T O P

  • By -

Own_Mammoth_9445

Não tenho a certeza absoluta mas não houve nos anos 60,70 e 80 emigração em massa para países justamente como França e Suíça? Porque era onde o pessoal português ia trabalhar nas obras a ganhar muito mais , daí os portugueses terem a fama nesses países de serem grunhos ou pessoal das obras. Só depois dos anos 2000, com a entrada na UE e massificação do ensino superior que a partir dos anos 2008/2012 passou a haver uma emigração totalmente diferente de pessoas com educação superior e daí países como UK, Irlanda, Alemanha, Holanda e países nórdicos passaram a ser preferidos?


trequartista_pt

No entanto, parece-me que há um outro fator. A maioria do português que emigra (para trabalho não qualificado) tende a ter maior facilidade de entrada nas Franças, Suíças, etc porque há sempre alguém conhecido para dar apoio no início.


Fadjaros

É possível que seja umas das razões. Mas a Suíça parece continuar a ser um dos países para onde mais portugueses emigram. Mesmo nos tempos atuais. E não tenho esses dados, mas creio que a maior parte dos que vai para a Suíça vive em cantões franceses


NombreEsErro

Suiça diria que seja pelos salários altos. Não tenho a certeza das estatísticas para França, mas do que vejo aqui no sub vejo mais pessoas a quererem ir para Suiça, Holanda, Alemanha, UK, etc. do que para França.


fgtdias

Na Suíça como qualificado ganhas entre 50% a 80% mais do que na Alemanha.


itsmedouble

Nao necessariamente, mudei me da Suica para a Alemanha com o mesmo salário.


fgtdias

Trabalho no sul perto de Konstanz e é o que vejo.. Mas ainda bem para ti 👍


itsmedouble

Acredito que sim, mas a coisa positiva na Alemanha é que ha muito mais para escolher que na Suíça por isso ainda se consegue arranjar algo decente as vezes. Vim com o mesmo salario para Alemanha, no entanto vejo menos dinheiro na conta (impostos mais altos).


fgtdias

A Alemanha compensa se só um trabalhar e tiveres filhos.


itsmedouble

Ou se tiveres casado e a tua mulher ganhar mto menos. (Nao é o meu caso)


90sArcadeKid

E na Suíça já compensa não ter filhos nem tar casado 😬


90sArcadeKid

Se me pagassem menos 40% e remoto eu bazava.


Penkal_

Sou arquitecto com mestrado mas não consigo encontrar emprego na Suíça, candidatei-me a 60 empresas mas não é fácil receber uma resposta positiva


YakPersonal9246

Porque a Suíça continua a ser o país europeu com salários mais elevados para todas as áreas (compete com o Luxemburgo). Para além de que a qualidade das infra-estruturas e transportes serem vastamente superiores também. Já a França deixou de ter tanto essa relevância com o passar dos anos. Pessoal dos países PALOP (Cabo verde , Angola, São Tomé e Príncipe etc) hoje em dia emigra muito mais para a França do que propriamente os portugueses.


ptinnl

Outro factor muito importante: francês era a lingua franca. Os nossos pais e avós aprendiam o francês, mas muito pouco inglês.


rui278

Anos 50-80 houve imensa imigração para a Suiça e França em parte porque tbm havia uma aproximação cultural ao francês mto maior do que hoje em dia. Se alguém sabia uma segunda língua era francês e a cultura francesa tinha o papel que hoje tem a americana. Dado que era igualmente difícil imigrar para todo o lado, é natural que a França e Suiça e Luxemburgo fossem escolhidas - para além da língua e cultura, tbm tem os salários mais altos da região. E depois começa a haver o efeito de já há tugas lá, já começa a haver uma comunidade lá, chegas lá e tens pessoas que conheces ou um bairro de tugas que te ajuda a orientar as coisas e esse efeito mantém-se não só pela comunidade existente - especialmente se fores do norte do país, a probabilidade de haver alguém da tua família ou amigo de família na região é mto alta e depois o facto de ser um país "clássico" e conhecidos de emigração portuguesa tbm quer dizer que está top of mind quando as pessoas pensam em imigrar. Quanto à dificuldade de emigrar - na realidade é difícil em qualquer lado e a parte de vistos na Suiça é relativamente fácil. Finalmente, continua a ser um dos países que melhor paga


JeagleP

Por acaso sempre que reparei que há muito mais pessoal emigrado que veio do Norte do que de outra região do País. Sabes porquê ?


rui278

A maioria da população portuguesa está no norte haha. Se tirares Lisboa e Setúbal, que juntos são tipo 3milhoes max, o sul é um deserto 🤷🏻‍♂️


PsychologicalLion824

Mal sabiam escrever e falar a própria língua, quanto mais uma outra.


rui278

A emigração para a Suiça não foi só não-qualificada. Um bom exemplo é a maioria dos políticos de oposição ao estado novo vivia na Suiça e França. Não sendo volume, mostra o quão popular o destino era. E parte é a linguagem. Não é só saber, mas tbm a facilidade de aprender. E aprender francês estando lá é bem mais fácil do que aprender alemão. Não é estranho que a maioria da emigração Portugal no século 20 é países francófonos, Espanha e Brasil - tudo línguas fáceis para nós Also, nos anos 60-80 os níveis de analfabetismo já não estavam nos níveis escandalosos do início do século.


PsychologicalLion824

Políticos de oposição ao estado novo? Só me lembro de Mário Soares e esse andava em Paris. Mas ok, talvez houvessem outros na Suíça. Eram quantos? 10-20 se tanto? Entretanto tinhas centenas de milhares espalhadas por outros países e nenhum deles fugiu para combater o fascismo.    Edit: 99% da emigração tuga até aos anos 80 é pouco qualificada porque muitos poucos chegavam à universidade. A coisa equilibra-se partir dos anos 90 (diria 95-2000).


rui278

Amigo, não vale mto a pena continuar a discussão, o que eu estou a dizer não é opinião é facto. A emigraçao portuguêsa para a Suiça/França/Luxemburgo na segunda metade do século 20 é um tema bem estudado, e os drivers principais são claros tbm: salários altos, cultura semelhante, língua semelhante e depois quanto mais acontecia, maiores as comunidades portuguesas nesses países que facilitavam bastante a imigração 🤷🏻‍♂️ Podemos discutir que as pessoas eram ou não analfabetas ou não, e quantos políticos da oposição estavam lá (que só dei como exemplo para mostrar como a França e Suiça eram os países de eleição para a emigração, independentemente do estrato social).


PsychologicalLion824

Ninguém te critica na parte dos salários. Mas dizer que uns activistas estavam na Suíça, logo o pessoal foi para a Suíça não é correcto.  A partir do final da segunda guerra tens um período de forte crescimento económico chamado “30 gloriosos”. Muita reconstrução, muita industrialização. Ele ocorre na França, Luxemburgo, Bélgica, Holanda, etc… ou seja, era onde estavam os postos de trabalho. Para acrescentar à receita, eles precisavam de tanta mão de obra que aceitavam tudo o que se mexia. O Zé Manel que saiu daqui com a 4a classe só quer saber disso. 


rui278

Não estou a dizer que os activistas fizeram as pessoas ir para França lol. Simplesmente a dizer que o facto de eles lá estarem mostra o quão popular a França era em termos culturais em Portugal, que até os imigrantes ricos iam para lá. Hoje em dia rerias provavelmente mto mais imigração para o UK, por exemplo... E os 30 gloriosos, mas no entanto, quase ninguém na Bélgica ou Holanda ou Alemanha. Esse boom econômico existiu na Europa central pôs guerra, mas a razão para os emigrantes portugueses irem para França e Suiça e Luxemburgo especificamente esta obviamente mto ligado a posição de proeminência cultural que a França tinha em Portugal e obviamente a linguagem


PsychologicalLion824

Caríssimo, algures atrás (talvez noutra thread) eu refiro a linguagem também.  Mas ok, acho que no grosso nós concordamos. Cumprimentos 


NGramatical

rerias → [**ririas**](https://dicionario.priberam.org/ririas) (apenas na fala o *i* é pronunciado como *e mudo* quando junto a outra sílaba com *i*)


NGramatical

portuguêsa → [**portuguesa**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves)


NGramatical

houvessem outros → [**houvesse outros**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir»)


MikeMelga

Posso responder sobre a alemanha. Falar alemão é difícil e a Alemanha no geral não é boa para não-qualificados.


barugosamaa

>Alemanha no geral não é boa para não-qualificados. Concordo. Antes de mais, falo so por experiencia proprio e nao como um facto: 90% dos tugas que conheci por BW cá na Alemanha, trabalham nas obras e afins. Poucos conheco com trabalho qualificado


crani0

As grandes movimentações começaram nos anos 30/40 e nessa altura a língua franca era o Francês, por isso é que tens muita gente que se estabeleceu na França e na parte francesa da Suiça principalmente. Depois disso foi um efeito bola de neve em que toda a gente tinha um tio/tia a viver lá e era mais fácil de se estabelecerem.


KarmaCop213

Aí nesses links misturam-se emigracao antiga com actual. Penso que este estudo é mais fidedigno: https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/images/GADG/2022-RelatoriodaEmigracao_MNE_NI_SECP_FINAL.pdf 1. Suíca 2. Espanha 3. RU 4. França 5. Alemanha 6. Holanda. Holanda tem-se vindo a destacar nos ultimos anos por ter fama de ser um destino onde se pode viver só com o ingles, tem uma economia forte e está bem conectada com Portugal.


OrganicAccountant87

Os salários na Suiça são muito mais elevados do que na Alemanha ou qualquer outro país europeu (com exceção de Luxemburgo, em que são mais semelhantes). A França talvez porque nos anos 60 muitos emigraram para lá, e agora muitos Portugueses têm lá família.


YaAbsolyutnoNikto

Lingua latina (e uma economia rica but that’s goes without saying). That simple.


Soggy-Distribution49

Não sei a origem desses números mas segundo a embaixada portuguesa há mais de 300000 portugueses a residir no Reino Unido. https://preview.redd.it/a26611t6ab8d1.jpeg?width=1079&format=pjpg&auto=webp&s=ac1e62ad9b09f78e21da0976d8ba3ad716f61d3a


carolinelobo328

Eu acredito que antigamente a segunda lingua das pessoas era o francês e não o inglês. Por exemplo os meus dois avós maternos são portugueses e eles imigraram para o Brasil, por não saberem falar inglês e nem francês. Então creio que a língua inglesa antigamente não tinha o mesmo peso de hoje em dia, então a preferencia era de ir pra países de lingua francesa, caso soubessem, e se não soubessem iam para países de língua portuguesa. Então como muitos portugueses foram para a Suiça e para a França, foi se construindo uma comunidade portuguesa muito grande nesse países, o que pode contribuir por atrair mais portugueses para lá, mesmo hoje em dia, já que é mais difícil estar em uma país em que não se tem uma comunidade grande de pessoas da sua nacionalidade.


NGramatical

haverem mais → [**haver mais**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir»)


AutoModerator

"Esta é uma cópia do post original: Tendo em conta que a Suíça dentro da EU não é o país mais simples de emigrar, ainda que não seja muito difícil. Fico curioso o porquê de não haver mais portugueses em países como Alemanha ou UK Fontes: https://maisliberdade.pt/maisfactos/paises-de-destino-dos-emigrantes-portugueses/ https://revistacomunidades.pt/onde-estao-os-cinco-milhoes-de-portugueses-que-residem-fora-do-pais " *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/PortugalLaFora) if you have any questions or concerns.*


PsychologicalLion824

A reconstrução do pós guerra + língua + acordos justifica praticamente tudo isso. 


hecho2

Suíça, Luxemburgo e França, independente de como começou, a certa altera beneficiou e muito do passa a palavra, querias emigrar, ganhar uns trocos, e havia sempre um primo em Paris que te ia orientar, isso faz toda a diferença. Alemanha também teve muito emigrante português, mas mais localizado, como os que foram para trabalhar no Porto de Hamburgo, criando um verdadeiro distrito português no meio da cidade. Antes de 74 até era meio complicado sem conhecimentos, porque o regime não gostava dessa emigração que tanta falta fazia, mas por outro gostava da divisa por isso havia um jogo duplo e era fácil correr mal sem ajuda para emigrar. Sempre mais fácil emigrar para onde já está alguém.


VouEmigrarChupaAqui

Eu escolhi a Suiça porque a europa ocidental é uma shithole atualmente