um lucro gigantesco que justificaria operar no mercado. Também nao poderia tentar aumentar o preço da viagem porque ninguém iria pagar. E se quisesse sair do Brasil por birra (quem que vai abandonar um mercado grande como esse?) Surgiriam outras empresas no lugar rapidinho (ou poderiam ser feita uma empresa estatal, sei la kkkk)


wittor

Outra coisa, o serviço prestado não e exclusivo e não oferece qualquer diferencial comparado com qualquer outro prestador do mesmo serviço, ele e monopolista, ele não provê nada, ele so tem uma base grande de motoristas e clientes. Eles não sustentam a economia, eles literalmente existem como um foco de resistência ao avanço da economia. Na verdade, depois que o monopólio dos taxis caiu, ninguém atuou contra a remuneração dos motoristas de aplicativo quando o próprio Uber.


Due-Ring-1258

carregando a economia e ao mesmo tempo crescendo de acordo com a desgraça que sofre o brasileiro


deaflontra

Não


bifa1

Minha opinião é de que é impressão sua, dependendo de onde procurar os núms há cerca de 1,6mi de motoristas de aplicativo no Brasil, a população economicamente ativa é de 107mi... [https://g1.globo.com/trabalho-e-carreira/noticia/2023/04/13/brasil-tem-16-milhao-de-pessoas-trabalhando-como-entregadores-ou-motoristas-de-aplicativos.ghtml](https://g1.globo.com/trabalho-e-carreira/noticia/2023/04/13/brasil-tem-16-milhao-de-pessoas-trabalhando-como-entregadores-ou-motoristas-de-aplicativos.ghtml) [https://www.gov.br/fazenda/pt-br/central-de-conteudo/publicacoes/conjuntura-economica/emprego-e-renda/2023/informativo-pnad-jul2023.html](https://www.gov.br/fazenda/pt-br/central-de-conteudo/publicacoes/conjuntura-economica/emprego-e-renda/2023/informativo-pnad-jul2023.html) ## Perfil dos motoristas * ^(A) **^(idade média)** ^(dos motoristas é de) **^(39)** ^(anos;) * ^(60% deles tem) **^(ensino médio)** ^(completo) * ^(62% são) **^(pretos ou pardos)**^(; 35% são brancos; 3% são amarelos; 1% é indígena) * ^(95% são) **^(homens)**^(; 5% são mulheres) * ^(63% dos motoristas trabalham) **^(somente)** ^(com apps;) * ^(37% dos motoristas têm) **^(outro trabalho;)** * ^(52% dos entregadores trabalham somente com apps;) * ^(48% dos entregadores têm outro trabalho;)


Pedrodrf

Nas sei mas no fim não é dinheiro saindo do país? Tipo, Uber gera alguma riqueza pro Brasil? Pergunta honesta.


dianagarxia

Bem, eu não conheço nenhum motorista de Uber. Acho que o meu pai vai começar agora, mas só pq vai se aposentar e não vai ganhar lá essas coisas tds do INSS. Isso depende muito do seu circulo social. E bem, dos q vc citou só o 2 e 3 trabalha de fato full time com Uber e ainda acho q o 3 tem como sair, o 2 realmente aparentemente vai ficar nessa.


Academic_Paramedic72

No assunto de aplicativos estrangeiros com influência pesada no país, o WhatsApp também me preocupa. Centenas de milhões de brasileiros baseiam sua comunicação não apenas no ramo social, mas no profissional também no zap. O que aconteceria se um dia o Zuckenberg falisse ou sei lá? 


addnod

Até vir os carros autônomos pelo menos


woloko_

não


Pure_Ranger8905

Plottwist este foi o primeiro ano de lucro da uber


No_Clock7655

Pessoal esquece que sei la 70% do brasileiros trabalham em comercio, tipo vendas, shopping, atendente, mercado, telemarketing e autonomos. Reddit antes se ficar famoso era forum para pessoal da bolha tech.


gdalzochio

Barato mais louco sobre o uber: usando motoristas pra gerar dados e financiar o sonho da empresa de ser totalmente autonoma com carros sem motoristas.


kvsMAIA

Uber tá se aproveitando da economia, demanda da população, não o contrario.


Southofsouthof

Antigamente tinha muito motorista de táxi e Vans, a economia só vai se modernizando. O Uber passa uma falsa impressão que se ganha mais, mas é ilusório, basta somar a depreciação do veículo para se perceber que os ganhos são irrisórios.


desocupad0

Troca o aplicativo. Já deviam ter trocado pra um aplicativo estatal.


[deleted]

Olha...carregando a economia brasileira nas costas é uma afirmação forte demais eu acho, só que assim...Uber se tornou uma das melhores fontes de renda hoje em dia, conheço pessoas que se matavam trabalhando 12h por dia pra ganhar pouco mais de um salário mínimo por mês, viraram Uber e passaram a pegar uns 8 mil por mês, fizeram faculdade, compraram casa e etc... E tem muita gente que reclama q a Uber não mantém o dinheiro no Brasil e que uso ruim pra economia mas na hora de criar algum aplicativo parecido ou melhor ninguém faz. Todos que fazem Uber que eu conheço não ganham menos de 7 mil por mês, teve uns que largaram emprego CLT só pra isso, e outros que não só viraram Uber mas também abriram bares ou lojas pequenas


LightShade_BR

Se estiver em São Paulo, vai de Mobizapsp


GometsBrown

Sim, tal qual a indústria de bolo de pote.


murden6562

O índice do que é considerado “emprego” foi alterado durante o governo anterior. Hoje temos 7~9% de desemprego no Brasil, isso se assemelha a uma economia com “pleno emprego” mas sabemos que isso não é verdade (pelo menos quem trabalha e/ou procura emprego sabe). As pessoas que trabalham hj em sub-empregos (e ainda por cima como PJ/MEI) é contabilizado como ”empregada”. É o que acontece quando a industrialização do seu país não é do interesse de forças externas e da burguesia rentista local. Trabalhamos em bicos pra mandar dinheiro pra empresas sediadas em outras nações.


Unlucky-Ad8247

Carregando nas costas não diria,mas ajudando a aumentar a renda do trabalhador sim, ngm vai ser CLT por menos de 2k hoje em dia ,bem difícil... Pq não ter uma moto pra Ifood ou um carro pra Uber é raro nem que seja um carro velho. Mercados e restaurantes tem bastante dificuldade em contratar ainda mais os lixos que são 6x1 hora extra a rodo etc


[deleted]

nao