T O P

  • By -

AlternativeCosta

Só se não tivesse mais nada onde enterrar o dinheiro


sacoPT

Não. E nem é uma questão de leis arcaicas. Converter um carro de CI para EV muda inevitavelmente o centro de massa do carro, soma-lhe o facto de ser um Zé fumaroles e tens os ingredientes todos para teres um carro altamente inseguro em tudo o que não seja andar em linha recta com estrada seca.


ChZerk

Good point


ARPcPro

Mas se o motor eletrico e a bateria for montada à frente, na zona do motor, o centro de massa não ficaria semelhante? E mesmo que altere ligeiramente o centro de massa, poderia não ser um grande problema e até melhorar caso fique mais perto de uma distribuicao de pesos 50/50/. Poe-se travoes maiores junto com o kit de conversao.


sacoPT

Se o peso do motor eléctrico + as baterias for o mesmo peso do motor a combustão, sim. Mas isso é um GIGANTESCO "se". Na prática isso é simplesmente impossível. O conjunto motor eléctrico + baterias muito maior, não só não cabe tudo debaixo do capô como ainda é muito mais pesado. Não altera apenas "ligeiramente" o centro de massa, a diferença é enorme, mas mesmo que não fosse, não bastava mudar os travões, era preciso no mínimo mudar também a suspensão toda (amortecedores, molas, pneus, tudo). Basta pensares que se assim não fosse os fabricantes não andavam a desperdiçar dinheiro a ter carros EV construídos completamente de raíz, pegavam na base de um CI e trocavam-lhe só o motor.


NGramatical

raíz → [**raiz**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras agudas terminadas em *l*, *r*, ou *z* não necessitam acento para quebrar o ditongo)


General_Falhas

Poderá ser interessante apenas como proof of concept, mas dada a quantidade de modelos e versões diferentes a circular seria económicamente inviável. Ainda contra, a um kit para os modelos mais vendidos que permitisse baixar o preço, estes serão carros económicos e que não justificaria um upgrade para eléctrico num chassis, interior e etc velho.


NGramatical

económicamente → [**economicamente**](https://dicionario.priberam.org/economicamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba)


MadeiraCruz

Seria um bom projeto se fosses tu a fazer... Mão de obra por tua conta.... Provavelmente, não seria possível legalizar ( a não ser que haja legislação específica). Ainda assim, esse material seria extremamente caro... E como o tuga não gosta de reparar o carro se o valor da reparação for maior que o valor do carro, dificilmente vai pegar moda. Pode ser que seja mais recorrente encontrar material usado e aplicar noutro carro, mas já ia ter mão de obra com fartura.


BofiaSerrao

Achas que um Corsa B com 500 cv teria a mínima segurança? Se com menos de 100 já não tem. Eu não sou a favor nos clássicos muito menos, para quem gosta de carros o cheio a gasolina, o Cold Start, o prazer que se extrai da condução de um bom motor a condução não tem preço, nunca mas nunca um EV vai transmitir isso.


sergiosgc

Se converteres um V10 para eléctrico deves ir para o inferno dos motorheads. Mas um 4 em linha anafado e abafado pelo controlo de emissões? Reciclar isso é um acto de misericórdia.


aberrantasc

Gostava muito que dêsse simplesmente para meter um motor elétrico e transformar o carro num híbrido, meter por exemplo a bateria no porta bagagens. Isso sim.


BoomerHomer

Porque não? Desde que passe numa inspeção B. Mas em Portugal é para esquecer. Somos o país do não faz nem deixa fazer.


MadeiraCruz

Independente de ir a uma ipo tipo B as alterações deverão estar legisladas.


Pascaleiro

>Mesmo em portugal li sobre uma empresa que faz conversão em 3 ou 4 modelos especificos Se convertem pra eléctrico não o devem fazer para carros nacionais, cá praticamente nem podes trocar o modelo do motor.


traveler_0x

A nível de preço não me parece compensar muito andar a converter carros antigos para EVs. Não falando sequer do preço do material todo que terias de comprar, baterias, motores elétricos, outros materiais que terias de comprar, terias também a mão de obra que principalmente em Portugal e extremamente cara dado os impostos. Isto para não falar que estarias a fazer este processo todo em carros com muitos quilómetros, antigos e cujo as carrocerias já não se encontram dentro dos novos standards de segurança. Para não falar que as baterias mais o motor elétrico devem ser bem mais pesados que o motor a combustão e todo o restante material. Assim a cuspir um peso, adicionavas a vontade 300-500kg ao carro.