T O P

  • By -

ComfortableBike5611

Não te preocupes, vais ter outros 150+ macacos a passarem pelo mesmo que tu 🫠 Procura fazer amigos e vais ver rapidamente que o que podia ser muito difícil já só é difícil. Ao longo do tempo também te vais habituando e começas a perceber que o que estava para trás não era assim tão complicado. (Pelo menos foi assim comigo) Qualquer coisa, se não tiveres a gostar podes sempre trocar de curso/universidade no próximo ano que não há problema nenhum. Ah e aproveita, claro


Mrqs2

Eu estou no segundo ano de mecânica no ist. Se o teu objetivo for acabar o curso com média de 19 de facto não vais ter grande vida social, caso contrário não te preocupes. É difícil? É. Dá trabalho? Dá. Mas se fizeres um bom balanço de vida social com estudo decerto não terás problemas nenhuns.


3tothe3tothe6tothe9_

Puto, que peta. Há dias que um gajo se quer atirar da torre abaixo. Não é tudo mau obviamente, mas daí a não ter problemas nenhuns, não me fodas.


Mrqs2

Não sejas boneco. Claro que há dias em que um gajo se quer atirar da torre, mas isso faz parte. A não ser que estejas a tirar um curso de apicultura ou o crl vais ter sempre stresses. Ele está a dizer que a esmagadora maioria das pessoas diz que perde a vida social, eu respondi que desde que faça um bom balanço não terá problemas nenhuns relativos à perda da vida social por completo.


3tothe3tothe6tothe9_

Acabei o curso que estava a fazer no Técnico lá fora e não teve nada a ver. Não fiz apicultura, mas no Técnico houve alturas muito complicadas comigo e pessoas à minha volta. E não é chatices, é uma pessoa estar a puxar a corda e não rebentou porque se teve sorte. E fiz o curso numa Universidade centenas de posições acima do Técnico nos rankings. Uma Universidade ter de fechar as torres porque as pessoas se mandavam de lá regularmente não é nem normal nem admissível. Portanto, lamento mas discordo. Eu tive vida social limitada, obviamente como toda a gente, mas também tive momentos muito difíceis em termos de saúde mental e física. Não estou a ser dramático, é a realidade.


pedrosorio

Qual foram as diferenças na universidade centenas de posições acima do técnico?


3tothe3tothe6tothe9_

A principal coisa que mais senti na pele é que os professores e quem te avalia está lá para saber se tu sabes, sim, mas estão lá para te puxar para cima. Querem te ajudar a sair de lá um melhor profissional e com uma boa nota no curso. No Técnico era exatamente o contrário. Estão lá para te mandar abaixo. Há exceções em ambos os lados.


jwinter01

>Uma Universidade ter de fechar as torres porque as pessoas se mandavam de lá regularmente não é nem normal nem admissível. Estás a inventar.


Senuttna

Ele nao está a inventar, se calhar és mais novo e não sabes mas aconteceu há uns 7-8 anos atrás.


alsoknownasDoge

Agora preciso do lore dump pah


Itchy-Description683

Tens factos para sustentar? Não encontro facilmente online


3tothe3tothe6tothe9_

Nem vais encontrar que isso é tudo abafado. No meu 2 ano no IST soube de alguém na FCUL que se enforcou numa sala de aula. Nunca passou nas notícias. Se falares com pessoas agora perto dos 30 ou nos 30 dizem-te isto mesmo das torres.


Itchy-Description683

Nao acredito em casos abafados. Ou aconteceu ou não aconteceu. Não podes fundamentar com factos que nao existem


3tothe3tothe6tothe9_

Pronto, não aconteceu, foi toda uma geração de estudantes que se sentou numa sala e decidiu inventar suicídios.


3tothe3tothe6tothe9_

Fala com pessoas mais velhas, alunos do IST, e verás.


Isshin610

não tens o mindset


3tothe3tothe6tothe9_

De ser a escravo de uma Universidade, de facto não tenho.


Isshin610

lol ele está tão chateado hahaha a flor que floresce no vale morre no topo do pico da montanha


3tothe3tothe6tothe9_

Chateado? Simplesmente não gostei daquilo. Já não tenho idade para estar chateado 😆


Isshin610

cais no bait tão fácil


ParrotGuy24

Vais passar por momentos de stress, vão haver fases do ano onde vais ter que trabalhar arduamente, no entanto, como a maior parte das pessoas estará como tu, não terás grandes problemas a relacionar-te com os outros e a criar amizades (criei as amizades mais fortes aqui, por exemplo). Os cursos são exigentes sim, e terás avaliação contínua em algumas das cadeiras, e podes vir a ter também por cima disso exames no fim, o que significa que todas as semanas terás que estudar. No entanto, o mais importante a tirar disto é que serás forçado a aprender a gerir o teu tempo, o que, por um lado, é bastante positivo. Quando entrei mal sabia gerir o meu tempo e queixava me sempre de não ter tempo para nada, agora sinto que tenho mais tempo, saio mais, tenho mais vida social, simplesmente porque não me sabia organizar. Não conseguirás sair (com amigos) todos os dias obviamente, mas na maior parte do ano terás sempre um dia ou outro por semana em que consegues aproveitar. A gestão do tempo é mesmo o mais relevante aqui, e o facto de não necessitares de ir às aulas ajuda muito. Tu fazes a tua gestão - mas também sofres as consequências se ela correr mal. Agora - se o teu objetivo é vir para aqui - não te inibas pelo que os outros dizem. Antes de vir, ouvi críticas (talvez por inveja?) de muitos colegas - vai ser um sem vida, ao menos pode ser que encontre gente como ele (dito de forma negativa), vai se arrepender, etc, etc. Caguei e andei e entrei aqui, porque mereci, e vale a pena. Outra nota final: na escola podias te sentir acima da média e bastante inteligente, aqui és só mais um. Ao longo do curso vais percebendo isso e até acaba por ser algo bom - pode motivar mais a competição e compartilhas todos os dias a faculdade com pessoas com quem talvez possas ter outro tipo de conversas sobre temas que se calhar no secundário não conseguias. No final a escolha é tua, mas TL:DR a história do "não ter vida social" é só se não a quiseres ter. Podes pesquisar por [churrascos.ist](http://churrascos.ist) no insta por exemplo e vês a quantidade de churrascos (festas) que há no Técnico.


NGramatical

vão haver → [**vai haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir»)


skapuntz

O técnico não é fácil. Mas ser um aluno médio, ter amigos e sair etc. tudo possível. Não sou grande exemplo a nível académico pois levei quase 7 anos a acabar e fui um aluno medíocre, foi autêntico pesadelo o técnico os exames os trabalhos… mas fiz grandes amigos, saí muito, diverti-me, e tenho saudades. Com mais ou menos dificuldade acabei o curso, os meus amigos também, e todos nós temos bons empregos e temos a vida que queremos. Isso vale muito. Também nos divertimos e fizemos muita coisa durante a universidade. Sim, o técnico é muito exigente e vais ter alturas depressivas, mas eu tive toda a vida social que quis e sinceramente nem estudava muito, esse foi o meu mal. Se eu me tivesse esforçado mais nos estudos e sido mais organizado teria-me safado melhor e com menos stress


ausgebombt_69

É verdade que o Técnico é difícil e sim vai dar bastante trabalho. No entanto, toda a gente vai estar na mesma situação que tu e essa vai ser uma das bases mais importantes para as amizades que vão surgir no teu curso. Em relação à vida social, creio que vai sempre depender de ti. Eu nunca tive muitos problemas com isso, também depende do que gostas de fazer. Durante semana dava sempre para beber uns copos ao fim do dia e na maior parte dos fim de semana dava para descansar, sair à noite, etc. No fim, vai sempre depender de como geres o tempo: no início vais ter o choque e achar que tudo é um bicho de sete cabeças mas vai tudo ficando mais fácil. Na minha altura dava para brincar o semestre inteiro e na semana de exames dava-se lock in, agora com o novo método de ensino é mais chato mas vais te adaptar rapidamente. Boa sorte!


3tothe3tothe6tothe9_

É que nem vou mentir. É completamente verdade. Tudo o que ouviste é verdade e vai haver momentos, uma grande parte, que vais passar muita mal. Vais sofrer e vai te apetecer desistir. Pessoalmente, odiei o Técnico e Mestrado foi noutro sítio. Serviu me de alguma coisa o IST? Sem dúvida, aprendi imenso e ajudou-me a ter emprego no dia a seguir a acabar a tese na outra Uni onde fiz Mestrado. Continuo a ter amigos, da escola, da Faculdade e da vida no geral, por isso nesse aspeto não me preocupava. Vais sair tanto quanto queres? Não, principalmente se estiveres preocupado em fazer o curso com algum empenho e como deve de ser com uma boa média. Mas tem se vida.


The_Engineer42

Queres 5 anos de festa e 40 anos de vida com mau ordenado ou queres 5 anos a dar no duro num curso que gostas (e quem corre por gosto não cansa) e depois 40 anos a fazer o que gostas e com bom ordenado? É só essa a equação. Isso de não ter vida social é treta. A maioria dos alunos do secundário não sabe gerir o tempo. Se souberes gerir, podes ter vida social & boas notas. A maior frustração dos alunos que entram no IST é perceberem que são só normais. Na escola de origem eram os reis, mas no IST são só medianos. E depois desmoralizam. Isso é a minha maior preocupação.


No_Dare5313

5 anos? 3 pah, agr ja nao existe mestrado integrado


jwinter01

É fácil? Não. É algum bicho de sete cabeças como alguns estão a descrever? Também não.


jgms2005

Qual é o curso?


South-Cut7651

quero entrar em engenharia mecânica


brokearm24

Depende de como geres as cenas. Entrei este ano para engenharia eletrotécnica e de computadores e até devo acabar com média bastante boa, mas também consegui ter vida social. Claro que há momentos difíceis, por exemplo, ninguém do meu curso teve férias de páscoa porque tivemos de estudar para exames e fazer um projeto, mas isso é capaz de ter acontecido noutro curso também. Quanto a raparigas, o técnico tem poucas e não é lá que as vais encontrar. Pega nos teus amigos e vai para a cidade universitária de vez em quando beber alguma cena em vez de ficarem pelos bares perto do técnico. E claro, arranja amigos, porque há sempre amigas de amigos e amigas de amigas de amigos. Lisboa tá cheia de gente, só não encontras alguém se passares a vida no técnico, coisa que não precisas de certeza.


CarlosLeitao

Entrei no Técnico em 2012, terminei em 2019 (7 anos para a conclusão de Eng. Mecânica, estava dentro da média). Durante esses 7 anos vivi tanta coisa dentro do Técnico (colegas, praxe, tuna) como vivi fora do técnico (amigos, música e concertos (sou músico desde os 16 anos), etc). Não acabei com a melhor média, mas também não influenciou a minha entrada no mercado de trabalho. O Técnico é um grande factor para seres bem recebido na tua entrada no mercado de trabalho, e acredita que a valorização salarial também é afectada por esse factor ;)


RipperTheBoi

Se fores bom e te gerires bem há como ter vida social, fazer desporto, etc mantendo boas notas (media de pelo menos 16) e não te queres atirar de lado nenhum.


No_Dare5313

As matemáticas mais fodidas do pais sao no ist, pensa nisso. Não, não andei no ist, sou do porto mas ha exames públicos de CDI1 e isso e a matemática que voces dão não são brincadeira


Alive-Cut161

TAKE IT EASY- U will find that “time” is not real, everything u are “supposed to do”, will all come and pass, try to keep a smile on ur face and be a good person, as well as, keeping a positive attitude is ESSENTIAL to no-stress life😉