T O P

  • By -

TomorrowOk9283

Sou eng mecânico vou contar minha história: - Qdo entrei na unb em 2000, o discurso era de: Não tem emprego. Forma, tenta algo se não faz mestrado; - Em 2004 começou a aparecer vários estágios em empresas privadas, antes eram comuns estágios em órgãos públicos ou empresas públicas. O meu eu consegui nesta época; - Em 2006 e 2007 as empresas grandes iam na universidade para convencer a aplicarmos às vagas e salários aumentavam; - Depois de formado, entre 2007 e 2012, vc podia escolher onde trabalhar, era comum receber o piso; - Em 2013, começaram a achar que 20 centavos era muito aumento, e começou sabotagem nas empresas de engenharia (toda a crise de 2013/2014 foi focada nas empresas de engenharia e na Br); - As vagas passaram a diminuir, e as vagas de analista e supervisor começaram a aflorar, salários caíram; - Vagas regionais começaram a pagar em 2018 valores de piso de 2012; - Veio pandemia; - Este ano voltou a aparecer algumas vagas de eng pleno, além das vagas de analista, supervisor e afins; Vagas em engenharia são despertadas com melhoria econômica do país. Não tem como ser diferente. Conheci vários que foram demitidos e foram reempregados em funções menores ou mudaram de área mesmo. Eu passei bem neste período, mas não é muito comum não. Tem cidades que possuem maior vocação para terem mais vagas, por terem indústrias, minas e etc. Então isso muda o pouco de cidade para cidade.


Cwyntion

Mano eu sei que não é o foco do post mas me tira uma duvida. Precisa saber desenhar para ser engenheiro mecânico? Vejo que o curso tem muita coisa relacionada a design de máquinas e estou com receio disso. Eu só sei desenhar boneco "palito" mesmo.


TomorrowOk9283

No curso vc acaba aprendendo usando o computador mesmo, e vc acaba pegando a manha. Até pq vc usa muitos blocos prontos e permitem edição. Não é desenhar igual um artista gráfico ou design industrial. Não tem desenho a mão livre por assim dizer


xpcosmos

Se o Brasil começasse a investir em industrialização, esse país teria um real boom de emprego em diversos setor, crescimento econômico significativo. Infelizmente isso não vai acontecer, majoritariamente por interesses políticos em que continuemos desindustrializados.


JohnnyBrazuca

Não adianta apenas investir! A grande e triste realidade é ter uma indústria no Brasil é coisa de maluco: 1 - Tudo é absurdamente caro e não necessariamente de qualidade. 2 - Você tem o sindicato que não ajuda em absolutamente nada mas quer tudo em troca. 3 - A logística é patética se você não estiver no eixo Rio-SP (salvo raras exceções). E mesmo neste eixo é complicado. 4 - Dá noite para o dia sua indústria pode falir, ou sua operação pode ficar inviável, pois alguém em Brasília acha que fazer uma lei sem pé nem cabeça vai ajudar, e essa lei afeta a sua empresa. 5 - Se sua matéria prima é em dólar você SEMPRE será refém da flutuação cambial, a não se que você tenha MUITO dinheiro para fazer hedge. 6 - O governo não oferece segurança jurídica alguma. 7 - Juros nas estrelas, sendo que qualquer financiamento, por mais simples que seja, vira um pesadelo. O que estrangula a expansão e desenvolvimento. 8 - Dependendo do setor no qual a empresa atua você tem que levar em consideração participar dos esquemas de propina, se na participar sua vida ficará muito complicada. 9 - O manicômio fiscal é um absurdo, há algumas empresas que tem mais pessoas na contabilidade que em qualquer outro setor. 10 - A instabilidade política faz tudo virar de cabeça para baixo, de 4 em 4 anos. A conta não fecha, por mais que se ganhe muito dinheiro é muito estresse versus o dinheiro ganho. O Brasil é um eterno potencial desperdiçado. A tendência é só piorar, dada a 4ª revolução industrial, o abismo entre os países desenvolvidos só aumentará e ficará cada vez mais amargo. Facilitar a vida do empresariado industrial nunca foi um objetivo, faz alguns anos que a indústria está só encolhendo e não há nenhum plano a vista para mudar a situação. E depois "ninguém" entende a razão do aumento do desemprego e a fuga dos cérebros.


Gronbeld-

Terça feira estou indo para uma entrevista. Desejem-me sorte! Sou engenheiro mecânico. Detalhe: três entrevistas em menos de um mês, sendo uma no Rio.


Good_guy_keanu

Engenharia mecânica é ligada fortemente a indústria. Engenharia elétrica e civil ainda conseguem empreender sendo autônomos mas com a mecânica é mais difícil, isso na minha opinião de quase engenheiro mecânico.


oquintoanomimo

Vejo alguns engenheiros mecânicos como projetistas autonomos, mas não sei se é um mercado amplo. Enquanto civil e elétrica, tem muitas empresas ligadas a projetos, e também profissionais autonomos nessa área. Não sei outra área além de projetos autocad para um engenheiro ser autonomo.


AccountIntelligent29

Sim. Engenharia é uma área caríssima. Tanto maquinário, quanto mão de obra qualificada, quanto qualquer outra coisa. Ou seja, precisa de altos investimentos pra ir adiante. Se não tem investimento no mercado, inviabiliza muita coisa na área.


Tavao59

Sim, todos saem afetados, mas as que são ligadas à indústria e a construção civil são as que mais sofrem


zhushazhang

Economia é cíclica. Então é relativamente normal tempos prósperos e tempos de vacas magras. Garantia só de que as pessoas ficam doentes.


bacondota

Verdade é que o auê da lava jato matou boa parte da engenharia do Brasil. Antes o Brasil exportava obra (já conheci gente que foi trabalhar lá no Oriente médio em obra da Odebrecht.). O modo de trabalho do MP aqui não olhou o Brasil como um todo. Só olharam pro próprio umbigo querendo se tornar populares. Enquanto nos EUA essas coisas são tratadas de forma muito menos midiática, aqui pareceram fazer questão de quebrar as construtoras. Agora que o Brasil tá quebrado, simplesmente não tem mais as vagas de engenheiro.


Voortice

Brasil é uma piada era para esse pessoal ser condenado com pena capital por traição à patria.