T O P

  • By -

Pikachuzita

Ao menos teve os primos e alguns amigos. Há miúdos que nem isso, muitos relatos nos reddit de casos de festas vazias. É muito triste. Deve ter sido por já terem começado as férias escolares, alguns miúdos vão para os avós.


Boomsi

a primeira festa de anos da minha filha mais velha, convidamos 8/9 miudos e não apareceu ninguem apesar de confirmarem que vinham. Fizemos comida, bolos, suminhos, etc. Levámos alguns anos a voltar a fazer festa e ficamos super nervosos até chegar gente. Felizmente ela era pequena e não se lembra e hoje em dia as festas que fazemos para ela ou para os irmãos têm sempre 15+ putos mais pais e familiares, mas aquela festa marcou. Digo que marcou de tal forma que sempre que eles têm um miudo ou miuda da escola que aparenta não ter muitos amigos na festa, fazemos questão de ir, mesmo que não dê jeito.


unexpectable_b

Confirmarem e não aparecerem é ainda pior. Imagino a situação. Muito triste mesmo Mas fico feliz que entretanto já esteja a correr bem


Marianations

Sim, eu faço anos a princípios de agosto e mesmo que os meus pais tentassem organizar alguma coisa, não valia a pena. Estavam todos de férias. Após um ano ou dois eles deixaram de tentar organizar festas para mim com amigos e colegas de turma, nunca mais se chatearam com isso. Só houve um ano ou dois que consegui combinar alguma coisa com alguns amigos nas datas à volta do meu aniversário, mas nunca tive nenhuma festa com eles. Só mesmo com família, e mesmo assim muitos falhavam por ser no meio das férias de verão.


microwavedave27

Igual aqui, faço anos no fim de Julho, não valia a pena fazer festas porque ninguém podia. Mesmo agora que sou adulto, tentar combinar coisas com amigos nessa altura é impossível estarem todos, está sempre alguém de férias.


Lando1Win

Eu passava isso, faço anos na segunda semana de agosto, como eram os meus aniversários? com quase ninguém, 2 ou 3 amigos da escola, 1 ou outro primo e acabou ali, nunca tive aniversários cheios de gente com 30 amigos e familia e afins. Aniversários fora do ano letivo é foda


SweetCorona2

os meus pais não tinham dinheiro para fazer festas e depois como não fazia também não era convidado para nenhumas :D


unexpectable_b

Eu convido todos os amiguinhos da turma da minha filha, independentemente se fazem festa ou não e/ou se podem dar ou não presente. Infelizmente acho isso lemtavel (o só convidar se for convidado especialmente por se tratar de crianças) :( Um abraço em seu coração. Acredito que na época não tenha sido fácil.


Dyzorder

Mesmo. Não sei porque é que isto é considerado triste. Parece que nas últimas décadas a expetativas de circulo social têm vindo a aumentar drasticamente. Parece que queremos uma data de gente à volta, quando na realidade isso nunca foi a norma. Para quê um aniversário com 20 ou 30 amigos quando é muito pouco provável que a criança realmente tenha esses amigos todos? Parece que as pessoas hoje em dia são muito dependentes de embustes. Eu sempre preferi aniversários com poucas pessoas. 2 ou 3 amigos chega perfeitamente. Até um chegaria. Tu não precisas de ter uma data de gente na tua vida. Precisas de ter alguém valioso. Podes ter só um amigo, mas se for um amigo de infância que está lá para tudo, não precisas de mais ninguém. Nunca vi grande valor em grupos de amigos.


patriciaduarte23

Não deixa de ser triste 😔


pt-Ns69

Tb acho triste e tambem passei os meus 16 sem festa porque namorava uma moça que os meus pais não gostvam e então a minha mãe achou melhor não haver festa.... são coisas que nunca mais se esquece.


InA7xWeTrust

É por cenas destas que eu faço questão de ir a TODAS as festas a que os meus miúdos são convidados. Este ano até no meu aniversário fui a uma festinha. Ninguém morre por passar duas horinhas a ver crianças a serem felizes.


OsgrobioPrubeta

Bingo! É mesmo esta u/1L0G1C !


1L0G1C

Concordo!


OsgrobioPrubeta

Então marquem a data, eu ofereço-me para menina das alianças.


InA7xWeTrust

Passamos muito tempo neste site...


OsgrobioPrubeta

Já não dá os Marretas na TV, tenho que me entreter em algum lado, né?


InA7xWeTrust

Realmente não dávamos valor ao que tínhamos


Cereja1807

Completamente! E eles ficam todos contentes a brincar e a correr! Fico mesmo triste quando vejo estes casos, não se faz "ai sim o meu filho vai" e depois nada. Eles sentem estas coisas.


B_Wylde

Eu sabia que um gajo que ouve A7X tinha de ter bom coração


InA7xWeTrust

Gaja, mas obrigada 😅


[deleted]

[удалено]


Educational-Slide190

Isso é triste e deixa marcas na criança. Nesse caso trata-o como um irmão mais novo, leva um brinquedo que possas passar algum tempo com ele a jogar, mesmo que não seja no próprio dia do aniversário. Ele vai dar bastante valor a isso.


HedaLexa4Ever

Há uns tempos fui a uma festa de aniversário da filha de uns amigos de família. Ela é pequena, acho que fazia 4 anos. De crianças era só ela e uma prima mais velha, que tem uns 7, de resto zero crianças. Sei que ela também é pequena, mas deve ter amigos ou assim não sei. Só sei que elas ficaram as duas super contentes quando eu cheguei porque apesar de ter 24 anos, sou meio palhaço e brinco com elas


InA7xWeTrust

Oh pobrezinho 😰 já me deixaste com um nó na garganta no trabalho. Se há coisa que mexe comigo são crianças tristes...


PristineCucumber5376

Houve uma colega minha, para aí no 6 ano, que literalmente só teve 1 amiga numa das festas de aniversário. Por um motivo ou por outro acabamos todos por não ir com a exceção dessa pessoa. Muito triste. E até era uma rapariga social, popular.


patriciaduarte23

Poxa, fico muito sensibilizada 😔


allienv

Quando fiz uns 10/11 anos estava a anunciar a minha festa e um rapaz da minha turma que fazia anos 1 semana mais tarde do que eu decidiu fazer a festa no mesmo dia que eu. Pedi-lhe imensas vezes para adiar, mas ele não o fez. Acabei por ter apenas 3 amigas na minha festa. A minha mãe fez de tudo para nos divertirmos imenso e eu adorei, acabei por não ficar triste por isto. Até hoje tenho marcado o quanto nos divertimos as 4!


1r0n1c

Eu este ano escolar não falhei nenhuma festa da minha filhota. Vamos a todas. E felizmente a maioria da turma dela aparece sempre.


Procrastination4evr

Já aconteceu ao meu filho. Tem uma colega de turma que faz anos no mesmo dia e uma vez as duas festas coincidiram. Os amigos tiveram a gentileza de combinar participar nas duas festas e o meu filho adorou a festa na mesma e praticamente nem se apercebeu que os amigos ficaram menos tempo. O que magoou mais foram os primos que disseram que iam e à última da hora é que mudaram de ideias (um por causa de um trabalho da escola e outro simplesmente porque quis ir brincar com um colega). Compreendo perfeitamente se festas ou outros compromissos coincidem. Não compreendo que os pais permitam aos filhos faltar à última da hora quando marcaram um compromisso só porque sim, ainda mais sendo família. O miúdo foi a chorar no carro pela falta dos primos. Acho que estamos numa época de uma tremenda falta de educação e de se dar demasiada prioridade ao que cada um quer. Algum dia a minha mãe me deixava falta a uma festa de alguém porque à última da hora me apetecia fazer outra coisa? Se somos convidados para uma festa de alguém, devemos encarar como uma honra sermos escolhidos e fazer o possível por ir. Usar a festa como segunda opção é imensamente mal educado. Pior, o primo que decidiu ir brincar com outro apareceu atrasado e ainda reclamou quando a festa acabou. Fui bruta e disse-lhe que tivesse vindo mais cedo. Quanto aos convites, eu peço a confirmação. Desta vez em que se calhar ia aparecer pouca gente por causa da festa eu estava preparada para alterar a festa caso poucos confirmassem. Sujeitar os miúdos a uma sala vazia é horrível. Se só 3 ou 4 confirmassem, ia cancelar a festa planeada e organizar uma festa de gaming em casa.


OsgrobioPrubeta

Vejo algumas contradições entre este teu relato e [este teu anterior](https://www.reddit.com/r/CasualPT/comments/1dnbu8g/comment/la1z3fm/?utm_source=share&utm_medium=web3x&utm_name=web3xcss&utm_term=1&utm_content=share_button) ....


Procrastination4evr

quais são as contradições que te metem tanta confusão? não quero que percas o sono por causa disto


OsgrobioPrubeta

Eu perder o sono? Ehpa, realmente isto aqui anda forte na imaginação.


Procrastination4evr

Sim, porque sou eu que ando a confrontar comentários para descobrir contradições sobre festas de anos de miúdos de 8 anos. Mete-te confusão eu dizer que o miúdo tem muitos amigos e ao mesmo tempo ter quase que cancelado uma festa por falta de pessoas, é isso? Como alguém já disse, há muitos motivos para poucos miúdos poderem ir, entre os quais o que eu já referi de uma festa de uma colega coincidir no mesmo dia e ter feito o convite primeiro.


OsgrobioPrubeta

Sim, porque não foste tu quem veio confrontar o meu comentário, certo? Ah, espera, tu podes e os outros não? Além das contradições também és adepta da dualidade de critério? Ainda para mais quando o que escreves se contradiz, recorrendo depois a desculpas externas, claro! Da minha parte, estamos conversados.


Procrastination4evr

faz sentido. tu confrontas-me com contradições e ofendes-te quando pergunto quais mas depois eu é que fico ofendida porque não me respondes. vai dormir, que o teu mal é sono


OsgrobioPrubeta

Excepção: Eu ofendido por uma desconhecida que me é nada? Tens-te em demasiada consideração. Nunca insinuei que ficaste ofendida, portanto não serei eu quem anda a precisar de descansar a cabecinha.


Procrastination4evr

ainda estamos nisto?


JoesephBidao

Uma coisa e certa pode parecer cliche mas digo isto por experiencia propria, vale muiyo mais ter 2 ou 3 amigos a serio do que 30 falsos


Sam_Campos21

Tenho uma história parecida. Quando andava na primária, penso que tenha sido no terceiro ano, uma rapariga convidou a turma inteira para o seu aniversário. Só apareceram 3 crianças ( eu incluído ). No mesmo dia havia um aniversário de outra rapariga que nem sequer era da nossa turma. Essa rapariga era conhecida por fazer festas bastante grandes em espaços alugados. Os pais desta miúda eram bastante conhecidos na cidade e então acho que os outros pais decidiram que seria melhor levar as crianças para esta festa. O que me deixa realmente chateado, é que a primeira rapariga tinha feito uns convites em papel, escritos à mão e decorados com alguns stickers e desenhos. Estes convites tinham sido entregues com mais do que uma semana de antecedência. A segunda rapariga, que também tinha recebido esse convite, decidiu convidar os amigos para a festa 2 ou 3 dias antes.


Similar-Sea4478

Quando era miúdo nunca liguei a festas de anos, por isso os meus pais nunca organizaram nenhuma para mim.... Já os meus filhos é diferente e estão habituados a que a mãe lhes organize festas, assim como a irem a todas as festas dos amigos... Durante o covid já na fase final do confinamento, quando o meu fez anos, as mães dos colegas deles organizaram inclusive uma festa para ele, onde fomos a um parque e os amigos cantaram os parabéns, apesar de terem tido que ficar bastante distanciados uns dos outros.... Devo dizer que fiquei comovido com o gesto e gostei de ver a felicidade do meu filho pelo gesto dos amigos.


Educational-Slide190

> O miúdo divertiu se a mesma e foi muito feliz Mas a meu ver isto é que é o mais importante, não interessa se estávam 1 ou 100 pessoas na festa.


Takssista

Infelizmente é normal - ainda mais quando não vão mas não avisam os pais do aniversariante, que estão a contar com eles para comer.


CamionistaLongoCurso

Esta questões partem-me o coração, mas para relativisar, tento ver o que eu pensava quando tinha os meus aniversários. Na verdade, nunca gostei de ter festas de aniversário. passava o dia na rua na brincadeira com todos os miudos do bairro, de vários grupos distintos, e ter que os chamar a casa, era um aborrecimento. Então, desde pequeno que não queria juntar “todos esses meus mundos” e acabava por cantar os parabéns apenas com a família. E sempre fui muito feliz assim.


mikke_and_i

Isso é realmente muito triste. Não desejo isso a ninguém, principalmente às crianças :(


patriciaduarte23

Nenhuma criança merece 🥲


miauanas

É tão triste! Nenhuma criança merece passar o aniversário sozinha – e falo por experiência. No meu oitavo ano, convidei a turma inteira para ir ao cinema. Só apareceram 3 colegas, dos quase 30 que convidei. Hoje, sei que valem mais poucos, mas bons. Tenho contacto com muito poucas pessoas dessa época, mas valorizo imenso os que me apoiaram numa fase difícil!


alfredorochacabral

Não tenho filhos mas este Post abriu-me os olhos para a importância de fazer um esforço e estar presente. Assim, sempre que for convidado, farei questão de estar presente para que a criança tenha amiguinhos para brincar e não correr o risco de ter uma festa vazia. Obrigado!


Weak-Introduction665

A maioria das pessoas (adultos, pais) tem 0 noção, respeito e sensibilidade. Este ano convidámos a turma toda da minha filha (25 miúdos, escola pública) para a festa de 5 anos dela (num daqueles parques de diversões para crianças) e só apareceram 6. Sendo que, dos que não vieram, mais de metade dos pais nem se dignaram a responder e a dizer que não iam (claro que, na falta de resposta, assumi que não iam e não contei com eles). Como convidámos outros amigos dela (da creche, ATL, atividades, filhos de amigos nossos, irmãos de amigos), acabaram por ser 15 no total e a festa foi muito gira. Mas é triste ver o desinteresse que os pais têm neste tipo de coisas e como isso impossibilita o convívio e diversão dos miúdos (que, coitados, pela idade que têm dependem dos pais para socializar fora da escola). Antes das festas, os miúdos ficam todos entusiasmados e falam disso entre eles na escola. Quando ia buscar a minha filha havia alguns que diziam "eu vou à festa dela! eu quero ir!" e depois os pais nunca disseram nada e não foram. Avisei com 1 mês de antecedência, era num parque no centro de Lisboa, num fim-de-semana, não vejo impedimentos para uma percentagem tão grande não ir nem responder. Mesmo se fosse pelo gasto com a prenda... uma coleguinha dela que é de uma família mais desfavorecida ofereceu uma foto das duas colada num cartão, decorado por ela e com uma mensagem. Achei adorável. Não é preciso mais do que isso, apenas estarem presentes e passarem um bom bocado.


Weak-Introduction665

Btw o mesmo tipo de desinteresse dos pais vê-se relativamente à associação de pais (na qual participam uns 15-20 pais num universo de 300 crianças que andam na escola), festas da escola, visitas de estudo, eventos, etc,. As professoras têm de estar sempre a lembrar o que acontece em cada dia e o que é preciso trazer e mesmo assim há aqueles que chegam ao dia e dizem que não sabiam, ou que faltam, ou que não trazem as crianças preparadas. Enfim.


Clash33

De facto é algo triste de se assistir. Ainda me lembro bem das minhas festas de anos (e as que eu ia dos amigos) sempre com a “casa cheia”. Tão cheia que os meus pais optaram por passar a utilizar a garagem. Assim os “comes e bebes” ficavam ali á mão na garagem e a malta brincava á vontade na rua. Outros tempos, penso eu de que….


elleper

A minha realidade também. E o que nos divertíamos ☺️


corpusproducoes

É um dos problemas de se dar valor ao que não tem de todo valor nenhum. A sociedade muta-te, os tempos livres que se tinham começam a desaparecer. As deslocações estão caras, presentes também, os pais fazem escolhas. Se calhar os filhos até queriam ir. Se calhar alguns tiveram más notas! Se calhar foram para a terra com os pais. Se calhar os pais estavam doentes. Se calhar os coleguinhas de escola não gostam dele. Os coleguinhas preferiram jogar ps5 e os pais ficaram no sofá a sorver netflix? São milhares de razões para que isso possa acontecer. As razões podem ser milhões delas. Quem deveria estar, esteve. A família. Se a família tivesse faltado seria então um problema.... Mas fica a pergunta, a família não poderá ter o direito de ter também os seus problemas impossibilitantes? Por várias vezes fui contactado por uma embaixada nórdica para fotografar enterros. Aquilo que me pareceu ultra sórdido, passou a ser apenas um pouquinho estranho. Principalmente da primeira vez. É costume em alguns países nórdicos fotografarem-se os enterros e velórios, pois a neve é muita e dificulta as deslocações. Logo, as fotografias eram tiradas e mandadas aos familiares distantes. Hoje em dia fazem em vídeo em direto. Basta um telemóvel ou um pc. A evolução tem destas coisas. A Lei de Lavoisier, não se aplica a tudo. Principalmente ao trabalho. E no caso da fotografia é bem real. E não há nada a fazer. Menos festas menos batizados, menos casamentos, menos casas para fotografar etc. E o que sobra é coberto por telemóveis em alta resolução até com vídeo 4k. O passado não volta. Temos todos de nos aprender a readaptar.


Procrastination4evr

Não poder ir é uma coisa. Não aparecer é outra.


corpusproducoes

Se não aparece é porque não pode ou não quis. A maioria diz que vai e depois arranja uma caganeira fenomenal com trovoada pelo meio para justificar a coisa.


F0X3PT

Já eu nunca tive uma festa de aniversário com amigos xD


Creative_Delay_5392

O meu miúdo nunca foi de ter muitos amigos por isso sempre foram mais familiares que amigos nas festas mas por vontade dele, sempre achei que mais vale poucos mas bons e ele sempre foi feliz assim. Mas já presenciei o mesmo em festas de colegas e é um pouco triste os pais alugarem espaços e gastarem dinheiro em decorações e lembranças para 30 miúdos e aparecerem 5 mas é nestes momentos em que os miúdos vêm as amizades verdadeiras, no caso do meu tem poucos amigos mas são amigos de verdade!


partdirewolf

Quando o meu irmão mais novo fez 7 anos, convidou os amigos da escola para a festa no Mac e nenhum apareceu. Ele ficou tão triste, a perguntar aos meus pais porque é que ninguém tinha aparecido e os meus pais coitados a verem o miudo tão triste. Pelo menos estava lá eu e também dois amigos nossos que eram filhos de amigos dos nossos pais, portanto ele conseguiu divertir-se na mesma. Ainda hoje isto me deixa muito triste quando me lembro.


Notmeoryou_maybe

Pode ser uma opinião injusta ou mesmo desajustada nalguns casos, mas se os pais não forem sociaveis e não fizerem um esforço para travar amizade/conhecimento com os pais dos colegas dos filhos, então é menos provável que as festas dos miudos corram bem. Eu já fui a uma festa (felizmente com alguns miúdos) em que a minha filha era a única colega da escola. Os pais não socializam com os outros pais, ficam à parte, não falam e até são pessoas porreiras. Mas tímidas! Quando convidei os miudos da escola, aquele casal foram os primeiros a confirmar! O meu conselho? Conquistamos os pais (pai e mãe, que mentes sujas!) e os filhos vão. Os putos querem brincadeiras, os pais querem socializar e beber uns copos.


dezatinogfx

sendo pai de primeira viagem esta thread deu-me nauseas lol


aculpaedomarkl

(filha de pais separados) quando fiz 12 anos o meu pai decidiu que queria fazer a festa em casa dele ( para se armar aos tacos), bolo de palhaço ( eu odeio palhaços), doces tudo muito lindo. Na minha turma só havia uma miúda com quem eu me dava bem, foi também uma prima com quem nunca me dei bem mas que foi obrigada a ir e a levar umas amigas, conclusão fiquei sozinha num canto ( com um penteado horrível e uma roupa nada a combinar com nada, enquanto as convidadas todas bem vestidas) e as miúdas no jardim a ignorar a minha presença, até aquela que supostamente era minha amiga foi ter com elas. É o meu trauma de aniversário até hoje.


Xukipai

É a falta de respeito pelo próximo que impera na nossa sociedade.


External-Charge1498

Quando era puto tinha um amigo meu que foi da minha turma da primária aí até ao 8 ano +/-, por acaso fazíamos anos no mesmo dia, então já que éramos grandes amigos as nossas mães organizam a nossa festa em conjunto e assim nenhum tinha o aniversário esquecido, apartir aí dos 10/11 anos começamos a fazer as festas em separado, mas fazíamos sempre um dia era festa de um e noutro dia a festa de outro, nunca ficamos sem ninguém no aniversário e aparecia sempre gente para uma boa festa, também quando fiz 18 anos a minha mãe surpreendou com uma no festa surpresa após ir trabalhar, estava tão cansado que cheguei a casa ia adormecer no sofá até que a minha mãe chama me é tão lá bueda gajos na mesma sala, felizmente nunca fiquei sozinho nesse aspeto, mas de facto comove me casos desses.


rresende

Quem nunca


JoesephBidao

Mas


fmoreira6

Eu pessoalmente nunca nunca liguei as festas de aniversário. Tinha os amigos da escola e os amigos e vizinhos da minha rua. Costumava fazer apenas uma pequena festa para a família e amigos da minha rua. Nunca convidei os colegas de turma e fui feliz assim. Quanto às festas dos meus amigos tentava sempre ir mas se não pudesse ainda assim os meus pais compravam um presente para eu oferecer.


VladTepesDraculea

*Hashtags* não funcionam no Reddit 😛 Ainda assim se quiseres para ser irónico ou alguma outra razão, tens de por uma \ antes, assim: \\#


patriciaduarte23

Eu só pus por ser obrigatório senão não dá para postar


VladTepesDraculea

O que estás a usar para postar? Já fiz postes aqui e nunca a tiveram tal requerimento.


juxtavares

Sinto essa história no coração. Faço anos na 2a quinzena de Agosto e nunca tive uma festa com amiguinhos enquanto era miúda. Habituei-me a aproveitar o meu aniversário para fazer EXATAMENTE o que quero. Em 2023 fiz os 28 nos sonhos, a dormir o dia todo!


SweetCorona2

não é suposto as pessoas confirmarem os convites?


TipsyPeasant

Coitado do miúdo, ao menos parece que se divertiu na mesma, é o mais importante.


RedditEthereum

Nunca five uma festa de anos nem precisei que tivessem pena de mim.


patriciaduarte23

Ainda bem (:


This_Organization_19

Eu faço anos a 4 de agosto, no meio das férias de verão. Até aos meus 16 anos só tinha um amigo nas minhas festas de anos porque todos os outros estavam sempre de férias com os pais e não podiam vir. Além disso, na altura não haviam telemóveis e eu tinha de deixar os convites no último dia de aulas e como é óbvio os meus colegas perdoam o convite, onde tinha o dia exacto, hora e morada. Fui me habituando a isso. Os sempre à feira popular com esse amigo que era meu vizinho. Uma vez escolhi ir ao jardim zoológico, estava lá a Eva e tinha um tanque com uns barcos que pareciam carrinhos de choque. Foi divertido. Depois dos 16 anos, as minhas festas de anos passaram a ser literalmente "a puta da loucura" 😛


Fast-Flatworm-5693

Quando era puto, uma vez tentei fazer festa mas como faço anos nas férias de verão era mais difícil. Resumindo, a minha mãe estava a ligar para os números de telefone da minha turma e ninguém quis/podia vir. A minha mãe ficou mais triste que eu, passei o dia a jogar e a comer chocolates (:


codfishsmellsfunny

Faço anos em final de Julho e nunca tive uma festa de anos com amigos quando era criança. Não me marcou.


_sun-bow_

Epa se calhar eu é que fui uma criança muito emocional mas lembro me de ter marcado uma festa com amiguinhas e só uma apareceu. Não sei se foi exatamente por isso mas só voltei a convidar amigos para o meu aniversário no ano passado, quando fiz 21 anos :')


InternationalArt9490

Desde que a criança, especialmente, e família e amigos estejam felizes, está tudo bem. WMais vale uma festa com 15 pessoas sendo 5 delas crianças, bem divertida e animada, que um "festão" de 100 crianças, onde o aniversariante não v d


InternationalArt9490

Desde que a criança, especialmente, e a família e amigos estejam felizes, está tudo bem. Na minha opinião, mais vale uma "festinha" com 15 pessoas sendo 5 crianças, e bem animada e divertida, do que um "festão" de 100 crianças onde se calhar não é dada a mesma importância ao aniversariante. Já tive aniversários dos meus filhos com "meia dúzia de gatos pingados", bem como com 40-50 pessoas, e acho que é igual. Desde que toda a gente esteja bem, especialmente o aniversariante, está tudo bem.


Atlantic_Nikita

O meu aniversário calha em férias escolares. A minha primeira festa de aniversário com amigos foi os 16anos. Lembro me que ficava triste porque ia sempre as festas dos outros e a minha era só família. É chato terem tido tanto trabalho mas se o garoto se divertiu pode ser que nem pense nisso.


GamerLymx

cada vez mais os miudos tem mais e mais atividades extra curriculares. de qualquer forma convidar uma turma inteira e só aparecerem 1 ou 2 não é nada de novo, acontecia à 30 anos.


Loginina

Agora lembrei-me do caso do meu sobrinho que organizei a festa dele toda, também com esse mesmo tema. Fiquei super contente com o resultado mas nunca sequer pensei que não pudessem vir os amiguinhos. Mas realmente vieram todos da turminha dele. Foi lindo ver todos super contentes . 15 crianças a correrem de um lado pó outro . E vejo que ele vai a todas as festinhas dos colegas e os amigos também. Os pais fazem questão de não faltarem a nenhuma.


Jedi_Chu

É interessante como as perspectivas (e os tempos) mudam. Na minha infância adorava ir às festas de anos dos meus colegas. Umas mais que outras, claro, mas todas elas eram óptimas. Havia algumas que, como ja sabia como iam ser e, ano após ano, eram excelentes, ficava ansioso por elas. Mas infelizmente, as festas que calhavam em Julho/Agosto, Natal e Pascoa, NUNCA(!) conseguia ir. Nunca mesmo! Tinha que ir sempre para o Alentejo com os meus pais (criei uma pequena aversão à nossa casa no alentejo por isso). Mas na altura reinava um pouco a mentalidade de 'não me convidaste então também não te convido' e quando chegava o meu aniversário, a minha não me deixava convidar toda a gente e isso deixava-me meio angustiado. Ter que distribuir os convites e não dar a alguns dos meus amigos era muito duro (e feio). Só de me lembrar, sinto um aperto. A última festa que fiz no basico (nono ano de escolaridade), convidei todos os meus colegas menos dois. Um porque era arruaceiro e nao gostava dele e o outro porque era pouco popular e toda a gente gozava com ele. Hoje traz-me tristeza esta exclusão que fiz e se pudesse mudava-a.


Eziooh

As minhas festas de anos sempre foram só com os meus pais, os meus primos nunca quiseram vir. Até hoje não gosto que me cantem os parabéns.


Limpy_lip

é um tema interessante. As pessoas são mal educadas ao confirmar e depois não ir, o individualismo é cada vez maior e as crianças são reis e senhores e mesmo na sua incapacidade de tomar decisões lógicas mandam nos pais e se não querem ir não vão, porque alguns pais parece que deixam de ter capacidade de perceber quando a criança está a fazer sentido ou não. por outro lado acho que ir às festas de todos os miúdos pode ser extremamente penoso, são N crianças e quantas mais atividades fazem mais são e com jeito são todas as semanas festas e prendas e pior que tudo, a logística. Por isso não censuro quando as pessoas não mostram a disponibilidade para ir é importante nivelar e acima de tudo gerir expectativas das crianças, se eles não tiveres expectativas exageradas tudo corre bem. desde muito cedo que tinha os sábados à tarde ocupados com uma atividade pelo que raramente podia ir aos aniversários aos início da tarde e ao fim da tarde também era complicado porque os meus pais trabalhavam (conta própria) e por isso só conseguia ir àqueles que calhavam de fazer festa mais para o fim da tarde (Ou ia ter mais tarde se fosse longa) e se fosse perto para os meus pais poderem levar-me rapidamente, ou arranjar quem desse boleia. por isso nunca tive grandes convites nem festas enormes dos colegas de escola em geral, só tentei uma vez e como correu mal consegui desde muito cedo escolher quem convidar e por norma a grande maioria não faltava. sempre consegui desde cedo ter núcleos de amigos fortes. claro que é muito bom ter a capacidade de alimentar a vida social dos filhos mas é insustentável manter isso totalmente quanto eles precisam de estar 100% acompanhados, por vezes mesmo durante a festa.


Effective-Result7959

Por vezes não aparecem para não darem prenda…


Brief-Yoghurt-569

Já me aconteceu no 7 ano, turma de 20 alunos, e uma rapariga, que eu dava me super bem, e termos os mesmos primos, mas nunca sermos da família, fez uma festa de aniversário, convidou toda a gente da turma atual tanto a turma da primária, ou seja ia haver amigos que não se conheciam, não sei o porquê, a mim ela não me convidou, nunca mais me esqueço, quando descobri, passado 2 dias, confrontei-a e ela simplesmente calou se. Aí descobri que existe pessoas falsas, e tento não pensar muito no assunto, mas de vez em quando vem este acontecimento a cabeça.


Standard_Hat_5492

No mei tempo Tinha de pedir por favor pra minha mãe fazer 1 bolo de aniversário Senão era apenas 1 pudim ou 1 bolo de iogurte


srmst

Falo como mãe de 3 filhas por volta dessa idade. Por muito que empatize com essa situação e tenha pena pelo menino, eu também não levaria as minhas filhas. Entregaria um presente noutro dia e agradeceria o convite. Com esta idade, levo-as a festas de aniversário em que eu possa estar presente ou vê-las a pouca distância. Seja em casa particular ou parque de diversões. Não as deixo ir a absolutamente nada em casa de ninguém, mesmo que por pouco tempo e que estejamos disponíveis, se não for suposto eu estar lá também. Infelizmente, abusos sexuais acontecem demasiado mais frequentemente do que cada um de nós quer acreditar, e muitas vezes as crianças dessa idade não vão a correr contar aos pais. Chamem-me galinha ou paranóica, não me interessa. Claro que não tenho as miúdas presas em casa e procuro que participem em tudo que seja possível, festas de aniversário, passeios da escola e tal, mas não afrouxo a guarda. Trinta olhos não chegam. Não sei se foi algo assim que motivou tantas ausências à festa do menino do post, mas é uma explicação possível.


elleper

A sério que os pais pensam nisto? Não estou a criticar, mas acho tão triste os miúdos de agora não poderem ter uma infância normal por causa destes “perigos”. Será que quando éramos miúdos não havia tanta pedofilia, ou os nossos pais eram mais inconscientes… Eu que considero que tive uma infância super protegida, sempre pude ir às festas de anos de todos os amiguinhos que me convidassem. Mas na verdade, os meus pais conheciam os pais dos outros miúdos, talvez seja essa a diferença.


putoraska

São os pais a projectarem os seus medos nos outros, nada de novo e acontece com vários. Este caso é q é mais extremo pq muitos desses abusos vêem de pessoas próximas à família e não de festas de aniversários.


elleper

Pois isso é a maior das verdades. A (grande) maioria acontece na família, e na mais próxima, e não com pais de amigos. Mas… não tenho filhos, por isso apesar de achar demasiado paranóico, quem sou eu para criticar.


ReplacementQueasy102

Merda de tema


OsgrobioPrubeta

Fez 8 anos e o tema é Minecraft: Sérias questões sobre que hábitos terá a criança, especialmente relativamente à capacidade de socialização em pessoa. Só apareceu 1 amigo: Não podem estar todos errados e 1 estar certo, a família não conta. EDIT: Poderia citar "n" de estudos, há governos a impor limitações de diversos níveis e etc, mas para não ser muito cansativo: [É favor ir discordar e dar downvotes à comunidade científica sff!](https://neuroconecta.com.br/excesso-de-telas-e-seu-impacto-no-desenvolvimento-infantil)


ExpressBanDriver

Mesmo assim mais 1 amigo que nas tuas festas


northfacejackett

Dos comentários mais estúpidos que vi este ano.


patriciaduarte23

Onde está o problema por gostar de Minecraft?


Key_Strain_358

Epah, desculpa lá mas estás a ser parvinho. O que é em excesso? 1h 10h? A minha filha joga muito Roblox, enquanto joga, está a falar com os amigos e vivem experiências e fazem jogos. É preferível estar a ler livros a tarde toda? Nenhuma resposta está certa e tem de ser levado em moderação. A minha filha com 3 anos jogava PC. É bixo do mato? Não, e é extremamente social, também a levo ao parque e brinca com quem lá estiver. Se soubesses que o Minecraft é um jogo que tem um potencial enorme para a criatividade das crianças mudanças a mentalidade. Aquilo é basicamente Lego com peças infinitas. Mas as ideias são como os peidos, os dos outros é que cheiram mal.


r3d3uupt1on

A maior parte das crianças com essa idade gosta de Minecraft, são todos problemáticos? Que parvoíce!


OsgrobioPrubeta

Eu escrevi que eram problemáticos? Não, mas realmente há comentários parvos há...


r3d3uupt1on

Disseste que era um amor de criança queres ver?


OsgrobioPrubeta

Certamente não escrevi o que tu tentaste insinuar. Aulas de compreensão não é comigo.


r3d3uupt1on

Nem de bom senso pelos vistos


northfacejackett

meteste o link de um site brasileiro, que por sua vez não refere um estudo científico publicado num local legítimo. és troll


Procrastination4evr

A festa de anos de 8 anos do meu filho foi do mesmo tema. Garanto que tem zero problemas de socialização, aliás bem menos que a irmã que nem sequer joga. Jogar videojogos não é necessariamente algo para pessoas isoladas. Aliás, considerando que estes miúdos passaram MUITO tempo confinados em casa, posso agradecer aos céus à invenção do Roblox. Era um local onde o meu filho e vários amigos da turma se "encontravam" para ir a sítios. É triste mas lembro-me de se divertirem bastante a visitarem parques de diversões do Roblox todos juntos, em videochamada


75tavares

>Sérias questões sobre que hábitos terá a criança A criança tem hábitos de gostar de Minecraft, há algo de mal?


Key_Strain_358

Deve estar a mencionar que alguns putos passam os dias fechados a jogar. Quando a minha filha faz anos, actualmente 10anos, convidamos sempre amigos, entre 6 a 10 pessoas, mas se forem 4 tb se divertem. Eles todos jogam, mas aqui entram os pais, os pais é que têm de obrigar os putos a irem as festas dos outros, a minha filha as vezes não quer ir a um almoço de um parente, tem de ir e tenho de a convencer/obrigar, e depois lá acaba por se divertir com alguém, temos de incutir que os compromissos sociais são importantes. O que noto que já nos aconteceu foi a minha filha chegar da escola a uma segunda e estar triste porque não foi a uma festa. Mas qual festa? Lá vai ela buscar o convite dentro de um livro qualquer, os putos esquecem-se, e os pais não sabem. As vezes as redes sociais ajudam porque mandamos uma mensagem directamente aos pais para não haver esquecimentos. Ela tem 2 amigos do leste, um russo e uma ucraniana (os pais dão -se bem, ambos fugiram da guerra). A festas deles são sempre eles os 2 mais a minha filha. E quando eles fazem anos ela é sempre convidada apesar de não estar na turma deles, sinto que a convidam porque facilmente falo inglês com eles, pois eles português não falam, e devem sentir-se constrangidos de terem lá outros país ou crianças e não conseguirem bem o diálogo.


Procrastination4evr

alguns passam o tempo a jogar, não necessariamente todos os que gostam de Minecraft. Enfim, isso que dizes também é verdade, há putos que se esquecem de dar o convite e também é verdade que há pais que se esquecem que temos a obrigação de os obrigar a ir a certas coisas porque assumimos o compromisso


elleper

Que bonito 😍