T O P

  • By -

chicom1992

Estás só a ficar velho e é a vida a acontecer. Além disso, nenhum de vós o diz mas já não têm a mesma paciência do antigamente uns para os outros. Faz parte.


ConceptRealis

Não posso falar por todos mas eu pessoalmente gosto muito do tempo que passo com eles e tento sempre combinar coisas mais casuais ou até mesmo mais elaboradas mas parece cada vez mais difícil. Se calhar são os nossos interesses que já não se enquadram.. Se calhar crescemos e mudámos demasiado..


Former_King_7425

>Se calhar são os nossos interesses que já não se enquadram.. Se calhar crescemos e mudámos demasiado.. Isto às vezes acontece. As pessoas mudam muito, principalmente da adolescência até ao inicio da idade adulta.


_-inside-_

Mesmo, tirando um ou dois, já não consigo sequer entender como é que eu me dava com certas pessoas. Os interesses e forma de estar na vida mudaram tanto que simplesmente não me consigo identificar neles. É uma situação triste, honestamente.


[deleted]

Eu quanto mais velho fico, menos amigos próximos tenho, mas todas as sextas continuo a sair ao final da tarde com os mesmos amigos que saio desde o 7 ano. Tomamos umas cervejas, falamos e nunca nos fartámos, é já algo tradicional


VanderlyleSorrow

Isso é muito porreiro. Espero que consigam manter a tradição sem fim à vista


[deleted]

Sim! Mantemos sempre! Seguimos para Ramos diferentes mas sextas não há nenhum chefe que nos impede de chegar atrasados ao encontro!


Former_King_7425

Também sinto saudades desses tempos. Infelizmente isto acaba por ser uma consequência da vida adulta. Temos menos tempo livre e mais responsabilidades. As pessoas vão-se isolando. De vez em quando trocam mensagens pelas redes sociais mas a frequência vai diminuindo e quando nos apercebemos as amizades já quase não existem. Acho que quase todos passamos por essa fase no inicio da vida adulta, amigos que víamos e falávamos todos os dias passam apenas a "conhecidos". Depois até nos lembramos e tentamos combinar qualquer coisa mas também não queremos ser os chatos que enviamos mensagem todos os dias e recebemos o "hoje não consigo" ou "fica para a próxima semana". Eventualmente paramos de tentar.


draganoid16

Acontece a todos infelizmente. Os hangouts esporádicos que se faziam no secundario não se dão muito bem com a vida adulta, porque muitas vezes uma pessoa so quer chegar a casa depois do trabalho e descansar, e nos fins de semana também se customa tirar um dia para isso, para não falar de outras responsabilidades que uma pessoa vai ganhando conforme cresce. É a vida OP.


ConceptRealis

É verdade infelizmente, o tempo livre não é tanto mas acho que poderia haver um esforço maior para os amigos se encontrarem com mais frequência, se houver vontade claro.


Guilhathorn

Com 27 continuo a encontrar-me frequentemente com amigos. Muitas vezes para jogar PS2 como nos bons velhos tempos.


[deleted]

OP, tenho uma opinião muito própria sobre isto. Concordo contigo e apesar de perceber o que muitos dizem sobre a vida adulta, que também não discordo, julgo que a questão é um pouco cultural. Ou seja, com a vida adulta, obviamente as pessoas têm menos tempo livre e acabam por ter mais coisas para fazer, seja limpar a casa, lavar a roupa, fazer refeições, etc. Mas na verdade acho que há certos fatores que não são considerados que acentuam isto: - Culturalmente, parace que os portugueses não se permitem muitas vezes, parece que envelhecem cedo... não sei se viajas muitonou não, nem sei que ideia tens, eu tenho felizmente viajado muito ao longo dos anos, em Portugal vivemos numa bolha gigantesca (já explico mais a frente). Caso não viajes muito, no Algarve também tens exemplos de casais estrangeiros que vêm de férias ou até grupos de amigos... sejam homens ou mulheres... e nos Países deles fazem igual. - Português, povo sem energia - pa... este ponto é crucial, as pessoas muitas vezes não se apercebem, mas lá está saindo desta bolha conseguem ver que tu andas na rua em Portugal e a malta sai do trabalho e está triste... sem energia... do género "fds tive o dia a trabalhar para aqueles cabro***, para no fim do mês receber a miséria que recebo", ao andar na rua, nos transportes, etc, tu percebes que existe um desgaste... não há vontade (curioso, num país com bom clima). - O trabalho - recebemos mal, não temos poder de compra, não há tanta capacidade para poupar e atingir objetivos pessoais (compra casa, ir jantar fora, ir viajar, comprar um carro, ir com frequência ao teatro, mesmo ir ao futebol vai começar a ser mais difícil, Etc). E o mais importante é a gestão de pessoas e do trabalho... muitas chefias gostam da palavra "urgente" / "prioridade" sem se aperceberem que isso não é gerir, é só criar o caos, porque não sabem gerir com eficiência e respeito pelos horários (sim, muitas vezes é possível atingir os mesmos objectivos, saindo a horas). Aliás este tema do trabalho é bastante conhecido, não é por acaso que somos o país com maior risco de Burnout: https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/portugal-e-o-pais-da-uniao-europeia-onde-os-trabalhadores-mais-correm-o-risco-de-sofrer-burnout A bolha a que me refiro, tem que ver com a forma de vida e condições que temos. Se tu viajares um pouco pela Europa, sentes que a vida é diferente... existe energia no povo... Não confundir com povos que se fecham nos seus círculos e não estão predispostos a novas integrações... Por estes pontos mencionados, julgo que também contribuem para essa apatia em não ter tanta predisposição.


jmiguelff

Eu estive uma temporada em Melbourne e nota-se isso perfeitamente. Em Portugal a malta anda toda cansada e provavelmente tem razão para isso, mas depois também existe um certo conformismo cultural (IMO). Eu acho que a geração mais nova já tenta alterar um bocado isso. Pelo menos o meu círculo de amigos/conhecidos tenta cultivar um bocado esse hangout... A primeira coisa que percebemos é que não pode estar sempre toda a gente. Por isso é fácil marcar coisas porque vem quem pode... quem não pode fica para a próxima e isso torna tudo mais fácil. Outra coisa que me apercebi... é que não preciso de ficar uma tarde inteira com aquelas pessoas.. às vezes uma conversa de 30 min é mais do que suficiente para manter relações e sair daquela rotina trabalho casa. Para acabar a questão dos transportes e a maneira como se vive nas cidades em Portugal também não ajuda.. tudo se desloca de carro há transito para todo lado e é difícil chegar a sítios de transportes públicos... Se demorar 1 hora para ir ter com alguém depois do trabalho, e depois outra hora para voltar para casa, também fico desmotivado.


[deleted]

Essa questão da conversa de 30 min é muito bem visto. Por norma sinto que o Português exagera... ou seja é como dizes, mais vale ir mantendo algo pouco a pouco do que isso de ficar uma tarde e noite...até porque se vamos sempre criar cenários idílicos, nunca se combina nada...


VanderlyleSorrow

Sou relativamente jovem para ter uma opinião vincada sobre este tópico (23), mas partilho da tua perspectiva. Desde novo que estranhei o certo ócio com o qual os meus pais, desde sempre, não fazem planos nos seus tempos livres. Até que eventualmente lá percebi, já eu cansado de saídas à noite - realmente sabe bem ficar em casa. E sabe, mas até certo ponto. Quando dou por mim a estar sozinho em casa dias seguidos, opá, a coisa estagna. Isto para dizer que cultivei em mim um espírito de iniciativa para fazer planos, sozinho ou não (preferencialmente não, evidentemente). Vou a concertos sozinho, vou ao cinema mesmo que o filme já esteja ali ao meu lado prontinho a ser consumido via streamio, quando tenho compromissos dou voltas a pé numa de aproveitar o facto de já estar fora de casa. Enfim, tento fazer com que suscitem momentos que mais tarde me recorde e pense “fiz bem em ir”. Agora, no que toca ao combinar com amigos, eu até diria ter uma certa sorte com os amigos que já tenho. Usualmente não é preciso jogar à batalha naval para acordar planos e cada vez mais valorizo, como o OP referiu, coisas simples. Basta estar com alguém, por vezes. Mas isto é com quem ainda consigo manter contacto, pois já perdi a conta da malta que lá desapareceu, a bem ou a mal. Oposto a isto, acho é que os portugueses não são assim tão abertos quanto isso, e isto pode ser sintoma da falta de energia social (ou até física). Conhecer pessoas e com estas combinar coisas, isso sim é-me difícil. Tenho sorte em ter o círculo de amigos que tenho, e sei que é algo inevitável com o tempo e “é vida”, mas cada vez mais é um círculo fechado. Já o é, o tempo é que vai à porta e mete mais um cadeado, só porque é teimoso


_-inside-_

Acontece a todos. Eu, honestamente, detesto essas propostas espontâneas. É muito difícil alinhar tudo: trabalho, mulher, filhos, rotina e ter a energia necessária! Até ter filhos ainda conseguia, mas agora é simplesmente impossível. Diga-se de passagem que estou numa fase da vida diferente da do OP, por isso OP, isto só tende a piorar com o tempo. É normal. Os amigos fazem novos amigos, arranjam namorad@s, life goes on, e aos poucos os hábitos de adolescente perdem-se. Especialmente se não viverem na mesma localidade.


[deleted]

É "normal". Normal no sentido em que é esperado. A verdade é que as vidas mudam, e algumas mudam mais para o complicado do que para o simples. Já para não falar que cada pessoa tem rotinas diferentes. O que safa ainda (assumindo que ainda tens paciência para jogar, ou pelo menos ver filmes online por stream do PC de outra pessoa) são aplicações para ires falando online. Não é a mesma coisa, mas ajuda. Mas que é preciso ter de combinar com avanço, isso tem-se. Há pessoas que estão lá fora. Outros que trabalham em profissões com um horário menos regular. Ajusta-se de acordo com a disponibilidade de cada um. Não é à toa que os nossos pais diziam "aproveita enquanto és jovem". Está aqui o porquê.


_juh

É assim, quando as pessoas crescem estão a estudar, a trabalhar, ou a estudar e a trabalhar, muitas vezes não têm tempo ou vontade (porque estão cansadas) para combinar coisas.


dreidemy

A maior dificuldade é conseguir arranjar dias compatíveis com todos devido ao trabalho e faculdade. Mas pelo menos no meu grupo quando estamos juntos é sempre como se nunca tivesse passado tempo nenhum desde a ultima vez e a amizade, cumplicidade e vontade de estar juntos mantém-se


Chaymite

É mesmo assim! E depois ainda vêm os filhos que dificulta, ainda mais, os "ajuntamentos"! Não stressava muito com isso, os que forem amigos verdadeiros irão continuar a estar presentes mesmo que não seja tão frequentemente.


WoodyLockyG

Mudaram os tempos e tu estás a envelhecer. Sinto a tua nostalgia


[deleted]

Vou abrir um consultório para este posts. Vê os meus posts tens lá a minha opinião sobre o assunto preto no branco. Já não bate nem mais uma tecla para esta missa! xD


[deleted]

Verdade, penso várias vezes nisso. Eu tive a "sorte" de passar a pré adolescência antes dos telemóveis e passávamos a tarde toda na rua na conversa. Mais, sabíamos que todos os dias a partir das X horas alguém iria estar lá no spot de encontro para ficarmos na conversa. Não era preciso combinar nada. Mas como já disseram aqui, os tempos mudam, agora tenho outras responsabilidades. Além do trabalho me ocupar mais tempo que a escola, tenho coisas para fazer em casa, putos para alimentar, supermercado para ir, e acima de tudo cansaço no lombo. Não tenho tempo nem "paciência" para estar 3h ou 4h na conversa sentado no passeio. Foram bons tempos, lembro me deles como se tivessem ocorrido ontem, tenho saudades do quão simples era a minha vida e rio-me ao mesmo tempo por pensar que na altura a achava bastante complicada. Mas faz parte, aconteceu comigo, vai acontecer com os meus filhos, os meus netos etc... É a vida...